gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Software Livre Português
Contribuído por BladeRunner em 17-04-04 20:09
do departamento welcome-to-the-pleasure-dome
press release xpete escreve "Anincio oficialmente o alphamatrix.org, um projecto destinado a divulgar o Software Livre, Open Source e Software Gratuito desenvolvido em Portugal (principalmente software livre e opensource). Espero o apoio de toda gente envolvida nos projectos que já estão listados e nos muitos que espero vir a adicionar à lista. qualquer informação, notícia ou comentário por mais insignificante que seja será uma ajuda para o projecto.

E queria proveitar esta deixa para pedir para fazerem uma análise ao desenvolvimento de sofware livre em portugal e respectivos apoios.

aparte: Eu não sou "perito em software livre" como o senhor do Tech.pt :P

Obrigado
xpete"

PTlink - 5 Anos | Livros para (re)ler  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • xpete
  • alphamatrix.org
  • Tech.pt
  • Mais acerca press release
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Errata (Pontos:1, Esclarecedor)
    por xpete em 17-04-04 20:45 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://xpete.curvedspaces.com
    proveitar = aproveitar

    ou pelo menos devia ser :)

    façam bom proveito...
    re:errata (Pontos:0)
    por Thing em 17-04-04 21:50 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    "noticia ou comentario por mais insignificante que seja sera uma ajuda para o projecto." algo que o amigo gil deveria aprender, nao?
    thing
    Re:Errata (Pontos:1)
    por Shadlan em 17-04-04 22:27 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://shadlan.pointclark.net
    Deixas de proveitar, mas continuas a aninciar. É bem...
    sugestão aos editores (Pontos:2)
    por bgravato em 18-04-04 5:13 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Acho que seria interessante ter uma checkbox "autorizo os editores a corrigirem os meus erros ortográficos" em Propor artigo

    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:sugestão aos editores (Pontos:2)
    por vaf em 18-04-04 18:52 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Eheheh :-) Eu normalmente corrijo sempre... não me parece que alguém possa vir a ficar melindrado por ser corrigido. Os outros editores fazem como entendem melhor.
    Dúvidas (Pontos:2)
    por PRE em 17-04-04 22:00 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    O objectivo do site é somente divulgar/listar projectos? Mais nada? Penso que deviam ter outra organização nos projectos, talvez por categorias em vez de ter tudo ao molho.

    Seja como for ainda é muito jovem, desejo boa sorte ao projecto. :-)
    _____________________
    Pedro Santos :: psantos.net :: blog

    Tudo ao molho (Pontos:1)
    por linooks em 18-04-04 14:39 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.ajcm.pt.vu

    Tambem tenho a apontar essa critica, a informação não lá muito organizada.

    O modelo do site ("à la blog") apesar de ser muito habitual, neste caso poderá não ser a melhor opção.

    Boa Sorte


    ___________________________________

    (linooks (at) zmail (dot) pt)

    Aumentar a confusão... (Pontos:2)
    por Init em 17-04-04 22:57 GMT (#5)
    (Utilizador Info)

    Não acham, que já existe confusão suficiente entre conceitos como Software Livre, Software de Código Aberto, software de código aberto, software aberto, e software gratuito?


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    re:aumentar a confusao... (Pontos:0)
    por Thing em 17-04-04 23:11 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    nao
    thing
    Re:Aumentar a confusão... (Pontos:1)
    por Coronel em 18-04-04 13:32 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Não acham, que já existe confusão suficiente entre conceitos como Software Livre, Software de Código Aberto, software de código aberto, software aberto, e software gratuito?

    E daí pode ter um resultado informativo, se no site forem explicadas as diferenças e se houver uma catalogação/separação das coisas consoante tipo/licença.

    aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 18-04-04 2:25 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    aparte: Eu não sou "perito em software livre" como o senhor do Tech.pt :P

    Como está no próprio artigo não pode ser off-topic, por isso aproveito para perguntar:

    Há alguma piada/ironia nessa frase? É que não consigo perceber-la (a piada/ironia).

