gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Grupos de utilizadores de Mac OS X?
Contribuído por npf em 17-06-02 17:17
do departamento mac-user-group?
Apple Anonimo Cobarde escreve "

Com tantas novidades no mundo da Apple (como um sistema operativo de jeito, para começar, preços razoavelmente acessíveis e novos modelos de rompante), tenho vindo a considerar cada vez mais seriamente a hipótese de adquirir um.

Depois de uma visita a casa de um amigo "convertido", que é administrador de sistemas de uma empresa de Oeiras e usa um Mac para trabalho sério, comprovei que o KDE sobre OS X é mais do que utilizável, e que existem, graças ao fink, vários pacotes para a "face oculta" de BSD sob o Mac OS X."

No entanto, ao procurar na Net, fiquei com a impressão de que a comunidade de utilizadores Apple em Portugal, a existir, é quase tão transparente como o Aqua - à parte algumas lojas especializadas e um "grupo de utilizadores" que parece moribundo, não descortino nenhuma presença de aficionados nacionais na Net.

Compreendo que os PCs são a esmagadora maioria, mas viverão todos os utilizadores de Mac fechados no armário? Não há fóruns? Troca de idéias?

Ou (tremo) será que, por usarem Macs, passaram a ter uma vida?

Há alguém que saiba/pertença/lidere um grupo de utilizadores Mac em actividade? Como os contacto?"

Anunciado FreeBSD 4.6 para x86/Alpha | Teleport para quando?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Apple
  • fink
  • Mais acerca Apple
  • Também por npf
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Existem bastantes utilizadores (Pontos:3, Informativo)
    por TarHai em 17-06-02 18:29 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Eu conheco muitos, curiosamente a maior parte localizados em Oeiras.

    Tanto quanto tenho visto todos eles utilizam os macs para trabalho serio, evitanto os pcs e o windows o mais possivel (principalmente por questoes historicas e de habituacao ao macos).

    O que tenho visto nesta comunidade e que ao contrario do que parece ser a maioria dos utilizadores de linux, eles usam os macs como um mal necessario a ter o trabalho feito no fim do dia. Para muitos deles um grupo de utilizadores de macs e tao relevante como um grupo de utilizadores de batedeiras electricas. Desde que os macs funcionem e o office corra, esta tudo bem.

    Convem tambem distinguir entre utilizadores de macos9 e macos10. Muitos utilizadores do macos9 nao gostam do macos10 e muitos utilizadores de macos10 nunca usaram macos9. Os maiores entusaistas do macosx que tenho conhecido sao utilizadores de unix todos embevecidos com os seus titanios.

    Pessoalmente, acho que um titanio nao ficava nada mal na minha mala. Nao e linux, mas pelo menos nao e mau de todo ;D
    ---
    KDE? (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 17-06-02 19:55 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Em que é que é melhor um Mac com OS X e KDE, em relação a um PC com FreeBSD e KDE?

    Não é pergunta retórica, é curiosidade...


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:KDE? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por TarHai em 17-06-02 20:07 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Aplicacoes!

    Aplicacoes kde/whatever do mundo opensource e aplicacoes comercias como o office windows, o photoshop e afins.

    Claro esta, se e so para correr opensource, usar macosx parece um bocado despropositado.
    ---
    Re:KDE? (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 17-06-02 23:18 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Finalmente uma resposta ao que eu perguntei! Thanks! Se não tivesse participado já, moderava-te para cima. :)

    A maioria das outras respostas não leram bem o meu post - não estava a falar de MacOS X (Aqua) vs KDE, mas sim de KDE em MacOSX vs KDE em FreeBSD (que terão exactamente o mesmo aspecto).


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:KDE? (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 17-06-02 23:21 GMT (#19)
    (Utilizador Info)

    mas sim de KDE em MacOSX vs KDE em FreeBSD (que terão exactamente o mesmo aspecto).

    e que é o que quem submeteu o artigo refere, esqueci-me de dizer.


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964

    Re:KDE? (Pontos:2)
    por Astrónomo em 17-06-02 21:40 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    O KDE é um projecto interessantíssimo e que eu apoio muito, mas há que reconhecer que ainda está aquém dos dois mais recentes ambientes gráficos proprietários (MacOSX e WinXP) em look & feel, em robustez, e em features.

