gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
WAMP (Apache + MySQL + PHP) em ambiente Micro$oft
Contribuído por npf em 24-01-02 12:21
do departamento (L/NT)AMP
News lmar escreve "Não! Para os que me conhecem, podem ter a certeza que não me converti ao pseudo S.O. dos Lordes de Redmond...
Depois de vários anos a implementar projectos de Internet/Intranet sob plataforma LAMP (Linux, Apache, MySQL e Perl ou PHP), surge-me agora um projecto de reestruturação duma Intranet em NT, ASP's e Access... sem me darem a hipótese de formatar o disco do servidor e instalar Linux :(
Ora, programar em ASP está fora de questão, perder este projecto para um grupo de consultores engravatados e especialistas em M.E. (mouse engineering) muito menos.
O que me resta: pensar implementar APACHE, MySQL e PHP no dito NT (arrggghhh!)
O que eu gostava de saber, era a opinião dos utilizadores do GILDOT que já passaram pela mesma situação, no que toca a questões de fiabilidade, segurança e robustez desta ?solução?.

Obrigado,
LMAR "

hdparm doido ou disco cansado? | amazon.com finalmente a facturar  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca News
  • Também por npf
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Não deve ficar mal de todo (Pontos:2)
    por dINAMItE em 24-01-02 12:29 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    Maior parte dos problemas de segurança no Windows têm a ver com o IIS por isso não vejo que tenhas grandes problemas.
    My 2 cents. (Pontos:3, Informativo)
    por Gamito em 24-01-02 12:33 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    Olha, eu tenho zero experiência a essa escala (que aliás te esuqeces-te de mencionar) em platforma NT, por isso o que eu vou dizer de nada adianta:
    Aqui há pouco tempo andei umas duas semanas só com windows e como tinha coisas para fazer e pouco tempo meti IIS5-PHP-MySQL e fiquei surpreendido com o bom comportamento da coisa com o PHP a funcionar como CGI (acho que é o termo que eles aplicam à coisa). Como módulo (ou parecido, seja lá o que for) estoirava a cada 4 ou 5 hits.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    A Soluçao e' por NT inoperavel! (Pontos:2, Engraçado)
    por nmarques em 24-01-02 13:04 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Basicamente metes o NT fora de serviço !!! E quando forem forçados a instalar, metes um linux... Certamente nao te faltam ideias em com inutilizar por completo um NT sem dar nas vistas :)... E nao faças backups de nada antes, mesmo para perderem a informaçao toda, isso deve-os chatear e tirar-lhes o apetite em relaçao aos NT's (Not Trustable's).

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:A Soluçao e' por NT inoperavel! (Pontos:1)
    por lmar em 24-01-02 13:44 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Pois... a ideia não é má ;)
    Mas a máquina suporta outras aplicações que, infelizmente só correm em NT...
    -- Think about tomorrow.. only losers ask where do you want to go today..
    Re:A Soluçao e' por NT inoperavel! (Pontos:2)
    por Gamito em 24-01-02 14:27 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    Viva!

    Isso não é lá muito ético, pois não ?
    Eu pelo menos não me imagino a fazer uma coisa dessas.
    Aliás em tempos cheguei a instalar um NT4 server num chasso para resolver de uma vez por todas a questão de umas impressoras e não me cairam as calças por isso :)



    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:A Soluçao e' por NT inoperavel! (Pontos:2)
    por Gamito em 24-01-02 17:56 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    O samba serve para tudo, menos para umas fdp de umas HPs Laserjet 2100 TN.
    Claro que pode ser burrice minha, mas a julgar pelos biliões de pesquisas que fiz na web encontrando n gente com o mesmo problema com o mesmo modelo, talvez não.
    A licença não custou nada mas é legal.
    Topas, ou queres que te faça um desenho ?

