gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Thin Clients Strike Again.
Contribuído por chbm em 02-07-00 23:07
do departamento torradeiras
Tecnologia Gandalf escreve "Depois do Minitel, do NC (Network Computer) e do NetPC terem dado barraca, ei-los de volta ! Larry Ellison volta a empatar capital no NIC, temos o IOpener e a Dot.Station da Intel. Será que é desta ? As WebAppliances terão futuro ? O NetPC será viável ? Bem...o certo é que nem a comunidade Linux se safou, pois têm o LTSP (Linux Terminal Server Project). Opiniões, precisam-se. "

E o contra-ataque da AMD | Atualização do guia Foca Linux para a versão 3.10  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Intel
  • Mais acerca Tecnologia
  • Também por chbm
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Minitel (Pontos:3, Informativo)
    por BlueNote em 03-07-00 10:20 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Depois de o Minitel ter dado barraca?? Olha lá, tu deves estar a confundir as coisas... primeiro, o Minitel é um sistema avançado de vidiotexto surgido no início dos anos 80, que permite acesso interactivo a informação através de linhas telefónicas e não um sistema "thin client".

    Em segundo lugar foi tão bem sucedido que foi/é o principal obstáculo à penetração da internet na França... imaginem que já têm disponível acesso a informação interrelacionada como a da web, acesso a serviços de compras on-line desde bilhetes de cinema e teatro a detergentes e mercearia, encomendam pizzas, cachorros e comida chinesa on-line, até serviços de "massagens" ;-) ... tudo desde à mais de 10 anos, com um interface familiar, num terminal *gratuitamente* fornecido pela companhia telefónica (que evoluiu de uma "caixa" com monitor do tamanho de uma torradeira avantajada para integração completa em telefones com ecrans LCD do tamanho dos vulgares telefones de mesa) e pagando só a taxa do serviço... e tudo na língua materna do utilizador! Como pode a internet competir se não disponibiliza metade dos serviços com metade da performance? Isso até motivou uma iniciativa especial do governo francês para levar as empresas para a internet...

    Enfim... documentem-se antes de dizer tontices...
    Quem me dera que em Portugal, há 10 anos atrás, tivesse sido possível os defuntos TLP e CTT terem implementado um serviço como o Minitel... o país seria diferente e a "sociedade da informação" com que certos governantes enchem a boca estaria muito mais próxima.

    P.S.: Ah... antes que venham flames, o Minitel não foi inventado pela MS, não sou francês e acho que fomos roubados na meia-final porque o liner nunca poderia ver a mão e além disso perdoaram ao Zidane uma mão que daria penalty no jogo contra a Espanha.

    P.S.2: Itália desmancha-prazeres
    Re:Minitel (Pontos:1)
    por Gandalf em 05-07-00 1:36 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Carissimo amigo: Primeiro, pediu-se uma opiniao, nao uma demonstracao de prepotencia. Segundo, eu nao classifico o Minitel como thin client, o MINTEL ERA UM TERMINAL DE VIDEOTEX. A ideia por detras do Minitel e semelhante em genese a dos thin clients. Terceiro, DOCUMENTA-TE TU ! O Minitel foi principal obstaculo a penetracao da Internet em Franca devido a politica proteccionista do governo Frances. Nao porque o Minitel era uma maravilha. Sim, porque o vossa sapiencia, as tarifas do Minitel para determinados servicos sao proibitivas...Sim, porque APENAS O TERMINAL E GRATUITO... A proposito, eu estive algum tempo em Franca, sei o que o prefixo 3615 e sei o que e o Minitel, ao contrario de certos espertos da treta. A proposito, nao deves ser daqueles que prefere o Minitel 1 ao 2, por acaso ? Sabes qual a diferenca do protocolo ? E para finalizar, mais humildade fazia bem a vossa sapiencia...FOI PEDIDA UMA OPINIAO, NAO UM DERROCHE DE ESTUPIDEZ PREPOTENTE !
    Re:Minitel (Pontos:1)
    por b0fh em 05-07-00 1:54 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Depois de o Minitel ter dado barraca?? Olha lá, tu deves estar a confundir as coisas... primeiro, o Minitel é um sistema avançado de vidiotexto surgido no início dos anos 80, que permite acesso interactivo a informação através de linhas telefónicas e não um sistema "thin client".

    Ou seja. Uma coisinha com muito pouco poder de processamento, que se fia num servidor (fat server) que faz o trabalho todo por ele. Espera, isso nao e um thin client?

    Em segundo lugar foi tão bem sucedido que foi/é o principal obstáculo à penetração da internet na França...

    Claro. Chauvinistas como os franceses sao, nunca iriam aceitar que uma invencao dos ianques se fosse sobrepor ao seu minitel. Mas foi essa a unica razao. Chauvinismo, nao tecnologia.

    imaginem que já têm disponível acesso a informação interrelacionada como a da web, acesso a serviços de compras on-line desde bilhetes de cinema e teatro a detergentes e mercearia, encomendam pizzas, cachorros e comida chinesa on-line, até serviços de "massagens" ;-) ... tudo desde à mais de 10 anos, com um interface familiar,

    Interface familiar? ja trabalhaste com um terminal de texto? Bem vi que nao. (falando apenas do minitel 1 - o 2 nunca foi muito longe).

    num terminal *gratuitamente* fornecido pela companhia telefónica

    Tu tambem deves ser daqueles que acham que a Optimus esta a oferecer telemoveis por 0$00...

    Como pode a internet competir se não disponibiliza metade dos serviços com metade da performance?

    Texto? Texto porta-se muito bem com 9600 bps.

    Isso até motivou uma iniciativa especial do governo francês para levar as empresas para a internet...

    Enfim... documentem-se antes de dizer tontices...

    Same to you.

    Quem me dera que em Portugal, há 10 anos atrás, tivesse sido possível os defuntos TLP e CTT terem implementado um serviço como o Minitel...

    Que? Informa-te melhor. Conheces alguem na Telecom? Entao fala com ele, le, documenta-te, e para a proxima, pensa duas vezes antes de falar. Depois cala-te....

    o país seria diferente e a "sociedade da informação" com que certos governantes enchem a boca estaria muito mais próxima.

    Nao confundas alhos com bogalhos.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]