    Quanto a um PC+FreeBSD vs. MacOSX, aponto como vantagens da segunda opção:

    1. Interface gráfico mais bonito.
    2. "Caixote" mais bonito
    3. Maior disponibilidade de drivers para hardware.
    4. Maior disponibilidade de software proprietário, igual quantidade de software open-source modo texto e uma quantidade crescente de software open-source modo gráfico.

    Re:KDE? (Pontos:2)
    por mlopes em 18-06-02 10:00 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Espero que isso não aconteça, o Gnome na minha opinião é muito superior ao KDE e seria uma grande perda!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:KDE? (Pontos:2)
    por mlopes em 18-06-02 10:06 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Antes dos mais fanáticos me começarem a atacar queria só dizer que eu normalmente uso Windomaker, e estou a emitir uma opinião de quem já experimentou os dois (Gnome e KDE), preferiu um, mas mesmo assim não me fiquei por nenhum deles, portanto não estou a defender aquele que uso, mas sim aquele que de entre os dois me pareceu mais configurável e agradável de utilizar!

    Já para não dizer que para utilizar aplicações do gnome em Windomaker nunca tive problema nenhum, mas utilizar programas do KDE já não é bem assim, demoram uma eternidade a arrancar, os drag & drops ora funcionam, ora deixam de funcionar, etc...

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Eu acabei de passar de freebsd+kde para mac osx (Pontos:2)
    por pls em 17-06-02 23:05 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Francamente é a noite e o dia... o Mac é consideravelmente mais agradável (feel), melhor suportado e mais bonito (look).

    Se tiveres oportunidade espreita um. É francamente impressionante (repara em particular na doca, movimentos das janelas a serem minimizadas / maximizadas, e nas preferências do sistema).

    É o desktop de unix como sempre deveria ter sido. Com um kernel darwin e os comandos do BSD escondidos (muito bem escondidos) por baixo. Até as directorias de sistema são invisiveis no desktop (/var, /usr, /etc, etc :-). Tens um modelo de segurança tri-partido: root, administrator e utilizadores. E a necessidade de se fazer su para root é questionável. Como administrador vais ao limite de fazer "quase tudo".

    Para um utilizador de unix demora umas duas horas a "ver o filme todo"... e a realizar que está muito bem feitinho.


    Re:Eu acabei de passar de freebsd+kde para mac osx (Pontos:1, Redundante)
    por Dehumanizer em 17-06-02 23:16 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Eu não duvido disso... a minha questão é que quem submeteu o artigo falou de como era viável usar KDE em MacOS X, daí a minha pergunta.

    Usar KDE no Mac é como usar KDE no BSD, right?


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:Eu acabei de passar de freebsd+kde para mac osx (Pontos:2)
    por pls em 18-06-02 0:22 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    > Eu não duvido disso... a minha questão é que > quem submeteu o artigo falou de como era > viável usar KDE em MacOS X, daí a minha > pergunta.

    > Usar KDE no Mac é como usar KDE no BSD, right?

    Sim... podes ter um display de X "normal" com o kde.

    Eu optei por correr as aplicações em "rootles", em que as janelas de X aparecem no desktop normal de mac. Não se portam "exactamente" da mesma forma (não minimizam da mesma forma nem podem ser enfiadas na "doca") mas são "iguais" (i.e. mesmo aspecto, mesmos botões, etc). O gimp, xeyes, xterms, etc, ficam a parecer aplicações nativas.

    PLS
    Re:KDE? (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 17-06-02 20:58 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Pelo menos a segunda parte não é válida... KDE?


