gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Windows XP "Multibanco Edition"
Contribuído por AsHeS em 10-12-03 14:21
do departamento dos bluescreens
Microsoft [Cliff] escreve "Pasme-se: segundo a notícia disponível no Tek.Sapo, um virus atingiu caixas ATM equipadas com o Windows XP.
Inquestionavelmente um erro de segurança crasso - como se pode ler nos comentários disponíveis nos links da página do Tek.Sapo - fiquei ainda mais espantado quando a solução para os possíveis ataques, segundo o fabricante dos ATM, é apostar "(...)agora na venda de ATMs com software firewall", como se uma firewall resolvesse todos os problemas do mundo.
Por cá, o responsável da SIBS não divulgou qual o sistema operativo utilizado nas nossas ATM (vulgo Multibancos), mas acho que não é novidade para ninguém, chegar ao ATM e ver o prompt C:\>. "

[N.E.]: leitao deixa-nos também um link para a notícia : Virus atingem maquinas ATM

Open-Source Campus Party | Lindows é uma ameaça à Microsoft  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • ZDNet
  • notícia
  • Virus atingem maquinas ATM
  • Mais acerca Microsoft
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Pelo que já eu vi... (Pontos:1, Informativo)
    por Kmos em 10-12-03 14:47 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Uma vez vi uma máquina multibanco a reiniciar, e usava o Windows NT 4.0 =) infelizmente deparei-me com isso, e eu à espera de um unix qualquer.. é assim que se trabalha em portugal, e os nossos engenheiros do rato.

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:1)
    por liberdade em 10-12-03 20:28 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://gildot.org
    ja vi foi um screensaver -- xsr
    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:1)
    por netcrash em 10-12-03 23:22 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    Já vi duas com win95 a primeira foi no norteshopping.
    O homem tava a repara-la e afastou-se durante uns momentos da maquina , esqueci-me de fazer ipconfig :(
    Hoje já podia tar de férias no brasil :(
    Depois ainda algumas pessoas dizem que quem sabe windows não sabe nada lol .

    ---
    Tudo o que escrevo ou digo a inquisição nega.
    ---

    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:1)
    por liberdade em 10-12-03 23:29 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://gildot.org
    Para que te servia o ipconfig? Como é que tinhas depois acesso à máquina remotamente, se era esse o objectivo? Os ATMs não estão na Internet...
    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:2)
    por mlopes em 11-12-03 10:29 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    ...nem usam TCP/IP, pelo que um ipconfig ainda era mais inútil.

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 11-12-03 11:33 GMT (#58)
    (Utilizador Info)
    Resposta:

    I am a l33t h4x0r, I know what ipconfig is!

    :)
    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:1)
    por GotTLoS em 11-12-03 0:52 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Pois eu ja vi o dr watson numa ATM da CGD escusado sera' dizer q fiquei sem cartao de seguida.. eu bem tentei "clicar" no cancel mas nao consegui, isto ja' foi ha' algum tempo.
    Mais recentemente vi um debuger qq de Visual Studio (ja nao me lembro ao certo do nome daquilo) tambem numa ATM da CGD, claro que a maquina me comeu o cartão outra vez.
    Não tenho mesmo sorte com estas máquinas.

    inte'
    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:2)
    por vd em 11-12-03 9:02 GMT (#54)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    As ATM's são maquinas fechadas e suportadas pelo fabricante, ligadas à SIBS.
    Não existe correlação entre uma ATM e um banco propriamente dito.

    O mesmo já não se pode dizer das ATS.

    //vd
    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:1)
    por GotTLoS em 11-12-03 20:42 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
    Entao o que eu chamei ATM da CGD deveria ter chamado ATS?
    Um gajo ta' sempre a aprender.

    inte'
    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:2)
    por vd em 11-12-03 20:50 GMT (#63)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    Uma vez mais, depende.

    Foi uma maquina que permitia a inserção de cadernetas? Todas essas são ATS's.

    //vd
    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:1)
    por GotTLoS em 11-12-03 21:07 GMT (#66)
    (Utilizador Info)
    Sim foi numa dessas maquinas q alem de terem um apetite devorador por plastico tambem entrecortam a dieta com algum papel.
    As maquinas de que falava costumam estar no exteriores dos balcoes da CGD.

    inte'
    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:2)
    por smsp em 11-12-03 10:52 GMT (#57)
    (Utilizador Info)
    Se vês uma máquina a dar erro, e ainda assim enfias lá o cartão, não é de admirar.