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:A Soluçao e' por NT inoperavel! (Pontos:2)
    por nmarques em 24-01-02 18:15 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    nem mesmo com as versoes novas de software lprNG e ghostscr1pt ? Eu por acaso uso uma HP 6L e nunca deu problemas... O problema que tinha era com as Epson's que teimavam em imprimir a preto e braco ou com cores todas distorcidas!... depois resolvi isso deixando de usar o lpr e passei a usar um software que ja nao me lembro o nome, nao mexo naquilo ha n, sei que e' o que vem na Mandrake por default... Vou ver se me lembro como se chama isso e depois mando-te um mail com isso!.

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:A Soluçao e' por NT inoperavel! (Pontos:2)
    por nmarques em 24-01-02 18:18 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    CUPS, Common Unix Printing System

    CUPS Homepage

    Isso era jeitoso, da experiencia que tenho da ultima vez que instalei, foi apenas que ja tinha um serviço a escuta na porta que o gajo utiliza para a Administraçao via web daquilo e tive que mudar umas quantas coisas... Por default aquilo tb so escuta (WebAdmin) em localhost, mas podes defenir para outros ip's. Espero que tenha servido de ajuda :)

    PS: So mais uma coisa os RPMs deles funcionam em SuSE

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:A Soluçao e' por NT inoperavel! (Pontos:2)
    por Gamito em 24-01-02 18:54 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    O meu problema é que ficava tudo a funcionar. As máquinas windows viam a impressorea no domínio, os drivers eram sacados do servidor Samba automagicamente. Um brinco.
    Mas depois, do ponto de vista das máquinas Windows, as impressoras estavam em estado de espera e não havia nada que as fizesse "acordar".
    Mas como disse, com aquele modelo, há muita gente com o mesmo problema.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    WAMP e não WIISMP (Pontos:2, Interessante)
    por MortH2O em 24-01-02 13:10 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://go.to/mortagua2000
    BiBa!

    Actualmente, tenho instalada uma plataforma WAMP (Windows + Apache + MySQL + PHP) para desenvolvimento e não encontrei problemas de maior.
    Claro que, em termos de fiabilidade e performance, sempre podes adoptar por usar o IIS - já que é uma coisa deles que irá correr no SO deles -, mas lá se vai a confiança em termos de segurança, e para produção, o que se aplica mesmo é LAMP (Linux + Apache + MySQL + PHP).
    Em relação ao primeiro caso (WAMP), terás que ler o install.txt que vem com a instalação do PHP, caso queiras, por exemplo, usar as extensões do PHP (gd, zip, etc...). Terás que copiar algumas dlls para o SYSTEM_ROOT, alterar o php.ini, mas nada de transcendental.
    Uma última achega: instala o PHP em modo CGI, e não ISAPI, já que eles próprios não recomendam este último modo, por questões de performance, que, por exemplo, poderá até interferir com IIS, caso seja este o servidor web, além de outras questões relacionadas com as safe_threads.

    NOTA: Ao instalares o PHP, se pretendes usar extensões, não uses o PHP installer. Necessitas da versão ZIPADA, que traz as dll's necessárias para poderes usar as extensões. Mas o melhor mesmo é leres o install.

    MortH2O

    Re:WAMP e não WIISMP (Pontos:2)
    por Gamito em 24-01-02 13:23 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    "Uma última achega: instala o PHP em modo CGI, e não ISAPI, já que eles próprios não recomendam este último modo,"

    Era exactamente assim que eu dizia em cima que estava sempre a estoirar.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:WAMP e não WIISMP (Pontos:2)
    por Gamito em 24-01-02 13:26 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    Esqueci-me de dizer que já não há versão zipada no 4.1.1
    A equivalente e que vai dar ao mesmo do mérodo manual anterior é o executável mais pequenino (dos dois disponíveis) que é só fazer 2 ou 3 clicks e está a funcionar. Também não é preciso anda a mexer nos directórios.
    Sei isto, porque nessas duas semanas tive php 4.0.6 e 4.1.1

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:WAMP e não WIISMP - binário em ZIP (Pontos:2, Informativo)
    por MortH2O em 24-01-02 14:46 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://go.to/mortagua2000
    "Esqueci-me de dizer que já não há versão zipada no 4.1.1"

    Desculpa que te diga, mas existe: php-4.1.1-Win3 2.zip.

