gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Onde é que devo comprar livros?
Contribuído por scorpio em 17-10-03 23:15
do departamento purchase-online
perguntas sab escreve "Andava eu a tentar comprar o novo livro do Eric S. Raymond e comecei a ficar baralhado. Há dois anos era fácil escolher onde comprar livros em língua inglesa na internet (Amazon,bookpool, Barnes & Noble) mas com o aparecimento dos sites europeios (fr, de, at da Amazon), com a imposição de taxas alfandegárias para o que é enviado da Amazon USA, com as variações EURO/USD, com 4 ou 5 hipóteses do modo de envio (alguns sites oferecem o envio outros não), já não sei qual o melhor local para comprar livros técnicos (e não técnicos) em língua inglesa.

O que eu vinha perguntar é, onde é que costumam comprar livros (tanto na internet, como em lojas portugueses)? Quais os sítios onde se consegue o melhor preço (já incluindo envio e taxas)? É que com o aumento do número de variáveis é um bocado difícil fazer um comparação realista de preço, e por vezes o que parece mais barato pode ser o mais caro... "

Causas para perda de dados | Stallman em directo da FEUP  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • novo livro
  • Amazon
  • bookpool
  • Barnes & Noble
  • fr
  • de
  • at
  • Mais acerca perguntas
  • Também por scorpio
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    UK (Pontos:3, Informativo)
    por taf-7arte em 17-10-03 23:51 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    amazon.co.uk

    Re:UK (Pontos:1)
    por elcastigador em 18-10-03 0:59 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://pedroclaro.no.sapo.pt
    Sem dúvida alguma.
    - Signature Fault - Core dumped
    preferes dura ou mole? eis a questao... (Pontos:2)
    por racme em 18-10-03 0:23 GMT (#3)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    atencao nos livros americanos vs europeus

    para o mesmo livro mesmo conteudo, muitos alem do impostozinho tem capa dura o que os torna substancialmente mais caros



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Bookfinder (Pontos:3, Informativo)
    por Arrepiadd em 18-10-03 1:13 GMT (#5)
    (Utilizador Info)

    Aqui podes procurar por livros (novos e em segunda mão) em várias línguas.

    Se os sítios são bons, alguns podem não ser, mas algumas vezes é a única forma de encontrar o que se procura. De qualquer maneira, Amazom.com, .co.uk, .fr... O mesmo login serve em todas escolhe o mesmo livro em todas, faz todo o processo até ao final e vê o preço em que fica. Segundo me disseram algumas pessoas, os livros vindos dos EUA (e comprados através da Amazon, o resto não sei) não levam qualquer imposto para além do que pagas directamente à amazon.

    Uma outra solução é inglesa é este site também é interessante e tem bastantes livros técnicos.


    Re:Bookfinder (Pontos:2)
    por Lowgitek em 18-10-03 22:03 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Sim sim...

    Malta cuidado ao comprar livros, dvd's e afins na amazon.com....

    Se comprarem o livro nos US ao menos comprem nos usados e peçam para enviar por correio e como prenda de um amigo ou qualquer coisa assim do genero pessoal se possivel ate que escrevam la os vossos nomes no livro... do genero o gajo levou me o livro para o estados unidos sem querer... :)

    Eu tive o grande azar a tempos de quase ir pagando 300% em impostos alfandegarios por um simples Dvd musical.

    []'s

    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Fnac (Pontos:4, Informativo)
    por Psiwar em 18-10-03 1:18 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Antes utilizava a amazon.co.uk para o que não havia cá em Portugal. Mas desde que descobri que se pode pedir qualquer livro que seja pela Fnac que eles mandam vir sem gastos nenhuns passei a usar esse método. Demora cerca de 1, 2 ou 3 semanas mas é um pequeno incómodo quando eles são entregues na Fnac mais próxima e não cobram nada pela "encomenda". Afinal basta adicionarem os títulos que pedimos às suas remessas habituais de livros.
    Re:Fnac (Pontos:1)
    por EFRS em 18-10-03 8:39 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://emanuel.xsecurity.ws
    Sinceramente desconhecia esse facto.
    Acho que da próxima vez que necessitar de algum livro técnico vou fazer a encomeda pela FNAC :)


    "Acta simulato substantiam veritatis mutare non possunt"
    Re:Fnac (Pontos:2)
    por MacLeod em 18-10-03 9:19 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Não sei se a FNAC fica mais barato. Nunca comparei livros técnicos, pois os que comprei na amazon.co.uk dificilmente se encontrariam na FNAC (oferta muito mais reduzida). Em livros não técnicos, parece-me que a FNAC rouba um bocadinho (como em todas as outras coisas), e só compensa se se comprar apenas um livro. Se se comprar mais de um livro, a amazon.co.uk fica geralmente mais barato.