    Obrigado pelo esclarecimento.

    paz,
    ratao
    Re:aparte? (Pontos:2)
    por [ Ent ] em 18-04-04 9:58 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Ratão (NS), estas bom?
    Ja não tenho o teu contacto há algum tempo. Gostei de te ver no tech.pt ha algum tempo atras. Eu sou um dos ex-sócios da Visões que agora esta por Silicon Valley na Cisco Systems. Manda-me um mail para o meu contacto nsoaresp(at)cisco.com . Remember me ?
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 18-04-04 15:30 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Claro :-)

    Já te mando dois mails... Se não os receberes já sei quem é que está a tratar dos MTA's por aí!!!
    ehehehehe :-P

    paz,
    ratao
    Re:aparte? (Pontos:2)
    por Init em 18-04-04 11:00 GMT (#10)
    (Utilizador Info)

    É simples! É obviamente uma ironia tendo enconta que no programa chamaram repetidamente Software Livre a freeware, algo que é uma asneira enorme.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:aparte? (Pontos:1, Esclarecedor)
    por RaTao em 18-04-04 16:29 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Obrigado, Init!
    Não vi esse artigo, sequer...

    De qualquer modo tenho algo a acrescentar - uma vez que a discussão do artigo anterior já não está disponivel -, agora sim off-topic.

    (disclaimer: colaborei com o tech.pt várias vezes)
    (disclaimer2: falo por mim e só por mim)

    Eu não conheço um único programa, para além do tech.pt, cujo apresentador saiba trabalhar em linux. Adicionalmente não conheço nenhum programa que invista na produção de conteúdos de divulgação de software livre (sim, eu fui pago para fazer as peças abaixo), com a excepção do tech.pt.

    Duas rubricas que adorei foram a do knoppix (low quality movie) e do OO.o (low quality movie).

    Além disso fiz outras peças, das quais ainda não tenho o filme, como a do mozilla, do coyote-linux, pop3, etc.

    O que me faz impressão é que alguém reparou numa vírgula mal colocada mas esqueceu-se de ler o parágrafo todo. Santa Maria! O tech.pt devia era ter um artigo a falar da divulgação que está a dar ao software livre, num programa descontraído cujo público alvo são utilizadores comuns. Isto sim é um caso único!


    paz,
    ratao
    re:aparte? (Pontos:0)
    por Thing em 18-04-04 23:44 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    ena, o apresentador sabe mexer em linux (imagino o que...) mas nao sabe apresentar um programa
    thing
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 19-04-04 0:07 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    uau!

    e tu não sabes responder a posts e não gosto nada dos teus sapatos...!

    (que tipo de valor é que este género de comentários tem? estamos a falar do tratamento dado ao software livre no programa e tu dizes que não gostas dos sapatos do apresentador? Olha, não sei o que te diga...)


    paz,
    ratao
    re:aparte? (Pontos:0)
    por Thing em 21-04-04 19:15 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    porque e que diz que eu nao sei responder a "posts"? eu nao disse que nao gostava dos sapatos do apresentador.
    thing
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 21-04-04 22:04 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Foi na tanga esse post, não foi?

    Se não foi basta dizeres que eu explico-te, em dois parágrafos, o que eu queria dizer... :>

    paz,
    ratao
    Re:aparte? (Pontos:0)
    por Thing em 23-04-04 8:24 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    o "post" nao foi na tanga.
    thing
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 24-04-04 0:01 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    ok, na boa. Nem toda a gente tem a obrigação de perceber uma metáfora. Por isso passo a explicar:

    Nós estamos aqui a discutir se o contributo do tech.pt para o software livre se resume a um ou dois programas em que alguém meteu o pé na poça e trocou os termos grátis/livre ou se foi algo mais do que isso. Já ficou demonstrado que foi mais do que isso, com os links dos filmes acima. Mesmo alguns dos que criticaram ferozmente a "calinada" do livre/grátis reconheceram que em alguns dos "episódios" o software livre foi bem abordado e divulgado. Depois apareces tu, que provavelmente nem conheces o apresentador, a por em dúvida o que eu disse - que, sinceramente, me parece uma atitude de um miudo de 12 anos que ficou sem argumentos. Não é dificil perceber que metade do teu comentário é infantil, pois não?

