gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Custos ADSL em .pt
Contribuído por scorpio em 17-07-05 13:59
do departamento cá-no-nosso-cantinho
News xeon escreve "Não é "novo" mas merece a vossa atenção...

Há tempos já "raspei" este assunto mas nunca tinha encontrado o documento onde está (publicamente) publicado ... como já encontrei, here goes.

Já pensaram porque é que há tão poucas operadoras a vender o wholesale ADSL da Portugal Telecom ?
Porque é que houve operadoras a deixar de vender esse tipo de acessos ? (Novis, IOL, etc) ?
Porque é que as operadoras insistem em que o ADSL dá prejuízo ?

Talvez a resposta esteja aqui ... Sugiro que leiam com atenção o capítulo 7 ("Preços do Serviço"), particularmente a parte 7.2 ("Preços Agregado IP") e 7.3 ("Preços Agregado ATM").

Ah, a ANACOM diz que não tem que regular estes valores ...

Opiniões ? "

Perfil de um estudante de Engenharia Informática | tux.cprm.net  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • aqui
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Ora bem.. (Pontos:1)
    por skizofrenik em 18-07-05 0:10 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.skizofrenik.org
    Ah, a ANACOM diz que não tem que regular estes valores ...

    E será que têm mesmo de regular?
    Que eu saiba, ninguem é obrigado e a concorrência existe.
    Re:Ora bem.. (Pontos:2)
    por Mind Booster Noori em 18-07-05 13:14 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://marado.magicbrain.biz
    Sim, a ANACOM deve regular, e sim, mesmo assim existe concorrência. De notar que o link é da Novis, que o artigo diz (erradamente) já não disponibilizar esse tipo de serviços.
    Re:Ora bem.. (Pontos:2)
    por spyder em 18-07-05 14:17 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Estás a misturar alhos com bugalhos. O link que foi dado para o site da Novis refere-se aos serviços de wholesale da própria Novis (e não à revenda de serviços wholesale da PT)

    No entanto, tens razão. A Novis nunca deixou de revender wholesale da PT, quem deixou no inicio de 2004 foram o IOL e o Clix (que há uns meses atrás voltou silenciosamente a fazê-lo)
    Preço da última milha (Pontos:2)
    por jneves em 18-07-05 9:21 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Atenção que isso é apenas o preço de acesso do ISP a casa/instalações do cliente, não é o acesso à Internet completo.

    Uma das coisas que sempre me surpreendeu é a diferença de custos entre ADSL em Portugal e lá fora (falo de Lisboa, que é a zona que me interessa). Não estou a falar do Reino Unido, onde se pode adquirir por £21/mês um acesso ADSL 512/128 (50:1) sem limites e com um IP fixo incluído. O mais barato que vi que fosse equivalente em Portugal ultrapassa os vai para uma base de ¤100.

    Num país como a República Checa (população de 10,5 milhões e PIB per capita $19.475 - comparável a Portugal) é possível encontrar acesso ADSL 512/128 (1:50) sem limites a menos de ¤22 por mês.

    É uma questão de se perguntar o que está errado com o nosso sistema de telecomunicações.

    Fontes:
    http://www.bytemark.co.uk/connecti vity/adsl.html
    http://www.adsl.cz/nabidka_info.ph p?rychlost=512
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_%28PPP%29_per_capita
    http://en.wikipedia.org/wiki/Portugal
    http://en.wikipedia.org/wiki/Czech_Republic
    http://finance.yahoo.com/currency/convert?amt=649&from=CZK&to=EUR&submit=Convert

    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Mindstorm em 18-07-05 9:52 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Sinceramente, não vejo nada de errado excepto o tradicional whining português.

    Até, digamos, há seis meses, os custos dos acessos de banda larga em Portugal eram realmente elevados. Neste período de tempo houve uma evolução enorme, sendo hoje em dia as ligações tipicamente 4x mais rápidas pelo mesmo preço.

    Por esses 22¤ por mês consegues uma ligação de 2Mpbs no Clix. Com limite de tráfego de 10GB, é certo, mas o quádruplo da velocidade e 8h por dia de happy hour. E mais vale ter limites de tráfego publicitados do que cortarem-te o acesso por violação de uma AUP obscura, o que já se viu não ser assim tão raro em serviços estrangeiros de "tráfego ilimitado".

    E apesar de não ler checo, parece-me haver qualquer coisa errada com essa página dos serviços. Porque razão o serviço sem limites é 1 coroa mais barato que o serviço idêntico do mesmo operador com limite de 5GB?

    Mindstorm
    Re:Preço da última milha (Pontos:1)
    por Gothic em 18-07-05 11:47 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://Kmos.BlogSpot.com
    E porque é que o flat rate ainda não chegou ao dialup !? não devem ganhar tanto assim actualmente..

    E pelo que sei, já andam a colocar mini-centrais (pelo menos no porto e coimbra) onde não chega a actual ADSL (>= 5 km distância), que é um grande investimento por parte da PT.

    Quanto ao preço actual e a largura de banda/tráfego, eu preferia ter 512 kbps e ter tráfego ilimitado, não quero 2 mbits em casa para nada.

    Characteristic of life style...
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 20-07-05 20:28 GMT (#50)
    (Utilizador Info) http://phalanx-ut.com
    Ora perde alguns minutos a investigar porque é que o flat-rate no dialup nunca avançou e terás a resposta. Não foi por falta de regulamentação por parte do ICP (na altura). Foi sim pela falta de iniciativa de TODOS os operadores. Nenhum se aventurou porque dava prejuízo. go figure...

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por MacLeod em 18-07-05 15:49 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    E apesar de não ler checo, parece-me haver qualquer coisa errada com essa página dos serviços. Porque razão o serviço sem limites é 1 coroa mais barato que o serviço idêntico do mesmo operador com limite de 5GB?

    Porque é uma promoção e é só até 31 de Agosto. Foi um mau exemplo. Que tal cerca de 18 EUR/mês por 10 Mbits, ou 22 EUR/mês por 24 Mbits?

    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Mindstorm em 18-07-05 22:13 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Now that's something!

    Mindstorm
    Re:Preço da última milha (Pontos:1)
    por Gothic em 18-07-05 22:35 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://Kmos.BlogSpot.com
    Não sei ler sueco, mas não falta dizer que não têm limites de tráfego :-)

    Characteristic of life style...
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 19-07-05 1:09 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Pois, mas eu nao vivo na suecia. E mesmo que vivesse, e ganhasse o que eles ganham, teria de pagar impostos monstruosos (o top dos tops e' da suecia, logo a seguir dinamarca, e com a finlandia num "honrosso" terceiro lugar dos paises com mais carga fiscal)... ok.. se eu tiver filhos os meus impostos sao reduzidos em 25% (mas eu nao tenho filhos... oh bummer). Tem um lado bom, tem-se um sistema de ensino e saude completamente gratis, e dos tres paises referidos... e uma coisa ma': teem a taxa de suicidio mais alta do mundo (salvo erro seguido pela hungria, ou um outro qualquer pais do leste europeu... deve de ser do clima.. em relacao aos tres primeiros)... Fazendo as contas por alto, prefiro o meu "pequeno pais dos suburbios", com as manias que ja' e' grande, e ver as coisas a evoluirem aos poucos.

    HiTek DeVil
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Mindstorm em 19-07-05 8:23 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Porque és português. E como qualquer português tens uma aversão (possivelmente justificada) aos impostos, mas que não é partilhada por outros povos. Quem está habituado a ver o que paga ser bem aplicado e a retirar daí beneficios não tem nem deve ter problemas em pagar impostos, altos ou baixos.

