gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Kylix na corda bamba?
Contribuído por scorpio em 10-11-03 21:10
do departamento !
perguntas The_X escreve "Lê-se aqui que o Kylix pode ser descontinuado. Será? Aproveito a notícia para perguntar quais as ferramentas de desenvolvimento que os "gildotianos" mais usam. Será que há muitos utilizadores do gildot a serem afectados por esta medida? Notícia completa aqui. José Carlos aka The_X "

Emblema "Akaru" :) | Jogos N-GAGE funcionam em telefones Nokia 3650 & 6600 e Siemens SX1  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • aqui
  • aqui
  • Mais acerca perguntas
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Que se passa? (Pontos:1)
    por The_X em 10-11-03 21:22 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Quando clico em Antever, ao colocar o artigo para apreciação, os links funcionam, mas, já não é a prmeira nem segunda vez que, depois de aceites, os links ficam marados. Vejam lá se corrigem isso. O que aparece é isto: http://www.linux-portugal.org/index.php?link=10¬icia=249 e o que devia aparecer era: http://www.linux-portugal.org/index.php?link=10¬icia=249
    Re:Que se passa? (Pontos:2)
    por scorpio em 10-11-03 21:31 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://eurotux.com/
    Pois... asneiras com os teus target=_blank. Está resolvido.
    Re:Que se passa? (Pontos:1)
    por EFRS em 10-11-03 23:32 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://emanuel.xsecurity.ws
    Porque será que a maioria dos artigos com links abrem na mesma página??
    É um bocadinho chato estar a ler o gildot e depois clicar num link e essa mesma página abrir onde estava o gildot. Penso que o target=_blank não é assim tão dificil de fazer.
    Para os que não percebem patavina do que digo deixo um exemplo:
    <a href="link para a noticia" target="_blank">mensagem da noticia</a>

    Não custa nada :p

    Cumprimentos
    "Acta simulato substantiam veritatis mutare non possunt"
    Re:Que se passa? (Pontos:1)
    por rmps em 10-11-03 23:50 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Normalmente carregando no shift ao mesmo tempo que se carrega no link faz a mesma coisa, com a vantagem de ser o utilizador a fazer a escolha se quer a página numa nova janela... Abrir sempre uma nova janela também pode ser irritante!
    Pessoalmente, uso o botão do meio para abrir a página numa Tab nova no Mozilla.


    Rui Saraiva

    --
    "In My Egotistical Opinion, most people's C programs should be indented six feet downward and covered with dirt."<
    Re:Que se passa? (Pontos:1)
    por tyFUZZ em 11-11-03 2:24 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Pessoalmente, uso o botão do meio para abrir a página numa Tab nova no Mozilla.

    MUITO UTIL!!!

    Isso e "CTRL" + "PGUP" ou "CTRL" + "PGDOWN"

    (ou ainda "CTRL" + "T")

    ou "/" + "texto a procurar"

    etc...

    ---
    tyFUZZ
    Re:Que se passa? (Pontos:1)
    por EFRS em 11-11-03 13:04 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://emanuel.xsecurity.ws
    "Normalmente carregando no shift ao mesmo tempo que se carrega no link faz a mesma coisa"
    Não sabia dessa. Estou sempre aprender. :)

    "Acta simulato substantiam veritatis mutare non possunt"
    Re:Que se passa? (Pontos:1)
    por smsp em 11-11-03 15:08 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Eu cá, carrego com o botão direito e "arrasto" para baixo, no Opera. You just have to love mouse gestures.

    «You cannot steal a gift, which is what code released under the BSD license is.»

    Re:Que se passa? (Pontos:1)
    por gEoTa em 12-11-03 12:38 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Por acaso é engraçado mas é um tag html que faz o "truque"... \&\not - é um entidade em html.. Como se pode aliás ver.. o símbolo Se usassem a função escape(), em javascript, para o texto que se quer antever, não acontecia nada disto! :) Penso eu de que.. :P
    Ferramentas de desenvolvimento? (Pontos:2)
    por fhc em 10-11-03 22:01 GMT (#3)
    (Utilizador Info)

    Maioritariamente gcc e scons, com o XEmacs a dar um ar da sua graça. Já estou de olho no Anjuta, mas aquilo ainda está algo fora do que necessito.

    Francisco Colaço


    Re:Ferramentas de desenvolvimento? (Pontos:1)
    por liberdade em 11-11-03 13:32 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://wideopenbsd.org
    Por aqui é XEmacs :) g++ Qt e CMake
    Re:Ferramentas de desenvolvimento? (Pontos:2)
    por fhc em 11-11-03 21:49 GMT (#38)
    (Utilizador Info)

    Eu ainda tentei usar o Cmake, mas o scons parece-me incomparavelmente mais simples. Como uso muito python, acho que era uma escolha natural.

