gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Quero controlo sobre o meu domínio!!!
Contribuído por scorpio em 07-09-03 19:08
do departamento
dns Luis Ferreira escreve "Possuo um domínio registado assim como um espaço de alojamento adquiridos recentemente. Acontece que descobri dois os tres dias depois de enviar para lá os conteúdos, fazendo um "whois" ao respectivo endereço, que o mesmo está registado em nome da pessoa que fez o registo, apesar de eu ter pago o serviço. O argumento da empresa é que os domínios e respectivos pagamentos são efectuados - por eles - em lote, devido ao facto de serem revendedores e efectuarem a compra de diversos domínios, sendo o rótulo "owner" respeitante ao nome da pessoa responsável pelas contas. Este argumento não me convence até porque sei que é possivel alterar o "proprietário" de cada domínio, nomeadamente se este for posteriormente revendido, pelo que poderá haver algo por detrás disso, do tipo apropriarem-se dos conteúdos do site, tomando-os como seus e impedindo-me o acesso ao espaço de administração da minha página. Gostaria de saber como poderei resolver o assunto até porque pus a página em standby, dizendo na página de entrada que havia problemas técnicos no servidor e portanto "tenho aquilo parado". "

Microsoft chega a acordo com a Be | Encontro OpenBSD Portugal  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Luis Ferreira
  • Mais acerca dns
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Falta informação... (Pontos:3, Interessante)
    por taf-7arte em 07-09-03 19:29 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    É preciso conhecer mais detalhes para avaliar a situação. Algumas perguntas soltas:

    1) É .pt, .com.pt, .com/.net/.org ?

    2) O nome é alguma marca registada ou obtido à base do nome de uma organização que legalmente representes?

    3) Que contrato exactamente é que foi feito com a empresa que fez o (mau) serviço? Presumo que o registo tenha sido contratado a uma empresa portuguesa, pelo que parecia implícito no texto do artigo.

    Tentando avançar alguma coisa, diria o seguinte.

    1) Se o registo tiver sido em .com/.net/.org, na prática a única via de obrigares a empresa a "devolver-to" é invocares (junto dela ou no pior caso em tribunal) o compromisso que supostamente a empresa teria assumido ao aceitar o teu pagamento. Há outras alternativas litigiosas, mas muitíssimo mais caras

    2) Se for um domínio em qq coisa de .pt e se fores de algum modo "proprietário" do nome, podes contactar a FCCN apresentando provas disso e pedindo para o transferir para outro lado qq mais "decente".
    Re:Falta informação... (Pontos:2)
    por Psiwar em 07-09-03 20:39 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Este argumento não me convence até porque sei que é possivel alterar o "proprietário" de cada domínio

    Se estamos a falar de domínios .com/.net/etc então de facto existe um campo que se chama "Registrant". Este campo é que de facto determina o proprietário do domínio e dá para indicar o nome e a morada da entidade a quem de facto pertecence o domínio. Estes dados funcionam independentemente de quem esteja a administrar e pagar o domínio.
    Re:Falta informação... (Pontos:5, Esclarecedor)
    por daniel em 08-09-03 1:54 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Nope. Nao estando a falar de .pt, o "dono" do dominio sao duas coisas. O e-mail a ele associado e o cartao de credito que fez o (ultimo) pagamento (ou ate' tres, o login e password de administracao tambem podem contar, mas para mudar qualquer coisa de importante, normalmente obriga a confirmacao enviada para o e-mail). Ponto final (ou ponto e virgula :).
    Estou a falar de dominios nao .pt, claro, que estao implicitos no post original para qualquer pessoa que saiba ler nas entrelinhas (I will spell it out for you: whois, compra de dominios em lote, revenda, whatchamacallit... - esta palavra existe! :).
    Disputas, fora deste ambito, claro que sao possiveis mas nao tornam a informacao que expus falsa, e muito menos o sentido pratico "da coisa".

    Desculpem-me, mas aqui acreditem na maior experiencia de quem ja regista/transfere e resolve problemas com os .com/net/org/etc. (chamados gTLD - generic Top Level Domains) ha uns bons anos.