    "A equivalente e que vai dar ao mesmo do mérodo manual anterior é o executável mais pequenino (dos dois disponíveis) que é só fazer 2 ou 3 clicks e está a funcionar. Também não é preciso anda a mexer nos directórios."

    Mais uma vez, vou-te contradizer, já que a versão que estou a usar é a 4.1.1, que instalei com a versão "installer" (mais pequena), e para usar as extensões gd (image functions), tive que fazer o upload da versão "zip" e copiar as dll's e registá-las no ini.php, tal como indicado no INSTALL.TXT:

    "Windows InstallShield
    =====================

    The Windows PHP installer is available from the downloads page at www.php.net. This installs the CGI version of PHP and, for IIS, PWS, and Xitami, configures the web server as well. Note that this version does *NOT* install any extensions or server api versions of PHP."

    Se só usas as funções consideradas básicas do PHP não necessitas de instalar as extensões. O suporte de base que a instalação simples (installer) do PHP oferece abarca as funções básicas e os seguintes grupos:

    MySQL, ODBC, FTP, Calendar, BCMath, COM, PCRE, Session, WDDX, XML.

    Agora, se pretendes as funcionalidades de algum ou alguns dos seguintes grupos, tens que instalar as extensões (dll's) respectivas:

    ;extension=php_bz2.dll
    ;extension=php_ctype.dll
    ;extension=php_cpdf.dll
    ;extension=php_curl.dll
    ;extension=php_cybercash.dll
    ;extension=php_db.dll
    ;extension=php_dba.dll
    ;extension=php_dbase.dll
    ;extension=php_dbx.dll
    ;extension=php_domxml.dll
    ;extension=php_dotnet.dll
    ;extension=php_exif.dll
    ;extension=php_fbsql.dll
    ;extension=php_fdf.dll
    ;extension=php_filepro.dll
    ;extension=php_gd.dll
    ;extension=php_gettext.dll
    ;extension=php_hyperwave.dll
    ;extension=php_iconv.dll
    ;extension=php_ifx.dll
    ;extension=php_iisfunc.dll
    ;extension=php_imap.dll
    ;extension=php_ingres.dll
    ;extension=php_interbase.dll
    ;extension=php_java.dll
    ;extension=php_ldap.dll
    ;extension=php_mbstring.dll
    ;extension=php_mcrypt.dll
    ;extension=php_mhash.dll
    ;extension=php_ming.dll
    ;extension=php_mssql.dll
    ;extension=php_oci8.dll
    ;extension=php_openssl.dll
    ;extension=php_oracle.dll
    ;extension=php_pdf.dll
    ;extension=php_pgsql.dll
    ;extension=php_printer.dll
    ;extension=php_sablot.dll
    ;extension=php_shmop.dll
    ;extension=php_snmp.dll
    ;extension=php_sockets.dll
    ;extension=php_sybase_ct.dll
    ;extension=php_xslt.dll
    ;extension=php_yaz.dll
    ;extension=php_zlib.dll

    Mas o melhor mesmo é LER o INSTALL.TXT que vem em ambas as distribuições.

    MortH2O

    Re:WAMP e não WIISMP - binário em ZIP (Pontos:2)
    por Gamito em 24-01-02 14:55 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    "Desculpa que te diga, mas existe: php-4.1.1-Win3 2.zip"

    O que eu queria dizer (mas de facto não disse) é que dentro do zip está um executável e não os ficheiros propriamente ditos.

    Quanto ao resto, também tens razão.
    De qualquer modo, como também escrevi, não sou a pessoa mais abalizada para falar disto, pois só utilizei por muito pouco tempo.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Plataforma WIMP (Pontos:0, Gozão)
    por megas em 24-01-02 15:04 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Usa a Plataforma WIMP, funciona :) : Windows + IIS + MySQL + PerlScript
    Fanatismos à parte... (Pontos:3, Informativo)
    por vfp em 24-01-02 15:19 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Boas!