    Mindstorm
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 19-07-05 11:07 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    1o - Por acaso tenho dupla nacionalidade (e deve-se notar porque nao escrevo com acentos ou cedilhas porque o meu teclado simplesmente nao as tem).

    2o - Por acaso quase todas as nacoes do mundo teem aversao aos impostos: nos estados unidos odeiam, e acham que sao eles que pagam mais (se nao achassem que eles eram o "mais" ou "melhor" em tudo ate estranhava), e inclusive nos 3 paises nordicos que indiquei a populacao adora tanto os impostos que estes teem vindo a diminuir em cerca de 1 ponto percentual por ano devido a' pressao publica, e ha o exemplo que dei.. mas mesmo assim continuam como sendo os 3 paises com maior carga fiscal segundo a OCDE.

    Agora que consegui refutar os teus argumentos, ou melhor, falta deles, como bom portugues que es, limitaste-te a atirar postas de pescada para o ar, sem teres a minima ideia do que estarias a falar (exagero, que ate' ha bons portugueses que sabem do que falam, mas tinha de meter aqui de volta a boca que mandaste).

    HiTek DeVil
    Re:Preço da última milha (Pontos:1)
    por daem0n1x em 19-07-05 16:30 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Estive na Califórnia e a carga fiscal por lá é de 40% dos rendimentos, 30% para o governo federal e mais 10% para a Califórnia. Isto num país onde o Estado não dá absolutamente nada. Lá é tudo privado.
    O dinheiro para financiar as guerras de pacotilha e encher o cu às indústrias de armamento tem que vir de algum lado... Dos bolsos de quem trabalha, claro.
    Não se queixem tanto, dêem graças por viver na Europa.
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Lowgitek em 19-07-05 17:27 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Em compensassão lá vive-se e aqui sobrevivesse.

    Em relação a taxa de sucídio portuguesa não ser tão alta quanto a deles, a uma explicação lógica e simples, aqui não ha tempo de ninguem tentar se matar, ou se morre a fome, ou se morre numa estrada ou então é assaltado, e morre, ou com o susto, ou com a gentiliza do assaltante( e entendesse aqui como assaltante, tanto o gajo que faz o esticão na rua como o que comete o crime sentadinho na cadeira do poder...)

    Suicídio para que? naaa... vai se aqui ao hospital ao lado e eles tratam te da saúde e do pelo que é um estante. Ou aplicam te o tratamento errado, ou prescrevem um medicamento que nada tem haver com o teu caso, ou ainda injectam te uma porcaria qualquer que és alergico de morte, e cais pro lado rijo e hirto como uma barra de ferro, e claro morres por ali mesmo porque não havia ninguem preocupado contigo.

    BTW. claro que os imposto que tu pagaste nada te valerão nessa mesma altura, mesmo que sobrevivas!

    Regards,


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Ancestor em 19-07-05 23:27 GMT (#38)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    ...Ou morrem com uma qualquer doença de terceiro mundo e/ou perfeitamente evitável com hábitos de alimentação mais saudável.

    Quanto aos hospitais, pelo que me consta o problema não é exclusivamente português; Não sei como são na Suécia, mas pelo que ouço dos do Reino Unido, mais vale vir à consulta cá ao centro de saúde :D


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?

    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Lowgitek em 20-07-05 22:50 GMT (#57)
    (Utilizador Info)
    BEm tu tens mesmo que cá vir dar uma volta... depois mudas de opnião... ;)

    Ao menos assim aqui a city aparece no top de alguma coisa... dos piores hostpitais do país.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 20-07-05 1:23 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    A questao do suicidio foi posta por um simples motivo: nao me interessa ter uma (aparente) melhor qualidade de vida, quando as condicoes socio-culturais e mesmo de localizacao geografica fazem com que a maioria da populacao viva deprimida... sim, para uma zona do globo que chega a estar 2 ou 3 dias consecutivos sem noite (dai a expressao "sol da meia-noite", que nao se aplica so' a' regiao da tundra), e depois passa durante 2 a 3 meses com 3 a 4 horas de sol, e' deveras interessante... sem falar no gelo (e se alguma vez foste a helsinki, por exemplo, deves ter reparado que - quase - nao ha' montras pelo simples motivo que a neve as encobre).

    Em relacao a sistema de saude, mais concretamente aos profissionais de saude, bem, nao tenho razao de queixas, ja me salvaram a vida uma vez, e a outra permite-me mexer os dedos das maos ate hoje: uma quando um bom medico em franca achou que a minha dor de barriga eram colicas, quando estava a entrar em choque devido a' apendicite... nao fosse uma medica colega da minha mae estar de ferias na mesma altura em franca, e a minha mae pedir por favor para me ir ver, eu provavelmente hoje estaria enterradinho 7 palmos abaixo da terra..
    A outra tinha eu 1 ou 2 anos de idade, e de repente a minha mae reparou que eu nao mexia os polegares... nada sequer indicava que eu alguma vez os tivesse mexido. A minha mae leva-me a varios medicos, todos da mesma opiniao, eu nao mexia os polegares porque nunca os mexi alguma vez... Ate' que a minha mae se lembra de me levar a um medico cirurgiao, professor dela na faculdade, que ja me tinha visto e pede-lhe para ver-me as maos, pois jurava a pes juntos que eu ja tinha mexido as maos, e perguntava ao professor se se lembrava... fui operado, e hoje mexo os dedos sem qualquer problema, tudo devido aparentemente a uma tendinite (ou um problema qualquer com os tendoes, nem sei o nome), e tudo isto ha quase 30 anos atras.

    E se queres saber, o nosso sistema de saude nacional e' considerado um modelo para outros paises, e considerado um dos melhores... nao confundas a falta de medicos, e as novas gestoes privadas como sendo um todo, porque temos muitos bons medicos em portugal, e muitos bons especialistas em portugal de renome la' fora, tanto de investigacao medica, como medicos de servico mesmo...

    Em relacao a negligencia, nem tens muitos casos em portugal. O que tens muitos em portugal e' a mania de auto prescricao, regra geral com copo e meio de aguardante, e se nao funcionar, "siga aqueles medicamentos que serviram para curar o calo da outra vez, que tambem deve de ser para a gripe ou quica anginas"... Agravamentos dos estados clinicos muitas das vezes teem mais a haver com o facto de os pacientes simplesmente nao seguirem as indicacoes dos medicos (e eu sou filho de uma, e muitas das vezes acabo por fazer o mesmo... ja diz o dito "em casa de ferreiro, espeto de pau").

    Em relacao a prescreverem-te algo que es alergico, ou das duas uma, ou nunca se soube que eras alergico aquilo ate' ao dia, ou entao o farmaceutico nao sabe ler, porque no medico de familia teem o teu historial clinico todo, e nas urgencias alem de terem algum do historial, fazem algumas perguntas sobre alergias, e regra geral a medicamentacao dada nesses casos nao tem elementos alergenicos (de novo se coloca a questao, so se o medicamento foi prescrito por aquele que nao o teu medico de familia, ou seja, numa consulta de urgencia, e disseste que nao tinhas alergias ou aquele tipo de alergia quando te foi perguntado).