    «You cannot steal a gift, which is what code released under the BSD license is.»

    Re:Pelo que já eu vi... (Pontos:1)
    por GotTLoS em 11-12-03 20:38 GMT (#61)
    (Utilizador Info)
    Como sera' obvio a maquina deu erro depois de eu enfiar o cartao... DUH!
    OS (Pontos:2)
    por vd em 10-12-03 15:17 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    o responsável da SIBS não divulgou qual o sistema operativo utilizado nas nossas ATM (vulgo Multibancos)

    É igual ao litro. Tem é de ser windows, any flavor.

    //vd
    Re:OS (Pontos:2)
    por Maeglin em 10-12-03 15:23 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    È NT 4 ....
    «Nunca discutas com um idiota. Ele colocará a conversa ao seu nível e bater-te-á pela maior experiência» Mark Twain
    Re:OS (Pontos:0, Redundante)
    por Kmos em 10-12-03 16:33 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Já tinha dito qual era no Post acima..

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:OS (Pontos:2)
    por jazzy em 10-12-03 16:48 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://jazzy.weblog.com.pt/
    Pronto pá... fica lá com a bicicleta.


    Jazzy
    Re:OS (Pontos:0, Redundante)
    por Kmos em 10-12-03 17:49 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Não gosto de bicicletas, prefiro carro e ferrari de preferência =) só que tarem a repetir a mesma coisa, bah..

    I'm a lost soul in this lost world...
    O Problema com tudo isto já é antigo (Pontos:1)
    por Cryptomate em 10-12-03 23:27 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    O Problema com tudo isto já é antigo em todo o mundo, os gajos que mandam (poder real) tem a 4º classe ou equiparado. Assim temos que aceitar a Bush, Micro$oft, SCO e toda essa merda como dominantes do mercado. Para realistas: não há volta a dar!
    O Problema com tudo isto já é antigo (Pontos:1)
    por Cryptomate em 10-12-03 23:27 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    O Problema com tudo isto já é antigo em todo o mundo, os gajos que mandam (poder real) tem a 4º classe ou equiparado.

    Assim temos que aceitar a Bush, Micro$oft, SCO e toda essa merda como dominantes do mercado.

    Para realistas: não há volta a dar!
    Re:O Problema com tudo isto já é antigo (Pontos:2)
    por Branc0 em 11-12-03 0:35 GMT (#43)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Por acaso o Bush não sei, mas deve ter um bocadinho mais que a 4ª classe... quanto à Microsoft nunca andou na escola, embora tenha muitos licenciados nos seus quadros. A SCO não sei bem que mercado domina, só se for o mercado dos advogados.

    Para a próxima, antes de postares a mesma coisa duas vezes podias pensar também duas vezes naquilo que dizes.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:O Problema com tudo isto já é antigo (Pontos:1)
    por liberdade em 11-12-03 0:54 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://gildot.org
    E tu pelos vistos nem a quarta classe fizeste bem...
    O problema é sempre dos outros, do sistema. Se olhasses por ti abaixo talvez percebesses onde está alguma da merda de que falas.
    Por cá... (Pontos:2)
    por vd em 10-12-03 15:24 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    In Artigo, "a nível dos ATMs, a rede privada de comunicações está suportada no protocolo X25 e não em TCPip, como acontece no caso em apreço"

    Verdade :) E noutros existe o SNA :)

    //vd
    Re:Por cá... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por dmaster em 10-12-03 15:47 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Ora ai está uma vantagem de usar X25 mesmo com os deméritos de overhead que lhe assistem. É um bom exemplo de segurança por obscuridade; uma rede privada e um protocolo em que não é fácil a existência de um qualquer portátil cheio de cracking scripts retirados da net a meter o bedelho nas nossas contas pessoais.

    PS: Graças a deus que a Sibs não têm a operacionalidade da PT, senão queria ver se davam despacho às comprinhas de Natal dos portugueses!
    nts&w2000 (Pontos:2)
    por racme em 10-12-03 15:36 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://vendetta.guildsoftware.com
    Esse virus ja anda wild ha pelo menos ha 2 semanas.

