gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
2a Feira - o Linux e a Comunidade Académica
Contribuído por Xmal em 13-04-99 1:18
do departamento trabalhos-oficinais
ISCTE/GUL Começou dia 12 o II Workshop de Linux, organizado pelo Grupo de Utilizadores Linux (GUL) do ISCTE em Lisboa. A sessão do dia teve por tema "O Linux e a Comunidade Académica" ... (continua)
A sessão englobou três apresentações com os temas:
  • A "Linuxização" do DI da Univ. do Minho. (por António Coutinho do GSD/UM)
  • Estratégia da Informix para o Linux. (por Fernando Nunes da Informix)
  • Projectos desenvolvidos pelo GIL. (por Vitor Fonte do GSD/UM)
A primeira descreveu o esforço de introdução de Linux nos laboratórios pedagógicos do Departamento de Informática da Univ. do Minho. Esforço este que permitiu a introdução deste sistema operativo num ambiente onde este coesiste com o Windows, graças a um mecanismo de boot remote que permite a escolha do sistema no arranque.
Na discussão final focou-se a questão de qual o valor acrescentado do Linux versus outros Unix, ao que se seguiu uma conversa sobre os beneficios do Open Sorce.

Na segunda palestra foi apresentada a aposta Informix no suporte a vários sistemas operativos e em particular ao Linux. Fez-se referência a um modelo que permite o desenvolvimento de soluções baseadas em Informix, sem encargos durante a respectiva fase, ao qual se associa a posterior negociação de licenças em função da utilização do producto desenvolvido. Referiu-se a entrada pioneira (em termos de bases de dados) da Informix na plataforma Linux.

A terceira e ultima apresentação focou o desenvolvimento de projectos de Software livre no GIL com a apresentação do BibPot, gsdWWW, KToast e BeoWWW, que foram o resultado do trabalho de vários membros do GIL. Por fim foi dado especial relevo ao recente lançamento do GilDOT, cujo link é aqui obviamente dispensável.

Na discussão final foram focados vários temas, dos quais se destaca a pertinência de se analizar a aplicabilidade da licença GNU no contexto legal portugês (ver antigo artigo aqui no GilDOT), bem como a necessidade de consciençializar a opinião pública para a necessidade da publicação de informação oficial/institucional por protocolos abertos (como o RTF, PS, PDF, HTML ou mesmo ASCII) e de não forçar, pela escolha de um protocolo fechado (como o formato .DOC), à compra de software comercial.

Quanto ao Workshop este continua até dia 16, por isso participem e estejam atentos a outros relatórios aqui no sitio do costume

JOGOS PARA LINUX. sera isto o comeco ? | O Feiticeiro de "OS"  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]