    Em relacao ao tratamento errado, acontece, ha sintomas que nao sao faceis de detectar, e quando em conjunto com outros mais dificeis se tornam, por exemplo o meu avo, que ha dias teve um avc, e num hospital a que foi disseram que era dos diabetes (e aparentava ser), disseram-lhe para tomar os medicamentos (que realmente ele tinha se esquecido de tomar), comer qualquer coisa e descansar... no dia seguinte a minha mae pegou nele e levou-o ao hospital depois de o ver... mas ate' aqui se tudo indicava que eram dos diabetes, umas poucas horas depois ja nao podia ser... claro, o medico disse a' esposa do meu avo se a situacao nao se alterasse dai a umas horas, ou se piorasse, que o levasse de novo ao hospital, mas de novo, ha quem seja optimista como a senhora, e deixou andar ate que teve de chamar a minha mae para o ir ver............ Imagina agora os medicos pediatras que teem de diagnosticar algo em seres que nem sequer sabem se exprimir como um ser humano normal (vulgo: falar, ou o simples "dizer onde doi'"). Esses sao uns verdadeiros herois, tanto pela coragem que teem ao seguir pediatria, como pela confianca que teem de ter nos seus conhecimentos medicos e jeito para criancas.

    Com isto nao digo que nao haja negligencia ou falta de profissionalismo ou falta de atencao de alguns medicos... quero dizer que ha tanto em portugal como em qualquer qualquer outro pais desenvolvido.

    (P.S. - Com sistema nacional de saude nao me estou a referir ao sistema nacional de saude "SISTEMA" - comparticipacoes, direitos, blablabla -, mas sim a todo o leque de profissionais medicos e assistentes, maquinaria e afins, sistema de gestao - de novo reforco que nao me refiro 'as gestoes publico-privadas -, e toda a panoplia de recursos disponiveis).

    HiTek DeVil
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por MacLeod em 20-07-05 18:09 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    A questao do suicidio foi posta por um simples motivo: nao me interessa ter uma (aparente) melhor qualidade de vida, quando as condicoes socio-culturais e mesmo de localizacao geografica fazem com que a maioria da populacao viva deprimida... sim, para uma zona do globo que chega a estar 2 ou 3 dias consecutivos sem noite (dai a expressao "sol da meia-noite", que nao se aplica so' a' regiao da tundra), e depois passa durante 2 a 3 meses com 3 a 4 horas de sol, e' deveras interessante... sem falar no gelo (e se alguma vez foste a helsinki, por exemplo, deves ter reparado que - quase - nao ha' montras pelo simples motivo que a neve as encobre).

    Esqueceste-te foi de dizer que, à excepção de fenómenos metereológicos, os países nórdicos recebem o mesmo número de horas de Sol que o resto do mundo, estão é distribuídas de maneira diferente. E que em volta desses 2 ou 3 dias sem noite, existem alguns meses com mais horas de Sol que nós temos no Verão.

    Nunca fui a Helsínquia, mas já estive em Estocolmo, Riga, S. Petersburgo e outros e nunca verifiquei esse problema das montras: existem tantas como noutro sítio qualquer (e sim, mesmo no pico do inverno com muita neve). Penso que o problema principal dessas montras é o das estalactites de gelo que te podem cair em cima...

    Voltando à questão inicial, não tenho dúvidas que exista melhor qualidade de vida nos países escandinavos (aliás, não é ao acaso que a Noruega aparece no 1º lugar do ranking de qualidade de vida da ONU), e relegar isso com base na taxa de suicídios é atirar areia para os olhos. Ainda mais relacionar isso com o clima... É certo que nas suas tradições socio-culturais as culturas escandinavas são mais fechadas, mas dizer que a maioria da população vive deprimida revela uma ignorância grosseira. Têm uma elevada taxa de suicídios (assim como o Japão, onde a qualidade de vida também é elevada -- fazemos um paralelo?), e isso é, na minha completamente não-científica opinião, devido em boa parte às razões de dispersão geográfica e isolamento em que parte da população vive (e não devido ao clima por causa da localização geográfica).

    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 22-07-05 15:00 GMT (#68)
    (Utilizador Info)
    Nao, ignorancia grosseira apresentas tu ter no teu comentario, por nao saberes ler, ou seres demasiado obtuso para compreender uma tao simples nocao como: por muita qualidade de vida que um pais possa ter, nao me apela quando tantos outros factores sociais me repulsam. Se queres saber, de qualquer dos paises que estao representados na lista (de 1997), so' escolhia a Alemanha para viver. Queres exemplos? Tenho familia na Suica, ja por la passei uns tempos, e sao do mais falso que ha, trabalham de sol a sol, tentam dar-se ares, a mostrarem o que nao teem, e depois vai-se a' despensa e pouco se encontra, porque foi investido no vistoso carro na garagem, e na ampla ante sala e na sala de visitas (de novo, vai-se aos quartos e pouco ha para ver) - isto pelo menos no cantao frances, os restantes pouco conheco; Japao - sim, pais muito bonito, e a par com a Suica, dois dos mais caros do mundo, mas o Japao bate aos pontos. Inventores e promotores da ideia dos cemiterios na vertical, coisa que pouco falta para implementarem. As suas greves sao feitas com um lenco na cabeca, em sinal de protesto. Admiro imenso os japoneses, a nivel de esforco e trabalho batem-me aos pontos, sao mais eficientes que qualquer nacao. Ao lado deles somos cigarras, e eles as trabalhadoras formigas... mas eu sou ocidental, e infelizmente nasci para um ritmo de vida mais lento, e onde possa disfrutar mais da vida. Os paises do norte ha disse de minha justica anteriormente; Austria... bem, pais muito bonito, mas ainda com a mania que e' dono e senhor de um imperio (latentemente, pelo menos). Ainda muito dados a aristocracias... ahhhh.... a franca, onde em paris tive de dar 10 euros por um mini-prato, e 3,5 euros por uma agua no super mercado... onde em cada esquina do metro temos um marroquino a tentar vender-nos bilhetes, e levar-nos a carteira... com os belos parques tematicos como o futuroscope, ou de diversao como o eurodisney... e depois tinha de ter o povo que tem, que sao arrogantes ate' mais nao, e tao centrados neles proprios que so mesmo comparando esse povo aos americanos... ha' muita boa gente em franca, pena que seja maioritariamente turistas... ate' este dia pergunto-te como o Patrick, um amigo meu com dupla nacionalidade, consegue ser mais portugues e nasceu em Paris, do que os pais dele que nasceram na beira litoral, em Portugal. Pessoas mesquinhas, que nos olham com ar de superioridade quando passamos por elas e lhes desejamos o bom dia... e' por essas e por outras que quando passo pela Gare du Nord em transito para qualquer lado e preciso de comprar agua, o faco em ingles, e logo oico os grunhidos de quem me atende a mandar vir em frances, entre dentes, e depois eu logo a seguir pedir a agua em frances e um pouco mais de seriedade porque se optei por nao falar em frances quando pedi a agua, foi pelo mesmo motivo que o empregado optou por se passar por parvo e fingir que nao percebia ingles (orgulhosos da sua lingua ate mais nao)... e podia continuar a por os restantes paises em pratos limpos ate' dia de sao nunca a' tarde... espero que tenhas um pouco mais de conhecimento desses paises que falas alem do que les na internet, tenhas conhecimento de causa, tipo, por experiencia propria... eu tenho da maioria deles, e embora a minha opiniao sobre a maioria possa ser um pouco rispida, e' so' rispida quando me posso a pensar em morar nesses paises, porque ate' sao excelentes para visitar, mas para mim, nunca viver neles.