    Vou tentar esclarecer num mini-FAQ (qualquer pergunta adicional, by all means do it) porque esta questao e' muito interessante e importante:

    P: O que e' que se passa, na verdade?
    R: Bom, o mais comum e' as empresas "contratarem" o servico a essas autenticas "lojas de dominios" portuguesas, por nao quererem colocar um cartao de credito, quererem factura e mormente por nem sequer saberem nada do processo, do que e' que envolve, DNS's, etc.
    O que ficam e' `a merce da etica de quem regista, uma vez que este pode reclamar para si o dominio (questao do "dono" do dominio, acima) e so uma disputa junto do WIPO pode resolver a contenda. Ora um "domain dispute" fica muito mais caro do que pagar pelo dominio, que costuma valer, preco de rua, $400, ja por causa disso: fica mais barato comprar o dominio "there and then" do que ir para o "litigio", dai a emergente vertente de negocio possivel e "facil".
    Para referencia podem ir a http://websolut.com e veem que esta' a venda, neste momento (confirmei) por uma empresa com um nome sugestivo - tradenames - por esse preco. Foi registado (a 11-Nov-2002 e expira daqui por dois meses) numa tentativa de o vender, se calhar aos detentores do websolut.net (que quando o registaram em Mar-1999 nao quiseram pura e simplesmente o .com disponivel tambem :-).

    P: Como resolver a questao?
    R: Bom, a maneira mais "facil" de retirar um dominio a quem o tenha registado e' mudar de "registrar", por exemplo, fazendo implicitamente uma renovacao por (periodo minimo) mais um ano. Ora, o processo envolve o envio de um e-mail ao "dono" do dominio, que se "aceitar" (basicamente, e' so seguir a receita que recebe - normalmente clicar nuns links), da' de facto a autorizacao `a transferencia do dominio, para, entao, o novo dono.
    O dominio nao pode estar a poucos (10, 15, depende do registrar) dias de expirar.
    Alem disso (ufa, tanta coisa) e' preciso que o dominio nao esteja no estado "LOCKED" porque isso impede, `a partida, que qualquer transferencia comece, sequer - obriga primeiro a mudanca do estado por parte do "dono".

    P: Como e' que isto anda?
    R: Bem (que maneira tao oral e original de comecar as respostas... nevermind!), isto anda tao "apertado" que ate' ha varias empresas no mercado a prometer o mesmo, quando so uma o conseguira', obviamente -> obter um dominio mal ele expire. O cliente/crente paga o fee e a empresa diz que faz o possivel por ser a primeira a registar o dominio, caso ele expire e fique disponivel. Tudo isto espertalhoes a tentar ganhar o "honest buck" (?) pelos distraidos.
    Para verem o cumulo! ate' ha listas "0 days" (think warez? :) de dominios expirados e nao "reclamados/registados" para aqueles que se sintam desinspirados ou sem ideias para criar uma empresa e tenham o nome do dominio como ponto de partida!

    Isto de prometer conseguir registar o dominio ao expirar, faz-me lembrar uma historia espectacular (primeira vez que a escrevo em publico!) de um sujeito que tinha o seguinte esquema: corria o boato que ele safava malta nova da tropa. O homem, sob a capa de uma honestidade atroz, cobrava x contos pela promessa de livrar da tropa qualquer um; caso nao conseguisse, devolvia o dinheiro! Ou seja, este homem ganhava dinheiro por um metodo unicamente estatistico, nao mexendo uma palha, mas com uma historia sempre muito bem contada, aqui resumida! Alguem haveria de nao ser seleccionado e... tlim!... money in the bag! Viva o fim do SMO...

    P: Como e' que se ve a informacao sobre o dominio?
    R: (Agora sem comecar por "Bom" nem "Bem" :-) Curiosamente, parece que agora os whois servers dos gTLD's (2 ou 3 diferentes que vi) ja nao dao o "status" do dominio, alem de negarem ha ja algum tempo queries, se feitas muito sucessivamente (politicas anti-spam, well done! - vao cacar mails ao raio que os parta!). Para os .pt podem experimentar na linha de comandos (quem tenha):
    whois dominio.pt@whois.dns.pt
    e whois dominio.com para os outros.

