gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Sem Título
Contribuído por BladeRunner em 02-10-03 20:35
do departamento sem-departamento
Portugal Ler para crer(?)

Alguém me pode confirmar se eu ouvi bem na SIC as declarações do Director Geral do Ensino Superior dizerem qualquer coisa como "há excepções à lei que não vêm na lei" ?

Só posso estar enganado.

Verisign à moda portuguesa!? | Gildot: ponto de encontro da nata da IT portuguesa  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Portugal
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    ? (Pontos:2)
    por |The-Crow| em 02-10-03 21:05 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://trance.ebserver.org
    ?
    Re:? (Pontos:2)
    por jmce em 02-10-03 21:05 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    !
    Re:? (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 02-10-03 21:08 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.dehumanizer.com
    All your base are belong to us.
    You are on the way to destruction.
    You have no chance to survive make your time.
    Ha ha ha ha...

    (hey, you asked for it!)


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:? (Pontos:2)
    por Psiwar em 02-10-03 21:40 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    ?!
    Re:? (Pontos:1)
    por Dante em 03-10-03 18:06 GMT (#86)
    (Utilizador Info)
    .
    É a loucura... (Pontos:1)
    por von em 02-10-03 21:13 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Há mesmo quem não tenha vergonha nenhuma. Bonito exemplo.
    Caso se confirme a ilegalidade do processo, que moral tem o senhor Lynce para discutir os acessos dos alunos vindos dos subsistemas que tanto andaram a ser discutidos?

    Espero que essa ao menos não ande a invadir reuniões por causa das propinas :p

    Será que...? (Pontos:1, Gozão)
    por asoares em 02-10-03 21:23 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Será que paga propinas?
    --
    antonio soares
    Windows has stopped. Press CTRL+ALT+DELETE to restart your computer.
    Re:Será que...? (Pontos:2)
    por pcardoso em 02-10-03 22:13 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://insomni.org
    Achas?

    É tb o tio Cunha quem as paga certamente...
    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:Será que...? (Pontos:1)
    por EuCa em 02-10-03 23:41 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    As propinas é que ainda devem ter que pagar a ela. :)
    Re:Será que...? (Pontos:1)
    por Anonimus Cobardis em 03-10-03 1:08 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    In Soviet Russia tuition pays you!!!

    Não resisti, sorry.


    --
    © 1982 Sinclair Research Ltd
    Re:Será que...? (Pontos:0, Gozão)
    por mleal em 03-10-03 10:17 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Cá é mais do género: "In Bananas Republic of Portugal..."
    Re:Será que...? (Pontos:3, Interessante)
    por jig em 03-10-03 12:55 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    _Acho_ que não.
    Isto porque a grande maioria dos alunos que os pais têm bons rendimentos, não só não pagam propinas como ainda recebem bolsas de estudo.(Fogem aos impostos nas declarações)
    Já me cansei de ver este género de pessoas a chegar à Faculdade no seu BMW descapotável e irem com os pedidos de bolsa na mão.E não escrevo isto a brincar.
    Acho que já não vale a pena revoltar-me com estes (géneros) de casos (de corrupção,roubo,etc).
    Se a vida é injusta e nós nos queremos safar da melhor maneira possível temos que nos dar com as pessoas que fazem a justiça...

    Re:Será que...? (Pontos:1)
    por von em 03-10-03 16:14 GMT (#76)
    (Utilizador Info)
    Já pensaste em fazer denuncias?
    Re:Será que...? (Pontos:2)
    por jig em 03-10-03 17:32 GMT (#83)
    (Utilizador Info)
    Se a declaração do fisco diz que eles ganham menos que o salário mínimo nacional...
    !! (Pontos:2, Esclarecedor)
    por BlueNote em 02-10-03 21:25 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Isto... está mesmo tudo a saque! F0da55e!!!
    Re:!! (Pontos:1)
    por EFRS em 02-10-03 22:11 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://emanuel.xsecurity.ws
    Imagina aquilo que a gente não sabe.

    "Acta simulato substantiam veritatis mutare non possunt"
    Re:!! (Pontos:2)
    por [Cliff] em 02-10-03 23:12 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Aos estudantes: amotinem-se até o Ministo cair!
    Isto é uma palhaçada e uma injustiça... não é este o mesmo palhaço que nem quer ouvir falar de OpenSource?!
    Políticos... tudo a mesma corja.

    ----------
    -1: Redundante!
    Re:!! (Pontos:2, Despropositado)
    por Branc0 em 02-10-03 23:30 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Políticos... tudo a mesma corja.

    Ninguém te impede de ser político, formando um novo partido ou aderindo a um partido politico já existente. Se são todos tão maus, podes fazer de ti um politico e melhorar o sistema... a não ser que sejas tão mau quanto eles, aí deixa-te estar!


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:!! (Pontos:2)
    por sena em 03-10-03 1:56 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://smux.net/
    Power tends to corrupt and absolute power corrupts absolutely.
                    -- Lord Acton

    Vê também isto, os três primeiros parágrafos... :-)
    --
    sena@smux.net
    http://smux.net/
    Re:!! (Pontos:2)
    por Psiwar em 03-10-03 2:58 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    "Se são todos tão maus, podes fazer de ti um politico e melhorar o sistema"

    O sistema não te deixa ser melhor do que eles. É para isso que ele existe. Experimenta e depois vê se não é verdade...

    "He was merely asked hypothetical questions over casual conversation and a cup of coffee, never knowing that his offhand comments moved worlds. How enlightened!"

    Adoro esta frase. Complementaria dizendo, que assim que o sujeito descobrisse que estava a ser utilizado para tomar as decisões (afinal para tomar decisões precisava de saber o que se passa no mundo à sua volta), era logo substituido. :)

    O problema residia em quem era escolhido para lhe fazer as perguntas... Afinal, não teriam eles o poder na mão? Ah... o infidável ciclo da condição humana...
    Re:!! (Pontos:2)
    por Branc0 em 03-10-03 9:05 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    O sistema não te deixa ser melhor do que eles. É para isso que ele existe.

    Estás-me a dizer que ao longo de milénios de História humana e de centenas de sistemas implementados pelo Homem... nenhum Homem "bateu" um desses Sistemas?

    Já foi feito antes, pode voltar a ser feito. Claro que é muito mais fácil ficar em casa e queixarmo-nos que "não podemos fazer nada"... pois não... sentado no sofá a ver televisão, há muita pouca gente que consegue mudar algo (podes sempre mudar o canal de TV).


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:!! (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 11:32 GMT (#36)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Na tua prespectiva so o consegues indo para a rua!
    Se tiveres interectavidade qual o problema de o fazeres a partir de casa?

    Mau mau e' levar e nao responder, apenas absorver. So o acto de colocares uma opiniao no Gildot sobre qualquer que seja o tema ja estas a participar.





    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:!! (Pontos:2)
    por Psiwar em 03-10-03 12:05 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    As revoluções não acabam com os sistemas. Apenas implementam novos sistemas. Por vezes melhores, outras vezes piores. A última revolução que tivemos foi para melhor mas ainda estamos muito longe de ter um bom sistema.
    Re:!! (Pontos:2)
    por Branc0 em 03-10-03 12:58 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    O Mundo muda todos os dias, a unica questão é saber quem o muda.

    A unica coisa que sei, é que se não fizermos nada por isso não vamos ser nós a mudá-lo.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:!! (Pontos:2)
    por Psiwar em 03-10-03 14:14 GMT (#61)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Sem dúvida. Mas ao quereres mudar o sistema estás inevitavelmente a querer instalar o teu sistema. A politica não mudou assim tanto desde os tempos de Roma e da Grécia Antiga. Apenas foram refinados os métodos e criadas mais ideologias.
    Re:!! (Pontos:2)
    por Branc0 em 03-10-03 14:26 GMT (#63)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Mas o que eu percebi da queixa inicial, o problema não é o sistema. São as pessoas dentro do sistema. Não preciso de mudar o sistema, apenas quem faz parte dele, daí o comentário inicial, se alguém fora do sistema é melhor que alguém dentro do sistema, a unica coisa que tem a fazer é entrar no sistema para ele melhorar... desde que depois não seja corrompida pelo sistema :)


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Ta male... (Pontos:3, Interessante)
    por Psiwar em 02-10-03 21:40 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    "Como não reunia as condições necessárias, a aluna precisou de uma autorização especial e enviou à Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) um requerimento a pedir uma excepção ao regime."

    Reparem na palavra chave em todo este caso. Bem... mas não estivessemos nós no país das "excepções" (cunhas).

    "Mas o próprio director da DGES, Luís Filipe Requicha Ferreira, precisou de um parecer superior e a excepção para a filha do chefe da diplomacia portuguesa foi aprovada pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior."

    O que acho interessante é como tentam dar uma ar de que foi tudo correcto e movido através das instâncias correctas. Penso ser essa a única diferença entre o PS e o PSD.

    PS: Preciso de uma cunha! - Mete a rapariga lá e pronto.
    PSD: Preciso de uma cunha! - Ela que tenha algum trabalho que depois nós resolvemos. É que tem que parecer profissional.
    Re:Ta male... (Pontos:3, Engraçado)
    por Dehumanizer em 02-10-03 21:45 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.dehumanizer.com
    Por outras palavras, o PSD tem mais burocracia. :)


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:Ta male... (Pontos:3, Engraçado)
    por vd em 03-10-03 8:52 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Nop.

    Dá mais nas vistas. Só isso.

    //vd
    Re:Ta male... (Pontos:5, Engraçado)
    por fhc em 02-10-03 22:27 GMT (#12)
    (Utilizador Info)

    PCP: Tens de pertencer ao Comité Central, ser ortodoxo e jurar que o Estaline é um dos grandes benfeitores da Humanidade. Vais depois para a vereação da cultura de uma das nossas câmaras.

    PP: Rico, o menino Diogo de Freytas Camello de Sá e Miranda Sacadura Rebello quer um emprego... ora rico, o su papá já telefonou, percebe? Entre, entre, depois vamos dar-lhe alguma coisa que fazer, está bem? (sotaque nasalizado).

    BE: Ó pá, queres uma cunha. Pá. não temos, nem para nós. Assim que nos arranjarmos, vai uma tembém para ti. Mas olha que somos contra as cunhas

    Valentim Loureiro: Não queres antes um frigorífico, pa?

    Ferro Rodrigues: Estão a ver o estado do país? Os meninos licenciados (que entraram no nosso próprio ministério em cursos de letras, já então cheios) não têm emprego!

    Manuela F. Leite: Uma cunha, queres uma cunha? Ó -- indizíveis palavras -- julgas que eu ando aqui a apertar o cinto para te dar lugar. Vai mas é pedir uma cunha ao -- novos insultos --. E já agora, vê lá se p+agas os teus impostos.