    HiTek DeVil
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por MacLeod em 23-07-05 12:00 GMT (#69)
    (Utilizador Info)
    Nao, ignorancia grosseira apresentas tu ter no teu comentario, por nao saberes ler, ou seres demasiado obtuso para compreender uma tao simples nocao como: por muita qualidade de vida que um pais possa ter, nao me apela quando tantos outros factores sociais me repulsam.

    Repara que eu não critiquei a tua opinião de esses países não te apelarem. Eu critiquei a tua afirmação de que "as condicoes socio-culturais e mesmo de localizacao geografica fazem com que a maioria da populacao viva deprimida". Acredito que não gostes desses países -- é uma opinião. Agora generalizar e dizer que essas pessoas vivem deprimidas porque tu não gostas do ambiente socio-cultural ou da geografia, é um erro grosseiro.

    Tenho pena que tenhas generalizado o meu post anterior, onde especificamente referi países escandinavos, pelos países do norte/centro da Europa. E com muito do que dizes eu concordo, especialmente com a parte dos franceses. Eu nunca fui ao Japão, portanto não posso comentar (embora do que sei o teu ponto de vista pareça bastante válido).

    Tenho familia na Suica, ja por la passei uns tempos, e sao do mais falso que ha, trabalham de sol a sol, tentam dar-se ares, a mostrarem o que nao teem, e depois vai-se a' despensa e pouco se encontra, porque foi investido no vistoso carro na garagem, e na ampla ante sala e na sala de visitas (de novo, vai-se aos quartos e pouco ha para ver) - isto pelo menos no cantao frances, os restantes pouco conheco;

    Já estive numa boa parte dos cantões da Suiça. E a imagem que tenho dos suiços é um bocado diferente, especialmente nos cantões germânicos (onde a mentalidade é muito semelhante à alemã, se bem que mais "moderada"). Mas é um microcosmos interessante. Podes ter a atitude mais snob e elitista (provavelmente herdada dos franceses) nos cantões francófonos, a condução endiabrada e o modo de estar latino no Ticino e o rigor alemão na maior parte dos restantes cantões.

    Voltando ao post anterior, a opinião que referi dos países escandinavos foi do que experienciei na Suécia. Nunca fui aos outros (a não ser que consideres o Báltico ou a Karelia como escandinávia), mas pelos noruegueses e finlandeses que conheço diria que não existe grande diferença. Os suecos são um povo reservado mas amistoso. Não diria que são formigas trabalhadoras, mas os próprios rigores das estações na escandinávia ditam por vezes poucas horas úteis de trabalho. Contudo, existe uma grande cultura de seriedade e honestidade (tal como no Reino Unido, e em contraste com os países latinos, eles partem do princípio que uma pessoa desconhecida é honesta). Talvez tenha sido o excesso de zelo que tenha levado ao quase colapso do sistema de segurança social, e a população envelhecida continua uma pesada herança. Mas a campanha pró-natalidade dos últimos anos tem dado frutos e hoje a Suécia está muito diferente: é quase impossível não encontrar pessoas com carrinhos de bebés hoje em dia na rua. A limpeza étnica que os Suecos fizeram depois da 2ª guerra mundial está lentamente a tentar ser esquecida, à medida que os reservados escandinavos se tentam aperceber dos problemas da Europa global.

    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 25-07-05 4:36 GMT (#70)
    (Utilizador Info)
    Em relacao a' suica, eu referi-me de proposito ao cantao francofono porque e' onde e' mais evidente o que referi (alem de ser o que conheco melhor.. do cantao germanico so' conheco Bern).

    Em relacao a' minha afirmacao de que as pessoas vivem mais deprimidas devido as condicoes socio-geograficas, nao sou eu que o digo, sao factos, e a primeira prova esta na taxa de suicidio nos paises escandinavos, no consumo de alcool pelos jovens - principalmente na Finlandia.. "mundialmente conhecida" por ires a passar em Helsinquia e seres atropelado por um carro que vem fora de mao... nada fora do normal, nao fosse isso muitas vezes acontecer em vias de sentido unico (vai na volta e' por isso que teem tao bons pilotos de ralli.. com tanta conducao defensiva que teem de fazer por vezes) - o resto se quiseres procura por estudos feitos... Eu nao tenho nada contra nordicos, e volto a repetir isto... alem do mais, grandes amigos meus sao Finlandeses e Suecos, em que ja fiquei diversas vezes a passar ferias em casa deles, e eles na minha, portanto da-me algum credito quando digo que nao sou so' eu a dizer o que digo, mas muitas vezes sao eles proprios a admitirem (mas claro, a palavra de cada um vale pelo que vale, mas ja referi os pontos acima, se quiseres mais, procura estudos, que ai' nao sou eu que afirmo nada).

    Talvez eu esteja a pintar um cenario negro demais, pois so' estou a falar dos aspectos maus dos paises nordicos, mas eu estou a falar precisamente desses aspectos pois sao os que me levam a nao querer viver num desses paises, e foi por esses mesmos motivos que afirmei o que afirmei no meu primeiro post...

    HiTek DeVil
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Lowgitek em 20-07-05 22:59 GMT (#58)
    (Utilizador Info)
    "Em relacao a prescreverem-te algo que es alergico, ou das duas uma, ou nunca se soube que eras alergico aquilo ate' ao dia, ou entao o farmaceutico nao sabe ler, porque no medico de familia teem o teu historial clinico todo, e nas urgencias alem de terem algum do historial, fazem algumas perguntas sobre alergias, e regra geral a medicamentacao dada nesses casos nao tem elementos alergenicos (de novo se coloca a questao, so se o medicamento foi prescrito por aquele que nao o teu medico de familia, ou seja, numa consulta de urgencia, e disseste que nao tinhas alergias ou aquele tipo de alergia quando te foi perguntado)."

    Isso aconteceu com o meu cunhado e acredita não foi culpa de farmaceútico nenhum foi mesmo culpa dos imbecis que estavam de serviço que por acaso tinham todo o historial clínico na mão a amostrar que o meu cunhado era altamente alergico a uma dada substância que penso que era penicelina ou o raio, e ia indo desta para melhor porque alguem não só se enganou na dose como espetou lhe a porcaria errada!

    Se fosse caso único era uma coisa mas por estes lados do burgo é o dia a dia.

    Em relação aos tratamentos errados, claro que ninguem nasce advinho, ou omnisciente dos problemas dos outros, mas o certo é que o meu antigo médico de familia, qnd iamos as consultas, ou melhor dizendo, qnd conseguiamos um raio duma consulta, pois o dito fulano passava mais tempo a viajar que a dar consultas, quem quase tinha que preescrever tratamento e exames era quase sempre o próprio doente. O homem simplesmente tava se nas tintas e tava sempre tudo muito bem com toda gente. Era bem disposto e uma pessoa impecável, tinha era o mau de não ser grande profissional.

    Em relação aos métodos altamente avançados de gestão.... nem comento... afinal aquilo é mesmo uma máquina de dinheiro, oh desculpa... hospital.

    Enfim há para tudo.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Mindstorm em 19-07-05 22:13 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Como exemplo do ódio dos estados unidos aos impostos tens a petição assinada por alguns dos mais importantes milionários americanos a pedir que o impostos sucessório não acabe, como planeado [here]. Claro que os americanos incultos, que representam a grande maioria da população, estão sempre contra tudo, seja os impostos ou a abolição da posse livre de armamento pesado, como qualquer povo no mundo. Eu prefiro as opiniões de gente informada e com alguma consciência económica. É facil de argumentar que estes podem falar livremente porque não precisam do dinheiro, mas também há que ter em consideração que são os que mais impostos pagam.