    Ok, passemos ao segundo parágrafo, como prometido: Depois dizes "mas não sabe apresentar um programa". É em relação a isto que aparece a minha metáfora do "e não gosto nada dos teus sapatos". Então estamos a falar do contributo do programa para uma determinada área e tu vens falar do estilo de apresentação do programa? Ou pior, da pessoa que apresenta o programa? O que é que isso tem a ver com o assunto? Se não gostas do apresentador tudo bem (!), mas não confundas o estilo de apresentação (ou o estilo do canal onde passava: sic radical) com a mensagem! Por outras palavras: estás totalmente off-topic. Se queres falar mal do apresentador e não da mensagem transmitida/do conteúdo arranja uma thread tua.

    Esclarecido? :-)

    paz,
    ratao
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por xpete em 18-04-04 17:04 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://xpete.curvedspaces.com
    Sim isto era uma piada, mas confesso q não vi o programa nem sabia quem era o "perito" e muito menos que costuma vir para estas bandas. paz xpete
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 18-04-04 17:13 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Nem eu vi o suposto programa em questão, mas acredito piamente que tenha acontecido.

    O que não posso deixar passar é o facto de se criar mais um mito urbano com base num detalhe qualquer quando o tech.pt, em termos de software livre, faz mais do que qualquer outro programa de TV... É que nem tem comparação. O mais pŕoximo deve ser o "Domingo Desportivo" se por acaso transmitir imagens de um jogo onde tenham paineis com publicidade IBM-LINUX (!!!!).

    Mas estas coisas são mesmo assim... Só se fala da tal vírgula fora do sítio. O resto não interessa nada.

    paz,
    ratao
    Re:aparte? (Pontos:2)
    por Init em 19-04-04 13:30 GMT (#26)
    (Utilizador Info)

    Mas ainda bem que tens uma opinião tão convicta a respeit de algo que não viste.

    Mito urbano?
    Fez alguma coisa pelo Software Livre??
    Não me digas que tu és outro que pensa que Software Livre é software à borla.
    Deves tar a esquecer-te que até o 2010 por vezes (muito raras) dá cobertura ao Software Livre (Caixa Magica, OpenOffice.org) e que em qualquer desses casos fê-lo sem cometer barbaridades que foram cometidas no Tech.pt.
    É que apresentar uma vários programas como sendo Software Livre e na verdade não o eram e depois misturar o termo Software Livre com software livre de custos não é prestar qualquer serviço em prol do Software Livre, nem sequer é informar é desinformar.

    Isto não é uma virgula fora do sitio é mais um texto totalmente baseado em ausência de verdade, sendo que ainda foi uma parte significativa do programa.
    Foi uma vergonha!!!
    E pior ainda é tu estares a defender o que aconteceu, sem sequer saberes o que se passou.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 19-04-04 15:12 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Mas ainda bem que tens uma opinião tão convicta a respeit de algo que não viste.

    É verdade que não vi esse programa. Mas o mesmo se aplica a ti. Tu não viste outros programas que que o software livre foi MUITO bem tratado/divulgado no tech.pt.

    Se quiseres faz download daqueles dois pequenos (err 20mb cada) filmes, cujos links estão no meu post acima, para ficares com uma ideia. Se tu podes dizer que foi uma vergonha por causa de um programa de TV onde alguém deu umas calinadas, espero que tenhas uma reacção igualmente intensa quando vires um tech.pt que gostes.

    Sobre o resto das tuas provocações: não vou responder porque podes descobrir se te deres ao trabalho de tirar os tais filmes, ou procurar no google ou whatever.

    (Mas vou ter que repetir o "tu não viste e falas disto" duas vezes como tu...)
    E o pior é que falas mal apenas com base num ou dois programas - tens MUITO azar e apanhaste logo os piores ou quê...?

    :)

    paz,
    ratao
    Re:aparte? (Pontos:2)
    por 4Gr em 19-04-04 16:55 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Vamos ao que interessa, quando passa o tech.pt que agora fiquei curioso em o vêr? :-)

    Dominus vobiscum
    Re:aparte? (Pontos:2)
    por Init em 19-04-04 18:28 GMT (#33)
    (Utilizador Info)

    Já não passa terminou.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 19-04-04 18:30 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    O tech.pt é um programa da sic-radical que fala de tecnologia (computadores, telemoveis, impressoras... por aí). É semanal mas dá 3 vezes por semana :-)

    Acabei de passar pelo sicradical.sapo.pt e esta semana não há tech.pt o que quer dizer que deve ter acabado a temporada recentemente... Vamos ver se voltam...

