gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
As comunicações em Portugal em mudança
Contribuído por spyder em 16-09-99 19:47
do departamento pensemos-um-bocado
Tecnologia É do conhecimento geral que a Portugal Telecom vai perder o monopólio da telecomunicações no nosso país graças à liberalização do mercado no próximo ano:
Temos também agora ISP a oferecer conectividade gratuita.
Mas será que as coisas melhorarão (muito) para o cidadão comum que apenas tem a sua linha particular em casa? (Desenvolvimento a seguir...)
Já temos alguns novos operadores licenciados pelo ICP, e alguns desses operadores (p.e., a E3G) beneficiam de infra-estruturas que já lhes pertenciam (directa ou indirectamente).
Estamos também a lidar com novos ISP, ou novas políticas por parte dos ISP "antigos", principalmente aqueles detidos por grandes grupos económicos. Mas desiludam-se aqueles que querem tarifas mais baixas no seu telefone: Os novos operadores podem ter ligações inter-localidades, mas os local loops (circuitos urbanos) são, e ou eu muito me engano, continuarão a ser por uns tempos, exclusivamente da PT. Podem perfeitamente ser alugados aos outros operadores, mas é a Portugal Telecom que estabelece os preços. Mesmo que haja um limite imposto, podemos encontrar o que aconteceu na Alemanha quando esta foi liberalizada: A Deutsche Telekomm ignorou os limites e impôs os seus preços aos novos operadores, que não podiam ser competitivos sem ter prejuízo.
Quanto à conectividade gratuita... eventualmente todos os nossos ISP nos oferecerão isso: mas com que condiçoes? Será que continua a haver uma mailbox no ISP? Conectividade irrestrita, ou bloqueada a determinados serviços? E a quantidade de publicidade empurrada para os nossos olhos? Até onde é que estaremos dispostos a sacrificar a total liberdade da Internet, o controle sobre aquilo que lemos e vemos, para poupar uns contos por mês? Será que vale mesmo a pena? Em suma... Será que podemos manter as condições que temos hoje, e o buraco nas nossas carteiras vai diminuir tanto que se note?

3com disponibiliza drivers GPL | Mais um LUG, desta vez em Joinville-SC  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]