    Um bom exemplo de uma nação sem grande aversão aos impostos é o Canadá. Já ouvi por muitas vezes e de muitos canadianos que preferem pagar impostos e ter um sistema real de saúde e segurança social ao contrário do que se passa do outro lado da fronteira.

    Por outro lado, não vejo no meu comentário nenhuma afirmação de que os cidadão desses países gostam de pagar impostos, apenas que não tem a aversão tão característica dos portugueses, e facilmente perceptível no teu comentário, apesar da outra nacionalidade.

    Mindstorm
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 20-07-05 1:30 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    Nao, eu nao tenho aversao aos impostos, eu tenho aversao a ver o meu imposto a ser cobrado, e nao ver nada substancial a sair desse acto. (E pelo que dizes, aparentemente tenho mentalidade canadiana em relacao aos impostos :P). Se eu tivesse aversao aos impostos, fazia mil e tal "trafulhas" permitidas na lei para fugir aos impostos, coisa que nao faco nao por achar justo e moral... se mais nada me resta, ao menos o meu sentido de moral manter-se-a' intacto durante uns anos... e assim sempre posso criticar o sistema fiscal e judicial sem me sentir um hipocrita, ao nao ver o dinheiro que devolvi ao estado a ser aplicado como deve de ser, e devido 'as leis darem abebias, sem me pesar na consciencia que usei desses mesmos subterfugios (legais) para fugir aos impostos... ha' quem me chame de burro por nao o fazer, e ha' quem me chame idealista... qualquer uma das coisas que me chamem, nao me impedem de dormir melhor de noite ou pior.

    HiTek DeVil
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por chbm em 18-07-05 10:40 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    > Não estou a falar do Reino Unido, onde se pode adquirir por £21/mês um acesso ADSL 512/128 (50:1) sem limites e com um IP fixo incluído. O mais barato que vi que fosse equivalente em Portugal ultrapassa os vai para uma base de ¤100.

    Não confundas sem limites em UK vs. sem limites em PT e o preço do local loop.
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por jneves em 18-07-05 13:56 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Peço desculpa a quem me tiver lido. Comecei por chamar a atenção que o artigo era sobre o custo do local loop e, revendo-o, parece que ficou tudo misturado a seguir.

    Os preços de ADSL foram postos apenas para levantar a discussão sobre os custos de acesso à Internet em geral, tentando dar uma ideia de mercados equivalentes (neste caso a república checa), para evitar os habituais argumentos de serem países mais desenvolvidos, com infraestruturas decentes, etc.

    Essa foi também a razão porque fui para Internet sem limites de tráfego. O recente aumento de largura de banda em Portugal foi incompleto (uma vez que foi apenas no sentido de download, mantendo-se a largura de banda de upload) e manteve os limites de tráfego na mesma, tornando apenas mais rápido o chegar ao limite a partir do qual são cobrados valores extra. Mas isso é outra discussão.

    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Mind Booster Noori em 18-07-05 13:30 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://marado.magicbrain.biz
    O mais barato que vi que fosse equivalente em Portugal ultrapassa os vai para uma base de ¤100.
    Tens por 84 € a Claranet (ex-Via), e a 106€ a Novis, que é 6 € mais cara do que falaste mas é a 2 Mbps e não apenas a 512/128 (sendo mais barato que os 119 € da Via)...

    Claro que isto não prova nada, porque realmente estamos longe dos 22 € da República Checa, mas isso é porque realmente a PT tem o "monopólio"... E a ANACOM tem de agir, e sabe disso (como afirmou na semana passada ao Diário Económico), mas não considera isso uma prioridade (o que está mal...)

    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por jneves em 18-07-05 13:48 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Breves ajustes incluindo o IVA (salvo erro):

    Via - 512/128(1:50) - IP Fixo: 89,54¤ [49+25+IVA]

    Novis - 2048/128(1:50) - IP Fixo: 128,26 ¤ [36+30+40+IVA]

    Via - 2048/128(1:50) - IP Fixo: 162,14 ¤ [109+25+IVA]

    Para empresas, acrescentar 12,1¤ às ofertas da Via (o mínimo que vendem para empresas é o premium).
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por gass em 18-07-05 14:08 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    A questão não será a largura de banda, mas sim o preço da oferta em geral. Logo, pelo que as empresas de telecomunicação anunciam, podemos ter um datacenter extremamente barato em casa.
    Cumps-
    Gass
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por jneves em 18-07-05 14:22 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Sim, se não leres as letras pequenas que dizem que essa espantosa largura de banda só tem um sentido (o que só faria sentido se estivesses a recolher bocados da Internet, tipo endereços de e-mail para spam) e que é partilhada por 50 pessoas....
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por Mind Booster Noori em 19-07-05 13:56 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://marado.magicbrain.biz
    A Via só dá IP fixo a ligações Premium, portanto tens de considerar mesmo esses valores, empresa ou não.
    Re:Preço da última milha (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 20-07-05 20:30 GMT (#51)
    (Utilizador Info) http://phalanx-ut.com
    Outra "boa" base de comparação são os preços praticados pelos ISP gregos. Vão encontrar muitas semelhanças com os nossos.

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.
    Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Cyclops em 18-07-05 19:59 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Estou à 6 meses de contracto assinado com o Clix 2 Megas e ainda nem serviço tenho :)

    Viva a Netcabo (nunca o pensei dizer), que se não fosse ela nem tinha nada :)

    Mas por mim tudo bem, são 6 meses de fidelidade que não foram pagos.
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:1)
    por Gothic em 18-07-05 22:33 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://Kmos.BlogSpot.com
    Já pensas-te k pode estar a demorar por causa da PT !? =) pelo que sei, andam a implicar com tudo...

    Characteristic of life style...
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 19-07-05 1:32 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Nao sei em relacao ao caso dele... Mas eu estou numa zona com a central desagregada, e ja pedi telefone e acesso a' net a' um porradao de tempo, e ate' agora nicles... e nao tou a ver onde a PT pode implicar ai', por isso, explica-te melhor quanto a esse "pelo que sei"...


    HiTek DeVil
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Mindstorm em 19-07-05 8:26 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Em tudo, não sabes que a PT está para o gildot como a microsoft para o slashdot? (embora esta ultima tambem mantenha um bom segundo lugar por aqui)

    Mindstorm
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por grumpy bulgarian em 19-07-05 8:50 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    Exemplo de implicação da PT:

    em 2004 encomendei o Oninet Premium, que no fundo é o nome antigo do Oni Duo. Contrato assinado em meados de Março, com previsão (feita pela Oni) de estar em funcionamento em 30 a 45 dias úteis. Em contacto com a PT Comunicações, o acesso ADSL do Sapo está pré-instalado em todas as linhas novas, pelo que se a minha opção fosse ter serviço PT, o serviço estaria pronto em 5 dias úteis (tempo previsto para recepção do modem por correio). Sabendo isto, é difícil dizer que aopção pela Oni tenha sido 100% racional :)

    Quando os 30 dias úteis estão para chegar ao fim, contacto da Oni avisando que no dia x a linha ia abaixo e depois a ligação já ficava em pé. Catita.

    Chega o dia x e nada acontece. Contactada a Oni, algo estranho se passou, em caso de dúvida a culpa é da PT. Em contacto com a PT, não têm nada para me dizer, eu sou cliente da Oni e não deles.