    Eu tenho tv-rips de, pelo menos, 2 programas inteiros. Não os ponho no ar porque não sei até que ponto o posso fazer... De qualquer modo, se estiveres interessado em ver alguma coisa podes fazer download das peças knoppix e openoffice.org, cujos links estão noutro comentário meu, que são 5 mins de dois programas tech.pt. Se quiseres ver um programa inteiro manda-me um mail (nuno at nunosilva.com) que eu coloco os .avi online para ti.


    paz,
    ratao
    Re:aparte? (Pontos:2)
    por sincronia em 20-04-04 8:41 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://www.haxmen.org/
    "Não os ponho no ar porque não sei até que ponto o posso fazer"

    RaTao? Estás doente? A idade mudou-te? Alturas houve em que a legalidade de determinadas situações no mundo digital não te preocupavam...

    Tenho dito.

    Been there, done that, didn't wake up with the t-shirt...
    Re:aparte? (Pontos:2)
    por Init em 20-04-04 11:35 GMT (#41)
    (Utilizador Info)

    Se calhar cresceu e ganhou juizo.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 20-04-04 15:26 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    Não... Continuo exactamente o mesmo e esta é exactamente a atitute que eu teria há 10 anos atrás.

    E tu? COntinuas com o carro roubado à porta de casa? :-)

    paz,
    ratao
    Re:aparte? (Pontos:2)
    por Init em 19-04-04 18:29 GMT (#34)
    (Utilizador Info)

    Não vi todos os programas em que se falou de Software Livre, mas por acaso até vi esses dos filmes. E sim nesses programas até nem foi mal tratado.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:aparte? (Pontos:1)
    por RaTao em 19-04-04 22:44 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Ah! Obrigado :-)

    Mas é mesmo isso que eu ando a tentar dizer: Por vezes até se pode meter o pé na poça, como parece que aconteceu no tech.pt nesse assunto do "software livre/grátis". O que não se pode fazer é rotular de inimigo-número-1 um dos poucos programas de TV que passa(va) rubricas sobre software livre (este livre é de liberdade/opensource/gpl/etc) de forma regular, só porque teve o azar de meter a pata na poça uma vez!


    paz,
    ratao
    Re:aparte? (Pontos:2)
    por sincronia em 20-04-04 8:38 GMT (#38)
    (Utilizador Info) http://www.haxmen.org/
    "...espero que tenhas uma reacção igualmente intensa quando vires um tech.pt que gostes..."

    Ainda está para acontecer haver um tech.pt que goste, por mim falo. E ouvi boatos que aquilo não dura muito mais... não tem share. Acho que até o público de ovelhas reconhece quando falta qualidade.

    A propósito, o Vitória até pode mexer em linux (já trabalhei com ele, e acho que meter a default install e usar o evolution é a definição deste contexto de "usar"), e ser um bom editor para o programa, mas uma GRANDE barreira para a evolução do programa é o estilo de apresentação que é descabido para a realidade em que se quer inserir.

    Numa única frase, o Tech.PT é o TvTurbo da tecnologia, toda a gente vê porque sim, mas também toda a gente sabe que o Top Gear é que é bom.

    O gajo a mim deixou de ouvir, digam vocês de vossa justiça, pode ser que aquilo melhore e se salve da eterna danação das chamas da gozação... porque até hoje não houve *um único* programa que valesse o espaço em VHS para servir de referência, nem para mostrar aos amigos tecnófobos a fim de os evangelizar.

    Tenho dito.

    Been there, done that, didn't wake up with the t-shirt...
    Boa ideia, bom design, mau portugues (Pontos:1)
    por tOkIo em 18-04-04 11:07 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Não és membro?
    Cria a tua conta agora!
    Nome:
    Senha:
    [Perdes-te a senha?]

    Devia ser algum como perdeste a senha.
    Ja agora concordo q deveriam apostar em organizar os progs por categorias futuramente.
    cuidado com o portugues.