    E já agora, usas KParts ou cinges-te ao Qt?

    Francisco Colaço


    troll ... tech (Pontos:2)
    por ruben dig em 10-11-03 22:22 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Qt Designer here !!

    Para mim... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 10-11-03 22:22 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    se descontinuarem é "good riddance"! Aquela *trampa* tem alguns bugs c/ locales diferentes do en_US, nomeadamente o layout das teclas e fartei-me de andar à cabeçada com isso porque pensava que o problema era do meu X. Quem me dera que aquilo tivesse a qualidade do JBuilder!
    Os IDE's que uso: Anjuta+Glade e JBuilder :)

    ----------
    -1: Redundante!
    Está em estado vegetativo (Pontos:2)
    por cao_negro em 10-11-03 22:27 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Por aquilo que tenho lido e pesquisado pode-se dizer que o Kylix está descontinuado á cerca de um ano pois a Borland não fez nehum patch á versão 3
    os patches que há são feitos por um ácaro (Andreas Hausladen) e podem ser encontrados aqui.
    A Borland diz que as vendas não justificam a R&D num IDE para Linux, por isso aconcelha (nos NG e nas conferencias) ao pessoal a comprar (o Kylix) que e depois logo se vê !

    Eu penso que não é só o Kylix que vai ser abandonado mas tambem o Delphi win32, ou seja os executaveis para win32, isto está na famosa Borland open Letter to the Delphi Community

    Mas qual será o futura da Borland?
    É facil: .NET, C#, .NET, M$
    Só resta saber se a comunidade que tem gasto tempo e dinheiro coma as ferramentas da Borland vai na conversa de ter de reescrever tudo para a treta do .NET (e pagar outra vez)

    Uma coisa já eles estão por os pés pelas mãos o C++BuilderX, querem fazer concorencia ao gcc :-P

    Primi o submeter, cont. (Pontos:3, Informativo)
    por cao_negro em 10-11-03 22:40 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Quais são a alternativas para quem trabalha em Delphi/Pascal e quer começar a trabalhar em linux?
    Aconcelho uma tread no Startux, e o Lazarus que:
    instala (muito) melhor que Kylix
    os executaveis não teem dependencias
    tem melhorias diarias
    não se nota grande diferença do Kylix
    e é free as in free bear and speach.

    cãoprimentos
    .. (Pontos:0)
    por Pensador em 10-11-03 22:34 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    PhpED é proprietario mas para desenvolver php e tbem em outras linguagens é o melhor que ja exprimentei...
    Várias razões (Pontos:2)
    por CrLf em 10-11-03 22:54 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    O Kylix sofre principalmente de três problemas:
    1. muitos módulos third-party estão apenas disponíveis para Windows o que danifica a portabilidade de aplicações Delphi para Linux;

    2. o IDE tem um ar pouco integrado com o sistema, o que dá a sensação de que o Delphi é um extraterrestre no Linux (muito disto vem do IDE usar WINE)

    3. o Linux ainda não tem presença nas áreas onde o Delphi actua (aquelas mesmas áreas aborrecidas onde o VB é popular)

    4. quem desenvolve para Linux é normalmente avesso a estes ambientes proprietários e ao mesmo tempo normalmente mais capaz técnicamente (as massas do VB por enquanto ainda não sairam do Windows) o que os faz preferir coisas como o Java ou Python.
    Eu identifico-me especialmente com este último ponto, prefiro de longe usar Java ou Python (apesar de, no caso do Python, ainda não ter passado das leituras e brincadeiras ocasionais para qualquer coisa funcional). Mas talvez isto seja também derivado da minha antipatia pelo Pascal e qualquer dos seus derivados (para mim o Pascal é bom apenas para aprender).

    quais as ferramentas de desenvolvimento que os "gildotianos" mais usam.

    Bem, o que eu uso mais é (GNU) Emacs + xterm + javac ou (GNU) Emacs + xterm + gcc (há lá algo melhor!).

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por Castanheiro em 10-11-03 23:41 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Bem, o que eu uso mais é (GNU) Emacs + xterm + javac ou (GNU) Emacs + xterm + gcc (há lá algo melhor!).

    Há! jed + gcc ou kdevelop + gcc :-)
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por Lameiro em 11-11-03 0:49 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://lesi.di.uminho.pt
    s/(GNU) Emacs/(G)vim/g
    -=[ Rui Lameiro ]=-
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por TarHai em 10-11-03 23:58 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    eu agora ando um bocado pelas lides do jedit/devc++ com o cygwin a mistura. Ando a testar se esta coisa do windows que veio com o portatil e ou nao suportavel. Tirando a ausencia do ddd, nao me posso queixar muito.