    Francisco Colaço


    Re:Ta male... (Pontos:2)
    por Psiwar em 02-10-03 22:37 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Obrigado por completares o panorama nacional. :)
    Parece que só a Ferreira Leite é que se safa. Será por isso que ninguém gosta dela? Coitadinha.

    Deviamos fazer um Ferreira Leite Appreciation Day.
    Re:Ta male... (Pontos:1)
    por soska em 03-10-03 4:19 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    "PCP: Tens de pertencer ao Comité Central, ser ortodoxo e jurar que o Estaline é um dos grandes benfeitores da Humanidade. Vais depois para a vereação da cultura de uma das nossas câmaras. "

    Eh pah... nao é bem assim...
    O Estaline foi "apagado" e quer o PCP quer os outros PCs seguem uma doutrin não-estalinista. jurar que Marx/Engels/Lenine são os benfeitores da Humanidade, talvez...

    _
    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    Re:Ta male... (Pontos:1)
    por gass em 03-10-03 12:45 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    Desculpem não me autenticar, é que... esqueci-me da pass!!!lol!

    Bem... "Eh pah... nao é bem assim... O Estaline foi "apagado" e quer o PCP quer os outros PCs seguem uma doutrin não-estalinista."

    Penso que tal pensamento seja errado, pois a publicidade e defesa do ditador que matou milhões em tal pais do 'fundo' da europa está bem presente, quer no jornal "O Avante" quer na festa com o respectivo nome!

    Segundo as criticas, o PCP é o único partido comunista (por favor corrijam se estiver enganado) que ainda segue a doutrina e o ideal marxiano, todos os outros reformularam a sua doutrina, com o fim da 2ª Guerra mundial (tirando o cubano) evoluindo para o socialismo (ps - em pt - mais moderado) ou liberalismo (BE - mais extremista - no bom sentido). É por isso que a sua visão (comunista) seja bastante retrogada e não evolutiva, em que existe um controlo sobre a militância (votos de braço no ar, p.e.) e expulsões dos que têm ideias paralelas aos ideais gerais do comunismo (chamados renovadores).

    Sou Alentejano, de uma vila em que domina o PCP, que tem baseado o seu desenvolvimento em construção de infraestruturas de lazer (piscinas, pavilhões desportivos, etc), em que toda a gente (50%) depende do executivo camarário para ganhar pão, em que existe um clima de absentismo (desde que existe o rendimento minimo então, jesus!) e não existe criação de postos de trabalho por falta de captação de investimento - quem é que quer montar uma empresa numa localidade destas?

    O pior é que não existe concorrência (equipa forte para concorrer contra eles), a abstenção vai acima dos 50% e tudo continua na mm, desde à..... varios anos (sempre).

    Foi só um desafogo....



    Cumps-

    Gass
    (utilizador registado)
    Re:Ta male... (Pontos:2, Interessante)
    por soska em 03-10-03 15:57 GMT (#74)
    (Utilizador Info)
    Tb eu sou de uma ex-vila alentejana (agora cidade), desde sempre governada pelo PCP/PEV (aka CDU e anteriores coligações). Considero a qualidade de vida excelente e existe forte investimento.
    E garanto-te que na festa do avante, nem no "Avante" se fala de Estaline. Se te estás a referir a um certo artigo no "Avante", o Comité Central emitiu um comunicado demarcando-se da opinião do jornalista.
    Mais, a seguir à II GM, ainda Estaline comandava a URSS, pelo que o estalinismo não "morreu" com o fim da mesma. Durou até 23 de Feveriro de 1956, quando no XX congresso do PCUS (Partido comunista da União soviética), Nikita Krushchev denunciou o culto da personalidade e as grandes purgas.... A partir daí, adveio uma des-estalinização. Inclusivé, o Hino da União Soviética foi alterado, e deixaram de figurar alusões a Estaline.

    Todos os Partidos Comunistas do planeta, seguem o ideal marxista-leninista. Quer cuba, laos, vietname, china,... todos seguem esta doutrina.
    Por vezes, alguns usaram e abusaram do culto da personalidade. Kim Il Sung da Coreia do Norte é um bom exemplo.

    E digo mais... em que vila alentejana vives?
    Eu sou de Serpa... e digo-te que estou muito satisfeito com a evolução de Serpa, quer no plano económico, quer no plano social...

    _
    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    Re:Ta male... (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 16:31 GMT (#78)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Como é que tem corrido a colectivização dos meios de produção em Serpa?

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Ta male... (Pontos:2, Interessante)
    por gass em 04-10-03 11:51 GMT (#118)
    (Utilizador Info)
    eu sou de Aljustrel... Eu não estou propriamente a dizer que TODOS fazem mal ... Castro Verde é aqui ao lado.

    Não disse que o estalinismo acabou com a morte do estaline, mas confirmo que milhares ou milhões morreram. Tive um trabalhador Ucraniano a trabalhar para o meu pai e ele proprio (defensor da ex-URSS) dizia que aqueles que tinham ideiais paralelos aos do regime e que se notavam pela sua inteligência, eram imediatamente desviados para as colunas militares de frente de batalha (isto no fim da URSS).

    Não sei que livros de história leste, mas os meus disseram-me mais ou menos isto e foi mais ou menos isto que me ficou!

    o comunismo, o ideal de marx, posto em pratica pelo estaline prova que não se consegue a sociedade sem classes sem uma ditadura.

    De qualquer maneira, a sociedade sem classes não é possivel, pois existirão sempre os que distribuem as tarefas e os que as cumprem, daí já uma diferenciação.

    A distribuição de tarefas, claro que cabe sp aos membros do partido (ver tempo de poder do PCP em portugal,em que os lugares cimeiros ainda hoje são ocupados por membros do pcp, colocados na altura - atenção que eu ainda não era nascido).

    Daqueles que cumprem as tarefas, se eu fizer o mesmo trabalho que tu (a mesma função) e tu fizeres sem cuidado, responsabilidade ou humildade, tens direito a receber tanto quanto eu que me esforço por cumprir a minha tarefa mais a tua (caso de linhas de montagem em que o ppl abusa no tempo na casa de banho).

    Uma sociedade sem classes, a utopia nunca seria uma realidade, no entanto é necessária essa mesma utopia para equilibrar a realidade.

    A história não surgiu num jornal qq, surgiu no jornal "oficial" do partido, imagina que isso acontecia no publico, que é que eles respondiam? Epah... isto veio aqui publicado, pá, mas o jornalista é que pensa assim, e como o jornalista nem pertence ao jornal, pá, e o jornal nem é nosso, nem transmite as nossas ideias, epah... lixem o gajo mas não nos lixem.

    Quanto à actividade local, reconheço que Aljustrel é um caso exagerado, mas não único. Um caso onde um presidente de Junta de Freguesia deixou um buraco de 100 mil contos na Segurança Social, numa junta de freguesia com um orçamento anual na ordem do 15 mil contos /ano (actuais). De notar que esse presidente estava lá desde o 25 de Abril e que mesmo sem ser o presidente da junta de freguesia continua a controlar a actividade local (especialmente as festas da Junta de freguesia e vida social), já deves ter ouvido falar de Messejana.

    Num concelho agrícola que vive ainda com um sonho (utopia) de a exploração mineira voltar, mas nunca criou consciência de olhar e ver que a vila denominada "mineira" é essencialmente Agrícola.

    A hipocrisia de quem governa e a falta de concorrência tem um resultado tragico por lá, onde se constroi pelo mais barato, para fazer e desmanchar, ainda mais que em qq outro lado. Onde se beneficiam freguesias da "cor" (Aljustrel e Ervidel) em detrimento das outras (Rio de Moinhos, Messejana, S. João de Negrilhos).

    O que custa é qe no meio de tanta pobreza (monetária e intelectual) alguém se aproveite.

    Custa-me viver num sitio de excelente qualidade de vida, ideal para criar familia, conviver, descansar, passear, esteja como está, quase desaparecido do mapa!

    Cumps-
    Gass


    Por muito menos... (Pontos:2)
    por André Simões em 02-10-03 22:37 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Por muito menos foram demitidos ou demitiram-se ministros socialistas. Eu acho que também vou pedir um regime de excepção a um regime de excepção a um regime de excepção qualquer para poder passar ao quadro e deixar os contratos anuais. Ops... esqueci-me... o meu pai não é minstro.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Por muito menos... (Pontos:1)
    por plexar em 03-10-03 0:28 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Não tarda nada, a excepção passa a ser a regra...
    Plexar.
    Re:Por muito menos... (Pontos:1)
    por Lowgitek em 03-10-03 13:38 GMT (#55)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    mas qual delas? a excepção da excepção ?
    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Por muito menos... (Pontos:1)
    por plexar em 03-10-03 14:18 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
    neste caso, a excepção à regra é regra, portanto, refiro-me à excepção à regra, que não é mais que a excepção da excepção que referiste!

    aaargghh.. q confusão, já me está a doer a cabeça!

    ;)


    Plexar.
    LOL! (Pontos:2)
    por leitao em 02-10-03 23:12 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    O que e' que isto tem de extraordinario ? Nao e' a norma ?


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Afinal o Guterres é bonmbeiro ou trolha? (Pontos:2)
    por fhc em 03-10-03 15:17 GMT (#68)
    (Utilizador Info)

    Com o PS no país:

    As árvores teriam menos componentes voláteis (falta de seiva?) e a temperatura seria indubitavelmente menor.

    A ponte do IC19 faria um esforço na juntas para aguentar, debalde as leis da física.

    Os ministros não iriam inaugurar feiras de fumeiro de helicóptero, nem à Grécia à conta do Orçamento de Estado.

    O pacto de estabilidade seria revisto em instâncias superiores.

    A Alemanha não estaria em recessão.

    Todos os licenciados teriam emprego garantido, independentemente da área de proveniência e das necessidades do mercado de trabalho.

    Todos os ministros pagariam o SISA dos montes alentejanos.

    Os sistemas de informações não seriam destruídos por um fax para o caixote do lixo (o Independente).

    E muito mais.

    Isto soa algo incrédulo, nem sei porquê!