    Mas já agora, 2 ou 3 semanas não será exagerado? Já faz lembrar as fotografias digitais na FNAC: 5 dias úteis (isto sim, é gozar com as pessoas).

    Re:Fnac (Pontos:2)
    por Psiwar em 18-10-03 12:52 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    É só uma questão de comparares caso a caso. Porque tenho a impressão que os livros que uma pessoa pede na Fnac geralmente são mais baratos (proporcionalmente) do que os livros que eles lá tem.

    Geralmente vejo o que quero na Amazon.uk, vejo por quanto me fica tudo (com os gastos de envio) e depois vou à Fnac com a listinha dos ISBN a ver quanto eles me fazem. É boa politica interpelar o funcionário com... "Tenho aqui uma lista de livros que queria comprar e se mandar vir pela Amazon custa-me X, quanto é se mandar vir por vós?..." ;)

    Esperar algum tempo é apenas um pequeno incómodo... e com a idade aprende-se a ter paciência. :P
    Re:Fnac (Pontos:1)
    por being em 18-10-03 15:44 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Há no Porto, uma loja que tem imensos livros da SAMS,O'reilly,Fca etc ... mto perto da avenida dos aliados. Pena nao saber o nome, quando e se passar la escrevo o nome. Alias, até é relativamente facil ir lá, é na mesma rua da FNAC, mas para Oeste.

    Be different, think for yourself.

    Re:Fnac (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 19-10-03 5:36 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    mail me with that :P
    --- Insert lame .sig
    Re:Fnac (Pontos:2)
    por McB em 20-10-03 14:46 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Estás a falar de uma loja que faz esquina com Sta. Catarina e Passos Manuel?

    Mas isso é a FNAC! E fica muito próximo dos Aliados! :P

    Yours,
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Safari (Pontos:2)
    por taf-7arte em 18-10-03 2:00 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://taf.net
    Também podes experimentar uma opção mais vanguardista que é ter uma "biblioteca electrónica" como a safari.oreilly.com.
    Eu nunca experimentei subscrever mas estou tentado... :-)
    A página acima indicada explica como funciona e quanto se paga.
    Tens os livros sempre actualizados (antes sequer de estarem em papel) e não ocupam espaço em casa. E podes ler muitos sem gastares fortunas. Para quem tem acesso permanente à net é especialmente interessante.
    Re:Safari (Pontos:2)
    por hununu em 18-10-03 3:41 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Também podes experimentar uma opção mais vanguardista que é ter uma "biblioteca electrónica" como a safari.oreilly.com.

    Uma excelente sugestão... para o pessoal da área da informática :-)
    Estou neste momento à espera de dois livros de biologia (a minha área) da amazon.co.uk e digo-vos que até podia ter poupado 1 ou 2€ a mandar vir de outras amazons. No entanto, esta é a que mais depressa manda os livros. (stocks e facilidades de obtenção de livros dos US)

    Antigamente cheguei a mandar vir da amazon.com, e neste momento costumo mandar vir da inglesa. A questão de mandar vir da fnac é que um gajo nunca sabe quanto tempo demora... alem de que eles muitas vezes fazem uma cara feia :-) (especialmente coisas menos comuns) Na amazon, é só clickar e mandar vir.

    http://www.absolutbsd.org/
    Alternativa (Pontos:1)
    por liberdade em 18-10-03 7:32 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Para não ter problemas com a alfandega e não comprar da amazon, já algumas vezes mandei vir livros da ComputerBooks.co.uk e não me arrependo.
    Onde compro (Pontos:1)
    por PRE em 18-10-03 8:41 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    Bem comigo depende, se for algo português compro sempre na FNAC (parece-me que tem os melhores preços para livros). Se são livros estrangeiros, como são quase todos os da minha área, vou à Amazon.co.uk. Acho que eles prestam um excelente serviço. Todos os livros que encomendei demoraram no máximo uma semana a chegar, e foram-me entregues em casa (também porque tava em casa quando o carteiro cá veio:P).

    A MediaBooks também vende livros estrangeiros, mas quando tive a comparar consições entre eles e a Amazon.co.uk, vi que cobravam mais cerca de 20 € por livro e demoravam mais 2 ou 3 semanas...
    _____________________
    Pedro Santos «psantos.net»
    "Si minor plus est ergo nihil sunt omnia..."

