gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Linux vs. NT: uma análise
Contribuído por ajc em 27-06-99 0:02
do departamento ora-vejamos...
Linux O jneves mandou-nos uma análise pessoal sobre a questão do teste NT/Linux anteriormente citado. Leiam no desenvolvimento
jneves diz "Saíram na última sexta-feira os últimos resultados de uma benchmark de Linux vs. NT que foi conduzida nos laboratórios da PCWeek, seguindo o mesmo estilo das benchmarks da Mindcraft.

Antes que se comece a dizer que tal como os outros, os resultados destas benchmarks foram falsificados/modificados/pagos, convém entender o que realmente se passou.

Muitos dirão que as benchmarks iniciais estavam viciadas, a maior parte das respostas foi que o sistema Linux estava mal configurado, que o teste não tinham sido em território imparcial, etc.

Apesar disto ser verdade, e ter sido demonstrado com o último benchmark da Mindcraft realizado nos laboratórios da PCWeek(O linux apresentou resultados muito melhores do que no teste original), convém perceber porque o Linux se portou pior no NT e mesmo o que estava em causa nestes benchmarks.

Alguns detalhes que poderiam passar despercebidos à primeira vista sobre o benchmark que eu gostaria de chamar a atenção para são:

  • Usa-se um computador com 4 processadores.
  • Usa-se um computador com 4 placas de rede
  • O teste HTTP é apenas para benchmark a páginas estáticas

À primeira vista nada levanta suspeitas sobre o teste, a não ser que se conheça bem os sistemas operativos em causa, ou, como é o meu caso, se conheçam pessoas que conhcem bem os sistemas operativos em causa.

Da parte do Linux chamaram-me a atenção para o facto de apesar do suporte SMP ser bom ainda à muito a fazer para pôr o kernel a trabalhar o mais em paralelo possível.

Da parte do NT chamaram-me a atenção que o NT tem uma stack TCP/IP multi-threaded, ou seja, o processamento dos protocolos pode ser feito em paralelo nos vários CPUs para placas de rede diferentes, infelizmente, não permite a passagem de ligações entre as várias threads, o que pode ser penalizante em termos de performance para ligações longas, o que não acontecia neste benchmark.

O facto de o teste HTTP ser apenas para páginas estáticas indica que o teste não entra em conta com capacidade de processamento do computador, uma vez que o maior problema em termos de limitação de performance em web servers é, actualmente, a geração de páginas dinâmicas. A facilidade de trabalhar com páginas dinâmicas no apache é apontada como uma das principais razões porque tem mais de metade da quota de mercado de servidores web.

Por último chamo a atenção que esta benchmark só testava velocidade, assim qualidades como fiabilidade, robustez e velocidade de correcção de problemas, que são áreas em que o software livre costuma ganhar, não foram sequer parte deste teste. "

Microsoft Açaimada? | Domínios de PT: FCCN revisitada  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]