    Francisco Colaço


    Re:Afinal o Guterres é bonmbeiro ou trolha? (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 15:36 GMT (#73)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    O Pilar da ponte de Entre-os-Rios teria aguentado.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Afinal o Guterres é bonmbeiro ou trolha? (Pontos:1, Despropositado)
    por MacLeod em 03-10-03 22:32 GMT (#106)
    (Utilizador Info)
    Hum... Mas nessa altura não estava o PS no poder? Imagina a tragédia que não tinha sido se o PSD estivesse no poder nessa altura.
    volta gago (Pontos:2)
    por racme em 02-10-03 23:56 GMT (#19)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    A filha do ministro solicitou um regime para o qual não apresentava as condições: nem o pai estava colocado no estrangeiro, nem a aluna completou o secundário fora do país. Ainda assim, foi invocando esta cláusula que conseguiu um lugar no curso de Medicina.

    acho que isto sintetiza bem a problematica,
    convem lembrar que este senhor Ministro nao e' so responsavel pelo Ensino Superior

    Tem tambem a seu cargo a pasta da Ciencia, eu pergunto o que raio fez este ministro pela ciencia no nosso pais? Nao foi este senhor que disse mal da Linux e do opensource e que foi um ferveroso adepto contra a sua implementacao na Admnistracao publica em projecto lei?

    Volta Gago estas perdoado!!!!!



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:volta gago (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 0:22 GMT (#20)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    peco desculpa pelo offtopic, vamos nos concentrar nestes 2 senhores, penso que vai de racha. Alias eles proprios hoje em comunicado ja deveriam ter colocado o lugar a disposicao. So quero ver com que cara vem amanha o Sr Durao Barroso comunicar este incidente ao pais.

    "vamos esperar pelo inquerito, para tomar uma decissao, inquerito esse que esta agendado para daqui a 3 semanas e os resultados serao opurtunamente conhecidos..."

    o mesmo tipo de inquerito que fez com que o ministro dos transportes se demitisse apos ter caido uma ponte na via mais movimentada da europa!!!



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:volta gago (Pontos:4, Esclarecedor)
    por mvalente em 03-10-03 7:18 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Volta Gago estas perdoado!!!!!

    Trocar o que "mete a cunha pela filha do outro" por "um que levava a mulher e a filha à borla nas viagens à Grecia" ? Nao me parece que faça muito sentido...

    Venha é a remodelação governamental (que só fazia sentido lá mais para Fevereiro) que há 3 ou 4 cotas no Governo que andam lá a jogar ao berlinde... e já agora que volte o Ministerio da Ciencia E TECNOLOGIA... (evitar criar o Ministerio dos Incendios, como queria o Miguel Sousa Tavares; lá por ser portista não deixa de ser burro...)

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:volta gago (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 11:37 GMT (#37)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Trocar o que "mete a cunha pela filha do outro" por "um que levava a mulher e a filha à borla nas viagens à Grecia" ? Nao me parece que faça muito sentido...

    sim, e' precissamente a mesma coisa...



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:volta gago (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 11:40 GMT (#38)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    ...fazer um despacho a' excepcao da lei que e' uma ilegalidade, uma excepcao a' excepcao. A trocar lugares de 1ª classe por 3 bilhetes de classe turistica.



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:volta gago (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 11:59 GMT (#40)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    ...ainda digo mais, nao tem o governo Ps caido e o gago no lugar de ministro da ciencia e tecnologia do MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA hoje tinhamos visto ja _qualquer_coisa_substancial_ na area do opensource em portugal. Alias e' impossivel acreditar o contrario, depois de iniciativas em cidades alemas, francesas e espanholas e pelo apoio que a causa estava a levar.


    A posição de Mariano Gago era que o desenvolvimento de software de acesso livre, designadamente não proprietário, tem uma grande importância para a criação de emprego na arquitectura de aplicações novas.


    http://barrapunto.com/softlibre/01/01/23/1758221.shtml
    http://www.finbolsa.com/formens.asp?mens=120&resp=0
    http://www.fe.up.pt/~villate/doc/Porto2001.html

      a historia dos bilhetes de aviao era algo que nao estava previsto na lei e foi uma intrepertacao erronea e imoral, mas que ja foi corrigida pela assembleia e os valores em causa repostos. Nao era ilegal, apenas imoral!

    Alias essa pratica afectou todas as bancadas parlamentares.

    volta GAGO!



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:volta gago (Pontos:1)
    por tOkIo em 03-10-03 12:11 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    1- e as pessoas todas q entram pelo recorrente?nao sao filhas do ministro mas tb prevertem a lei.

    2- ja q gamam os dois igualmente a kestao e mm saber s algum deles ja fez alguma coisa para alem disso.

    Nao me importo d ter um ministro q meta a filha em medicina, ou q leve a mulher e a filhha a grecia desde q faça mais alguma coisa p alem disso.
    __tOkIo
    Nem por isso é a mesma coisa. (Pontos:2)
    por fhc em 03-10-03 15:21 GMT (#69)
    (Utilizador Info)

    Um, pelo menos, é mais altruista.


    Re:Nem por isso é a mesma coisa. (Pontos:2)
    por racme em 04-10-03 14:56 GMT (#125)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Um, pelo menos, é mais altruista.

    quem? O que estudou ciencias agronomas ou o que se licenciou em engenharia electrotecnia, fez um doutoramento em fisica de altas energias e trabalhou no CERN em geneva?

    E' que ambos em comum nao tem nada, alias so num promenor tem algo em comum, a pasta do ministerio da Ciencia e da Teconologia!



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Nem por isso é a mesma coisa. (Pontos:2)
    por racme em 04-10-03 14:58 GMT (#126)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    ...ou tinham eheheh



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:volta gago (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 13:50 GMT (#59)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Venha é a remodelação governamental (que só fazia sentido lá mais para Fevereiro) que há 3 ou 4 cotas no Governo que andam lá a jogar ao berlinde...

    parece que estavas errado,
    a remodelacao comeca ja hoje.

    E afinal nao foi necessario um protesto de milhares alunos bastou so 1 para rolar a cabeca do ministro

    so' e' pena que nao tenha caido pelas razoes que todos esperavamos.





    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    cunha (Pontos:1)
    por nbk em 03-10-03 1:52 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    -- init FDP --
    Não sejam hipócritas, meus senhores. Se fossem vocês faziam a mesma coisa. Eu fazia.

    Então, temos o queijo e a faca na mão, e vamos desperdiçar a hipótese? Tsk, tsk...

    Houve alguém que se chibou, previsivelmente alguém que não gosta do sr. ministro.

    E provavelmente a notícia da Sic até nem será verdadeira.
    -- end FDP --

    " O que e' que isto tem de extraordinario ? Nao e' a norma ?", diz leitão.

    É sim senhor, pá! FP-25 forever!!

    @117, Nbk

    P.s. - Eu parece-me que com um bocadinho mais de esforço por parte da Sic este governo entrará em colapso. Vai tio Balsemão, é agora, é agora... :-)

    P.s.2. - Viva a Manelinha!

    Re:cunha (Pontos:2, Despropositado)
    por Lowgitek em 03-10-03 13:47 GMT (#57)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Eu só não percebo... Não foram os portugueses que lá puseram os gajos ?

    Tomem! vejam lá se gostam:

    Aumento dos impostos
    Criação de novos impostos
    Perda completa do apoio aos mais carenciados
    Pontes a cair
    Negocios obscuros com contas no estrangeiro
    Abuso de poder
    Aumento das proprinas
    Legislação laboral inspirada para os grandes poderes
    Falta de apoio as pequenas e médias empresas
    Fuga de capital do país
    Desorganização total de quem manda quando manda e onde manda
    Polis
    Aumento do desemprego
    Aumento da inflação
    Autarquias a beiras de falência
    Reforma do ensino curricular....
    etc etc...
    Para ja não falar do completo esquecimento pelo o Opensource e aos projectos nacionais e a toda burocracia posta a quem quer começar qualquer negócio ou projecto.

    E a não esquecer ... faltas de satisfações ao povo, em todos os episódios anteriormente descritos.

    A desculpem para aqueles que possam já estar com o cerebro em papa, não estou a falar do governo anterior...

    Até quando ??

    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Estás a falar de que partido? (Pontos:2)
    por fhc em 03-10-03 15:31 GMT (#72)
    (Utilizador Info)

    Essas qualidades, olha bem, vejo-as mais no governo Guterres do que no actual.

    E se juntares governar sem governo e ao sabor dos ventos e marés e cosmética à la Atheide, temos a imagem perfeita.

    Por falar nisso, não foi o Almeida Santos que empregava a filha como acessora? E não foi um ministro que tinha a mulher como acessora de outro ministro? Isto lembra-me qualquer coisa.

    Haja vergonha! Passou-se mais de um ano e houve um escândalo destes. A expressão Jobs for the Boys nasceu três meses depois de o Guterres entrar em funções na capa d'O Independente.

    O governo actual é temerato? Claro que não. Nenhum é. Não venham é acenar o PS, que culpas no cartório ele tem, e tantas ou mais que este. Haja senso e sejam isentos.

    Francisco Colaço


    Re:Estás a falar de que partido? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 07-10-03 9:01 GMT (#135)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    eu sou isento, o que não suporto e que este que lá esta faça o que o outro tb já era profissional em fazer... "Se isto está mau a culpa foram os gajos anteriores...."

    Começo a perceber cada dia melhor a sociedade portuguesa e entender porque isto ainda continua na cauda da Europa...

    A culpa e dos romanos que nos deixaram aqui a merces dos outros gajos... tsk ... tsk

    Abaixo ao governo! Estou farto da política feita por políticos que se preocupam demasiadamente com o seu próprio botão da camisa, e esquecem-se dos desgraçados que morrem a fome e os outros tantos que fazem para sobreviver (não se levantem já os de direita a dizer mais um a acudir pelos pobrezinhos, porque tou a falar do português trabalhador, do português que quer montar a sua própria empresa e dar de comer e trabalhar aos que procuram. Falo naqueles que acreditam na possibilidade de tornar esse pais produtivo e com mão de obra qualificada)

    Não sou anarquista, não tenho cor partidária, sou contra as disparidades sociais existentes em nossa sociedade. Apenas acredito que pode se fazer melhor. Não com aclass epolítica que temos, não é um sonho, pode se tornar real se houver vontade para o fazer, não, não acredito, que se faça melhor estando todos parados a dizer que a culpa foi do anterior ,enquanto todos nós pagamos as dívidas e os "lucros" mau geridos pelo o anterior e pelo o actual.

    []'s


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Cá por mim... (Pontos:1, Redundante)
    por Arrepiadd em 03-10-03 2:02 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Nunca mais entrava em nenhum curso que exigisse uma média superior a 15! Andou a tentar aldrabar os outros, não tem mais direitos... vá entrar em agropecuária em trás os montes!!!
    Re:Cá por mim... (Pontos:1, Despropositado)
    por Psiwar em 03-10-03 3:00 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    " vá entrar em agropecuária em trás os montes"

    Eles não tem culpa... :|
    sure (Pontos:2)
    por vd em 03-10-03 8:50 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Alguém me pode confirmar se eu ouvi bem na SIC as declarações do Director Geral do Ensino Superior dizerem qualquer coisa como "há excepções à lei que não vêm na lei" ?