    Vamos por os fanatismo à parte e responder ao teu problema...

    Por experiencia própria, a solução LAMP é relativamente superior à WAMP quer em questões de performance quer em questão de segurança. A opção pelo o IIS pode ser desastrosa pelo que te aconselho vivamente o Apache. Além dos problemas de segurança do IIS, existem problemas com o PHP a correr como ISAPI como já foi dito e em termos de performace isso pode ser pessimo dependendo da carga. Tens que analizar isso mas sendo uma intranet, a carga não deve ser brutal e como é obvio depende mais da máquina que tiveres!

    Em relação ao PHP, a última versão apresenta melhorias significativas em W32 como podes ver aqui. Eles dizem que pode ser 30 vezes mais rápido do que antes; não creio que seja tanto mas nota-se bastante mais rápido!

    Em relação ao MySQL não deves ter problemas de maior mas ainda não te aconselho a versão 4 por agora...

    Em resumo o que tens de instalar e ter em conta é:
  • NT + ServicePack + Patches + Desligar serviços desnecessários;
  • Apache + Configurar o httpd.conf para performace e segurança;
  • MySQL
  • PHP 4.11 + Muito bem configuradinho :)
  • Opcional Cygwin


  • Ainda em relação ao Cygwin, existe um projecto que é o CAMP que consiste basicamente nos ports de Apache, MySQL e PHP para o cygwin mas esta solução não me parece tão boa em comparação a solução "nativa" que em estabilidade quer em suporte no que diz respeito a módulos para apache e php.

    Vais ver que não vais ter grandes dificuldades em Windows se bem que a solução Linux é bem melhor e mais agradável. Em questões de segurança além das normais quando se trabalha com estas ferramentas, é uma actualização constante do Windows e acima de tudo, limpar a máquina de tudo o que não seja essencial!
    Re:Fanatismos à parte... (Pontos:1)
    por henrique em 24-01-02 21:08 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    existem problemas com o PHP a correr como ISAPI como já foi dito e em termos de performace isso pode ser pessimo dependendo da carga
    Que existem alguns problemas do PHP a correr como ISAPI é conhecido. Todavia, o desempenho não costuma ser apontado. Aliás, a ideia de o PHP funcionar neste modo é precisamente o aumento do desempenho.
    Re:Fanatismos à parte... (Pontos:1)
    por vfp em 27-01-02 12:21 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    Tens toda a razão! Eu sei disso mas escrevi mal! Os problemas de performace a que eu me refiro são em relação a correr o php em modo cgi. De facto pela forma como está escrito, mais parece que estou a afirmar o contrário. Obrigado pela tua chamada de atenção.
    WAMP or WIMP ? (Pontos:1)
    por jorgelaranjo em 24-01-02 15:23 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://pensamentos.de/fueg0
    Windows + Apache + Mysql + Php funcionou bem aqui no meu pc. Robusto... Interessante é que o Windows (NT) + IIS + Mysql + PHP tambem funcionou muito bem... mas qdo passei o trabalho para um servidor NT + mysql + iis + php a coisa nao foi lá muito bem ... estou agora a resolver o problema... para qdo os servers todos em linux ?
    regards,
    Jorge Laranjo
    Webprof
    the point is... (Pontos:2, Informativo)
    por buckley em 24-01-02 19:54 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://buckley.evora.org
    Bem... parece-me que tudo está a fugir do ponto.

    O que tu queres chama-se PHPDEV (pacote integrado e pronto a funcionar de apache+php+mysql) e está em http://firepages.com.au.