    Insatisfeito com a situação dirijo-me à loja da PT com AK 47 debaixo do braço. e explosivos amarrados à cintura. Resistiram alguns minutos, mas depois de eu executar 14 refens, eles lá fizeram um telefonema. Descobriu-se que a Oni mandou desagregar a minha linha da central de Setúbal, o que não teve grande efeito sobre a minha linha telefónica, que fica junto ao IST em Lisboa. A PT cantou vitória, a culpa era mesmo dos outros. Meti a metralhadora no saco e fui-me embora.

    A Oni inteirou-se da situação por meu intermédio e trataram de marcar nova operação de desagregação da linha. Desta vez resultou, mas foi depois de novo período de 30 dias úteis à espera.

    Entre a primeira e a segunda tentativa, escrevi à Anacom, perguntando que sentido tinha a operação de desagregação da linha demorar 30 a 45 dias, e a instalação do serviço ADSL para uma empresa do grupo da PT Comunicações demorar 5 dias. Algumas semanas mais tarde foi-me respondido que a situação já estava resolvida e que a minha linha já estava pronta a funcionar, facto que efectivamente correspondia à realidade. Não foi feito qualquer comentário em relação à minha suspeita de abuso de posição dominante (pft, olha-meste parolo deve ter lido qq coisa sobre isto no correio da manhã e já anda a usar palavras caras. Consumidores, bah!)

    Em suma, a PT Comunicações está em posição para favorecer os clientes que optem por outras empresas do seu grupo, ou por outro prisma, em sabotar quem ouse optar por não querer ser seu cliente directo. Para estes últimos, é preciso muita força de vontade, porque é difícil que qualquer diferença de serviço ou de preço compense os atrasos que a PT lhes pode impôr. Por minha parte, o serviço Oni Duo em locais sem acesso directo Oni acaba por ser uma boa solução, porque o acesso internet fica pronto rapidamente, e a pré-selecção de operador para as chamas telefónicas tamebm. Um dia que a Oni resolva/consiga ter a sua central pronta naquele bairro, logo se verá a qualidade da transição, ou se fico 15 dias sem comunicações. A minha vontade de não ser cliente PT é que não diminuiu mesmo depois destes episódios todos.
    Grumpy B)

    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:1)
    por RaTao em 19-07-05 17:01 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Ehehehe bom post :-)

    Anyway, a pouca experiência que tenho nestas coisas diz-me que tens que esperar pelo menos 3 meses.

    No caso da minha empresa tinhamos adsl.pt 1mbit e assinamos contrato com a novis para os 4096/416kbps deles ("adsl mega" ou qq coisa do género -- é o acesso desagragado ULL). Depois esperamos e passados uns 3 ou 4 meses lá deixamos de ver o access-concentrator da telepac e passamos a ver o AC da novis. Nunca chegamos a ficar sem conectividade porque já tinhamos os dados de acesso. A operação em si é rápida (1 hora?), demora é chegar lá.

    Não foi grande problema estar à espera porque já estavamos servidos... Se bem que 4 meses é um bocado exagerado.

    Agora o único problema é que a PT continua a mandar facturas, mas isso é outra história (têm a lata de dizer que não é nada com eles... go figure!) :)

    Para já parece ter sido uma boa aposta: tratam os clientes muito melhor e o suporte técnico tem realmente técnicos!!!!!
    paz,
    ratao
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 19-07-05 17:34 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    São? a última vez que liguei para lá a pedir ajuda quem acabou por ajudar fui eu.... fiquei ainda mais decepcionado com o serviço do que ja era.

    Enfim deve ser da minha sorte... (quem me conhece já deve estar por ai a ri-se.... sim sim se eu ganhasse a cena queria ver se tavam assim :p)


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:1)
    por RaTao em 20-07-05 0:52 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    Deves estar a comentar a minha frase sobre serem mesmo técnicos a atender o telefone? Pelo menos vou responder nesse contexto ;)

    Telefonei para lá por causa de um prob de qualidade da linha, que esteve má durante uns dias e por acaso acabou por se auto-resolver (no início o modem sincronizava sempre a 4096/416 e durante esses dias sincronizava apenas a metade +/-).

    Na telepac o que eles me mandariam fazer era:
    - Fazer reboot ao windows;
    - Apagar a ligação de rede e criar uma nova;
    - etc (mais uns 100 testes que nem sequer têm nada a ver com o problema)

    No caso da novis o técnico que atendeu sabia que não era um problema do lado do PC e quando disse que o server era um linux em vez de dizer "não tem um windows" ou um "que é isso?", disse "melhor".

    Reconheço que não era um prob 100% informático, mas o facto de não ter que responder vezes sem conta às perguntas fora do contexto da telepac e poder dizer que uso linux é uma melhoria de 1000% em relação à telepac.

    Quanto a probs mesmo técnicos ainda não tive nenhum na novis. Tive na telepac (a conta do adsl.pt deixou de autenticar) e estivemos 3 semanas sem conectividade adsl até que a "engenharia", como eles dizem, nos telefonou e resolveu o prob em 2 mins! Os tipos que atendem o telefone andaram a enrolar durante semanas e a perguntarem sempre a mesma coisa... Santa Maria...

    Isto é um bocado OT, mas é a pequena experiência que tenho com a novis e a longa (algumas vezes frustrante) experiência que tenho com a telepac.

    paz,
    ratao
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 20-07-05 22:43 GMT (#55)
    (Utilizador Info)
    TIVESTE SORTE ;)

    ehehe eu não tenho essa sorte. Eu odiava o Nilton, mas as vezes começo a pensar como ele (que azar o meu).

    Os gajos devem andar por ai com uma base de dados partilhada, onde o meu nome esteja contido, e deve haver lá uma anotação a dizer, e pa tratem mau este gajo, ou melhor ainda mandem para o tipo mais estupido da parte do atentimento.

    Ainda hoje, com uma gaja da netcabo, que só não faço queixa da fulana porque perdi o papel onde tinha escrito a identificaçao da tipa, tratou me tão mau, e com um atendimento tão medíocre, acho que nunca fui tão mau atendido na vida em outro lado, que fiquei com a sessação que realmente essa base de dados deve existir.

    Respostas do genero... O SR NÃO SABE ISSO? ENTÃO ISSO NÃO É CLARO O SUFICIENTE?!? errr... bem se a conta fosse minha, talvez tinha ponderado em perder a minha paciênciazinha grande e ficar um pouco pro mau educado e mandar lhe ir pastar! mas prontos...

    next...

    E pa se tens tido sorte com a novis man, força, nós aqui do lado norte da coisa não temos tido tanta sorte para não dizer que estamos completamente desapontados com o serviço de 4megas que funciona pior que alguns acessos a 56k! Sim não tou no gozo... ou melhor ainda dos pseudos técnicos que na instalaçao do serviço fazem o favore de queimar um router! Grande artistas!

    Um abraço,


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:1)
    por RaTao em 21-07-05 3:46 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
    Se calhar tive sorte...

    Em relação ao "lado norte": estou-te a falar de uma instalação adsl no Porto.

    Em relação à performance nunca tive razões de queixa da telepac (sempre "deu" o que era suposto dar) e a mesma coisa em relação à novis. Faço 400kbytes/sec de downstream e faço 40kbytes/sec de upstream, a qualquer altura do dia (medidos no router que é um linux).

    Falando em router: Se quiseres alguma performance nunca utilizes um router adsl doméstico (configurado como router). Com algumas ligações concurrentes e ficam logo afogados. Se tiveres hipotese usa um computador, confogura o router adsl como uma bridge e corre o PPPOE num PC, de preferência um linux com uma firewallzita e QoS (man tc).