    P: Onde e' que se ve a boa fe?
    R: Se o registo do dominio vier acompanhado de um user/pass de administracao no "registrar" - eles nao costumam dar isso para ocultar informacao sobre custos etc. e disfarcam de varias maneiras possiveis - ou pelo menos o e-mail de administracao do dominio for da esfera do cliente, estao, de alguma forma, salvaguardados os interesses do detentor (pagante) do dominio. Caso nao tenham, se pedirem e nao receberem tambem esta' visto.

    P: O meu conselho?
    R: Registar o dominio junto de uma empresa de confianca e/ou com contrato de salvaguarda de posse do dominio, para prevenir autenticas situacoes de "raptos" de dominios tendo como refem um ".com" ja enraizado e por isso muito valioso para a empresa visada. Acreditem que sei do que falo.
    Neste momento o que se vive e' uma autentica corrida ao "preco" do dominio - o que e' ridiculo ir para empresas que cobram muito pouco pelo dominio conquanto nao sejam "serias" na sua missao - isto tudo para poupar uns 2 ou 3 contos... por ano.
    A minha empresa cobra o justo, pelo que faz, e ate' iamos ser os primeiros registrar's de gTLD's portugueses mas a resposta de baixo desmoraliza qualquer um e ainda bem que fomos a tempo de nao investirmos todo o dinheiro envolvido no processo das acreditacoes.

    P: Nao ha' outra maneira?
    R: Ha! (la vou acabar com o negocio de alguns, senao muitos, dos vendilhoes do templo dos dominios, ou aumentar o seu lucro `a custa da ignorancia alheia - se me quiserem fazer uns donativos de agradecimento, eu ate' acho que a informacao merece e tenho PayPal! :)

    Quem quiser um gTLD pode ir regista-lo online (Credit Card required) por uns miseros $5 + tax !!! (para os curiosos ficou-me por $5.41)
    Para quem nao acredite que ainda haja Pai Natal, vejam que ele ate' se antecipou ao Advento:
    http://biz.yahoo.com/bw/030818/185516_1.html
    (Devia por isto com grande destaque, mas o post e' em texto simples e detesto o blink, anyways!)

    Devo avisar que este preco pode ser considerado "dumping" - a nao ser que tenham conseguido condicoes especiais de corrida - o preco de custo de um dominio .com para um registrar e' $6, segundo julgo saber pelas "regras":
    http://www.verisign.com/nds/naming/registrar/dotcom/step2.html
    - e nao sei se e' para durar, mas pelo menos o registrar deles e' conhecido (sao TUCOWS reseller) e se subirem o preco, no futuro, pode-se sempre mudar de registrar. Perder o que se gastou, nunca, porque isto e' superentendido centralmente pela NetworkSolutions-Verisign e dominio pago e' dominio valido.
    Ja agora, o maximo que se pode registar, penso que e' por 10 anos. Aproveitem! :)

    P: Nao podes traduzir isso tudo por miudos? (achei que fazia sentido depois de reler)
    R: Ok! Bottom line, a receita rapida e completa para a "re-obtencao" do dominio:
    Pedir aos registadores que mudem o e-mail de administracao do dominio para uma conta debaixo da "alcada" do legitimo dono. Isso ja da muitas garantias, uma vez que, em principio para mudar mais qualquer coisa, exige confirmacao por mail. Em seguida, renovar o dominio noutro registrar que dara' plenos poderes ao legitimo. Se houver desculpa para a mudanca de email acima referida, fazer a renovacao na mesma e se eles se recusarem a permiti-la (nao ha desculpas desta vez, a nao ser que digam que ja nao tem acesso ao e-mail que e' o deles... duh!) entao e' mesmo um caso de ma fe e ja nao sera' tao pacifico/simples.

    Ficou extenso como nunca antes (entusiasmei-me :-), mas espero que responda `a questao inicial e acho que, com sorte, digno de chegar a levar 5 pontos de mod (nunca tive, nunca desbundei, tambem nunca procurei! karma whore not! :).