    Diebold ATMs will start shipping with the Sygate Security Agent, providing protection proven effective against a wide variety of malware and hacking techniques, before the end of 2003. Sygate Management Server will be available to Diebold customers through Diebold. Field upgrades will be available early December.

    Caricato no minimo e' o comunicado Admira-me e' nao terem anunciado que vao passar a equipar as ATMs com o zonealarm...

    Por cá, o responsável da SIBS não divulgou qual o sistema operativo utilizado nas nossas ATM (vulgo Multibancos), mas acho que não é novidade para ninguém, chegar ao ATM e ver o prompt C:\>. "

    andam ai por essa net fora pics de BSODs portugueses
    Mas e' do conhecimento geral que os multibrancos sao NTs/win2000, basta (ou bastava) dar uma olhada pelos catalogos da papelaco antes de terem sido comprados pela de la rue



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:nts&w2000 (Pontos:3, Informativo)
    por racme em 10-12-03 16:21 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://vendetta.guildsoftware.com
    nao sao estes os modelos mas da uma proxima mais ou menos correcta do que se usa por ca
    http://www.delarue.com/DLR_Content/CDA/Pages/Cash/chsssolns/0,2291,,00.html



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Actualmente são NT4 (Pontos:0)
    por Nherf em 10-12-03 15:43 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    As ATM'S neste momento estao a correr NT4 sobre 2000, mas fala-se que no futuro vão adoptar sistemas unix. Julgo que a SIBS pensa ( segundo informações da ZDNET ) até ao final do próximo ano, colocar todas as ATM'S a correr sobre unix e como (Desktop) um linuxzito qqr.E digo qqr pois não está defenido até este momento qual será. Mas como foi referido anteriormente,o que interessa é ser infelizmente por agora só M$.
    " Os loucos só são loucos porque são uma minoria "
    Correcção (Pontos:0, Despropositado)
    por Nherf em 10-12-03 15:46 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Win 2000 sobre NT4.0
    " Os loucos só são loucos porque são uma minoria "
    Re:Correcção (Pontos:1)
    por liberdade em 10-12-03 16:27 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://gildot.org
    "Win 2000 sobre NT4.0"
    Alguém me explica isto, por favor?
    Re:Correcção (Pontos:1)
    por liberdade em 10-12-03 17:46 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://gildot.org
    Win 2000 sobre NT4.0
    A pergunta era séria. Isto é uma brincadeira? Ou eu não percebi o sentido do texto?

    Re:Correcção (Pontos:1)
    por Nherf em 10-12-03 18:05 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Desculpa tens razao,e Ou win 2000 ou NT4.0 Em cima e que não dava. Aparece de tudo. Ja vi os/2 e win 98 nestas maquinas. Ps.Quando mt seria na 1ª linha o seguinte. Server - NT4.0 e as maquinitas com NT4.0 ou Win 2000. Assim ja dá não?
    " Os loucos só são loucos porque são uma minoria "
    Re:Correcção (Pontos:1)
    por simul em 10-12-03 19:09 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Pareces o Brian da "vida de Brian" dos Monty Python que vai inventndo uma história à medida que a vai contando...
    Re:Correcção (Pontos:1)
    por hellc0re em 10-12-03 19:49 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    apoiado!
    As _CORRECCOES_ que este gajo ja fez hoje!
    Quando nao se sabe/nao se tem certeza nao se inventa!