    Depois disso podes passar 1 horita a afinar o QoS para a tua ligação. Se não tiveres experiência nisto procura por wondershaper no google, que é uma maneira rápida de ter um QoS +/- decente e quase sem configuração.

    Depois disso, se ainda não estiveres contente, usa os patches IMQ para o kernel e iproute2... Para fazer um shaping mais eficiente do tráfego ingress.
    (isto faz-te perder mais umas horas... :-)

    Com um setup afinado, *aqui*, consigo estar a usar 395kbytes/sec de download e 38kbytes/sec de upload ao mesmo tempo e as sessões ssh continuam interactivas.

    Mais: certifica-te que o modem/router está a sincronizar à velocidade máxima (podes ter um prob de linha e estar a sincronizar a menos, por exemplo). No meu caso:
    ADSL Status
          SW Status :SHOWTIME
          Data Path :Fast
          Bitrate(Actual/Max.):US Duplex :( 416/ ---)kbps
                                                    DS Duplex :( 4096/ ---)kbps
          SNR Margin :US Duplex :16dB
                                                    DS Duplex :13dB
          Line Attenuation :US Duplex :48dB
                                                    DS Duplex :43dB

    (outros modems podem mostrar isto de maneira diferente...)

    Boa sorte,
    paz,
    ratao
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 21-07-05 18:34 GMT (#64)
    (Utilizador Info)
    Nos temos uma gateway openbsd a cuidar do assunto e na ponta um draytek que normalemtne costumam ter boas performances.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:1)
    por Gothic em 19-07-05 12:09 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://Kmos.BlogSpot.com
    Um exemplo.. implicarem com a fotocópia do B.I (a média são 3 meses para eles ligarem no DSLAM ao lado, lol..), devem querer aquilo com qualidade fotográfica e a cores. E mais não digo, porque não posso.. pois conheço algumas pessoas que trabalham para Novis/PT e empresas que trabalham para a PT na montagem de ADSL, apesar de agora a PT andar a tratar disso com técnicos próprios.

    Characteristic of life style...
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 19-07-05 17:50 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Sim, sim, a novis é um exemplo do caraças realmente... a btw a culpa é sempre da pt mesmo qnd alguem mete agua da parte deles.

    Enfim os gajos da PT não são santos nenhuns, mas não são menos nem mais que os outros todos.

    E por falar em coisas estupidas, o que acho realmente estupido, é um operador fazer manobras de bloqueamento a ele próprio.

    Veja-se o meu caso, mudei de residência e pedi a alteração dos meus serviços para a casa nova, até aí não houve qualquer problema de maior, visto que o apartamento novo era na esquina ao lado, tinha cobertura na mesma e a casa inclusive já teria o seviço do morador antigo... Foi ai que a dor de cabeça começou...

    O fulano que morava cá pediu o desligamento após vender me o apartamento, tudo bem da parte dele, o operador prontificou-se a resolver logo o assunto, isso foi ha mais de um mês, entretanto... Visto que teria que entregar a casa antiga, pedi o desligamento dos meus serviços... pois clar, o problema é que não poderia passar os serviços para casa nova enquanto não me desligassem ,o outro ja instalado na nova residência... resultado toca a cortar o cabo antigo e repor as ligações para a tomada do condomínio no prédio anterior, visto que o operador recusava-se a la ir desligar o raio do cabo e restabelecer o bom funcionamento nas condições anteriores a instalação do serviço.

    O resultado foi, que fui usando a cablagem da casa nova, com os meus equipamentos, o operador decidiu que amanhã seria o dia D iriam cortar o serviço.

    E passado 30 minutos a seca ao telefone, atendem me da linha de apoio aos clientes. 3 semanas antes tinha ligado para lá,. e de lá disseram me para telefonar hoje, e eles próprios nessa altura disseram me que ao pedir a mudança de residÊncia que indicasse que gostaria que fosse mantido a ligação já existente... Espetáculo! pensei eu...

    Hoje (um dia antes do pseudo dia D) ja a situação é completamente diferente... exigem que venha ca um fulano desligar o raio do cabo que ja tava ligado por eles, (leia-se mudar o raio da ficha tirar a identificaçao do cabo), e passado 2 dias úteis, e por um favor muito e especial, quase de morte, é que vem outro fulano ligar o mesmo raio do cabo!

    enfim... é por essas e por outras que não vamos para frente neste país. Fossem todos como a EDP que bastou só ligar para lá dar o numero do cliente antigo o numero do cliente novo et voila ta feito! rapido e simples...

    Regards
    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 20-07-05 2:41 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Por acaso a EDP é impecável, pelo menos a abrir nova contas. Telefona-se para lá, bla bla bla bla, abrem a conta, abrem a electricidade, enviam o contrato por correio para assinar e pronto ! Devo dizer que fiquei impressionado com a forma eficaz com que resolvi esse problema em meia dúzia de minutos, dado que estava com receio de perder umas horas nas filas ou ficar uns dias à luz da vela... Só nao gostei da parte de nao poder cancelar por telefone. Deve ser para a malta nao se divertir a desligar a electricidade do vizinho ;)

    Go Cisco Go !!! Everyone now can have a l33t r3m0t3 sh3ll at a Cisco Router !!! Go Cisco Go !!!
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 20-07-05 22:35 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    Por acaso o pormenor do desligar ehehe... enfim..

    O que me deixou impressionado tb foi a rapidez com que tratam todos os assuntos. Fui ao site deles, pedi alteraçoes ao contracto, isso durante a noite, e na primeira hora do dia útil de trabalho seguinte, os tipos telefonaram me logo a perguntar se podiam cá passar em casa!! woow! PEnsei que tivesse noutro pais.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Cyclops em 19-07-05 8:43 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    EU sei que a culpa não é da PT. Estou a falar de 6 meses. E se não me telefonarem até ao final do mês vou considerar denunciar o contracto.
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 19-07-05 17:51 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    6 meses? contracto? qual contracto? xei man... haja paciência acredita!

    Cancela já isso enquanto é tempo, eu tenho várias instalações com o serviço deles e estamos bastante insatisfeitos.

    Nothing personal, mas o serviço dos gajos tem deixado muito a desejar em tudo!

    Regards


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 20-07-05 2:36 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Empresarial ou Residencial ?
    Estava a ponderar a novis empresarial, já que a netcabo tem uma assistência a empresas impecável, cof cof cof cof :)

    E a ONI ? Vale a pena ? Ou é melhor stic with ol' PT ?

    Go Cisco Go !!! Everyone now can have a l33t r3m0t3 sh3ll at a Cisco Router !!! Go Cisco Go !!!

    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 20-07-05 22:34 GMT (#53)
    (Utilizador Info)
    Tava a referir me ao serviço empresarial... ou melhor aos dois... Nao te metas nisso a sério.

    Em relação a Oni, depois do inicio de relacionamento atribulado, tem nos levado no colo agora ;)

    Recomendo vivamente, e não me pagam nada para dizer isso.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Ancestor em 19-07-05 13:36 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Ainda há uns tempos um amigo meu ficou 3 semanas sem internet por causa do upgrade - não solicitado - de velocidade. A namorada dele também está há espera da Clix - desde Novembro...


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 19-07-05 17:54 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Novis rula não é? .... xei man ela ainda tá a espera? ... há malta com muita paciência.