    Abracos,
    Daniel Fonseca
    Re:Falta informação... (Pontos:2)
    por Branc0 em 08-09-03 3:37 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    digno de chegar a levar 5 pontos de mod

    Só por causa disso já não te modero! :P


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Falta informação... (Pontos:3, Informativo)
    por daniel em 08-09-03 11:44 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Quem participa nao pode moderar, anyways! :)

    Abracos,
    Daniel Fonseca
    Re:Falta informação... (Pontos:2)
    por racme em 08-09-03 3:47 GMT (#8)
    (Utilizador Info) www.freebsd.org
    Ficou extenso como nunca antes (entusiasmei-me :-), mas espero que responda `a questao inicial e acho que, com sorte, digno de chegar a levar 5 pontos de mod (nunca tive, nunca desbundei, tambem nunca procurei! karma whore not! :).

    deem la o xicolate ao rapaz que ele merece,
    valeu pela tip, embora nao faca mais do que 1 registo anualmente, acho que o mais barato que arranjava era mesmo +-11 euros. E digamos com,

    address: Lx
    city: Lx
    postal-code: 1200
    country: SH

    pra evitar pagar os BMs, aos types puissants et riches de cravate de bruxelas ;)


    Make World; Not War;
    Re:Falta informação... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por taf-7arte em 08-09-03 9:18 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    Nope. Nao estando a falar de .pt, o "dono" do dominio sao duas coisas. O e-mail a ele associado e o cartao de credito que fez o (ultimo) pagamento (ou ate' tres, o login e password de administracao tambem podem contar, mas para mudar qualquer coisa de importante, normalmente obriga a confirmacao enviada para o e-mail).

    Convém esclarecer que o "registrant" é mesmo o dono para efeitos legais.

    Contudo, como só muito dificilmente se ia para uma disputa litigiosa, de facto o "contacto administrativo" (email + cartão de crédito) na prática é que funcionam.

    Em termos de boa prática, o contacto administrativo pode perfeitamente ser o de quem paga o domínio ao registrar. Se for o revendedor, está ok.

    Mas aconselho vivamente a não usarem revendedores e a terem cuidado com a qualidade/funcionalidade da interface de administração que o registrar disponibiliza. Exemplo: verificar se é possível configurar um MX record do nosso domínio no DNS do registrar, ou se para isso é preciso termos nós uma máquina a prestar serviço DNS.

    Re:Falta informação... (Pontos:1)
    por liberdade em 08-09-03 11:13 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://wideopenbsd.org
    Com tanta experiência... :> que tal mais umas sugestões de registars com preços e serviços interessantes "interessantes".
    Re:Falta informação... (Pontos:3, Interessante)
    por daniel em 08-09-03 11:42 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Desculpa, caro liberdade, se parece flame, mas ainda estou a espera da resposta `a "maquina toda esburacada" (e' mau feitio, eu sei, mas nao te ficava nada mal a remissao ou assuncao (ou assumpcao), das duas tres, embora a primeira esteja implicita :-)

    > que tal mais umas sugestões de registars com preços e serviços interessantes "interessantes"

    Com um registrar a 5 patacas/ano e ainda queres mais??? Fogo.. talk about dissatisfaction, man!

    Eu conheco o mercado de praticamente todos os dominios baratuchos, e e' quase tudo igual, mas podes especificar o que tem de mais interesse, num registrar? Se oferecem cafes? Nao estou a ver...

    P: Se tem DNS como aqui alguem bem perguntou? (Ola Tiago, dos bons tempos da ETC/Caleida/Catolica, right? :-)
    R: Nao tem de facto o dominio (do verbo dominar) do MX (how dumb is that?) permitindo apenas adicionar hosts a apontar para ip's, mas quem e' que usa o dns server do registrar anyway? :/) (atencao ao sorriso - grin like - e' pergunta retorica e sem desprimor dos que usam!)

    Abracos,
    Daniel Fonseca
    Re:Falta informação... (Pontos:1)
    por taf-7arte em 08-09-03 12:52 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    (Ola Tiago, dos bons tempos da ETC/Caleida/Catolica, right? :-)

    Certo. :-)
    Ou melhor, quase, porque na Caleida não cheguei a entrar após uma primeira "fase experimental". E, apesar de ter ficado sem algum dinheiro, acho que foi uma boa opção ter ficado de fora, por razões que agora não interessam.

