gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Free software: o fim dos programadores...
Contribuído por ajc em 19-04-99 16:16
do departamento Fii-foo-fud
Microsoft Vi no slashdot este link. Trata-se de um artigo em que se descreve como o software livre é um perigo para os programadores... Se todo o software for gratuito, como é que ganham dinheiro para comer?

O artigo acaba com uma frase lapidar: "Da próxima vez que pensar em usar software livre, pense no prejuízo que está a causar à indústria do software." Mais comentários abaixo.

Em primeiro lugar estes argumentos sobrevivem à custa da confusão causada pelo termo "free software", uma vez que em Inglês "free" tanto significa livre como gratuito. Assim, dá-se a impressão que todo o software livre é gratuito e que não se pode ganhar dinheiro com ele.

Na realidade há muitas empresas e muitos programadores a ganhar dinheiro com este software livre. Um exemplo vem à mente: Cygnus Solutions!

Por fim, o software livre só atinge o seu potencial para programas de larguíssima escala de distribuição como sistemas operativo, compiladores e utilitários... Mesmo para browsers e office-automation as coisas já não funcionam tão bem...

Em suma o software livre não põe em risco os programadores das inúmeras empresas que fazem aplicações específicas, só os daquelas que fazem sistemas operativos e outros programas de distribuição maciça. Como todos sabemos praticamente já só ha uma empresa assim. Para os menos atentos: o link do artigo aqui criticado começa por "www.microsoft.com".

Nividia (NVDA) é o processador 3D mais rápido para Pentium III | AVISO: Manutenção  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]