    Afirmativo.
    É engraçado não é ? :)
    Pior de tudo é ele dizer que ouve um engano no seu proprio despacho, de que nem se lembra.

    //vd
    Re:sure (Pontos:2)
    por Maeglin em 03-10-03 13:10 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    Se lerem as declarações ou o artigo da sic , chega-se a conclusão que a dita menina sempre estudou no estrangeiro , só tendo acabado o 12º ano em portugal porque o seu pai assumiu o cargo de ministro.

    Logo deve-se penalizar a rapariga , porque o pai aceitou um cargo publico ? Qualquer dia ninguem aceita ser ministro ou outra coisa neste pais !

    Para além de mal pago , só dá chatices.
    Convém sublinhar que o mal-amado Pedro Lynce no dispacho sublinha que o mesmo crtiterio deve ser usado em circunstancias semelhantes !

    Tirem as vossa conclusões.


    «Nunca discutas com um idiota. Ele colocará a conversa ao seu nível e bater-te-á pela maior experiência» Mark Twain
    Re:sure (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 13:33 GMT (#52)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Logo deve-se penalizar a rapariga , porque o pai aceitou um cargo publico ? Qualquer dia ninguem aceita ser ministro ou outra coisa neste pais !

    A lei diz que sim.

    De qualquer das formas, achas que se deve beneficiar alguém só porque fez o secundário no estrangeiro?

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    Re:sure (Pontos:2)
    por Maeglin em 03-10-03 14:30 GMT (#64)
    (Utilizador Info)
    Não , acho que todos devem concorrer em condições iguais.
    Tal como gajos com menos de 35 anos não deveriam receber subsidio minimo garantido a não ser em casos muito excepcionais , tal como os desempregados não deveriam poder recusar ofertas de empregos , tal como quem não paga impostos e tem uma actividade lucrativa não deveria ter acesso aos serviços publicos (ciganos), pagos pelos outros, etc....
     
    Tal como não concordo com o não ás propinas por parte dos estudantes universitarios (sobretudo aquele "caramelo" de coimbra que já la anda a 8 anos sem fazer a ponta dum corno e eu a pagar.)

    Isso não invalida que a situação em que a miuda foi colocada seja complexa.
    Já para não falar de todos os espertos que entraram pelo ensino recorrente , ou que vão como voluntarios para a Força Aerea e têm entrada directa no Técnico apenas com a obrigatoriedade de ficar 8 anos nas FA.


    «Nunca discutas com um idiota. Ele colocará a conversa ao seu nível e bater-te-á pela maior experiência» Mark Twain
    Re:sure (Pontos:2)
    por Maeglin em 03-10-03 14:33 GMT (#65)
    (Utilizador Info)
    Só mais um bocadinho :

    "Ainda assim, Requicha Ferreira salvaguarda que "a Diana frequentou o Liceu Francês em Bruxelas, de 1995 a 1999, e transferiu-se para Madrid onde esteve até 2002, altura em que o seu pai foi chamado para exercer funções governativas".

    Se Martins da Cruz não tivesse aceite o cargo ministerial, a filha teria terminado o secundário em Espanha, logo, poderia entrar na universidade. Diana queria seguir Medicina, informou fonte do gabinete do ministro Pedro Lynce. "Julgo tratar-se de uma situação excepcional que pode merecer um tratamento excepcional", considera o director-geral do ensino superior, justificando logo de seguida: "As funções de interesse público, como são as do exercício de funções governativas, não deverão causar perturbações no percurso escolar da estudante que, tendo um percurso escolar em ensino estrangeiro, deverá ser considerado relevante para não prejudicar expectativas criadas e dar igualdade de oportunidades à aluna", conclui."


    «Nunca discutas com um idiota. Ele colocará a conversa ao seu nível e bater-te-á pela maior experiência» Mark Twain
    Re:sure (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 15:30 GMT (#71)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    O Director Geral e o Ministro não podem fazer lei à medida que vão aparecendo casos lá no ministério. A lei diz claramente as condições em que um aluno tem direito ao contingente especial. A filha do ministro não reunia essas condições.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:sure (Pontos:1)
    por jadrian em 03-10-03 16:45 GMT (#79)
    (Utilizador Info)
    Não vou dizer que se devia ter concedido o pedido, porque não sei, possivelmente não foi correcto. Mas estes argumentos não valem nada. Rigorosamente nada!
    Claro que a lei diz isso, e por isso houve um requerimento. As lei dizem claramente muita coisa, por vezes há situações extremamente complexas e que devem ser analisadas caso a caso. Isso passa-se em todo o lado.
    Re:sure (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 17:14 GMT (#81)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Bem, nesse caso estão abertas as portas para todas as arbitrariedades. A sociedade deve ser regulada por leis gerais e abstractas iguais para todos.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:sure (Pontos:1)
    por jadrian em 03-10-03 18:58 GMT (#88)
    (Utilizador Info)
    Não, não estão. Mais importante que as leis é o bom senso, não somos uma cambada de robots.

    Re:sure (Pontos:2)
    por Maeglin em 03-10-03 19:21 GMT (#92)
    (Utilizador Info)
    "A sociedade deve ser regulada por leis gerais e abstractas iguais para todos"

    Queres acabar com os Juizes ?
    È que eles existem , exactamente pelo facto de a lei ter que ter em conta todas as variaveis.
    Caso contrario os robots (computadores) podiam fazer julgamentos.


    «Nunca discutas com um idiota. Ele colocará a conversa ao seu nível e bater-te-á pela maior experiência» Mark Twain
    Re:sure (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 19:40 GMT (#95)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Em primeiro lugar, um ministro não é um juiz. Em segundo lugar, os juizes têm que obedecer às leis como toda a gente. Se não existir um fundamento legal para uma determinada decisão, então um juiz não a pode tomar.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:sure (Pontos:1)
    por von em 03-10-03 17:59 GMT (#85)
    (Utilizador Info)
    Claro que a lei diz isso, e por isso houve um requerimento. As lei dizem claramente muita coisa, por vezes há situações extremamente complexas e que devem ser analisadas caso a caso. Isso passa-se em todo o lado.

    A lei tem dois requesitos. Ela não cumpria na altura da candidatura nenhum deles. Que é que há aqui para ser interpretado?

    Re:sure (Pontos:1)
    por jadrian em 03-10-03 19:00 GMT (#89)
    (Utilizador Info)
    Estamos a andar em ciclo. Lê o meu comentário anterior e tenta perceber. Se te ocorrer outra vez a mesma pergunta lê de novo esta resposta.

    Re:sure (Pontos:2)
    por [WaR] em 03-10-03 16:31 GMT (#77)
    (Utilizador Info) http://war.genhex.org/
    Presumo que estejas a ser irónico. A questão da filha do ministro não é nada complexa. Não acabou o ensino lá fora, entra (ou não) como os outros.
    Em relação ao último (e NMO idiota) parágrafo, porque é que não o fizeste também ? Eu preferi não entrar no IST (e digo-te já q nao perdi nada com isso, até ganhei), do que estar "apenas 8 anos nas FA". Tu és é maluco. 8 anos na tropa ? dass...

    -- [WaR]
    Re:sure (Pontos:2)
    por Maeglin em 03-10-03 19:24 GMT (#93)
    (Utilizador Info)
    Alguem te disse que fiz isso ?

    Quanto a teres ganho com o facto de não teres entrado no Tecnico , parabéns.


    «Nunca discutas com um idiota. Ele colocará a conversa ao seu nível e bater-te-á pela maior experiência» Mark Twain
    Re:sure (Pontos:1)
    por von em 03-10-03 17:53 GMT (#84)
    (Utilizador Info)
    Logo deve-se penalizar a rapariga , porque o pai aceitou um cargo publico ? Qualquer dia ninguem aceita ser ministro ou outra coisa neste pais !

    Porque é que ela não concorre com os outros?

    Se deixou de cumprir os requesitos não deve utilizar o regime de excepção. Ou será que criar excepções a um regime de excepção é a solução?

    Re:sure (Pontos:2)
    por André Simões em 03-10-03 15:03 GMT (#66)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    E o mais engraçado era a jornalista a dizer "então mas há ilegalidades", e ele a interrompê-la indignado "mas onde é que leu isso?", e ela "no seu despacho". Enfim, isto seria anedotário nacional, não fosse o caso ser tão triste. E só esta tarde me dei conta das reais proporções do caso, quando o porta-voz oficioso do Governo e director (ou presidente ou lá o que é) da Lusa, Luis Delgado, deixou as desculpabilizações de ontem (Alguém ouviu? Pôs o célebre ministro da informação iraquiano a um canto), e lá disse quase entre dentes que realmente o caso era grave e justificava a demissão.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    desistência.. (Pontos:2)
    por cgd em 03-10-03 9:51 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://pagpessoais.iol.pt/~mz17929a
    Bom, parece que a moça vai desistir do curso na faculdade de medicina e vai estudar no estrangeiro... MNE dixit no parlamento. Não ouvi o suficiente para saber se ele se demite ou não, mas pelo discurso não me parece. O do ensino superior é que não se deve safar...
    E diga-se de passagem... (Pontos:2)
    por fhc em 03-10-03 19:56 GMT (#98)
    (Utilizador Info)

    Com o Martins da Cruz, nem a política externa.

    Mais valia ter ficado o Lynce.

    Francisco Colaço


    Reportagem SIC Notícias (Pontos:2)
    por |The-Crow| em 03-10-03 12:06 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://trance.ebserver.org
    Reportagem da SIC Notícias sobre esta novela:
    mms://espalhabrasas.sapo.pt/vod/fafcba6cfe5465e4fcf84323dc12e914.wmv
    Ou xl.sapo.pt
    Semana da Praxe (Pontos:2)
    por grumpy bulgarian em 03-10-03 12:32 GMT (#44)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    Ja pensaram que a Mna. Martins dos Santos vai ter uma semana da Praxe só para ela? pobre.

    como e que estas cenas se descobrem?

    1) o filho de algum jornalista ficou 1 lugar atras do ultimo colocado no mesmo curso?

    2) no cabeleireiro: "olha, nao digas nada a ninguem, mas pedi ao meu Pai..."

    3) sera que existem listas de pessoas (e familiares) que sao investigadas de forma permanente, de forma a verificar cada um dos seus actos publicos, na expctatica que alguem mije fora do penico?

    fóoooonix!
    Grumpy B)

    Re:Semana da Praxe (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 13:36 GMT (#53)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    segundo um jornalista da sic que investigou a noticia, foi uma queixa anonima para a estacao de Carnaxide, de alguem proximo ao caso. Tudo indica que tenha sido de alguem que nao entrou em medecina na Nova.