    Quanto ao DNS, é importante ter cuidado com a fiabilidade do sistema e com a boa conectividade. Há por aí bastante "lixo" à venda. Eu uso o Register.Com. Não é barato mas tem a funcionalidade que preciso e nunca tive problemas. O 7arte.net está lá, por exemplo.

    Re:Falta informação... (Pontos:2)
    por daniel em 08-09-03 16:13 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Entao nao te lembras de um puto cabeludo que entrou para atender telefones de apoio `a Internet (Helpline do BFE) mas tambem desenrascava os servidores quando falhava a electricidade `a noite, ainda nos escritorios em frente ao JN, e que depois programou "from scratch" o aeiou 2.0? ;)

    On-topic: mas falando apenas em termos do registo "per si", quem use DNS's proprios, e nao os do registrar, podem ter a certeza que o registo de um .com e' quase pormenor (que ainda custa uns contos para quem registe muitos, de 1 para 7 cts. ano ainda e' dinheiro) e portanto vale a pena optar pelo melhor preco.
    Isto porque a garantia de "qualidade" em termos de registrar, ja' esta' dada com os passos necessarios (tecnicos e financeiros) para se ser acreditado. Vejam em:
    http://www.icann.org/registrars/accreditation-application.htm

    Tem que se dar garantias (eles sao muitissimo rigidos - tambem nao e' para menos) de tudo e mais alguma coisa. Inclusive de numero de pessoal minimo e tambem qual o procedimento, caso a empresa va a falencia!

    E de resto a base de dados "whois" e' replicada por todos e para todos eles. Depois entra no sistema de caches de dns o SOA e esta' a andar de mota. Repito: para quem nao use o dns do registrar vale mesmo a pena; para os outros casos, ja existe argumento para discussao (e' como os gostos) e ai nao vou ser fundamentalista... mas se fosse... dizia que tambem era "cagativo", se for uma questao de "confianca" nos nameservers. Como sempre, YMMV.

    Abraco,
    Daniel Fonseca
    Re:Falta informação... (Pontos:1)
    por taf-7arte em 08-09-03 16:56 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    Entao nao te lembras de um puto cabeludo que entrou para atender telefones de apoio `a Internet (Helpline do BFE) mas tambem desenrascava os servidores quando falhava a electricidade `a noite, ainda nos escritorios em frente ao JN, e que depois programou "from scratch" o aeiou 2.0? ;)

    Lembro. :-)
    Ainda estás cabeludo? ;-)
    Quanto ao aeiou 2.0, acho que eu já não tinha nada a ver com isso nessa fase, se bem me lembro. Mas já foi há tantos anos... Sabes que fui eu quem "baptizou" o aeiou? :-) Ele de facto bem precisava de um "banho completo" em relação ao 1.0.
    Mas depois desliguei-me disso.

    Quanto às garantias dos registrars, infelizmente acho que depois de passada a "inspecção" o caso já não é igual. E no caso de sites relativamente pouco visitados (será provavelmente o interesse da maior parte de quem regista domínios), as caches não estão muitas vezes preenchidas com dados actualizados. Se a conectividade nessa altura for má...
    Mas concordo que em geral o caso é pouco grave a não ser que sejam domínios que "nunca possam falhar".
    Um abraço!

    Re:Falta informação... (Pontos:1)
    por legolas em 08-09-03 22:20 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    ** completely off-topic ** please don't flame me **
    Olá Daniel,

    Conseguiste que me registasse de propósito nesta bela cópia do slashdot :o (aliás, parabéns aos criadores, se é que também não os conheço ;) de propósito para de dizer olá.

    Eu sou o Filipe, do ano do Bulhões mas se calhar não te lembras de mim.