    Um abraço
    "Track number one; Mississipi number one, number two, number three and number four", Flaming Lips
    Re:the point is... (Pontos:1)
    por lmar em 24-01-02 20:18 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    O problema é que neste pacote, o PHP vem como módulo do APACHE...
    -- Think about tomorrow.. only losers ask where do you want to go today..
    Re:the point is... (Pontos:1)
    por NokiaMan em 24-01-02 20:19 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Não, não é o que ele quer o phpdev é para desenvolver aplicações no pc com windows e não para servers, para desenvolvimento podes usar o phpdev mas para um server eles própios aconselham a instalar uma coisa de cada vez...
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:the point is... (Pontos:1)
    por jorgelaranjo em 24-01-02 20:41 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://pensamentos.de/fueg0
    Será por isso que o server comecou a dar problemas ?? Mas o PHP ... AH! Like modules... Apache rula na mma !! ;) Mas que cena...
    regards,
    Jorge Laranjo
    Webprof
    Licença MySQL (Pontos:1)
    por henrique em 24-01-02 21:11 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Só uma achega adicional: a licença do MySQL em Windows não é grátis... Já o "driver" Access é.
    Todavia, mesmo que tenhas que propor à empresa pagarem a licença de 40 cts, acho que deves avançar para MySQL. O pessoal que desenvolve o MySQL também precisa de viver.
    Re:Licença MySQL (Pontos:1)
    por NokiaMan em 24-01-02 21:23 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Quem te disse isso? A licensa é GNU GPL quer seja windows ou linux/unix, resumindo é gratis
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:Licença MySQL (Pontos:2)
    por Strange em 24-01-02 22:14 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    A confusão deve vir da anterior licença usada, http://www.mysql.com/support/arrangements/mypl.html, que continha uma cláusula anti-windows, e para essa plataforma era preciso comprar a licença...

    As novas versões são disponibilizados sob a licença GPL e LGPL (no caso do código do cliente).

    Para mais informações sobre a política de licenciamento do MySQL: http://www.mysql.com/support/arrangements.html

    hugs
    Strange

    Nao sera PHPTriad o q tu precissas! (Pontos:1)
    por racme em 25-01-02 3:52 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Epa procura o phptriad na Sourceforge; e so clikar e jata!

    Setup.exe pra quem nao quer ter dores de cabeca a configurar essas tretas todas em WINdol

    Cumps

    jalafoiprocurarolinkprati:)
    Não percebo aonde tá o problema... (Pontos:1)
    por Jynx em 25-01-02 4:59 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.frenetik.net
    WIMP pode realmente supreender-te...principalmente se apostares no apache 2.0.28 que vem trazer uma melhoria significante em relação á base deste "grupo" , the WIMP....É obvio que será impossivel comparar um LAmP com um WIMP, mas se na realidade fores obrigado a WIMPares *g* , deixa que não te vai desiludir...e as performances vao te supreender na verdade !

    Long live apache...

    jynx@owned.it

    Re:Não percebo aonde tá o problema... (Pontos:1)
    por Jynx em 25-01-02 5:05 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www.frenetik.net
    ROTFL !

    É do sono !

    Dei lhe com WIMP e queria dizer WAMP ROTFL !

    WIMP WIMP WIMP NOT !

    W A M P !

    ROTFL

    Jynx
    Re:Não percebo aonde tá o problema... (Pontos:0, Lança-chamas)
    por Jynx em 26-01-02 6:57 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://www.frenetik.net
    Sinceramente ja fui mais de responder, e gerar uma real flame war, agora why da fuck e que a frenetik vem ao assunto no meio disto tudo , mesmo OFFTOPIC , e mais uma coisa, aquilo não é para afastar AKARUS e simplesmente uma informação, wanna test it be my guest...Segundo qual é o mal de utilizar produtos da MS ? e non-elite ? so what ! resolveu a page em 5 minetes...

    ja enjoam estes ignorantes a tentarem fazer parte de algo a força...

    perdes-te uma bela opurtunidade de estar calado...

    over & out

    podem escrever o que quiserem no more responses...

    Jynx falled asleep...

    Re:bah (Pontos:2)
    por MavicX em 24-01-02 16:33 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    O Cliente que tem a licença do Office, que traz incluido access e que não sabe mexer em sql. :-)
    Re:bah (Pontos:2)
    por GdoL em 24-01-02 19:23 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.userfriendly.org
    Parece a PT Prime!

    eBoX:email

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]