gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Linux também entende Cobol
Contribuído por rildo em 23-10-99 12:26
do departamento software-for-the-masses
Linux Há alguns meses, vasculhando meu arquivo morto encontrei uma peça interessante que precisava ser GPLed (liberalizada): um compilador Cobol. Foi o que fiz. E qual não foi minha surpresa quando o Alan Cox começou a mexer com ele, fez umas modificações... continua no desenvolvimento.

...e pos o meu antigo compilador a funcionar com o Linux. Originalmente projetado para funcionar com microterminais, para automação comercial (venda de balcão), o compilador era na verdade uma extensão ao sistema operacional pobre e limitado que era o MsDos(MR), criando multi-tarefas com a geração de código reentrante e um pequeno scheduler embutido na biblioteca runtime.
Atualmente conto com a ajuda de mais dois excelentes programadores: David Essex (Canadá) e Andrew Cameron (Africa do Sul), além do próprio Alan, que segundo suas próprias palavras "tinha um desejo mórbido de mexer com algo assim".

O nosso Tiny Cobol está tomando forma e crescendo a um rítmo interessante mas o que mais me entristece é que nenhum brasileiro, afora eu próprio, se propôs a ajudar no seu desenvolvimento. Não entendo como as pessoas não percebem a importância de participar de um projeto desses, seja com finalidade didática -- aprender a programar em lex/yacc -- ou mesmo para ver nascer a "criatura", crescer, alimentar-se e tornar-se adulta.
Quem sabe os irmãos portugueses se interessem por esse empreendimento, que tem a chance de oferecer à comunidade Linux mais uma ferramenta que normalmente custa alguns milhares de dólares, livre e de baixo custo como o próprio Linux o é. Mesmo para quem não é programador, existem tarefas que são de utilidade como escrever documentação (português e inglês), testes da funcionalidade e conformidade com os padrões, divulgação, organização de um sítio melhor para o projeto, e muitas outras.

Gov Frances apoia software livre ? | Inforpor: Linux vs Microsoft  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]