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Viciante? Bem, coloquemos as coisas da seguinte forma: o jogo não se chama "Second Life" por acaso :-) O jogo é mesmo "só isto": aprender a fazer qualquer coisa útil (e leva tempo a aprender ...) para podermos vender os nossos serviços. Há escolas, shopping centers, espaços para arrendar... o jogo está cheio de nerds, geeks, designers gráficos, artistas, arquitectos, programadores Java. São esses que provavelmente terão maior "vantagem". 99% do que existe "no universo" é criado pelos próprios jogadores (o jogo em si "só" ocupa uns 20 Megas, tudo é downloadado a pedido, consoante há necessidade, ex. um objecto que apanhamos ou vemos num centro comercial...). Interessante é a dualidade real/virtual. Sim, no jogo também há "dinheiro verdadeiro". Os melhores plots de terreno custam dólares reais! E podemos ganhar dinheiro (real) a fazer coisas para outras pessoas. (Há também forma de converter dólares reais em "dinheiro de jogo" - o contrário é que não sei se é possível). Para dar um exemplo, digamos que alguém tem um jeitão para desenhar casas em 3D. Faz uns modelos "básicos" no início, procura vender por dinheiro virtual a outros jogadores. Ao fim de umas semanas, já vendeu tantas casas e objectos de decoração de interiores que tem dinheiro para comprar o seu próprio terreno. Aí desenha casas sumptuosas. Um outro jogador pode vir a abordá-lo com uma conversa dizendo: "que fixe, quero uma casa assim!" e a nossa resposta é: "ok mas as minhas casas são tão boas que quero uns mil dólares... reais!" E há quem pague - há tipos que arrendam terrenos e casas, mas para isso têm de ter casas luxuosas, e provavelmente vão ter de contratar um arquitecto ou designer de interiores... profissional... pago em dólares reais. E como sabemos se fazemos "casas muito fixes"? Bem, os restantes jogadores classificam-nos. As personagens e os locais onde habitam e os objectos que constróiem tornam-se assim mais "populares", à medida que a classificação vai aumentando. Conhecer um avatar popular, convidá-lo para uma festa para animar a população (se é popular, as pessoas querem lá ir, e vê-lo a actuar numa banda, por exemplo...), isso trás prstígio ao clube/bar/discoteca... que também aumenta a popularidade (assim como o seu dono), tornando-se mais popular - e podendo aumentar assim os preços! Este é o princípio também dos shoppings... quem faz objectos fixes, acaba por conseguir vendê-los nas lojas (é mais fácil ter uma loja num shopping que atrai mais gente...); depois se calhar tem dinheiro para arrendar uma loja própria no shopping... contratando mais pessoas para fazer objectos que são vendidos sob a sua "marca"... tornando-se mais popular e aumentando o preço... enfim, estão a ver a coisa. A imaginação está em conseguir descobrir um "nicho" em que se ganhe dinheiro ou se seja popular (ou as duas coisas). Erm... como no mundo real. Muito, muito weird. O universo é gigantesco e pelo que me pude aperceber é "expansível", ou seja, à medida que os servidores principais vão esgotando CPU e espaço em disco, a empresa que criou o jogo pode acrescentar novos servidores. Já tem acontecido e pelo que percebi será possível alojar novas "regiões" noutras máquinas, com sublicenciamento à empresa.. Acredito que não seja um jogo apelativo "para toda a gente". Mas é completamente viciante para quem o comece a experimentar e perca as duas horas iniciais a configurar o seu avatar. O desejo de conhecer mais, de inventar mais esquemas, de trocar opiniões com outros jogadores ("por quanto é que posso vender o meu poste luminoso?"), é perfeitamente insaciável e totalmente viciante. Passam horas em que estamos entretidos a tentar construir alguma coisa (de preferência em grupo...) e nem reparamos que são 6 da manhã e que amanhã temos de ir trabalhar. Oops... por falar nisso... Fico com a sensação estranha que há "algo mais" por trás deste esquema. Já tinha visto alguns jogos do género, com avatares 3D e cenas semelhantes, alguns com mais ou menos qualidade, mas ESTE jogo tem algo de extraordinariamente captivante (com os outros normalmente fartava-me de olhar para um universo mais ou menos vazio, sem grande interesse em explorá-lo). Será que isto é uma fachada para a Igreja da Cientologia ou outra seita maluca qualquer? :) Temo de pensar que existam pessoas no mundo que comecem a jogar a isto na perspectiva de, num futuro mais ou menos breve, comecem até a ganhar dinheiro real... e abandonem a sua vida real ("first life", como eles a chamam no jogo). Preocupo-me ainda mais pensar que eu posso ser um deles... ao fim de dois dias, já sinto sintomas de abstinência se não jogar pelo menos umas horinhas :-P ... Funciona em Windows e Mac OS X e está-se a criar um "grupo de pressão" para se fazer um port para Linux. " < Netscape reloaded (7.2) | Linux vai ser fonte de discussao e distribuiçao na >
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