gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Patentes Adiadas
Contribuído por ajc em 12-07-99 11:10
do departamento não-esquecer-isto
Europa Quase nos passava despercebida, no Slashdot de Sexta-feira passada, uma notícia importante: a discussão sobre patentes de software na União Europeia foi adiada por um ano. Mais no desenvolvimento...
Esta questão é muito importante e já foi várias vezes referida no Gildot. Se alguma vez for implantado um mecanismo de patentes de software à americana, é um perfeito pesadelo para as pequenas empresas de software e para o software livre. Este artigo no Gildot sobre um editorial do Richard Stallman é útil para compreender a questão.

Um ponto que eu acho notável é o facto de alguns responsáveis já se preocuparem com o efeito das suas decisões sobre o software livre. Há um ano atrás isto seria improvável, talvez daqui a um ano seja o factor decisivo para nos salvar deste tipo de patentes. O secretário de estado francês Christian Pierret disse a este respeito:

"Il convient cependant d'aborder ce dossier avec la plus grande prudence sur le fond, et d'estimer précisément l'impact économique qu'aurait sur l'industrie du logiciel une modification, notamment en ce qui concerne les logiciels libres."

Acho que isto é um bom começo, mas é preciso que toda a gente participe na pressão contra estas patentes absurdas. Sugiro que visitem mais alguns artigos do Gildot sobre este assunto:

Mais uma Patente
Patentes de software: Jakob Nielsen...
Petição contra patentes de software na Europa
EuroLinux contra mudança de patentes na Europa

Austria contra o Spam | Plasticos emissores de luz.  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]