    Re:Correcção (Pontos:1)
    por Mulder3 em 10-12-03 19:51 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    epah... NT4 no server... duvido muito, lá que os clientes usem nt4... cá para mim, o server é uma farm enorme de HP-UXs ou AIXs mais outra farm para o oracle... Os gajos da sibs podem ser estupidos em usar windows nos ATMs(ou isto n é da responsabilidade da SIBS e sim da papelaco?) mas nos servers, não são tao estupidos ao ponto de usar windows... penso eu de que...
    Re:Correcção (Pontos:1)
    por liberdade em 10-12-03 20:01 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://gildot.org
    Mas tu ainda ligas a quem diz pérolas como estas?
    "colocar todas as ATM'S a correr sobre unix e como (Desktop) um linuxzito qqr"...
    Eu até li duas vezes a ver se estava a ler bem, e estava a estranhar terem aparecido tantos comentários que não reparassem no "Windows 2000 sobre NT4"!...
    E porque não "um 2000 sobre um desktop Mac OS" qq? eheheh... Ligado por X-25 à kernel, claro.
    Re:Correcção (Pontos:2)
    por Lowgitek em 11-12-03 8:19 GMT (#51)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    O BCP usa windows 2000
    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Correcção (Pontos:2)
    por MacLeod em 11-12-03 14:09 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    Só se for nas ATMs. Nos servidores (um passarinho disse-me) é mais VMS.
    Re:Correcção (Pontos:2)
    por Lowgitek em 11-12-03 23:25 GMT (#67)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    referia me as ATM, e pelo menos nas máquinas em que trabalhei aos balcões tb eram windows 2000
    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Actualmente são NT4 (Pontos:2)
    por racme em 10-12-03 16:19 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://vendetta.guildsoftware.com
    Julgo que a SIBS pensa ( segundo informações da ZDNET ) até ao final do próximo ano, colocar todas as ATM'S a correr sobre unix e como (Desktop) um linuxzito qqr.E digo qqr pois não está defenido até este momento qual será.

    FUD



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Actualmente são NT4 (Pontos:0, Despropositado)
    por Nherf em 10-12-03 16:55 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    COMENTA LA ISSO UM POUCO MELHOR POIS COM GRAVURAS NAO VOU LA.
    " Os loucos só são loucos porque são uma minoria "
    Re:Actualmente são NT4 (Pontos:1)
    por Nherf em 10-12-03 17:06 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    ok, tens toda a razao, nao faz sentido nenhum o que eu disse. Sabes o que faz isto, e escrever rapido para o boss nao agarrar um gajo. Mas espero que o sentido da frase esteja lá? Ou seja que se entenda, embora com dificuldades. lol
    " Os loucos só são loucos porque são uma minoria "
    FUD stands for Fear, Uncertainty, Doubt (Pontos:1)
    por Nherf em 10-12-03 17:09 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    FUD stands for Fear, Uncertainty, Doubt Já agora. Só para me lembrar
    " Os loucos só são loucos porque são uma minoria "
    Microsoft?! (Pontos:4, Engraçado)
    por 4Gr em 10-12-03 15:44 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Microsoft nos ATMs?

    Há, tá explicado porquê que:

    - Só posso levantar dinheiro nos ATMs;
    - Quando é actualizado o ATM, eu tenho de actualizar o cartão, a carteira, o saldo bancário, as meias, o guarda-chuva, etc..
    - Não posso fazer mais que uma operação ao mesmo tempo no ATM;
    - E o meu saldo bancário decresce exponencialmente, sem justificação aparente..


    Dominus vobiscum
    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por vd em 10-12-03 16:04 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    - Só posso levantar dinheiro nos ATMs;

    Pagar o telefone, o cartão de cédito, fazer transferências, etc.

    - Não posso fazer mais que uma operação ao mesmo tempo no ATM;

    Desde esta parte há 2 meses que pode-se fazer várias operações e pedir o saldo/movimentos no ecrã, ou fazer levantamentos sem papel.

    //vd
    Re:Microsoft?! (Pontos:1)
    por SlickFox em 10-12-03 16:27 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://mozilla.shopizzy.com
    Desde esta parte há 2 meses que pode-se fazer várias operações e pedir o saldo/movimentos no ecrã, ou fazer levantamentos sem papel.

    Não deixas de poder apenas fazer 1 operação de cada vez e teres que introduzir o código várias vezes. A única coisa que isso evita é o desgaste no cartão ...

    O saldo/movimentos no ecrã ainda não experimentei, mas as operações em papel dão jeito (menos umas arvores abatidas no final do ano :)

    Cumps
    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por MacLeod em 10-12-03 16:40 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Não é verdade. Há Multibancos que, no final de cada operação, perguntam se não deseja realizar outra operação. Tudo sem ter que tirar o cartão e por o código mais uma vez.
    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por grumpy bulgarian em 10-12-03 16:50 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    ontem vi um MB pedir o codigo para a 2a operação. acho q faz sentido, para a eventualidade de uma pessoa tirar o dinheiro, o talao e ir-se embora, deixando um cartao esquecido com o codigo já metido.
    Grumpy B)
    Re:Microsoft?! (Pontos:1)
    por SlickFox em 10-12-03 18:14 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://mozilla.shopizzy.com
    Sim, sem retirar o cartão dá, mas sem introduzir 1 código por cada operação nunca me aconteceu .. não terá sido alguma ATM de algum Banco e não um Multibanco?

    no entanto vou sempre aos mesmos :), por isso a minha experiência é limitada.

