gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Demografia da Revolução Linux
Contribuído por ajc em 30-10-99 11:12
do departamento europa-à-frente
Europa Vi uma referência no Slashdot a um estudo sobre a demografia das pessoas que são indicadas como autores de programas nos respectivos ficheiros LSM (Linux Software Map). O estudo tem várias conclusões interessantes, mas que me parece mais importante em termos políticos é a seguinte: A maioria dos autores são europeus... [ Conrinua no Desenvolvimento ].
O artigo identifica 3483 ficheiros LSM no Metalab (antigo sunsite) e, estudando os endereços de e-mail dos autores, chega aos seguintes dados: 37% são de países europeus, 23% são .com, 12% .edu, 10% .net, 7% .org e 11% outros.

È díficil descobrir quantos são os americanos: é pacifico atribuir-lhes todos os .edu, mas em relação aos (.com, .org, .net) é muito mais díficil: todos sabemos que há muitos europeus a usar esse tipo de endereços (hotmail.com, geocities.com, ...).

Considerando tudo isto, poder-se-á concluir que os europeus são maioritários no desenvovimento de programas open-source, pelo menos para LInux.

A importância política disto é enorme: vários países europeus (basta lembrar a França) têm posições chauvinistas contra a "invasão americana". A própria UE tende a tomar medidas que permitam aumentar a influência europeia nos diversos sectores da economia mundial. Ora a informática era um caso em que a batalha estava completamente perdida: tirando algumas honrosas excepções, este campo tem estado completamente dominado por companhias americanas (Microsoft, Intel, AOL,...). Muitas vezes se leêm artigos sobre a necessidade de tirar a europa da dependência total dos states nestas áreas...

Temos agora a resposta a dar aos políticos: "se querem diminuir a preponderância dos USA na informática, apostem tudo no software livre". O próprio Linux, em que as duas pessoas mais importantes são europeus (Linus e Alan Cox) serve de exemplo para esse argumento.

Já imaginaram uma directiva europeia a condicionar os subsidios ao uso de software livre? :)

Burn all gifs! | Bronca Nacional de Numeração  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]