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    o problema... (Pontos:2)
    por BlueNote em 17-06-02 21:22 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    O problema de não encontrares grupos de utilizadores de Mac's é que o Mac-user português típico ainda:
    • usa MacOS9
    • não percebe nada de computadores
    • não sabe o que é um disco rígido
    • não sabe o que é uma partição
    • não sabe o que é o option nem o command (falam neles descrevendo as teclas)
    • não sabe o que é o open firmware
    • só usa o office da microsoft
    • só grava documentos no desktop
    • comprou o Mac porque é um bibelot muito lindo (já repararam que se fartam de aparecer em fotos de revistas... sem sequer estarem ligados à electricidade - os cabos de power "estragam as linhas")
    • comprou o Mac porque é muito caro
    • acha o máximo comprar um portátil e pagar o teclado português como extra
    • comprou o Mac porque é a versão personal computers dos televisores Bang & Olufsen
    • comprou o Mac porque é meio amaricado («cor de rosa shocking! cores fluorescentes!»)
    ou seja, não lhes interessa nem percebem nada de computadores e informática...
    Re:o problema... (Pontos:1)
    por mlemos em 18-06-02 1:22 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Por essa sequência de ideias, acho que quem produz os filmes de há uns anos para cá também não percebe nada de computadores, porque apenas aparecem Macs, até nos filmes de hackers. Realmente, hackers e Macs tem tudo a ver, só mesmo em ficção claro! :-)
    Re:o problema... (Pontos:2)
    por BlueNote em 18-06-02 21:25 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Nos States chamam a isso "product placement".
    Mailing List Apple de Portugal (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 17-06-02 21:31 GMT (#8)
    Inscreve-te aqui na mlist dos users de Apple em Portugal:
    http://www.iclub.web.pt/mailinglist.html
    E vêm para um mundo diferente... :)
    Stay kewl.
    Eu tenho um iMac (dos novos, com Mac OSX) (Pontos:2)
    por pls em 17-06-02 22:54 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    É inacreditavelmente bom e bonito.

    Custou 500 brasas (prefiro pensar que comprei 250 contos de computador e 250 de escultura). É rápido, tem um sistema de janelas absolutamente fabuloso "por cima" e o darwin (unix) "por baixo". As animações são de cair para o chão (da doca e os efeitos de maximizar/minimar janelas) e é muito,mesmo muito, simples de utilizar.

    Depois há detalhes de que francamente gosto; a "doca" está a anos luz de tudo o que conheço (windows, mac os9, gnome e kde). O sistema inspira confiança, é sólido, e está francamente bem suportado; da camara digital ao palm pilot, passando pelo mouse optico da Microsoft (que utilizava com no meu anterior desktop - freebsd com kde 3) é tudo "plug & play". DVD's funcionam, plugins de real, media player e quick time não são um problema... enfim.

    No que toca a aplicações, eu passo o dia em frente a janelas de shell. Mas gosto de poder jogar starcraft, de ter o Internet explorer ao lado do mozilla, netscape e opera. Agrada-me ter o office da Microsoft para quando tenho de ver/receber documentos. Gosto de ter um cliente de mail mais agradável que o kmail.

    De unix corro o apache (ver com o sistema), php (instalei), mysql (idem) e o gimp (mais um). Tudo funciona como é suposto.

    Se tivesee de escolher uma frase para descrever o iMac seria "simplesmente funciona". E funciona bem. Como deviam funcionar todos os computadores e sistemas operativos.
    Re:Eu tenho um iMac (dos novos, com Mac OSX) (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 17-06-02 23:29 GMT (#20)
    500 cts por um pc ainda é bastante...
    na volta saia mais barato comprar 2 computadores...
    1 para desktop a correr win2000 para teres o office e ie e jogos; com uma placa 3d fixe. e o 2ndo PC seria uma linux box sem monitor, e podia servir de server e corrias as desktop apps por Xserver no 1 pc. era capaz de fazer um conjunto com mais utilidade.. eheh claro que nunca teria o aspecto grafico do Aqua e forma de biblot... but whocares!
    Re:Eu tenho um iMac (dos novos, com Mac OSX) (Pontos:2)
    por vd em 18-06-02 0:05 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    500 cts por um pc ainda é bastante...

    O meu portatil HP Omnibook 61000 custou bem mais que isso...
    Mas prefiro pagar por uma marca que nunca me deu problemas, como muitos preferem pagar por um Mac que nunca deu problemas.. :)



    Cumprimentos,
    vd
    Não sei se o hardware é bom e fiável... (Pontos:2)
    por pls em 18-06-02 0:33 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Nunca tinha tido um Mac. As minhas impressões do OS 9 são... hum... pessimas...