    Cumps
    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por André Simões em 11-12-03 0:53 GMT (#45)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Nunca vi. De facto perguntam, mas tem de se introduzir de novo o código. Salvo erro na chave24 do Montepio, que é uma rede à parte, não é necessário.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Microsoft?! (Pontos:1)
    por Shadlan em 11-12-03 9:32 GMT (#55)
    (Utilizador Info) http://alunos.uportu.pt/~al18420/
    Multibancos normais ou daquelas máquinas que encontramos dentro do banco?
    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por MacLeod em 11-12-03 14:11 GMT (#60)
    (Utilizador Info)
    Respondendo a todos. Sabia dos multibancos que dão para efectuar várias operações. Mas de facto nunca tinha experimentado fazer várias operações, e não sabia que se tinha de por o código mais outra vez. Mas até faz sentido.
    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por mlopes em 10-12-03 17:30 GMT (#22)
    (Utilizador Info)

    mas as operações em papel dão jeito (menos umas arvores abatidas no final do ano :)

    Penso que querias dizer "sem papel"!
    Mas isso ainda me parece estar a funcionar mal e com resultados um pouco aleatórios, ainda noutro dia fiz um pagamento de uma compra on-line através de transferência bancária, queria o papel para confirmar a transferência mas a máquina, apesar de eu ter respondido sim ignorou-me e não me deu papel nenhum.

    Já agora, e que não tem nada a ver, quando não há papel nos multibancos com o novo software existe uma incoerência de design básica e que nunca devia ter passado pelo beta-testing, a máquina avisa que não tem papel e pergunta se queremos continuar a operação, para além de desnecessária a pergunta (o software antigo não perguntava, este continua a ter o papel com uma cruzinha em cima, por isso não devia perguntar também) a ordem dos botões faz com que, convencido que a pergunta é a habitual de quando há papel, já tenha cancelado várias vezes levantamentos.


    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:Microsoft?! (Pontos:1)
    por nbk em 10-12-03 23:08 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    "...faz com que, convencido que a pergunta é a habitual de quando há papel, já tenha cancelado várias vezes levantamentos."

    É bem verdade. Burrice que deveria ser corrigida. Já dei por mim a carregar no cancelar mais de uma vez seguida. É claro, como bom português mandei logo ali uma "caralhada" em alto e bom som. Espero que tenha sido gravada. :-)

    @007, Nbk

    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por racme em 11-12-03 1:46 GMT (#49)
    (Utilizador Info) http://vendetta.guildsoftware.com
    mas as operações em papel dão jeito (menos umas arvores abatidas no final do ano :)

    Penso que querias dizer "sem papel"!


    e que tal sem cartao?
    e passar a usar a versao online... sempre sao mais umas arvores que nao sao abatidas no final do ano :>



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por Lowgitek em 11-12-03 8:21 GMT (#52)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Isso não é verdade. Utilizo apenas o código mulçtibanco apenas uma vez logo no inissio da sessão pelo menos nas ATM ca do burgo.
    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por 4Gr em 10-12-03 18:11 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Eheh, ando a ser perseguido novamente por um paladino da Microsoft que sempre que num post meu aparece a palavra 'Microsoft', recebo uma moderação para baixo!

    É engraçado.. é por ciclos, ou seja, é quando são atribuídos pontos moderação a alguém, o que se pode concluir, de grosso modo, que é alguém em específico..

