gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
NetFree - Discussão no CCB
Contribuído por chbm em 10-12-99 23:36
do departamento o meu free é milhor co teu
Portugal Dia 9, 5a feira, a Cisco patricinou uma apresentação sobre a internet gratis em Portugal. O ponto alto no final, foi o debate entre os 6 ISPs free. Segue-se um breve resumo no desenvolvimento.

A apresentação abriu com uma palestra de meia hora a cargo da APDC. Coisa bastante aborrecida, com uma apresentação constituida maioritariamente por screenshoots do InternetExplorer. A menos que se tenha vivido numa ilha deserta nestes últimos anos o texto (lido) não trouxe nada de novo à assistência.

Seguiram-se duas apresentações sobre o que se passa no resto da Europa. A primeira a cargo da Forrester Research mostrou os resultados de um estudo efectuado em 5 países: Alemanha, Reino Unido, França, Suécia e Holanda. Ficou-se a saber que os norte americanos são muito mais wired que os europeus (28% contra 18%) e que dentro dos países estudados os suecos são os mais online (48% de penetração) e os franceses os mais desligados (18%). A aplicação internetiana mais usada na europa continua a ser o email com aderência de 80% dos utilizadores e que 72% ainda desconfia do comercio electrónico por motivos de privacidade. Ao contrário dos americanos os europeus não gostam de dar os seus dados pessoais a toda a gente.
No wireless 23% dos utilizadores de GSM usam SMS e em Portugal aparentemente há uma grande abertura em relação a comunicações moveis de dados (o meu combo palm+modem gsm é óptimo ;)). Juntamente com os dados wireless vem o boom do comércio electrónico com uma previsão de 232 milhares de milhões de euros a ser movimentados em e-commerce em 2004 na europa.
Ficou também uma amostra do mercado inglês, em que a BT lançou um equivalente da NetLine mas com flatrate(inveja).

A segunda apresentação estrangeira esteve a cargo de um representante da Cisco que falou do cenário netfree inglês e como a internet à borla não foi um fim mas sim um meio. O aumento explosivo de utilizadores gerou um movimento de comércio electrónico e negócios online tipo bola de neve, e a netfree tornou-se uma comodity a servir de base a negócios de cadeias de lojas, portais, clubes de futebol e tudo mais o que se possa imaginar.

Finalmente, o ponto alto, a discussão. Estiverem presentes representantes da Teleweb, Telepac, Telecel, Oni, Jazztel e Novis(Clix). Diga-se que o Clix foi o mais exuberante :) e quem na minha opinião ganhou o debate.
A Teleweb vai apostar no VoIP e no netfree para o residêncial. A Telepac puxou pelo seu peso e disse que apesar do NetSapo nestes últimos 2 meses tem 15 mil novos clientes pagantes. A Telecel aposta no acesso movel (GSM) e no WAP mas acha que a tendência é em direção ao serviço pago (de novo) - "nós não somos a santa casa da misericordia". Entre os aderentes da Oni 90% querem internet, free claro :). A Jazztel apresentou uma estratégia agressiva, com a instalação de uma rede ibérica de fibra optica e acesso directo por ADSL ou wireless. Aparentemente, para a Jazztel a internet é um enorme centro comercial e há montes de utilizadores à espera de entrar :). Os senhores da Jazztel apostam na rede e nos conteúdos. A ver vamos. O Clix aposta no mercado medroso, ie. o segmento que tem medo (dos compromissos) da internet, tornando simples o acesso. A aposta é na Publicidade e na Distribuição. Em termos de portais, a concorrência é o Yahoo ehehhe.
Em termos de qualidade, a Telepac garante que a estratégia inclui os pagos navegam melhor que os free. A Telecel e a Oni dizem apostam em qualidade igual para os dois grupos. Alguém quer partilhar experiências ?
Sim, o debate foi marketing dos operadores. O que esperavam ?

Do outro lado do atrio corria uma sessão sobre o acesso dos cidadãos à sociedade da informação. Ironico não é ?

Cuidado com os pulsos | Gildot no Expresso  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]