    Não sei "se dura", se é fiável, etc. Só posso mesmo comentar o sitemas operativo. E esse, ao fim de uma semana e picos, convenceu-me.

    PLS
    Re:Não sei se o hardware é bom e fiável... (Pontos:2)
    por vd em 18-06-02 1:33 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Convem lembrar que eu tenho um sistema operativo com sistema de janelas livre no meu portatil...

    Ao passo que se usares o MacOs X esta's a usar um SO e Desktop Manager nao livre.

    Ja experimentas-te o Linux PPC2002 ?


    Cumprimentos,
    vd
    Não estou interessado... (Pontos:2)
    por pls em 18-06-02 9:35 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Convem lembrar que eu tenho um sistema operativo com sistema de janelas livre no meu portatil...

    Been there, done that...

    Ao passo que se usares o MacOs X esta's a usar um SO e Desktop Manager nao livre.

    E muito bom. Custa dinheiro? Também a minha mota da BMW (que não troco por uma "livre" que é que existe), e a minha casa (i.e. há umas "livres" a poucos km de lá, mas são bué de desagradáveis), etc.

    Pagar por coisas com qualidade é, em muitos casos, um bom negócio. Eu não utilizo Linux, FreeBSD e OpenBSD por serem "livres" nos servidores. Utilizo por serem bons para esse efeito (para ser exacto por serem MELHORES para esse efeito que as alteranativas comerciais. Estou-me totalmente marimbando para os fundamentalismos e politiquices associadas a GPL's e FSF.

    Se a "melhor ferramenta" acontece" ser "barata", fine é essa que escolho. Se acontece ser cara, e se o dinheiro que custa "compensa", será (caso a possa comprar) essa a minha escolha.

    Ja experimentas-te o Linux PPC2002 ?

    Nope. Estou demasiado encantado com o OS X para sequer olhar para o outro lado. E "descobrir o linux" em PPC não é algo que me interesse por aí além. para isso as plataformas i386 são mais interessantes e baratas.

    PLS
    Re:Não estou interessado... (Pontos:2)
    por Gimp em 18-06-02 9:49 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Também a minha mota da BMW (que não troco por uma "livre" que é que existe)

    Pois devias trocar, que isso é um trambolho e a manutenção é um assalto ao bolso :-))). Depois dumas curvas comigo, queria ver se ias gostar ao ver que os travões da BM ficam autênticas esponjas.


    "No comments"

    Way offtopic (Pontos:2)
    por vd em 18-06-02 10:05 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    heehheeh

    e' a mesma impressao que tenho da BMW..

    A minha Virago, deixou-se de fabricar em 97 e ainda continua uma mimo.
    Tirando uma ou outra ferrugem..

    Entao no verao, 2 cilindros refrigerados a ar.. ui ui :) quando paras se tiver 30º de temperatura ambiente, entre as tuas pernas estao 40º :)



    Cumprimentos,
    vd
    Motas... (Pontos:2)
    por pls em 18-06-02 14:26 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Eu também tive umas japonesadas antes... nada toca nas BMW's. voltar atrás é uma impossibilidade.

    Dentro de uns dias chega uma RT novinha em folha, com direito a rádio, punhos aquecidos, enfim, um monte de mariquices sem as quais a vida tem muito menos charme...

    Vou em Julho dar uma voltinha por espanha (uma semanita), se quiserem alinhar conversamos ao fim de uns dias na estrada sobre as virtudes e defeitos das BMW... :-)

    PLS
    Re:Motas... (Pontos:2)
    por vd em 18-06-02 19:15 GMT (#43)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    A diferenca e' enorme...

    Estamos a falar de uma shoper para uma de turismo (?)..

    Para turismo basta o carro ;)

    Nada melhor que dois tubos de escape cromados de novo com o som ainda tipico de .. novo ... o "pling pling" quando se desliga a arrefecer...
    Um motor V-Twin arrefecido a ar (ainda no outro dia uma vela de 1 cilindo estava queimada e fiquei com uma mota que nao desenvolvia e que so' tinha 550cc, terrivel!!! ;))

    Convido-te a ires a Viera de Leiria dia 29 e 30 Junho 'a concentracao :)

    Mas agora e aqui entre nos, que ninguem nos ouve, para que e' que precisas de punhos aquecidos e radio ?