    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Semana da Praxe (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 13:36 GMT (#54)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Os colegas da filha do ministro não entraram na faculdade porque o ministério do ensino superior não aceitou as notas inflacionadas do Liceu Francês. A filha do ministro entrou. O resto da história está à vista.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Semana da Praxe (Pontos:2)
    por André Simões em 03-10-03 15:08 GMT (#67)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Ora agora é que tocaste num ponto importante, e ao qual não se tem dado (não só agora) o devido relevo. Como é que se admite que um colégio inflaccione sistematicamente as suas notas finais, com "bonus" de 2 e 3 valores, segundo li, alegando que "eles lá em França são mais exigentes, temos de dar o desconto"? Então mas os pais quando metem lá os filhos não deviam já saber que "eles lá em França..."? Neste caso parece-me que o governo agiu bem, ao acabar com a pouca-vergonha - e olhem que não será todos os dias que me ouvirão dizer algo de bem deste governo. Infelizmente, parece que só avisou as partes interessadas no final do ano.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Demitiu-se (Pontos:0, Lança-chamas)
    por Raman em 03-10-03 12:44 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    So para avisar que o Pedro Lynce, há questão de uns 10 minutos anunciou numa comissao que já pediu a demissão...

    Incha porco...
    Não estás enganado não. (Pontos:2)
    por André Simões em 03-10-03 13:09 GMT (#49)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Alguém me pode confirmar se eu ouvi bem na SIC as declarações do Director Geral do Ensino Superior dizerem qualquer coisa como "há excepções à lei que não vêm na lei" ?

    Não estás enganado não, eu também ouvi isso e também pensei que estivesse enganado. E ninguém o demite? Ele não toma esse inciativa, pois na entrevista em que disse essa enormidade já negava explícita e implicitamente tudo o que dizia na já famosa carta. Temos homem...

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Não estás enganado não. (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 13:42 GMT (#56)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    ta certo que o Pedro Lynce tem razao quando diz que NAO FALOU alguma vez com Martins dos Santos sobre esta questao, o problema e' que ele pode nao ter falado com o ministro dos negocios estrangeiros, mas alguem pode ter falado por ele com a sua conveniencia.

    Esta claro que esta situacao foi forcada pelo Director geral do Ensino Superior Requicha Ferreira

    diz Pedro Lynce:
    "...porventura tera sido um erro abaixo..."



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Não estás enganado não. (Pontos:1)
    por jadrian em 03-10-03 16:52 GMT (#80)
    (Utilizador Info)
    Ele demitiu-se, fez muito bem. Sinceramente nunca gostei dele e acho que não fala nada bem tanto em forma como em conteúdo. Mas continuo a não perceber estes argumentos, acho que as pessoas têm andado a pegar por onde podem e por onde não podem.
    É claro que se podem, e por vezes devem, abrir excepções à lei que não vêm na lei de forma explícita! Será que isto é óbvio apenas para mim? A lei deve ser um meio, não um fim.
    Re:Não estás enganado não. (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 17:18 GMT (#82)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Isso não é nada óbvio. Portugal é um estado de direito governado por leis. Nenhum fncionário público pode tomar decisões sobre assuntos para os quais a lei não lhe concede legitimidade. Existe uma Constituição e legislação que tem que ser respeitada.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Não estás enganado não. (Pontos:1)
    por jadrian em 03-10-03 19:04 GMT (#90)
    (Utilizador Info)
    Por vezes até deve. Casos expecionais acontecem e a lei não deve ser seguida de forma cega. Não estou a dizer que é o caso.
    Re:Não estás enganado não. (Pontos:2)
    por André Simões em 03-10-03 18:10 GMT (#87)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    No caso em concreto a menina não era abrangida por nenuma das normas: estava ca há mais de 1 ano, e não tinha feito o secundário no estrangeiro. Abrir aqui excepções onde? Alegando que "se não tivesse vindo teria as condições"? No meu tempo dizia-se "se cá nevasse fazia-se cá ski". Sim, devem abrir-se excepções quando a lei é manifestamente injusta, e mesmo alterá-la. Mas não era o caso.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Não estás enganado não. (Pontos:1)
    por jadrian em 03-10-03 19:16 GMT (#91)
    (Utilizador Info)
    Não sei onde. Não estou sequer a dizer que o requerimento deveria ter sido aceite. Repara na, diferença.

    Detesto estes argumentos:
    Abriu-se uma excepção (à excepção) =>
    "Está mal! Que barbaridade"
     
    Isto sim faz sentido:
    Abriu-se uma excepção (à excepção) =>
    "Com base em que?" => [eventualmente]
    "Isso não é argumento, que barbaridade"

    Percebes? Aqui o fundamental não é ela ter entrado sem preencher os requisito, isso não foi escondido. O importante para mim é saber em que se fundamentou o pedido de excepção (à excepção), porque não ponho de parte que tal possa eventualmente justificar-se em alguns casos. Como muita gente diz, as leis são um meio, não um fim.
    Re:Não estás enganado não. (Pontos:2)
    por André Simões em 03-10-03 20:14 GMT (#99)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    O pedido de excepção fundamentou-se no que tem sido veiculado nas notícias e no que o próprio ministério da ciência e ensino superior já tornou público na sua página: o argumento de que apesar de ela não preencher qualquer dos requisitos, se o pai não tivesse vindo para o governo ela teria continuado os estudos no estrangeiro. Se cá nevasse...

    Quanto ao resto, em abstracto, de acordo. Mas no caso em apreciação não parece mesmo haver volta a dar-lhe, e a questão que neste momento se coloca já é apena se houve dolo ou não, e se portanto é motivo de acção judicial ou não.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Não estás enganado não. (Pontos:1)
    por jadrian em 04-10-03 11:31 GMT (#117)
    (Utilizador Info)
    Certo concordo plenamente.
    Re:Não estás enganado não. (Pontos:1)
    por being em 03-10-03 21:57 GMT (#104)
    (Utilizador Info)
    Fez muito bem ? Ja quando houve aquilo de Entre-os-rios o ex ministro Jorge Coelho salvo o erro demitiu-se, " a culpa nao pode morrer solteira". Ora coitadinho, foi para um "tacho" menor, assim como vai acontecer a esse... Nao fez nada bem. Devia ser julgado e devia SER DEMITIDO. Alguem sabe quem é que levou com as culpas de entre-os-rios? As familias ja receberam as indeminizaçoes ? ... Palhaçada. Faço merda vou-me embora... sim, pq assim a merda ja esta feita, alguem que a limpe que eu tenho mais que fazer.

    Be different, think for yourself.

    O mais grave (Pontos:3, Esclarecedor)
    por chbm em 03-10-03 13:29 GMT (#51)
    (Utilizador Info) http://ma.ssive.net/
    não é o compadrio mesquinho nem a tentativa sumária de desculpablização do Director.
    O mais grave é que as nossas leis são alteradas por despacho ministrial. Do mal o menos, fecha-se a Assembleia, põe-se os deputados a trabalhar na estiva e ainda se poupam uns tostões para fazer a Ministra feliz.
    E já agora, acaba-se com a despesa e a massada das eleições, que ainda por cima calham ao domingo que é o único dia que o povo coitadinho tem para descançar.
    Re:O mais grave (Pontos:2)
    por Lowgitek em 03-10-03 13:50 GMT (#58)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Olha que tas a brincar com isso mas já faltou mais...

    Maioria absolutas... Para que te quero?!
    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:O mais grave (Pontos:2)
    por Gimp em 03-10-03 13:53 GMT (#60)
    (Utilizador Info)
    Meu caro chbm, como o tenho em boa conta não posso de fazer este reparo, passou o seu texto pelo corrector ortográfico? :-)


    "No comments"

    Tenho que ir em defesa dele, pá. (Pontos:2)
    por fhc em 03-10-03 15:23 GMT (#70)
    (Utilizador Info)

    As eleições na democracia são para as massas, não são?

    Francisco Colaço


    Re:Tenho que ir em defesa dele, pá. (Pontos:2)
    por daniel em 04-10-03 15:28 GMT (#128)
    (Utilizador Info)
    e o "descançar" será de canção? ou então é do cansaço...

    Daniel Fonseca
    A única coisa que interssa é... (Pontos:1, Despropositado)
    por ^magico^ em 03-10-03 16:06 GMT (#75)
    (Utilizador Info)
    ...se a filha do ministro Martins dos Santos é boa ou não? Só é pena que ela vá para o estrangeiro. Eu estava mesmo com a certeza de que ía ter um ministro como sogro! :P
    Sensacionalismo jornalístico (Pontos:1)
    por 4Gr em 03-10-03 19:26 GMT (#94)
    (Utilizador Info)
    Enfim, uma vez mais somos bombardeados com sensacionalismo jornalístico que visa um maior impacto perante o espectador e, por conseguinte, mais dinheiro a chegar.

    O caso foi muito mal explicado. Não vou fazer de advogado do diabo, mas sendo o Ministro Dr Pedro Lynce primo direito do meu avô - e como tal, meu familiar - sinto-me no dever explicar mais detalhadamente o que se sucedeu.

    Em primeiro lugar, existe uma cláusula que prevê, caso uma pessoa passe 8 anos no estrangeiro, que possa entrar numa faculdade portuguesa sem ter média de acesso, evitando assim que a pessoa em questão se afaste do país, dos pais, etc.. Ora, este é exactamente o caso da Diana, a filha do Ministro dos Negócios Estrangeiros... exceptuando que ela apenas preencheu 7 anos e 10 meses, restando 2 meses por concluir para que esteja habilitada aquela cláusula. Na boa fé do Dr Pedro Lynce desprezou os dois meses e aceitou a Diana para ingressar no curso de Medicina.

    A versão contada pelos media - sem deixar de ser verdade - nunca é completamente correcta. De facto ela não preenchia os requisitos necessários para estar ao abrigo deste programa especial.. faltavam-lhe os dois meses!

    Como pessoa séria, honesta e justa que o Ministro Pedro Lynce é, apresentou hoje mesmo carta de demissão ao Primeiro Ministro Durão Barroso.

    A todos os que assim apoiaram, espero que estejam contentes por perderem um grande ministro!


    ---------------------
    O meu maior inimigo ofereceu-me uma cópia do Windows pelo Natal...
    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 19:46 GMT (#96)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Em primeiro lugar, existe uma cláusula que prevê, caso uma pessoa passe 8 anos no estrangeiro, que possa entrar numa faculdade portuguesa sem ter média de acesso, evitando assim que a pessoa em questão se afaste do país, dos pais, etc.. Ora, este é exactamente o caso da Diana, a filha do Ministro dos Negócios Estrangeiros... exceptuando que ela apenas preencheu 7 anos e 10 meses, restando 2 meses por concluir para que esteja habilitada aquela cláusula. Na boa fé do Dr Pedro Lynce desprezou os dois meses e aceitou a Diana para ingressar no curso de Medicina.

