gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Como comprar um PC novo
Contribuído por jmce em 31-08-01 16:20
do departamento chave-de-parafusos
Portugal Anónimo Cobarde escreve "Quando uma amiga minha me pediu para a ajudar a comprar um PC novo pq o o seu "velhinho" P166 já não se aguentava com o OFFICE 2000 resolvi ajudar. Como todas as pessoas que não percebem nada de computadores/hardware etc, ela sentia-se um pouco "perdida" na imensidão de ofertas disponiveis. Fiel à minha politica de que o computador se deve adaptar ao trabalho que vai realizar, neste caso trabalhar com o OFFICE (SÓ) acompanhei-a a uma das mais badaladas empresas portuguêsas de venda de equipamentos informaticos : a Vobis. A compra era urgente (necessitava do PC no dia seguinte) por isso não tive tempo para fazer a habitual seleção de componentes em casas da especialidade e assemblar eu próprio o PC." [desenvolvimento no desenvolvimento]

"Na Vobis escolhi para ela o PC mais "barato", PIII 766 Celeron, 20G de disco, modem, RIVAII, 64Mb RAM, tudo por cerca de 120c (sem monitor); nos meus planos estava a instalação de +64Mb RAM. Ora este preço incluia já o WindowsMe que eu não queria e um selo de garantia que não me permite instalar eu próprio a RAM!

Agora pergunto: Eu sou obrigado a comprar o Windows mesmo em PCs "linha branca"?? Existe alguma lei que me permita acrescentar a RAM sem perder a garantia?? Soube também por um colega meu que ao tentar comprar um portátil COMPAQ lhe disseram que a garantia (de hardware) só era válida se ele não mudasse o OS (WindowsMe novamente)!! Claro que ele não comprou o COMPAQ... Creio que este tipo de políticas por parte das empresas que vendem os PCs se destinam a a utilizadores sem experiência/conhecimentos "médios" de informática e não para profissionais de TI, mas elas poderiam fazer um esforço para oferecer aos que não precisam de todo aquele SoftBug instalado produtos mais em conta... Afinal não seria necessario aquele tempo todo para instalar a máquina e configurar tudo... IMHO."

Plugins para Windows em Linux | FreeBSD 5.0 daqui a 1 ano...  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Vobis
  • Mais acerca Portugal
  • Também por jmce
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    linux rulez (Pontos:2)
    por buckley em 31-08-01 16:27 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.buckley.f2s.com
    Um P166 é o suficiente para correr uma distro de Linux tipo Mandrake 7.0 ou RedHat 6.0, acho... e, KDE rulez. Será que não valia apena apresentar-lhe o KOffice?

    E tudo isso tem a ver com a mentalidade das pessoas... Quando eu comprei o meu laptop, pelo menos, não tive nenhum desses problemas, nem nenhum dos outro 6 amigos que tb compraram Compaq... Será politica da loja em questão?

    Um abraço
    "Track number one; Mississipi number one, number two, number three and number four", Flaming Lips
    Re:linux rulez (Pontos:2)
    por TarHai em 31-08-01 16:41 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Um p166 e muito lento para KDE 2.x, mas esta bem para KDE 1.x. O koffice so corre em KDE2.

    Correndo o risco da impopularidade:

    O koffice *ainda* nao chega aos pes do msoffice, isto tanto ao nivel de funcionalidades, como a nivel de suporte da comunidade (quase toda a gente sabe dicas do word e companhia).

    Alem disso, qualquer utilizador deitaria fora o koffice & linux (ou sentiria o desejo de empalar o tipo que lhe montou o pc) quando recebece o primeiro email de piadas em powerpoint/word/.exe e nao o conseguice abrir.