    Bookfinder e UE (Pontos:3, Interessante)
    por jadrian em 18-10-03 10:49 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Um site interessante é Bookfinder.com. Lá podes obter preços para livros em várias lojas online. De qualquer modo normalmente utilizo Amazon.de e Amazon.fr. Evito comprar fora da UE por causa das taxas alfandegárias (por vezes altíssimas). Dentro da UE dou preferência a países que tenham aderido ao Euro por uma questão de princípio.
    Re:ISO's (Pontos:1)
    por CREMAToRIO em 18-10-03 15:13 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Normalmente faço uma comparação entre Amazon .fr, .de e .co.uk. Já comprei em todas elas e teve tudo ok. O prob da .de é que não pesco nada de alemão, mas tal não é mt importante já que o livro chega na mesma.
    Se por acaso mandarem vir livros da secção de novos/usados da amazon.com, não pagam alfandega. Acho que os tipos da alfandega quando vêem um pacote da amazon.com pegam-no logo, mas se virem um normal (do United States Postal Service) deixam passar. Muitas dessas empresas que vendem na amazon.com mandam os livros por correio prioritário, sendo que o pacote demora apenas 2 ou 3 dias a chegar, mas atenção, nem todas mandam por prioritário, de forma que o melhor é contactar directamente a empresa e perguntar (a amazon dá o endereço de email de contacto). A uma compra deste tipo acresce 10 dólares de despesas de empacotamento/transporte.
    E a problemática das patentes? (Pontos:1)
    por foo em 18-10-03 11:11 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    pensava que a Amazon era 3v1l lá com as suas patentes :D
    Re:E a problemática das patentes? (Pontos:2)
    por Psiwar em 18-10-03 12:58 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Eu acho que o problema não é de quem pede as patentes mas sim de quem as aprova.
    Afinal eu posso pedir a patente mais estúpida do mundo que a culpa será sempre de quem ma atribuir.

    O mal é existirem patentes.
    Re:E a problemática das patentes? (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 18-10-03 14:52 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.dehumanizer.com
    Acho que o problema é existirem patentes de *métodos de negócio*. Até me espanta como alguém não patenteou já o roubo de carteiras no metro...


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:E a problemática das patentes? (Pontos:2)
    por Cyclops em 18-10-03 17:44 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Discordo. É como a corrupção. É tão mau o corruptor como o corrupto.
    Re:E a problemática das patentes? (Pontos:2)
    por Psiwar em 18-10-03 18:12 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Desculpa... mas pedir patentes é legal. Enquanto a corrupção não é legal. Logo não é comparável. Se patentear for um acto ilegal (ao invés de ser legal ou simplesmente não existir) então sim, concordo contigo.
    E software? (Pontos:1)
    por Noviço em 18-10-03 17:59 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Já agora, alargaria a questão colocada também para a compra de software! Em relação a isso, tenho a minha experiência pessoal a relatar. O SuSE 8.2 Professional na FNAC custava 80 e tal euros, e eu consegui comprá-lo na amazon.co.uk por menos de 40, com portes de correio incluídos e tudo! A que se deverá esta diferença?

    All the best, Noviço

    Em Lisboa.. (Pontos:1)
    por mms em 18-10-03 19:34 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Existe uma livraria excelente ali pros lados do Campo Grande, mais precisamente no Caleidoscopio.
    Tem uma vasta gama de temas, mas a area informatica esta muito boa, O'Reilly, Addison-Wesley, Wiley & Sons, Prentice Hall you name it...
    Foi la que comprei os livros do Richard Stevens (aka Biblias).
    Re:Em Lisboa.. (Pontos:1)
    por Huxley em 18-10-03 21:10 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Concordo. Essa livraria é excelente. Deve ser uma das melhores do país para comprar livros técnicos e científicos.
    Sempre que preciso de um livro de uma dessas editoras que referiste é o primeiro sítio onde vou.

    Segundo acabei de ler, fazem "encomendas nacionais e internacionais com qualquer editor" e as entregas são semanais. Acho que a única desvantagem em relação a lojas como a Amazon é preço dos livros, que é um pouco mais elevado...
    Se quiserem saber mais, ou fazer compras, têm o site.

    "To avoid situations in which you might make mistakes may be the biggest mistake of all."
    --Peter McWilliams
    Re:Em Lisboa.. (Pontos:1)
    por cirne em 19-10-03 18:59 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.cirne.org
    A escolar editora é excelente e ainda por cima fica mesmo ao lado da minha fac..... Quantos aos preços já encontrei lá livros que ficavam mais baratos que na amazon uk (não esquecer dos portes).....
    Eu é mais bolos....
    Re:Em Lisboa.. (Pontos:1)
    por Huxley em 19-10-03 22:13 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    (não esquecer dos portes).....

    E ainda o desconto que a escolar editora faz aos estudantes de algumas faculdades e institutos :) (acho que é 10%)...
    Acredito que alguns livros saiam mais baratos, mas penso que na maior parte das vezes vale a pena ir dar uma espreitadela à amazon... é que chega a haver diferenças de 25€! O melhor mesmo é comparar na altura de comprar...