    ## I see offline people.
    Re:Várias razões (Pontos:1)
    por hugocon em 11-11-03 0:24 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Melhor só trocar o Emacs pelo vim... :)
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por 4Gr em 11-11-03 1:09 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Ora não era sem tempo para vir a típica eu-não-tenho-mesmo-mais-nada-que-fazer discussão do editor...


    Dominus vobiscum
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por CrLf em 11-11-03 5:05 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Eheh, são guerras religiosas.

    Mas por outro lado até que são discussões curiosas, porque mostram que afinal ainda há quem não se deixe encantar por IDEs todos amaricados e prefira usar editores verdadeiramente poderosos, quer o {GNU,X}Emacs ou o (yuch!) vim. *grin*

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por 4Gr em 11-11-03 13:44 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Concordo plenamente contigo, mas fazer disso um lema de vida e andar a gritar pelos quatro cantos que X ou Y é melhor é, no mínimo dos mínimos, ridículo!


    Dominus vobiscum
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por 4Gr em 11-11-03 0:48 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Concordo, mas gostava de acrescentar:

    Qualquer projecto sério leva com muito C/C++ em cima e ponto final. Python é uma boa alternativa, correcto, mas ainda não está muito dilatada e sua síntaxe é pouco consistente. Isto é, não é aquilo a que o tradicional programador está habituado.

    Java também é uma óptima alternativa, mas quando a performance não é crítica. Corre em qualquer lado que suporte uma VM, o que o torna muito prático.

    VB e Delphi já estão a morrer há mais de dois anos...


    Dominus vobiscum
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por ruben dig em 11-11-03 0:56 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    "VB e Delphi já estão a morrer há mais de dois anos..."
    no entanto sao talvez as duas com mais sucesso para desenvolver programas de gestão ... e não esquecer o COBOL :)
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por 4Gr em 11-11-03 1:07 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Acredito, mas programas de gestão representam o quê? 1/10000 de todos os programas existentes? :-)

    Delphi ainda acredito no seu sucesso, embora deteste Pascal (e, por lógica, as suas melhorias), da mesma forma que deixei de gostar de Basic. Sinto-me totalmente dependente da syntax do C, visto que é syntax de todas as linguagens que programo (C e C++,Java e PHP).


    Dominus vobiscum
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por CrLf em 11-11-03 5:07 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Acredito, mas programas de gestão representam o quê? 1/10000 de todos os programas existentes? :-)

    Infelizmente em Portugal a oferta do mercado de emprego ronda na sua maioria à volta disso (boring...).

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Várias razões (Pontos:2)
    por CrLf em 11-11-03 5:08 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    e não esquecer o COBOL :)

    Eheh, é sempre bom meter o COBOL no mesmo saco que o VB.

    -- Carlos Rodrigues
    VB we (won't) miss you (Pontos:2)
    por CrLf em 11-11-03 4:59 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Qualquer projecto sério leva com muito C/C++ em cima e ponto final. Python é uma boa alternativa, correcto, mas ainda não está muito dilatada e sua síntaxe é pouco consistente. Isto é, não é aquilo a que o tradicional programador está habituado.

    Java também é uma óptima alternativa, mas quando a performance não é crítica. Corre em qualquer lado que suporte uma VM, o que o torna muito prático.


    Eu até acho a linguagem Python bastante elegante (embora, tal como já disse, faça esta avaliação sem nunca ter feito algo a sério com ela, logo sem nunca ter sido mordido por alguma das suas potenciais limitações) e parece-me bastante adequada para prototipagem de aplicações e também para actuar nas mesmas áreas do VB ou Delphi. O C/C++ (embora confesse que o C é a minha linguagem de eleição) são overkill se o projecto for simples ou para durar pouco em serviço. Em projectos de maior dimensão onde a performance interesse (não tem necessáriamente de ser crítica, só desejável) o C/C++ são imbatíveis. Fora estas áreas, o Java é bom para quase tudo.

    Já agora, o Python também corre em todo o lado onde o Java corre, basta usar o Jython.

    VB e Delphi já estão a morrer há mais de dois anos...

    Para além de não me agradar a linguagem (de um ponto de vista puramente pessoal e não técnico), não tenho assim grandes coisas contra o Delphi, agora o VB... esse já devia ter morrido há séculos, juntamente com todo e qualquer derivado do BASIC.