    ---
    Re:linux rulez (Pontos:1)
    por mlopes em 31-08-01 17:09 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Gosto dessa dos pés do MSOffice, a maioria do pessoal nem sequer sonha para quê que servem 90% desse alto nivél de funcionalidades.
    Quanto ao não abrir doc's de word, excel, ou powerpoint, só te digo uma coisa, utilizando ou o Abiword/Gnumeric ou o staroffice, não houve ainda nenhum destes documentos que não tenha conseguido abrir, melhor ou pior.
    Em relação ao Koffice, realmente nunca consegui abrir nada vindo do M$office em nenhum dos programas correspondentes em Koffice, mas como já disse há alternativas que o fazem.
    Re:linux rulez (Pontos:2)
    por TarHai em 31-08-01 18:57 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    concordo com o que dizes excepto que para competir com o msoffice nao e suyficiente ter 10% da funcionalidade deste. E preciso ser MELHOR!


    ---
    Re:linux rulez (Pontos:2, Engraçado)
    por jmce em 31-08-01 19:55 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Email com piadas em powerpoint/word/.exe ?

    Até é bom nem sequer poder ler esse lixo... :-)

    Re:linux rulez (Pontos:1)
    por Lowgitek em 31-08-01 19:14 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Num 166 ??? e pa coitada da pessoa não lhe faça isso deixa ela la comprar o computador a Vobis e ao primeiro problema logo se ve como eles resolvem. Que eu saiba o único impedimento que conheço e caso ponhas mais RAM esta tem que ser no estabelicimento onde compraste o teu computador ou da mesma marca do mesmo ou sendo montado por um agente autorizado. Se não eles tem todo o direito de dizer "O seu equipamento encontra-se fora da garantia" e isso porque ? porque teoricamente o computador foi testado e assemblado com os componentes que compraste não sendo garantido modificações não autorizadas dentro do periodo de garantia. Em relação a portateis sim é verdade tb já ouvi isso mais isso depende muito de quem vende o material é claro que numa Vobis o que querem primeiro e receberem o dinheiro e depois limparem a mao de responsabilidades... nada recomendado.
    My 2 cents (Pontos:2)
    por Gamito em 31-08-01 16:55 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Viva!

    Pelo que tenho visto de linhas + ou - brancas, o Windows costuma ser um extra com preço marcado.
    Portanto, só compra quem quer.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:My 2 cents (Pontos:1)
    por Lowgitek em 31-08-01 19:18 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    A uns tempos atras o pessoal da ASOFT fazia pressão para as lojas e os assembladores impegirem o preço do windows na maquina é claro que a maioria do pessoal nao ligou pévia. Nos computadores de marca a coisa já é diferente devido a pressão ser maior e estar envolvidos muito mais do que o " cliente é que escolhe" no entanto é obrigatório a presença desse aviso em maquinas assembladas sem sistema operativo: "Esta maquina não possui sistema operativo necessário para o seu funcionamento".

    Porque não virem todas com linux ? :)
    Perda de garantia... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por nmarques em 31-08-01 17:43 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Depende, eles podem apresentar isso como perda de garantia a manutençao feita por eles, a perda de garantia ao hardware eles nao o podem fazer!! Qualquer fabricante dá X tempo de garantia aos produtos, por exemplo ao disco OEM Maxtor, a maxtor dá 3 anos de garantia, confirma com a maxtor, e se fores a uma loja de informatica eles dizem que o disco tem apenas 1 ano de garantia... pelo menos ja aconteceu comigo... Enfim... Em termos reais, se tiveres uma avaria eles podem cobrar mão de obra porque abris-te a caixa do computador para inserir uma dimm, a nivel de componentes, uma mother board nao deixa de ter 1 ano de garantia por causa disso... Se eles o afirmarem, entao apresentas queixa ao fabricante e ao representante da marca e eles podem ter alguns problemas!!!... Tens sempre o recurso judicial...