    __tOkIo
    Re:Boa ideia, bom design, mau portugues (Pontos:1)
    por xpete em 18-04-04 17:26 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://xpete.curvedspaces.com
    Já esta corrigido o portugûes, se encontrarem mais alguma grlha é só dizer. Quanto às categorias ja tinha pensado na organização por licenças como o Coronel disse, se alguem tiver mais ideias sobre categorias possíveis pode escrever.

    Obrigado

    xpete
    Re:Boa ideia, bom design, mau portugues (Pontos:1)
    por xpete em 18-04-04 17:27 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://xpete.curvedspaces.com
    portugûes = português
    Re:Boa ideia, bom design, mau portugues (Pontos:1)
    por xpete em 18-04-04 17:35 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://xpete.curvedspaces.com
    grlha = gralha hoje não devo estar bem...
    Re:Boa ideia, bom design, mau portugues (Pontos:2)
    por Init em 19-04-04 13:35 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    As categorias poderiam começar por distinguir entre o tipo de licenciamento:

  • Software Livre
  • Open Source Software
  • Software proprietário

  • «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Caro Sr. Apresentador do Tech.pt (Pontos:1)
    por Od em 18-04-04 21:47 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Caro Sr.Apresentador do Tech.pt parece-me claro que os "peritos do software livre" aqui do sitio nao gostaram da sua confusão com os termos Software Livre, Software de Código Aberto, software de código aberto, software aberto e software gratuito. Também me quer parecer que a melhor coisa será nunca mais abordar tais temas, com a certeza que a fantástica comunidade certamente irá refilar por tal facto.
    Eventualmente terá um frase na cabeça do género "Se falo é porque falo, senao abordasse tais temáticas é porque seria mais um comprado pela Microsoft", deixe lá que nao é só consigo e a dificuldade estará em compreende-los.

    P.S Se realmente havia algo incorrecto em dada altura no tech.pt, que tal limitarem-se a corrigir o dito erro, sem no entanto deixarem de louvar a iniciativa?


    Od Mjollnir Voight Dagmar
    Redundante (Pontos:1)
    por covarde_anonimus em 19-04-04 10:14 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    O investimento neste projecto pode ter sido inutil, caso as patentes de software sejam aprovadas.
    Acho estranho o BTuga estar presente quando não obedeçe á licença GPL, e o bowlfish estar ausente.
    Re:Redundante (Pontos:1)
    por xpete em 19-04-04 16:27 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://xpete.curvedspaces.com
    O BTuga foi removido da lista e foi adicionado o bowlfish e mais alguns projectos projectos. O bowlfish ainda não tinha adicionado à lista porque nunca tinha desconhecia por completo no projecto e porque ainda ninguem tinha enviado nada a falar sobre o projecto, se conhecerem projectos q não estejam na lista enviem-me informação sobre os mesmos e serão adicionados. Já agora alguêm sabe quem é o responsavél pelo projecto. Obrigado xpete
    Re:Redundante (Pontos:1)
    por xpete em 19-04-04 17:13 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://xpete.curvedspaces.com
    porque nunca tinha desconhecia por completo = porque desconhecia por completo

    Obrigado

    xpete
    Já agora... (Pontos:2)
    por Gamito em 19-04-04 17:18 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    ... aquilo é feito em siteseed ou startuxcode ?

    Mário Gamito
    www.startux.org
    Re:Já agora... (Pontos:1)
    por xpete em 20-04-04 8:35 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://xpete.curvedspaces.com
    É baseado em sitessed mas tem algumas ideias tiradas do startux.
    A página foi feita à mais de um ano, e na altura o startux ainda nem usava sitessed. mas ao logo do tempo adicionado mais coisas enquanto não aranjava alojamento.

    Obrigado

    xpete
    Já agora, convém relembrar que (Pontos:2)
    por Init em 20-04-04 11:33 GMT (#40)
    (Utilizador Info)

    a ANSOL tem uma lista de Software Livre desenvolvido em Portugal e/ou por portugueses.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Já agora, convém relembrar que (Pontos:1)
    por xpete em 20-04-04 11:59 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://xpete.curvedspaces.com
    E foi graças a essa lista que descobrimos a maior parte dos projectos listados no alphamatrix.org

    E dou os meus parabens ao autor dessa lista pelo trabalho que tem feito.

    Obrigado

    xpete

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]