gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
FreePascal - Ainda subsiste!
Contribuído por chbm em 03-07-00 13:38
do departamento pascal-?-hum-?
Linux mazevedo escreve "Já sei que isto é velho e não é novidade para muitos dos leitores assíduos do GilDot... Mas aqui vai a minha deixa. Já há vários anos que trabalho com Pascal (não quero saber se é velho e desactualizado...) e geralmente como hipótese tinhamos o Turbo Pascal (para Dos e o Delphi para o Windows) e o p2c (para quem não sabe PASCAL-TO-C). Há já cerca de um ano, descobri uma página já um bocado morta sobre o FreePascal, que tinha um compilador GPL de Pascal, tanto para DOS, Windows, OS/2, AMIGAOS, FreeBSD e surpresa: Linux! " [CONTINUA]
mazevedo continua:
"Hoje, voltei ao site e encontrei já umas novidades, como um IDE para quase todas as plataformas (no Linux não há, mas tendo o EMACS, para que queremos outra?).
Para todos os que ainda tem que estudar Pascal na Universidade, chega de pedir uma cópia do TP7 ao professor. Façam um download do FreePascal.
Para aqueles que utilizam o Linux e ainda não têm muito jeito no C, Perl e companhia, usem o Pascal para as vossas aplicações (mesmo para CGIs!!!)
Aproveitem! "

Atualização do guia Foca Linux para a versão 3.10 | SEGA - Cracked and burned  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • FreePascal
  • Mais acerca Linux
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    E mais... (Pontos:2, Informativo)
    por jmce em 03-07-00 14:31 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://artenumerica.com/
    ... para muitas linguagens, no Catalog of Free Compilers and Interpreters.
    oldie? (Pontos:1)
    por BlueNote em 03-07-00 14:59 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Pascal -- desactualizado? Nem por isso... que dizer de Cobol? Ainda no outro dia dei de caras com referências a... Visual Cobol?!!
    Re:oldie? (Pontos:1)
    por Gandalf em 05-07-00 1:45 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    E a Visual Stupidy ? Visual, nao e sinonimo de moderno. Documente-se, por favor...
    Pascal é sempre Pascal (Pontos:2)
    por shakazulu em 04-07-00 2:03 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    O meu primeiro curso de programação foi sobre Pascal,Fortran IV,Cobol e Basic e sempre fiquei com estas referências e com a noção que (para mim) o Pascal era uma linguagem bastante acessível.
    Nestes últimos tempos tenho trabalhado com Delphi que me recorda imenso o meu antigo mas sempre actual Pascal !
    Pascal para mim foi namoro á primeira vista pois foi a minha primeira linguagem que aprendi ;)
    Desatualizado? (Pontos:1)
    por rattus em 04-07-00 5:32 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Desatualizado?

    Nem tanto, eu diria. A especificação Object Pascal utilizada pela Borland e copiada da Apple é uma das linguagens mais atuais do mundo, com suporte a DCOM, COM, CORBA... A versao 5 do Borland Delphi tem suporte ao Windows DNA, sem falar que o FreePascal tem suporte a desenvolvimento de aplicacoes graficas utilizando gtk+, XForms, acesso a bases de dados PostgreSQL, MySQL, entre outros DBMS. É uma linguagem extremamente versatil, relativamente facil de aprender, com recursos de acesso de baixo nivel a hardware, ponteiros etc... Sem falar que o Kylix da Borland com certeza trará muito mais coisas interessantes do que as versoes para Windows, como bindings dinâmicos, desenvolvimento cross-platform, alem de poder se aproveitar dos recursos do nosso amado BASH (chega de manipular arquivos com codigo).

    Existe um projeto de sistema operacional inteiramente em Object Pascal, levado a cabo pela Trumpet (lembram dos dialers do Win3.11?). Está em www.trumpet.com/petros.

    Para quem usava Pascal na epoca do Borland TP7, pode parecer atrasado, mas sabendo utilizar bem os seus recursos atuais, ele pode muito bem igualar o C em performance, e superando-o no desenvolvimento de aplicacoes amigaveis, considerando q o Delphi é um dos melhores compiladores do mundo e é reconhecidamente a melhor ferramenta RAD existente.

    Meus dois centavos.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]