    Charme ? ... Onde esta' a adrenalina de "puxares" pela mota ao maximo, de travares so' com o travao de tras, de "malhares"...

    Bem.. eu ja' fiz Caldas da Rainha -> Algarve sem problemas.
    Tirando os abastecimentos..

    Ja' agora ;)

    http://www.motorcycle.com/mo/mcyam/96_virago11.html

    Corridas? Barulho? Estilo?
    Nah...
    O prazer de andar equivale a todas as comparacoes :)

    Cumprimentos,
    vd
    Re:Motas... (Pontos:2)
    por pls em 19-06-02 10:56 GMT (#51)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Antes de mais estou a preparar uma coisa para nós:

    http://www.bikerscorner.net

    ...para ver se não andamos a massacrar o gildot com mensagens de "open road" em vez de "open source". :-)

    ----

    Quanto ao rádio: não sei muito bem "para que"... muitas vezes não compro "gadjets" por um motivo racional, é mais uma onda do "sounds nice" e o "se posso... porque não". A realidade é que me agrada a ideia de quando venho de manhã para o escritório vir a ouvir uma musica porreira, quando estou em viagem levo o mp3 comigo, e isso tocar na mota pode ser uma boa ideia. A mota tem uma proteção aerodinamica fabulosa, pelo que a baixa velocidade deve "resultar"...

    quanto aos punhos aquecidos: quem aquece as mãos a um motard numa noite fria... aquece a alma. Esses já tenho na minha GS actual. São maravilhosos no inverno, quando chove e em noites frias. Muito agradável.

    Quanto às japonesas: "been there, done that, got the t-shirt". Agora estou mais burguês. Quero mais segurança e conforto. Não dispenso as malas para ter a tralha de chuva e os dois capacetes... é a idade, aos 32 anos quero coisas diferentes do que queria aos 22. Há 7 anos queria atravessar o sahara de mota (que fiz), fazer o grande atlas (idem), curtir fora de estrada (fiz N vezes viagens inteiras "off-road" que demoravam hora e picos por estrada e demoraram 8/10 horas por terra :-)

    Hoje é mais "Europa"... prefiro passear por estrada (já fiz Espanha toda, norte centro e sul em três viagens diferentes), agora vou para os Alpes quando chegar a RT...

    Resta acrescentar que não ando de carro. Ando de mota sempre, faça chuva ou faça sol, e adoro todos os segundos. Para mim "turismo" é de mota ou avião (ir para as caraíbas de mota não é uma grande ideia :-).

    PLS
    Re:Motas... (Pontos:2)
    por vd em 20-06-02 10:31 GMT (#55)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    heheeh

    Porreiro! Espero que o portal va' para a frente!

    E ja' agora, eu como "motard" onde e' que me inscrevo ?
    E' so' para profissionais ?

    Hmm.. acho que vou olhar melhor para aquilo ;)
    Not enough time for everything :)

    End of talk.



    Cumprimentos,
    vd
    Re:Motas... (Pontos:2)
    por pls em 20-06-02 18:37 GMT (#56)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Aquilo está em obras, a ser construído, mais duas ou três semanas e fica tudo "claro"...

    PLS
    Re:Motas... (Pontos:2)
    por vd em 20-06-02 21:24 GMT (#57)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Ca' o espero! :)

    Cumprimentos,
    vd
    Re:Motas... (Pontos:2)
    por Gimp em 19-06-02 10:08 GMT (#49)
    (Utilizador Info)
    Isso dos punhos e radio tambem posso ter na minha Transalp. Agora, se queres o melhor da uma olhadela na nova Pan-European. BMW sucks :-)))


    "No comments"

    Re:Motas... (Pontos:2)
    por pls em 19-06-02 10:37 GMT (#50)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Estás em vantagem, eu também gosto da transalp... :-)

    Mas não é a mesma coisa. As BMW boxer e serie K são absolutamente fabulosas. depois de se experimentar "there is no going back".