    Vá paladino, identifica-te! :-)


    Dominus vobiscum
    Re:Microsoft?! (Pontos:0, Despropositado)
    por liberdade em 10-12-03 18:21 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://gildot.org
    "sempre que num post meu aparece a palavra 'Microsoft', recebo uma moderação para baixo"
    E tinhas dito alguma coisa de jeito, ou foi só uma javardice qquer? eheh......
    Re:Microsoft?! (Pontos:2)
    por bgravato em 10-12-03 23:33 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Se ele se identificar vai perder as moderações que fez nesta thread... por isso não deves estar com muita sorte... :P
    Re:Microsoft?! (Pontos:1)
    por liberdade em 11-12-03 1:06 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://gildot.org
    "Óh meus, votem em mim que eu depois voto em vocês!... Moderem-me para 3, Engraçado que eu depois também dou um jeitinho... Eu sei que a piada foi fraca mas façam lá o favorzinho...... Quem foi o mau??!! Eu quero fazer queixa à setora!"
    Eu já vi... (Pontos:1)
    por tourt em 10-12-03 17:43 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    ...um ATM no Instituto Superior Técnico (há uns 4-5 anos) em Windows 98.

    Aqui na Ualg, há uma caixa automática (CGD) com OS/2 em espanhol.

    Há de tudo!

    Cumprimentos
    Artur Martins

    ----------
    cat /usr/src/linux/arch/i386/boot/bzImage > /dev/dsp, and the voice of god will be heard.

    Re:Eu já vi... (Pontos:2)
    por vd em 11-12-03 20:54 GMT (#64)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    Aqui na Ualg, há uma caixa automática (CGD) com OS/2 em espanhol.

    Isso é que é bizarro com o caraças!!!
    Não queres pormenorizar essa agência?

    Os OS/2, pelo que me informei, já não são usados há pelo menos 10 anos. Contudo pode ser uma maquina da siemens de espanha que ainda o possua. Mas de certeza que não funciona...

    //vd
    close source (Pontos:1)
    por hellc0re em 10-12-03 19:56 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    O que e intressante nisto tudo e':
    Um sistema que deveria ser seguro utilizar software close source seja ele Windows ou OS/2 ( penso que o OS/2 seja close source, mandem pedras se nao for verdade :p ).
    Re:close source (Pontos:2, Interessante)
    por hellc0re em 10-12-03 20:10 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Desculpem, nao acabei a minha linha de pensamento ;), cliquei em submeter em vez de antever :(
    Nao quer dizer que o software close source nao seja mais seguro, mas como e close nao premite analizar o codigo e altera-lo.
    Tambem e aquela questao, ja tanta vez debatida, sobre o tempo de resposta de saida de um patch. As empresas de software close source optam muito por seguranca pela obscuridade, por sua vez, a quando a existencia de algum bug/vulnariblidade num software (sob licensa open source) saem logo advisories e passado algum tempo os respectivos patch (existem exepcoes).
    Por isso penso que o mais correcto, para as ATM, seria a utilizacao do open source e nao se sistemas close source (seja esse sistema Linux, NetBSD, OpenBSD, etc).
    Re:close source (Pontos:2)
    por vd em 11-12-03 21:00 GMT (#65)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    Nos ATMS a responsabilidade é da SIBS, ela efecuta auditorias ao software dos fabricantes.

    Nos ATS's, particularmente os da CGD, correm um pedaço de software feito por uma terceira entidade, auditado e independente que comunica com o sistema central. O sistema operativo pouco faz que chamar a aplicação e deixa-la a correr.

    Por isso penso que o mais correcto, para as ATM, seria a utilizacao do open source e nao se sistemas close source (seja esse sistema Linux, NetBSD, OpenBSD, etc).

    Os ATM's são um serviço de uma entidade não estatal. Porque carga de água precisa de ter sistemas open source?

    //vd
    "MB" da caixa (Pontos:2, Engraçado)
    por karamelo em 11-12-03 1:02 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    Veio mesmo a calhar, ainda ontem estava em
    frente a uma daquelas caixas da CGD e a gaja fez
    reboot, papou o cartão ao individuo que
    estava à minha frente. Qd arrancou, arrancou
    um NT4 e o mcafee virusscan(um antigo), na altura até
    pensei pros meus botões, bem os cartões de
    crédito hoje em dia devem andar cheio de
    virus :>
    Re:"MB" da caixa (Pontos:3, Engraçado)
    por Lowgitek em 11-12-03 8:25 GMT (#53)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Não não a viste fazer reboot... Ela estava é fazer uma daquelas operações semanais ou diarias, necessárias ao bom funcionamento de qualquer windows... tsk ... tsk...


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]