    "To avoid situations in which you might make mistakes may be the biggest mistake of all."
    --Peter McWilliams
    Re:Em Lisboa.. (Pontos:1)
    por cirne em 20-10-03 8:49 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.cirne.org
    Na ultima encomenda que fiz pela amazon arrependime de não ter ido primeiro á escolar , é que o livro era quase metade do preço..... Ou seja podia ter poupado 30 €!!!!! A livraria online da escolar abriu à pouco tempo e ontem ao ver o site descobri que os portes são por conta deles...really nice.....
    Eu é mais bolos....
    Re:Em Lisboa.. (Pontos:1)
    por Huxley em 21-10-03 17:46 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    Pois, acredito. Mas deve ser um caso raro.
    Compara por exemplo o preço do The C++ Programming Language, Special Edition , numa e na outra e verás (se converteres £ em €) que o preço do livro na escolar editora é mais do dobro, e que a diferença é superior a 40€.
    Mesmo descontando nesses 40+€ os portes de envio a diferença é enorme.
    Isto é só um exemplo e este foi o primeiro livro de que me lembrei, certamente existem diferenças maiores. Também é provável que, tal como disseste, existam livros que saiam mais baratos na escolar editora mas isso não é, nem de perto nem de longe, a regra geral.
    Como eu já tinha dito e continuo a dizer, O melhor mesmo é comparar na altura de comprar.


    "To avoid situations in which you might make mistakes may be the biggest mistake of all."
    --Peter McWilliams
    loja portuguesa (Pontos:1)
    por gass em 18-10-03 21:17 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Este tópico deu-me alguma curiosidade de procurar lojas online, até pk costumo fazer as minhas compras pela livraria da uni (onde os livros são um quito mais baratos).

    De qualquer maneira, aqui fica uma loja online de livros sobre portugal, claro que não podia ser portuguesa.

    Mas mais que a pesquisa, gostaria que me indicassem um sitio onde possa comprar em euros, num site inglês (pk isto de estar na moeda única deve ter alguma vantagem). Existe alguma loja online europeia parecida com a amazon? e que trabalhe em euros?

    Cumps-
    Cumps- Gass
    Resumo da matéria dada (Pontos:2)
    por sab em 20-10-03 8:54 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://virtual.inesc.pt/~sab/
    Obrigado a todos pelas muitas respostas.

    Relativamente ao formato digital vs formato impresso. Concordo que para referência o formato digital é melhor. A safari é excelente mas um bocado cara. E atenção que não tem só livros das O'reilly, mas também da SAMS, QUE, e outras. Contudo para livros do tipo que eu referi, que são para ler do princípio ao fim é um bocado chato ler no monitor (ou no palm). Lembro que o Livro "The art of Unix Programming" do Eric S. Raymond, está disponível online (na sua totalidade), mas não me apetece ler um livro de 500 páginas no monitor. Para além disso acho que o Eric Raymond merece que lhe compre o livro. E finalmente é muito mais rápido ler em papel, como refere o Jakob Nielsen no seu artigo da alertbox. Como disse para livros de referência o formato electrónico é prático.

    Relativamente aos bookfinder e afins o problema é que geralemente não incluiem os custos de envio e de impostos, o que os torna completamente inúteis, pois o preço que apresentam não é nada parecido com a realidade.

    Em conclusão, acho que vou continuar nos sítios do costume (Bookpool,Amazon uk).
    -Sab
    "Um mundo melhor é deixado como um exercício para o leitor, Paul Graham"

    Re:WTF ?! (Pontos:0, Despropositado)
    por coder em 18-10-03 1:32 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    toni toni, andas muito de volta da caixa registadora e esses neurónios começam a dar de si...
    Re:Perguntas: Onde é que devo comprar livros? (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 19-10-03 5:40 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    exactamente, a Gnu fornece manuais, a O'reilly tem alguns livros grátis, os thinking in c++/java são mto bons e são grátis... há tutoriais por aí. os livros são terrivelmente caros, uma pessoa tem que arranjar alternativas.
    --- Insert lame .sig
    Re:Perguntas: Onde é que devo comprar livros? (Pontos:0)
    por Thing em 19-10-03 8:33 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    ola. e talvez melhores e mais praticos... sao em formato digital quem sabe nao da mais jeito... adeus.
    thing
    Re:WTF ?! (Pontos:2)
    por sab em 20-10-03 21:44 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://virtual.inesc.pt/~sab/
    Lê o meu comentário no fim e percebes rapidamente porque é que as soluções que sugeriste não funcionam. Tenta lá comprar um livro e realmente encontrar o mais barato, vais ver que é difícil.
    -Sab
    "Um mundo melhor é deixado como um exercício para o leitor, Paul Graham"

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]