    Inda mudas o teu sapo belhinho para abelha maia do clix que num faz nix ;)


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Ancestor em 19-07-05 23:32 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Desde que fizeram o upgrade (nao solicitado) da velocidade para 4Mb, que manter uma sessão ssh durante mais de 1h em período nocturno é praticamente impossível. Também deve ser culpa da PT...


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 19-07-05 17:29 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    6 meses? xii o amigo tens a certeza que estes meses estão a ser contatos assim? Não quero dizer nada, nem tenho a certeza de nada mas eu se fosse a ti via se isso é mesmo assim.

    Pera ai tas a falar bem da netcabo? ahhh... tu foste daqueles a quem a pc guia intrevistou, não foi? eheheh (Kidding)


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Cyclops em 19-07-05 23:01 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Tenho a minha cópia na mão assinada. Tens dúvidas? E o "bem" da netcabo era sarcástico, um dos principais motivos para mudar era ter mais, melhor e por mais barato...
    Re:Custo? E que tal serviço? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 20-07-05 22:49 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    eu tb estava a ser sarcástico:

    o que se devia ali ler era....

    E pa tenho pena de ti, so vais parar a sitios esquezitos ;)

    Não leves a mau afinal és apenas mais uma vítima ;)

    Regards.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Relação ANACOM / (Pontos:1)
    por sergiol em 20-07-05 0:23 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    "Ah, a ANACOM diz que não tem que regular estes valores ..."

    A ANACOM é uma palhaçada de merda controlada pela PT e ponto final. Quem manda aqui somos nós (PT) e pouco barulho.
    Sérgio
    Ethernet directo para casa (Pontos:1)
    por mikexilva em 20-07-05 18:04 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    Não seria mais lógico investir nuns links em fibra (esburacar uns passeios - o que eles tanto gostam de fazer periodicamente, para passar fibra) montar uns switchs de tantos em tantos metros, e fazer chegar um cabo UTP 10/100 a casa dos clientes? Assim passamos a vida a adiar o inevitavel, pois a linha telefonica foi pensada para voz e muito longe já se conseguiu chegar tendo em conta a qualidade e o estado das nossas linhas. Em vez de andarem a investir em cartas ADSL2 e ADSL3 para as centrais não seria mais logico atacar o mal pela raiz? (como já fazem na Suecia). Sim, porque mais tarde ou mais cedo tudo funcionará em IP, (televisão, telefone, internet).
    Re:Ethernet directo para casa (Pontos:2)
    por raxx7 em 20-07-05 18:56 GMT (#48)
    (Utilizador Info)

    Não. Neste momento, os fornecedores de ADSL e cabo estão a oferecer ligações com taxas de transferência que a infraestrutura deles não consegue sustentar. Não faz portanto sentido investir numa melhoria real (por oposição a golpe de publicidade) da ligação ao cliente.

    Já agora, Ethernet normal (10/100 em UTP) ficaria demasiado caro. O cabo UTP não é assim tão barato e depois necessitarias de repetidores frequentes (100 em 100 metros?) que teriam de ser alimentados e substituidos quando avariassem. Arranja-se melhor.


    Re:Ethernet directo para casa (Pontos:1)
    por mikexilva em 20-07-05 20:17 GMT (#49)
    (Utilizador Info)
    Para os links de fibra na rua não precisa de tantos repetidores. e só se usava UTP no troço que vai da fibra até casa. Por ex um switch com 2 portas giga em fibra (para fazer o passthru) mais umas 16 portas 10/100 UTP para os clientes. Talvez os backbones não aguentem estes trafegos, mas a dentro do ISP e entre ISP's que usassem o mesmo sistema conseguia-se uploads/downloads com speeds muito bons, e ficavamos com uma infraestrutura nacional de IP bem melhorada. Ou mesmo que não fizessem a alteração toda de uma vez, nos bairros novos e edificios novos podiam deixar as coisa preparadas para tal, acho que o custo deste equipamento comparado com os preços das casas cá é insignificante. Porque é que os construtores não deixam as coisas preparadas para ligações RJ45 em vez de RJ11? Podiamos depois disfrutar de melhores condições para a evolução do paiz na area das TI's, como por ex teletrabalho, video-conferencia, e dava oportunidade a um leque de serviços IP muito mais alargado, que de outra forma só se consegue dentro de uma LAN, ou com custos impossiveis de suportar para uma pequena empresa ou um particular.
    Re:Ethernet directo para casa (Pontos:2)
    por raxx7 em 20-07-05 21:17 GMT (#52)
    (Utilizador Info)

    Não sei o que entendes por "backbone", mas o quando disse que a infraestrutura dos ISPs não sustenta as taxas de transmissão na linha dos clientes, estava a referir-me a tudo.
    No caso do ADSL, a contenção começa na outra ponta da linha que tens em casa, no DSLAM. Não faz sentido pensar em linhas melhores em casa quando há contenção logo na outra ponta.


    Re:Ethernet directo para casa (Pontos:2)
    por gass em 21-07-05 1:36 GMT (#61)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    Aquilo que foi sustentado era que a ligação dentro do isp (intranet) seria bem mais rapida, estando mais limitada para fora do isp, ou para isp's (falando em pt) que não utilizassem as ligações udp.

    A contenção seria para as ligações internacionais, por exemplo.

    Já pensei fazer isso com vizinhos (e acontece quem tenha) e um servidor, com um switch e partilhe uma ligação de internet sem limites de trafego.

    realmente, em pt, com uma ligação de 16 mbit (teorico) dava para pelo menos 10 habitações :P (1,6 mbit). Utilizando QoS e umas 2 ligações destas, teriamos um pequeno isp num prédio, por exemplo... será que dá guito?


    Cumps-
    Gass
    Re:Ethernet directo para casa (Pontos:1)
    por latrine em 21-07-05 16:55 GMT (#63)
    (Utilizador Info) http://latrine.ispropt.com
    Pois... basta ver o que aconteceu em Itália.

    A Fastweb chegou, viu e escolheu fibra/ethernet em vez do fibra/coaxial(hfc) da tvcabo... se é certo que eles lá não têm tvcabo (têm iptv), têm internet 10mb simétrica por 65¤ da última vez que vi...ooppsss.. baixou de preço... 40¤ sem limites...

    Esse foi o erro em Portugal... mas na altura ver televisão era o desporto nacional... e ainda é.


    "Leio a Playboy pelo mesmo motivo que leio a National Geographic: Gosto de ver sítios que sei que nunca visitarei!"
    Re:Ethernet directo para casa (Pontos:2)
    por raxx7 em 21-07-05 22:13 GMT (#65)
    (Utilizador Info)
    Obviamente, alguém está a confundir um ISP com um troço de Ethernet...

    E em 64 comentários ... (Pontos:2)
    por xeon em 22-07-05 13:10 GMT (#66)
    (Utilizador Info) http://cat.afraid.org
    ... ninguém realmente olhou para o documento que referi.

    Ninguém reparou quanto é que a PT leva pela instalação de uma colectora de tráfego nem pelo tráfego que a atravessa.

    Passei o tempo a ler "choradinhos" de "no país X o preço de uma ADSL a YY Mb é super-hiper-giga mais barato que em PT".

    Adiante ...

    --
    Whatever
    Re:E em 64 comentários ... (Pontos:2)
    por raxx7 em 22-07-05 13:34 GMT (#67)
    (Utilizador Info)
    Há uns meses tinha tropeçado nesse documento e li-o. Contudo, como sou totalmente ignorante dos restantes custos dos ISPs, não tirei nenhuma conclusão pelo que me abstenho de comentar.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]