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Perda de garantia... (Pontos:1)
    por Lowgitek em 31-08-01 19:21 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    A lojas e lojas e pessoas e pessoas :) a maioria acredito irão dizer mesmo isso alguns desses dirão isso respeitando apenas ao que diz a manutenção e mao de obra necessaria. O que o cliente não pode esquecer e TODOS os termos da garantia... la porque deixou de funcionar as vezes não é motivo suficiente na maioria das vezes a garantia so cobre defeitos de fabrico logo 3 anos ate poderiam ser mais.
    Re:Perda de garantia... (Pontos:2)
    por nmarques em 31-08-01 19:31 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    A garantia fornecida pelo fabricante a loja não a pode retirar, pode é retirar efeitos de garantia sobre mão de obra e não sobre hardware... Eu passei por essa situação com um disco Maxtor num X computador que comprei em X empresa... Um dado computador nessas circuntancias em que me garantiram que o disco so tinha 1 ano de garantia e a própria Maxtor US pediu de imediato os contactos da loja para obter os dos distribuidores e resolver a questao... Mas a situação aqui é diferente.!... Por exemplo se eu o fizer, e avariar um processador Intel, posso ir directamente à Intel Portugal que eles trocam o CPU, assim como qualquer distribuidor... com marcas decentes é assim, agora só nao sei o que é que a Vobis mete nos computadores.... Ainda te digo mais, a assistencia nas lojas da Vobis é uma boa m3rda, conheço casos que são uma piada... isto para nao falar nos vendores que nao sabem o que raio é por exemplo FireWire num portátil, o que é matriz activa... Lojas com funcionários assim, achas que merecem alguma credibilidade ? até porque tenho todo o direito de abrir o computador para verificar o que lá está dentro... Aconselhe-se com um advogado... pode haver quem nao queira chatear-se, mas existe sempre alguém que leva as coisas por outro caminho!

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Garantia e afins (Pontos:2)
    por higuita em 31-08-01 19:52 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    bem, para comecar uma coisa e' o que as licensas dizem outra e' o que e' verdade e aplicavel

    no caso do window$, as lojas nao gostam de vender sem window$ por duas razoes:
    1- a M$ diz que eles estao a promover a pirataria pois o PC sem software nao serve para nada
    resposta: e' para instalar o linux e geralmente cola, mas implica que geralmente nem uma versao pirata do window$ vai no PC
    (sim, muitas vezes que se compra um PC sem pagar o window$, ele vai com o window$ na mesma)
    2- politica da empresa:
    elas teem tudo preparado para window$ e so' veem window$ a frente, logo nao conseguem pensar sem ver a M$ em todo o lado
    solucao: ignorar a empresa e ir comprar a outro lado (nao esquecer de avisar a empresa disso mesmo)
    so' tem vantagens, suporta-se empresas que pelo menos nao despresam outras solucoes, menos vendas para as irredutiveis da M$ e finalmente poupa-se 20c

    quanto a 2º, eles apenas se podem queixar da garantia de manutencao (de hardware e software, tipo corrigir erros do window$ (hahahaha) e instalacoes dentro da garantia), tudo o resto e' treta e eles sabem disso

    ele sao *obrigados* a dar 1 anos de garantia a todo o hardware, seja ele comprado a' peca ou num PC inteiro, desde que respeite o termo basico da garantia: garantido contra defeitos de fabrico (se a refrigeracao a agua que meteste verteu e queimou tudo, azar, nao existe nenhum defeito aqui a nao ser do sistema de refrigeracao)

    ou seja, por muito que eles protestem, o comprador tem direito a esta garantia sempre
    o comprador nao aluga o PC, compra, e' dele, pode fazer o que quizer( por essa mesma razao eles teem de dar sempre as passwords de acesso a' bios e outras)

    existem muitas vezes que eles dizesm sempre que nao, mas nada que uma queixa na DECO nao resolva
    (quase sempre a simples referencia a' DECO resolve o assunto pois eles sabem que nao podem fazer isso)
    Higuita
    Garantia...... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Tuaregue em 31-08-01 21:36 GMT (#15)
    (Utilizador Info)

