Exmo. Editor, Venho por este meio fazer alguns comentários e sugestões pertinentes sobre a noticia com o titulo "Embaraço à Volta do Echelon", na secção Internacional datada de 31 de Março de 2000, da autoria de ISABEL ARRIAGA E CUNHA.
A autora escreve "Para que serve o Echelon? Unicamente para fins de segurança, ou também de pirataria industrial, garantindo às empresas americanas uma vantagem ilegítima sobre as suas concorrentes europeias". Pirataria industrial? "Pirataria"!!? O motivo desta linguagem completamente errada intriga-me! Afinal trata-se de ESPIONAGEM INDUSTRIAL. O jornal Publico tem medo de criticar os interesses do governo federal dos Estados Unidos da America.
A noticia tem pouco informação util sobre o assunto.
Falta esclarecer o Leitor sobre:
- Quem é que está a ser espionado? Todos os cidadoes, empresas, instituições, governos de todos os generos, activistas, politicos, estudantes e mais por toda a Europa Ocidental e Oriental.
- O que é que está a ser espiado? Tudas as telecomunicações: FAX, TELEFONE, RADIO, E-MAIL, TODAS AS FREQUENCIAS DE RADIO, TODAS AS COMUNICACOES DE REDE.
- Quantas pessoas trabalham para os serviços secretos neste sector? EUA (NSA): 150.000 Russia: 300.000 UK: ? Franca (DGS): ? Portugal (SIS): ?
- O que é o UKUSA? Um tratado não democratico!
- Quem faz parte do tratado? Reino Unido, Canada, EUA, Nova Zelandia e Australia.
- O recente tratado sobre Criptografia, que Portugal assinou?
- Que armas é que os cidadoes e empresas podem usar para lidar com esta situação: CRIPTOGRAFIA e outros instrumentos + ***Consciência pública geral***!
- Quem são organizações por detras disto: NSA, SIS e companhia...
- O logotipo da SIS (http://www.sis.pt/) faz lembrar qual aguía? Nazi? EUA? Certamente não é um símbolo Lusitano!
- É legal? NAO. É inconstitucional? Certas activades são. Há leis a serem quebradas? SIM!!!
A muito a esclarecer sobre isto... Mas a impressa tradicional não tem por objectivo real informar! A enfâse está em fazer propaganda Ocidental!
-x-