    PLS
    Re:Não estou interessado... (Pontos:2)
    por vd em 18-06-02 10:00 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Sao opcoes.

    Mas esta's a fazer confusao entre hardware e software.

    Eu prefiro pagar por um bom hardware e usar algo livre sobre ele.

    Eu nao discordo de usares o Mac, eu proprio gosto de usar algo fiavel, neste caso da HP.

    Agora o que fazes com o hardware e' contigo.

    La' por eu ter uma Virago xv1100 nao quer dizer, que se houver alguem me me "ofereca" umas malas laterais todas malucas, nao as va' usar, quando existe outras iguais a "pagantes".

    Mas no essencial e' uma questao de escolha e de gosto. E sobretudo de habituacao.
    Hoje em dia, e dando um exemplo simples, demoro menos tempo a fazer algo em Corel Draw do que em Sodipodi ou Sketch.

    Nesse caso, continuo a prefir algo pago que algo livre, pela simples razao que o tempo que possuo para trabalhar e apresentar trabalho e' relativamente curto ao tempo que tenho para aprender novos programas.
    Mas, quando tenho tempo uso o Sodipodi em deteriormento do Corel Draw..

    Bolas.. Mais uma discussao filosofica de Soft. Livre vs Sof. Proprietario...
    Dammit! :)


    Cumprimentos,
    vd
    Nãaaa... (Pontos:2)
    por pls em 18-06-02 14:47 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Bolas.. Mais uma discussao filosofica de Soft. Livre vs Sof. Proprietario...
    Dammit! :)


    naaa... ambos sabemos que não leva a nada. Isso só acontece quando alguém quer convencer terceiros da virtude da sua opção pessoal. E nenhum de nós está a querer fazer isso...

    PLS
    Re:Não estou interessado... (Pontos:1, Despropositado)
    por Dehumanizer em 18-06-02 13:24 GMT (#39)
    (Utilizador Info)

    E muito bom. Custa dinheiro? Também a minha mota da BMW (que não troco por uma "livre" que é que existe), e a minha casa (i.e. há umas "livres" a poucos km de lá, mas são bué de desagradáveis), etc.

    Parece-me que confundes "livre" com "grátis".

    Your choice...


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964

    Re:Não sei se o hardware é bom e fiável... (Pontos:2)
    por vd em 18-06-02 9:24 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    E'.. ainda nao percebeste o que e' fiabilidade de hardware para correres o que quiseres.

    Saber que se tem um computador onde tudo e' fiavel e duradouro.

    O mesmo acontece com a Apple. Mas eles possuem um hardware bastante fiavel, lembro que cada peca para o "bixo" e' o dobro ou triplo da similar para PC's, e agora com o Mac Os X um sistema operativo fiavel.

    O mesmo acontece comigo.
    Hardware fiavel.. e, no meu ponto de vista, sistema operativo fiavel.
    Bem... pelo menos bem mais fiavel que o Windows ;)

    Cumprimentos,
    vd
    Re:Não sei se o hardware é bom e fiável... (Pontos:2)
    por TarHai em 18-06-02 11:16 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Claro que sim. Se o que faco para ganhar a vida depende disso.

    Um dos criterios para avaliar as compras de hardware que sigo é a compatibilidade com linux. Comprar um pc para depois ter de usar um sistema operativo que me limita, com programas limitados e caros e com uma GUI asquerosa e puro masoquismo.

    Estou disposto a pagar pelo que funciona para mim, nao pago mais para coisas superfluas nem de menos para depois andar irritado cada vez que tento trabalhar.
    ---
    Mais vale comprar dois computadores? (Pontos:2)
    por pls em 18-06-02 0:30 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    500 cts por um pc ainda é bastante... na volta saia mais barato comprar 2 computadores...
    1 para desktop a correr win2000 para teres o office e ie e jogos; com uma placa 3d fixe. e o 2ndo PC seria uma linux box sem monitor, e podia servir de server e corrias as desktop apps por Xserver no 1 pc. era capaz de fazer um conjunto com mais utilidade.. eheh claro que nunca teria o aspecto grafico do Aqua e forma de biblot... but whocares!