    Estás a delirar. A legislação não menciona prazos. Exige apenas que o secundário seja terminado no estrangeiro. A Diana trminou o secundário em Lisboa, logo não cumpre os requisitos mínimos. No fundo, está na mesma situação que aqueles fulanos que não entraram porque lhes falta um dos requisitos: a média.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:1)
    por nbk em 03-10-03 19:49 GMT (#97)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    Perde hoje um bocadinho de tempo e vê o "Expresso da Meia Noite" na sic noticias. Vais perceber melhor que o caso é, no minimo, indefensável.

    Podiam faltar dois meses como dois dias. Não está dentro da lei, não cabe nas excepções, não entra.

    http://sic.sapo.pt/images/articles/25479/documento.gif

    Lê bem o documento. Onde está escrito "situação excepcional" leia-se "cunha".

    @867, Nbk

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por André Simões em 03-10-03 20:23 GMT (#100)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Que cláusula é essa? Não surge nas imagens da legislação mostradas na SIC e RTP. Nem foi alegada pelo director geral do ensino superior. Nem pelo próprio Pedro Lynce. O que se argumenta é singelamente que "se ela não tivesse vindo para Portugal teria feito o 12º anos em Espanha" (não serão as palavras exactas mas quase), numa versão moderna do clássico "se cá nevasse fazia-se cá ski".

    Era interessantes que nos elucidasses sobre essa clásula e sobre o facto de ela não ter sido sequer invocada.

    O documento, não "deturpado" pelos media, está disponível na página do ministério, que no entanto neste momento está inacessível, talvez por haver tanta gente a querer ver o documento, que até trata a menina pelo nome próprio, contra todos os procedimentos normais, e demonstrando uma familiaridade no mínimo inusitada. Quando estiver disponível de novo vou perscrutá-lo à procura da invocação dessa cláusula.

    P.S.: Já agora, a ser assim: o faltarem dois meses justificava a violação da lei? Passa a ser aceitável só porque "estava quase"?

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por André Simões em 03-10-03 20:30 GMT (#101)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    O decreto lei em causa está aqui. Numa leitura rápida e fazendo buscas estratégicas (12, doze, meses) não achei a malfadada cláusula. Podes tu indicá-la gentilmente? É que o link remete para o Departamento de Ensino Superior, onde suponho não andem jornalistas sensacionalistas.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 20:44 GMT (#102)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Eu quero la saber que seja teu primo por afinidade, ate podia ser irmao que nada inibe o que vou escrever a seguir, porque nao me interessa a pessoa(s) em questao ou o grau parentesco, academico ou profissional que ostentam apenas me interessa as politicas e as suas consequencias.

    Em primeiro lugar, existe uma cláusula que prevê, caso uma pessoa passe 8 anos no estrangeiro, que possa entrar numa faculdade portuguesa sem ter média de acesso, evitando assim que a pessoa em questão se afaste do país, dos pais, etc.. Ora, este é exactamente o caso da Diana, a filha do Ministro dos Negócios Estrangeiros... exceptuando que ela apenas preencheu 7 anos e 10 meses, restando 2 meses por concluir para que esteja habilitada aquela cláusula. Na boa fé do Dr Pedro Lynce desprezou os dois meses e aceitou a Diana para ingressar no curso de Medicina.

    Tu estas a passar um atestado de inferioridade a todos nos ? onde raio esta isso escrito aqui ?
    http://sic.sapo.pt/images/articles/25479/documento.gif

    Se estava tao seguro o senhor Pedro Lynce dessa situacao porque razao nao se justificou hoje perante a Comissao Parlamentar da Educacao na Assembleia da REpublica? Porque razao estava tao seguro dessa posicao, que quando foi confrontado pelo anterior secretario estado da educacao do PS sobre que interpretacao da lei teria feito, porque no seu entender nao encontrava no regime especial nada sobre qual a referida rapariga seria possivel constar, se escudou responder?

    A versão contada pelos media - sem deixar de ser verdade - nunca é completamente correcta. De facto ela não preenchia os requisitos necessários para estar ao abrigo deste programa especial.. faltavam-lhe os dois meses!

    uma prima de um amigo meu tambem nao entrou em Medicina na Nova por 2 decimas de valor


    Como pessoa séria, honesta e justa que o Ministro Pedro Lynce é, apresentou hoje mesmo carta de demissão ao Primeiro Ministro Durão Barroso.


    A seriedade e a honestidade dele viu-se quando delegou para os Conselhos Directivos das Faculdades a aprovacao das propinas, quando o CRUP proferiu em comunicado no inicio de setembro em contrario, alertando para a situacao caotica que se verifica hoje.
    De caos nas Universidades com aumentos de 140% quando a inflacao aumentou mais uma vez este ano, e onde existiu um aumento real dos salarios da Funcao publica de 0%.
    Criando o Sr Dr Pedro Lynce a diferenciacao do valor das propinas entre cursos, entre faculdades, entre UNIVERSIDADES e entre REGIOES.

    Um exemplo, a FACULDADE DE Ciencias sociais e Humanas da Universidade Nova De Lisboa tem um valor de propina de 460 Euros o que ja representa um aumento de 30% em relacao ao ano passado, a fAcul dade de MEDICINA Da Universidade Nova De Lisboa tem uma propina de 680 Euros e a FAculdade de CIencias e TEcnologia da Universidade NOVA de Lisboa tem uma propina de 852 EUROS (170 CONTOS) ou seja um aumento de 140%!!!

    Ja para nao falar dos cortes orcamentais no Ensino Superior que _NAO_IAM_EXISTIR_, PROMESSA Do SR MINISTRO!

    E as centenas de cientistas e investigadores que viram cortes nos subsidios para projectos de investigacao na Fundacao para Ciencia e Tecnologia!! Indaga junto destes sobre qual a sua opiniao sobre este Ministro para a area da CIENCia nestes ultimos 2 anos.
    Ou nao vas mais longe, todos nos elementos activos da TI neste pais aqui no GIldot, sabemos o que fez pela ciencia e tecnologia nestes ultimos 2 anos.


    A todos os que assim apoiaram, espero que estejam contentes por perderem um grande ministro!


    Tambem se perdeu uma grande medica por 2 decimas de valor, nao a filha do ministro mas a plebeia prima do meu amigo!



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Mas se a tua prima tivesse andado no Licée (Pontos:2)
    por fhc em 04-10-03 9:53 GMT (#116)
    (Utilizador Info)

    Já tinha entrado na Universidade, via bonoficações arbitrárias, se não fosse a acção do próprio Sr. Lynce a mandar essas bonificações à vida.

    Como vês, ninguém é perfeito. E acredito que ele (o Sr. Lynce) tenha feio esse erro mais por ingenuidade do que por dolo ou favorecimento. Se eu próprio tivesse à frente uma situação semelhante, fosse de quem fosse, filha de ministro ou de trolha, eu não saberia o que fazer. Creio que agiu assim por bondade, não por dolo.

    Conheço pessoalmente o Sr. Requincha Ferreira, Director Geral do Ensino superior. È um homem honesto e se peca por uma coisa, é por ter bondade do tamanho deste planeta. Não é capaz (digo-o frontalmente) de meter uma cunha contra a lei. Sei que se defendeu mal na SIC. Porém não acredito em qualquer intenção de favorecimento ou dolo. Conheço-o há vários anos, já de Coimbra, e custa-me ouvir coisas aqui que posso testemunhar pessoalmente não serem verdade.

    Peço que o moderador conte este artigo como informativo, visto que de alguma forma injustifico as demasiadas suspeitas qe se lançaram aqui sobre a pessoa do Director Geral.

    Francisco Colaço


    Re:Mas se a tua prima tivesse andado no Licée (Pontos:2)
    por joao em 04-10-03 13:30 GMT (#120)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Aqueles que exercem a sua bondade com o bem público geram mais mal que bem.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Mas se a tua prima tivesse andado no Licée (Pontos:2)
    por fhc em 04-10-03 20:44 GMT (#132)
    (Utilizador Info)

    Perfeitamente de acordo. No entanto, não devemos cruxificar aqueles que fizeram mal por ingenuidade. Um bom puxão de orelhas (a demissão) é mais que suficiente.

    No entanto, há que acabar com este regime de cunhas, favorecimentos, etc, não implicando que aqui tenha existido alguma.

    Infelizmente, todos os meninos e meninas deste país são conformados pelos pais para procurarem um lugarzinho debaixo da asa do Estado, seja pela política ou pelo funcionalismo.

    E depois situações esquisitas acontecem... há muitos exemplos disto em toda a história da República Portuguesa. Aliás, ainda penso que a palavra cunha deve vir do papel do martim Moniz no cerco de Lisboa, mostrando quão antiga é esta instituição.

    E se calhar Viriato foi assassinado pelos seus por não ter aceitado um pedido de cunha. Pronto, isto vem do Homem de Neandertal, e pronto.

    Francisco Colaço


    Re:Mas se a tua prima tivesse andado no Licée (Pontos:2)
    por racme em 05-10-03 0:08 GMT (#133)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Perfeitamente de acordo. No entanto, não devemos cruxificar aqueles que fizeram mal por ingenuidade. Um bom puxão de orelhas (a demissão) é mais que suficiente.

    ingeniudade? deixa ver se a PGR passa uma esponja no assunto ou se vai puxar o assunto pro TC
    varios juristas ja referiram tratar-se de uma ilegalidade administrativa que pode ser considerado crime publico de favorecimento.

    Ele reconhece que nao esta a cumprir a lei.O que esta escrito em despacho ao requerimento e' explicito, e' caricato e' compremetedor.

    O problema com o Sr Requicha Ferreira e' que ele e' director geral, e um director geral nao se (pede para) demitir como um secretario de estado ou um ministro, que sao nomeados directamente pelo governo.





    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Mas se a tua prima tivesse andado no Licée (Pontos:2)
    por André Simões em 04-10-03 14:18 GMT (#123)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Já tinha entrado na Universidade, via bonoficações arbitrárias, se não fosse a acção do próprio Sr. Lynce a mandar essas bonificações à vida.

    O que, como eu disse, foi uma boa medida, que só peca por tardia. Quanto ao resto, eu por prudência nunca tomo posições sobre actos de pessoas, nem a justiça séria o pode fazer, baseadas em "acho", "se", "parece-me".