    -- Carlos Rodrigues
    Eclipse anyone? (Pontos:1)
    por RJLouro em 11-11-03 1:46 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Bem, como ainda ninguém falou, aqui fica.. O Eclipse está um excelente IDE, eu que até sou contra a lentidão do Java me rendi e agora é o que uso. Mas para coisas rápidas ainda lá vou com o vim =)
    Menos um... (Pontos:1)
    por z1d em 11-11-03 14:18 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    É sempre pena quando um projecto destes deixa de ser suportado. A mim, pessoalmente, não me afecta minimamente, pois não o utilizo, mas não deixa de ser menos uma opção de que dispômos.

    No meu local de trabalho, usa-se maioritariamente o SlickEdit (há quem use o Anjuta). Eu, que não conhecia o SlickEdit (Comercial), estive a experimentei-lo durante algum tempo, mas acabei por recair na minha solução de sempre: vim :D

    Para programação em C/C++, linguagens que utilizo normalmente, uso sempre o gcc/g++ para compilar.

    Eu uso... (Pontos:1)
    por Pedro Gato em 11-11-03 14:45 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Depois de ter passado pelo Pascal e pelo VB sem recordações lá muito agradáveis, utilizo hoje em dia C, C++, Java, PHP dependendo daquilo que estou a fazer.
    Compilador só mesmo o gcc (mingw32 no windows)
    GNU devtools (make, automake, autoconf, ...)

    IDE?? nah!, prefiro usar o vim.
    Quando a cena precisa de uma GUI uso o mal-amado wxWindows que aconselho vivamente todos os Gildoteanos a experimentar,
    Object Oriented, relativamente bem documentado, completo, free as in beer (and speach!), e a cereja em cima do bolo, cross-platform!
    oh yeah (Pontos:1)
    por edsonmedina em 11-11-03 18:13 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Quando a cena precisa de uma GUI uso o mal-amado wxWindows que aconselho vivamente todos os Gildoteanos a experimentar,
    Object Oriented, relativamente bem documentado, completo, free as in beer (and speach!), e a cereja em cima do bolo, cross-platform!


    Subscrevo a tua opinião. Rocks!
    Kdevelop (Pontos:2)
    por jazzy em 11-11-03 14:52 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://jazzy.weblog.com.pt/
    Além do vi, uso o IDE KDevelop, mas estou a mudar para o Anjuta.


    Jazzy
    Desenvolvimento? (Pontos:1)
    por Noviço em 11-11-03 15:03 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    xemacs + fortran 90 :)
    C# .NET (Pontos:1)
    por Tyler Durden em 11-11-03 16:52 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Eu cá rendi-me ao C# e ao .NET, quando aquilo começar a bombar(estável) no Linux/UNIX (go-mono/Rotor) quero ver... Não me venham com as tangas do Vi e do Emacs, porque eu apesar de usar o Emacs para muitas coisas, uso Zend Studio quando estou a programar em PHP, Anjunta para C++, ou a outro IDE que melhore a minha produtividade. Mesmo sendo um bocado off-topic: sinceramente, não estou a ver tão cedo um IDE com a qualidade do Visual Studio .NET a ser implementado em Linux. (Que na minha opinião é o melhor IDE que conheço)
    "You have to know, not fear, that someday you are going to die. Until you know that and embrace that, you are useless." Tyler Durden
    Re:C# .NET (Pontos:1)
    por coder em 11-11-03 20:47 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Que na minha opinião é o melhor IDE que conheço
    é verdade. só fica atrás do Borland C++ Builder.
    Re:C# .NET (Pontos:2)
    por Tuaregue em 12-11-03 13:14 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    Por acaso vou ter de fazer um trabalho em ASP .Net e como tal já comecei a fazer uma brincadeiras com aquilo e ate agora só posso dizer o seguinte quem me dera que o PHP tive um IDE/RAD como o Visual Studio e com a mesma organização, separação, do código em si, do código de HTML, desenvolver uma aplicação para ASP.Net é tão simple e tão rápido. Também tenho a mesma opinão qaundo o projecto Mono estiver estável e com um grau de compatibilidade acima dos 95% vamos ver muitos programas feitos em VS/windows a correr no Linux, desde que sejam bons e úteis venham eles.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    não percebo... (Pontos:1)
    por edsonmedina em 11-11-03 18:15 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    o Vim não é o único editor do mundo civilizado?
    Re:não percebo... (Pontos:2)
    por MacLeod em 12-11-03 16:49 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    Não. O único editor do mundo civilizado é o ed.
    jEdit (Pontos:2)
    por McB em 13-11-03 20:50 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    E que tal o jEdit?

    Parece-me muito bom mesmo!
    Mas eu também só uso o grande gvim...
    Mas eu também não sou developer...

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]