    O meu Mac está no escritório. Foi substituir um FreeBSD a correr KDE 3 como minha máquina pessoal.

    Para casa vou comprar um eMac (custa metade do preço; cerca de 250 contos) mas tem a mesma velocidade, memória, monitor de 17 polegadas (por oposição ao iMac que só tem 15 polegadas) que o iMac. É para substituir precisamente os dois computadores que tenho em casa (OpenBSD e Windows). Vou, portanto, fazer exactamente o oposto da abordagem que sugeres...

    A Macintosh decididamente convenceu-me no desktop. E, não, não há a minima hipotese de eu mudar os servidores para o darwin (em que ainda não confio, mal conheço, etc). Nos servidores Linux, FreeBSD e OpenBSD fazem a festa. É mesmo só no desktop que estou 100% rendido.

    PLS
    Grupo de Utilizadores (Pontos:1)
    por ed em 18-06-02 20:18 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Passa em http://www.guiamac.com/
    Graficas e habituacao. (Pontos:2)
    por vd em 17-06-02 21:50 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Sao estas as duas razoes.

    1- Porque gravam em EPS ou PS, e ainda nao sabem que em Linux tambem se ussa isso como "standard".
    2- Porque estao habituados 'a mesma rotina.

    E fiquei espantado no outro dia quando um infografista, me disse que e' bem mais simples mudar hardware em Mac's que em Pcs..
    Fiquei boquiaberto....

    Cumprimentos,
    vd
    Re:Graficas e habituacao. (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 17-06-02 22:44 GMT (#14)
    Boas.

    "E fiquei espantado no outro dia quando um infografista, me disse que e' bem mais simples mudar hardware em Mac's que em Pcs..
    Fiquei boquiaberto...."

    Depende dos pc's, mas as caixas dos g3's sempre são mais simples de abrir e gerir. Nem todos podemos mandar vir Dell's com aquela caixinha negra tão, mas tão bonita, que abre de lado, super silenciosa, etc, etc, etc, etc.... :)

    Tou farto de parafusos e mais meio mundo só para trocar um misero simm. E a drive de disquetes nem se fala. Existem aí umas caixas que se esquecem que a drive de disquetes tb se estraga... Ao menos a apple esqueceu-se da drive de disquetes e prontos! :-)

    @989, Nbk

    P.s. - Gosto do MacOSX, o configure|make|make install é muito mais bonito. :-)

    Re:Graficas e habituacao. (Pontos:2)
    por racme em 19-06-02 3:36 GMT (#48)
    (Utilizador Info)
    poix poix,

    mas ele nao se referia as caixas e aos parafusos, se tiveres disposto a espetar 30-40-50 contos em uma caixa, tb as podes ter em alunimo, transparentes, sem parafusos, com ventilacao, refrigerecao a agua, a freon, aos cubos, redondas, as rodelas, etc.

    Ele referia-se ao estragou-se uma memoria, deixa ca ver, pegas no telm e na capital de sextafeira, comparas o preco e escolhes. Ou entao daz uma saltada pela web.



    .:}The Power to Serve{:.
    Re:Graficas e habituacao. (Pontos:2)
    por BlueNote em 19-06-02 13:24 GMT (#52)
    (Utilizador Info)
    Isso é ridículo. Também no mundo "compatível-IBM" -- chama-se economia de mercado!

    Além disso os Macs já usam RAMs iguaizinhas às dos PC intel!!!

    Re:Graficas e habituacao. (Pontos:2)
    por racme em 19-06-02 14:29 GMT (#53)
    (Utilizador Info)
    acho q percebeste a intencao do q disse.

    Ou se calhar???
    Ele tavase mesmo a referir era aos "parafusos"!! ;)


    .:}The Power to Serve{:.
    Re:Graficas e habituacao. (Pontos:2)
    por BlueNote em 19-06-02 20:49 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    Desculpa, desde que comecei a cortar na cafeína ando um bocado lento!!
    Re:Comunidade Mac em .pt (Pontos:2)
    por BlueNote em 18-06-02 21:28 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    É possível. Só posso falar daqueles que conheço.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]