    No que respeita a cunhas, bom, acredito que o senhor seja boa pessoa, o que nunca pode ser invocado porém em situações destas. No entanto, àquele requerimento em que até se nomeia explicitamente a pessoa, contra todas as normas, e em que se diz explicitamente que apesar de não respeitar nenhuma das condições previstas pela lei se pede que considere favoravelmente o pedido, a que chamas tu? Se foi com dolo ou sem ele, não sei, mas aquilo objectivamente é uma cunha.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:1)
    por 4Gr em 03-10-03 21:20 GMT (#103)
    (Utilizador Info)
    Devo aqui uma explicação sumária e um pedido de desculpas.

    Antes de mais, devo dizer que reagi de forma demasiado empolgada. Agora que tive oportunidade de ver as outras versões da história, constatar factos e analisar as leis subjacentes a este caso, retiro partes do meu anterior comentário.

    A adicionar, um pedido de desculpas pela informação errónea que seguiu.

    Relativamente ao desempenho do Pedro Lynce no governo é muito relativo. Aumentar as proprinas não pode ter um juízo de valor subjacente, ou seja, se é bom ou é mau. É relativo, depende dos casos. Para faculdades que necessitem de mais fundos é bom.. para faculdades onde a maioria dos alunos não pode sustentar tais valores, então é mau. Mas ficou ao cargo de cada faculdade ajustar as proprinas consoante o necessário.

    Pelo que conheço do Pedro Lynce, mantenho a minha opinião. Condeno-o por este caso.. mas que todos os males de todos os governos de Portugal sejam este!


    ---------------------
    O meu maior inimigo ofereceu-me uma cópia do Windows pelo Natal...
    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por racme em 03-10-03 22:27 GMT (#105)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Relativamente ao desempenho do Pedro Lynce no governo é muito relativo. Aumentar as proprinas não pode ter um juízo de valor subjacente, ou seja, se é bom ou é mau.

    corta-se no orcamento para o ensino publico, aumenta-se a propina mas deixa-se o valor ao criterio das universidades, as universidades nao assumem (nem podem assumir) a responsabiliade e delegam nas faculdades, estas privadas do apoio no proximo orcamento de estado e com ordenados dos funcionarios e os custos de manutencao para cobrir, colocam no valor que bem entendem.
    TEmos assim a mesma Licenciatura que em Lx custa X no Porto custa Y no interior custa Y-1 nas regioes autonomas custa X+3

    Ja jogaste a' nova expansao do WArcraft III?
    Chama-se Warcraft III: Divide to Conquer
    Divide-se os alunos cria-se a instabilidade, conquista-se o pai's!


    É relativo, depende dos casos. Para faculdades que necessitem de mais fundos é bom.. para faculdades onde a maioria dos alunos não pode sustentar tais valores, então é mau. Mas ficou ao cargo de cada faculdade ajustar as proprinas consoante o necessário.


    Um ministro serve para tomar decissoes e nao criar confusoes, se este refugia-se e delega nos outros, para que raio serve um MINISTRO?

    Mas este ministro nao caiu pelas razoes devidas, infelizmente!



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por André Simões em 03-10-03 23:03 GMT (#107)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Eu continuo a achar que mal vai o país que encara o ensino superior como mais uma despesa e não como um investimento. Eu sou frontalmente contra as propinas. Ah, e não me venham com a história do "mas eu pago impostos para os filhos dos outros estarem na univ?" que eu respondo-vos dizendo que o raciocínio é intelectualmente desonesto, mas que eu posso pegar nele e dizer "mas eu pago impostos e além disso tenho de pagar propinas?", ou "mas eu pago impostos para a construção de escolas que não uso?", ou "eu que sou sportinguista pago impostos para ajudar a construir o estádio da Luz", ou... não parava mais! É que esse argumento tantas vezes usado pode levar a estes "ou" todos.. Não, não é assim que as coisas se fazem.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por André Simões em 03-10-03 23:03 GMT (#108)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Eu continuo a achar que mal vai o país que encara o ensino superior como mais uma despesa e não como um investimento. Eu sou frontalmente contra as propinas. Ah, e não me venham com a história do "mas eu pago impostos para os filhos dos outros estarem na univ?" que eu respondo-vos dizendo que o raciocínio é intelectualmente desonesto, mas que eu posso pegar nele e dizer "mas eu pago impostos e além disso ainda tenho de pagar propinas?", ou "mas eu pago impostos para a construção de escolas que não uso?", ou "eu que sou sportinguista pago impostos para ajudar a construir o estádio da Luz", ou... não parava mais! É que esse argumento tantas vezes usado pode levar a estes "ou" todos.. Não, não é assim que as coisas se fazem.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por joao em 03-10-03 23:55 GMT (#110)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Mas achas que os sportinguistas devem pagar o estádio da luz? Achas que quem não consegue entrar na universidade deve pagar através dos seus impostos a universidade de quem entra?

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por André Simões em 04-10-03 0:44 GMT (#111)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Acho. Porque os impostos não devem servir interesses pessoais, mas comunitários. Não vejo os impostos como algo do tipo "não tenho esse benefício directo, não dou". Se assim fosse eu protestaria por os meus impostos serem usados para construir estradas em zonas do país onde não conto passar nunca, muito menos em carro próprio (nem carta tenho). Mas não é assim que vejo as coisas. Até porque é do interesse de toda a comunidade ter gente formada num país que, ao contrário do que se diz nos cafés, tem a menor percentagem de licenciados da UE. É do interesse de todos, tenham os seus filhos entrado ou não. Já a questão dos estádios é a mesma coisa, sob outra aparência, ainda que com resultados mais palpáveis a curto prazo. Sem querer entrar em querelas do tipo "viva o euro 2004" ou "morra o euro 2004", acho (espero) que os benefícios serão visíveis na economia. Portanto não me importo nada de contribuir para o estádio da lampionagem (sem ofensas para os benfiquistas, força de expressão:)), trazendo isso benefícios de qualquer tipo para o país. Uma vez mais tenho uma visão comunitãrio (mas não comunista).

    Mas já vi que em política fiscal temos posições realmente inconciliáveis :)

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por joao em 04-10-03 1:14 GMT (#113)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    99% dos benefícios do estádio da Luz pertencem ao Benfica. Qualquer despesa é visível na economia. O café da esquina, e todos os cafés do país prduzem efeitos visíveis na economia. As empresas privadas produzem efeitos na economia. Tudo produz efeitos na economia. O que interessa saber é que actividades é que produzem mais efeitos na economia. A construção de 10 estádios não é a actividade que mais efeitos produz. 99% dos beneficios de uma licenciatura pertencem ao licenciado, até porque os licenciados se fazem pagar muito bem pelos seus serviços. Conheces algum médico, advogado ou engenheiro que trabalhe de borla?

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por André Simões em 04-10-03 3:28 GMT (#114)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Tudo certo como é evidente, como evidente continua a ser a necessidade do investimento do Estado no Superior. Já não sei se estou de acordo com os 99% de benefícios para o licenciado, mas isso são meras guerras de números impossíveis de provar e contra-argumentar de forma sã. É que a mim parece-me muito pouco 1% de benefício por parte do Estado na formação de quadros superiores por cada licenciado, os gestores, os economistas, os professores, os médicos, os engenheiros que põe isto tudo em funcionamente. E com a tua pergunta final, meramente retórica, está a ser feita uma confusão entre dois planos que não estão em de modo nenhum em oposição: o benefício que o País retira da formação de quadros superiores - e ninguém no seu perfeito juízo põe isso em causa - e o benefício pessoal que um licenciado em teoria retira do seu trabalho. Digo em teoria porque não é líquido que a generalidade dos licenciados ganhe mais do que um não licenciado, mas isso são outras contas. Um médico, um advogado, um engenheiro, sim não tenho quaisquer dúvidas. Mas licenciados não são só médicos, advogados e engenheiros.

    De qualquer forma a minha questão inicial é a absoluta necessidade de o Estado investir na formação de quadros superiores, e de portanto o ensino superior não poder ser nunca encarado como mais uma despesa, antes como um investimento. Acho que um país como o nosso, com uma carência aflitiva de licenciados, denunciada em todos os estudos, ao contrário do que se ouve na conversa de autocarro, não se pode dar ao luxo de encarar a Universidade como um frete, cortando-lhe o financiamento e soltando o imenso "amanhem-se" que no fim de contas são as propinas. Ou achas que o País pode passar sem esses médicos, advogados ou engenheiros, e de todos os outros licenciados? É que a mensagem que o sistema de propinas regiamente pagas passa é a de que um curso neste país, mais um licenciado neste país é um luxo, quando não é: é uma necessidade.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por André Simões em 04-10-03 1:10 GMT (#112)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Já agora, e não me dirigindo só a ti (foi apenas porque tinha acabado de fazer "submeter" ao comentário anterior, e aproveito para ficar seguido), saíram há dias números da OCDE que diziam que Portugal é, com a Grécia e a Turquia, o país que menos investe no ensino superior. Companhias simpáticas, mas pouco recomendáveis em termos de desenvolvimento, convenhamos. Não guardei o link, mas quem lê o Público regularmente terá lido o mesmo que eu. Países como a Alemanha já aboliram as propinas do ensino superior por entenderem precisamente que o Superior não é uma despesa, é um investimento, e essa é a tendência pela Europa, com a excepção inglesa, que parece que também as quer aumentar. Sublinho o caso irlandês, tantas vezes invocado como exemplo a seguir, que as aboliu recentemente. Tudo isto recolhi da leitura de um dossier do Público sobre o assunto, saído há uns meses, não tenho portanto links comprovatórios, mas acredito nos jornalistas do Público. Não devee no entanto ser difícil comprovar estes factos com algumas pesquisas.

    Já há uns anos saiu outro estudo, este com um âmbito diferente e com um leque de países também diferente, que dizia que os países da NATO que mais gastavam na Defesa (% do PIB claro) eram os EUA, Portugal... a Grécia e a Turquia. Se tivermos em conta que a Grécia e a Turquia estão em guerra fria há quase 200 anos (agora parece que acalmaram, nos últimos 3/4 anos), por razões históricas e fronteiriças, o que justifica um grande investimento nessa área, e que os EUA são a potência que todos conhecemos, não sei se não seria de revermos alguma prioridades. E não me dirijo a governo nenhum em particular. Este "pecadilho" de aumentar o orçamento da defesa regularmente é recorrente, embora em alturas de crise e de cortes generalizadas me choque mais do que noutras. Mas adiante. PSD, PS (em quem tenho votado), CDS, todos o têm feito. Sem querer entrar em discursos demagógicos baratos, não sei se, tendo em vista os números a que aludi, não seria mesmo altura de reorientar a coisa.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Meu caro, o mal não é gastar dinheiro com a defesa (Pontos:2)
    por fhc em 04-10-03 9:22 GMT (#115)
    (Utilizador Info)

    Está em como o gastamos. E se há uma coisa (provavelmente a única) que o Dr. Paulo Portas fez de bem é que exige contrapartidas para a indústria portuguesa iguais ao valor dos contratos de aquisição deequipamentos.