    Quando forem comprar um PC a uma loja, e se ele tiver cadeado ou algum tipo de selo, tirem-no porque o mesmo é ilegal, quem me disse isto foi um advogado que pelos vistos também é dono de uma loja de informática.
    Nós podemos sempre, mas sempre, adicionar material(desde que saiba-mos o que estamos a fazer), porque a garantia das peças que lá estavam mantêm-se, e se a loja disser que não se pode adicionar material porque vamos perder a garantia, façam uma coisa riam-se na cara do indivíduo e chamem-lhe de nomes, porque isso é ilegal, todo o material comprado novo têm uma garantia mínima de 1 ano. Por isso quando comprarem um PC não tenham medo de adicionar Ram, adicionar mais um disco, porque a garantia das restantes peças mantém.

    Quanto á pergunta se podes comprar um PC sem o Windows, a resposta é podes, porque a Microsoft devolve-te o dinheiro se tu devolveres o produto ou produtos em questão á Microsoft(está subjacente que são produtos Microsoft). O que a Microsoft te pode dizer é que essa política não está em vigor em Portugal, porque nos EUA, e em alguns países da Europa eles são obrigados a devolver o dinheiro. Em Portugal não sei mas não á nada como tentar.


    Re:Garantia...... (Pontos:2)
    por grumbler em 01-09-01 6:37 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Por isso quando comprarem um PC não tenham medo de adicionar Ram, adicionar mais um disco, porque a garantia das restantes peças mantém.

    Uma coisa é a garantia das peças individuais, outra é a garantia do computador como um todo. Não sendo advogado, parece-me contundo que tenha alguma lógica a questão do selo de garantia. A existência desse selo não invalidade que o utilizador possa fazer o que quiser com o computador. É dele, portanto se o quiser até desfazer á martelada está á vontade. Por outro lado, se abriu o computador e mexeu nas peças, as mesmas podem ter-se deteriorado devido a essa manipulação (descargas electroestáticas, peças mal encaixadas, cabos incorrectamente ligados, etc.), portanto faz algum sentido que o quebrar do selo invalide a garantia. Relembro que as garantias apenas cobrem defeitos de fabrico e condições normais que levem á danificação de uma peça.. não cobrem problemas que possam ter sido criados por uma má manipulação por parte do utilizador final.

    Um exemplo concreto do que disse atrás passa-se no mundo dos carros. O meu, por exemplo, tem uma garantia de 3 anos do motor, no entanto isso obriga-me a fazer a revisão (ainda bem que é só de 30 mil em 30 mil kms :-)) na Toyota, porque só assim eles podem garantir que essa mesma manutenção foi realmente efectuada e que não foi por um tipo manhoso que lixou aquilo tudo. Se o tipo manhoso que lixou aquilo tudo era da Toyota, bem então a culpa é deles..

    Como já disse não sou advogado (nem faço o papel de um em nenhuma telenovela da TVI nem da SIC) portanto o que disse atrás baseia-se apenas em senso comum (embora lei e senso comum raramente costumem andar de mãos dadas)

    --
    What, Me Worry?

    Re:Garantia...... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 01-09-01 11:02 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    Mas como eu disse podes sempre adicionar Ram ou outra peça, desde que saibas o que estás a fazer, é claro que a pessoa que vai instalar a Ram ou um disco deve ter em atenção as descargas electroestáticas, cabos e afins. É como dizem "quem não sabe não mexe", e se a pessoa mexe e estraga azar o dela, foi ela que estragou e não foi um defeito de fabrico, claro que neste caso a garantia não cobre. Eu próprio por azar quando estava a montar um board liguei mal os fios de alimentação e configurei mal os jumpers (board antiga de Pentium) e queimei a board e é claro que não fui á loja pedir a garantia porque foi um erro meu.E como dizes é preciso ter o tal senso comum, o que muitas pessoas ainda não o têem, e serem responsáveis pelos seus actos.

    E os selos são totalmente ilegais, a não ser que a lei tenha sido mudada recentemente.


     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]