    É claro que eu iria mais longe, e faria com a prata da casa, com projecto nacional, etc, a primeira geração dos nossos submarinos. Se a primeira fosse uma borrada, a segunda sera aceitável e a terceira capaz ou até mesmo excelente.

    Foi isso que fez D. Fernando, quando pediu ao Almirante Pessanha (genovês) para tomar o controlo da nossa armada (o tempo, já a MAIOR da Europa continental). O Almirante formou os contrutores portugueses e introduziu a vela latina, que deu origem ao melhor barco da época, a caravela portuguesa (não é o bicho flutuante homónimo).

    Se nós não podemos aspirar no imediato a uma indústria aeronáutica, como o Brasil constituiu do nada, podemos pelo menos requalificar-nos na construção naval. Temos estaleiros (Viana, Figueira da Foz, Setúbal), tradição e necessidade (uma costa deste tamanho bem pedia melhores barcos. Podemos é obrigar o seu projecto em Portugal, de modo a ganhar competências, que se transformem depois em exportações.

    No rescaldo destas coisinhas (lembro que a Diana entraria sem problemas em medicina se o Sr. Lynce não tivesse acabado com as borlas aos alunos do Licée Français), há que perguntar: para que serve o ensino superior em Portugal e a investigação que fazemos?

    Sou como os EEUU, preferindo usar o nosso orçamento de defesa, aeroespacial, etc, para fomentar a própria economia e transferir tecnologias para a área civil. Até o Japão, hoje o mais poderoso exército da Ásia, pensa assim. Portugal compra os brinquedos bélicos lá fora. Até as fardas. E por isso tenho que, por uma vez, tirar o chapéu ao Ministro da Defesa, que efectivamente desta vez defedeu os nossos interesses, muito embora eu preferisse que ele fosse mais longe.

    Francisco Colaço

    Ao moderador: eu sei que torci o tópico. Mas a dúvida do anterior autor era por demais pertinente, pelo que peço que o modere para cima. Acho que deveria ser discutida no Gildot em tópico próprio, que brevemente proporei.


    Re:Meu caro, o mal não é gastar dinheiro com a def (Pontos:2)
    por racme em 05-10-03 21:04 GMT (#134)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Está em como o gastamos. E se há uma coisa (provavelmente a única) que o Dr. Paulo Portas fez de bem é que exige contrapartidas para a indústria portuguesa iguais ao valor dos contratos de aquisição deequipamentos.

    O construtor alemao prometeu investir em portugal o equivalente ao projecto dos submarinos mas isso nao esta assim tao claro. Tanto nao esta, que esta a suscitar muitas duvidas sobre as formas de pagamento. E para que gastar 17 milhoes de contos em 2 submarinos em leasing? para correr com os marroquinos e espanhois que pescam na nossa costa? Ja o fazem, ou pra andar a brincar a' batalha naval com as alguinhas e as tubaroes? Para parecer que somos grandes.
    E' o mesmo que alugar um ferrari por uma noite para ir a uma festa social.

    Podemos é obrigar o seu projecto em Portugal, de modo a ganhar competências, que se transformem depois em exportações.

    ve a excelente (barracada) do porto de sines, o enorme investimento PUBLICO que agora ta ao Deus dara, "vai ser a placa giratoria euroatlantica... Rivalizar com o porto de taiwan!... Roterdam vai fechar..." diziam eles

    Sou como os EEUU, preferindo usar o nosso orçamento de defesa, aeroespacial, etc, para fomentar a própria economia e transferir tecnologias para a área civil. Até o Japão, hoje o mais poderoso exército da Ásia, pensa assim. Portugal compra os brinquedos bélicos lá fora. Até as fardas.


    alguem diz que e' o sonho que comanda a vida...
    Mas o problema dos sonhos e' cair da cama e acordar.

    O Poder Belico. o nosso poder belico ficou em ter ensinado os Japoneses o que era polvora. Desde entao nunca mais tivemos poder belico, a nossa posica na actualidade deve ser semelhante a' de outros paises europeus de equivalente dimensao, e deixarmos as utopias para quem e' grande. Uma rapida profisionalizacao e uma especificacao em determinados ramos e areas das forcas armadas.
    E delegar para a UE e para NAtos e organizacoes euroatlanticas semelhantes a nossa defesa regional e mundial.
    O nosso poder belico deve estar na Diplomacia.

    E por isso tenho que, por uma vez, tirar o chapéu ao Ministro da Defesa, que efectivamente desta vez defedeu os nossos interesses, muito embora eu preferisse que ele fosse mais longe.

    Se me conseguires explicar porque e' que em ano de cortes orcamentais, de desinsvestimento publico na saude (privatizacao hospitais) e educacao (corte bolsas investigacao, corte investimento nas unis, aumento propinas), subida de desemprego (8%!?!), inflacao. E' urgente_ proceder-se a' substituicao dos chaimites por 300 unidades de pandurs e piranhas com traccao 8 por 8!?! a' compra de 70 camioes para o exercito? E outros tantos para os fuzileiros.
    A' aquisicao de fragatas para defesa-aerea para a armada? ah? defesa aerea? (Deve ser para repelir os F16 espanhois que frequentam as ilhas desertas, ou pra missoes de serch&destroy na bacia do tejo, nao va algum 747 colidir com as torres das amoreiras a torre de belem ou o Cristo Rei.
    Para nao falar da substituicao de 100 mil G3 por G36? a' aquisicao de 14 helis pra forca aerea para substituir os puma ou ao contrato-progama para equipar os F16 com misseis ar-terra?!?! Misseis tERRA AR?? para que ? para bombardear as plantacoes de macanha na planice alentejana? ou para apagar incendios com napalm e bombas de dispersao!?
    ja para nao falar do aluguer dos 2 submarinos americanos a' tal empresa alema..

    A lei de programacao militar preve um investimento de 5.340 milhoes de euros ate ao final de 2026, so para este ano esta previsto um gasto de 40 milhoes de contos! tudo isso para que?

    ja sei e' para que eu possa dormir descansado, porque esta alguem a olhar por nos, certo?
    ou sera que esse investimento e' para ir brincar aos castelos de areia e ao "Pequeno naPoleao" la pros lados das bosnias e iraques?

    E ainda vens tu por em causa o investimento do estado na educacao.

    Mas em algo estou de acordo contigo, tenho de tirar o chapeu ao Sr Paulo Portas, e' mentira que ande inchado em bicos de pes no meio de Coroneis, Alferes e Generais, com laivos de pequeno ditadorzinho, afinal e' o nosso paulo como sempre o conhecemos,

    o nosso paulinho das feiras!! ah da ca um beijinho!!



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por joao em 04-10-03 13:36 GMT (#121)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Não guardei o link, mas quem lê o Público regularmente terá lido o mesmo que eu. Países como a Alemanha já aboliram as propinas do ensino superior por entenderem precisamente que o Superior não é uma despesa, é um investimento, e essa é a tendência pela Europa, com a excepção inglesa, que parece que também as quer aumentar.

    Todo o investimento é uma despesa. E seja como for, se o ensino superior é um investimento, também é um investimento para as famílias. As famílias é que são as principais interessadas no investimento na educação.

    Por outro lado, abrir um café também é um investimento com repercussões na vida pública. Deve o estado financiar os cafés?

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    Re:Sensacionalismo jornalístico (Pontos:2)
    por André Simões em 04-10-03 14:02 GMT (#122)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Não são situações comparáveis e sabe-lo bem. Já agora se não sabes ficas a saber que sim, o Estado financia em grande medida (nalguns casos a 100%) a abertura de estabelecimentos privados e de pequenas empresas.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    ERRATA! (Pontos:1, Despropositado)
    por grumpy bulgarian em 03-10-03 23:44 GMT (#109)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    onde se lê "Martins dos Santos" leia-se "Martins da Cruz". O Sr. árbitro Martins dos Santos é culpado de *outras* coisas. cfr. qq sportinguista :)
    Grumpy B)
    Re:ERRATA! (Pontos:2)
    por Gamito em 04-10-03 13:04 GMT (#119)
    (Utilizador Info) http://www.dte.ua.pt/~gamito
    You bet :-(

    Mário Gamito
    my web shelter
    Re:ERRATA! (Pontos:2)
    por André Simões em 04-10-03 14:56 GMT (#124)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Sou testemunha!

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:ERRATA! (Pontos:2)
    por racme em 04-10-03 15:17 GMT (#127)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    onde se lê "Martins dos Santos" leia-se "Martins da Cruz". O Sr. árbitro Martins dos Santos é culpado de *outras* coisas. cfr. qq sportinguista :)

    depois do sucesso de qual "a vossa idade?" e a do sucesso do "La crème d' la Crème, que arrêt ici" a proxima 1 million dollar question

    "Qual a cor pela qual mais lagrimas derramam sobre esses vossos teclados "guticula impermeables" tal qual um TAMPax em plena accao mensal, a frente de um monitor de 19" centilante a olhar pro cablecrypt, enquanto desdenham 10 ou 30 linhas de um escript para fazer um retrieve da IDE3 tag de uma track ripada de um qualquer cd para um leitor de mp3s, ou batem umas 2 linhas em prolog para passar 1.5 hora do vosso tempo, nessas noites sombrias na cave escura da arrecadacao sem AC apenas iluminada pelo piscar das luzes da gateway, enfim a proxima 1 million dollar question, qual o vosso clube caros gildoterzz?"

    ca pra mim cheirame que existe pra ai muita lagartagem...
    so quem passa muito tempo no meio deles lhes sente o cheiro :)



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:ERRATA! (Pontos:2)
    por André Simões em 04-10-03 16:33 GMT (#129)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    ca pra mim cheirame que existe pra ai muita lagartagem... so quem passa muito tempo no meio deles lhes sente o cheiro :)

    Vais-me permitir que te roube essa e passe a usá-la substituindo "largartagem" por "lampionagem" não vais? heheheheheh

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:ERRATA! (Pontos:2)
    por racme em 04-10-03 17:10 GMT (#130)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    ca pra mim cheirame que existe pra ai muita lagartagem... so quem passa muito tempo no meio deles lhes sente o cheiro :)

    Vais-me permitir que te roube essa e passe a usá-la substituindo "largartagem" por "lampionagem" não vais? heheheheheh


    ah ? lampionagem ?

    mixer vol 100:100 ; mpg123 Amor.a.Portugal.mp3
    e disfruta as imagens....... :,\



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:ERRATA! (Pontos:2)
    por André Simões em 04-10-03 19:04 GMT (#131)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Eu tinha interpretado a frase como pejorativa, peço desculpa! Também lá estive no dia 6 de Agosto :)

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]