    Os nossos destinos devem estar cosmicamente ligados, porque:
    1) O Bolhas também me tentou convencer a fazer o helpline do BFE (mas eu recusei)
    e para cúmulo
    2) em 2000 recusei uma proposta da caleida para fazer a versão 2.0 do aeiou (por azar/sorte tinha aceite outra proposta uma hora antes do homem da caleida me ligar a dizer que tinha sido escolhido)

    Achei engraçadas estas duas coincidências :)

    Espero que teja tudo bem contigo, onde é que andas?
    Re:Falta informação... (Pontos:2)
    por daniel em 09-09-03 2:39 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Xi... quanta honra... e fama, pelos vistos... daqui a bocado parecemos umas comadres (que cena panona :-). Manda mail para info@websolut.net (endereco publico) e menciona o meu nome que ha-de chegar a mim e tratamos da troca de galhardetes "in private". Tip: o Bulhoes ate' tem o seu dominio .com e ele que nao te veja a escrever "Bolhas" :)

    Abracos,
    Daniel Fonseca
    Re:Falta informação... (Pontos:1)
    por liberdade em 09-09-03 8:42 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://wideopenbsd.org
    Desculpa, caro liberdade, se parece flame, mas ainda estou a espera da resposta `a "maquina toda esburacada" (e' mau feitio, eu sei, mas nao te ficava nada mal a remissao ou assuncao (ou assumpcao), das duas tres, embora a primeira esteja implicita :-)

    Não lhe voltei a pegar, mas infelizmente ainda na mesma:

    # up2date
    Error communicating with server. The message was: SSL_connect error

    Alguma dica sobre por onde lhe pegar?


    Re:Falta informação... (Pontos:2)
    por daniel em 10-09-03 1:08 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    (Isto devia dar para "cross-post"ar para o "thread" original :)
    Ca para mim a receita nao foi bem seguida. Confirma o feedback de cada comando individualmente e manda para ca se quiseres mais comments.

    No agora unico redhat 7.0 (firewall num 486 :) que tenho a funcionar nao tinha wget e pus la os ficheiros por scp. De resto, foi sempre a andar:
    [root@firebird /root]# up2date -l

    Fetching package list for channel: redhat-linux-i386-7.0...
    ########################################

    Fetching package list for channel: redhat-powertools-i386-7.0...
    ########################################

    Abracos,
    Daniel Fonseca
    redomonio (Pontos:3, Esclarecedor)
    por racme em 07-09-03 22:42 GMT (#3)
    (Utilizador Info) www.freebsd.org
    em lote, devido ao facto de serem revendedores e efectuarem a compra de diversos domínios, sendo o rótulo "owner" respeitante ao nome da pessoa responsável pelas contas.

    O que acontece quando o pessoal nao opta por escolher um registrat oficial e prefere trabalhar com resellers, por mais que custe, e eu sei que as empresas precissam de trabalhar para viver, mas muitos refugiam-se me praticas menos correctas como a submissao dos contactos em seu nome e a recusa para alterar essa informacao, para mais tarde terem um meio de perdurar e prolongar os contratos que detem com determinado cliente, quer este esteja associado a um servico de hosting ao nao. Geralmente a pratica e' reservar o dominio por mais anos que os solicitados, muitas vezes os anos para o qual tem os descontos dos registrats.

    sugestao, contactar novamente a empressa (reseller) ao qual contrataste o dominio, pedir para que passem para teu nome. (Verificar contrato, acordo estabelecido)
    Caso acedam negativamente verificar quando expira o dominio. Se o dominio e' marca registada, contactar o registrant sobre qual o reseller adquiriu o dominio expondo a situacao.

    Ou podes tambem optar por pedir uma transferencia do dominio ao teu reseller para outro registrar, ao qual este nao pode negar.

    Ou tambem cessar o contrato estabelecido, o qual este tera de libertar o dominio.

    Ja agora qual e' a TLD ?




    Make World; Not War;
    Re:redomonio (Pontos:3, Informativo)
    por daniel em 08-09-03 2:31 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Alguns factos, porque me parece que o visado pode ser induzido em erro:
    - O registrant nao passa assim para a mao de outrem o dominio de um cliente que lhe pagou. O que existe e' a possibilidade de uma "disputa" por um painel de ilustres, dantes apenas pelo WIPO, agora pelos vistos por uns quantos:
    http://www.icann.org/udrp/approved-providers.htm
    Como isto fica carissimo para uma disputa, mas muito mais barato em quantidades, ha varias empresas a fazer esse servico; os mais conhecidos/sucedidos dao pelo nome de esqwire:
    http://www.google.com/search?num=20&hl=en&lr=&ie=ISO-8859-1&q=domain+dispute+resolution&bt nG=Google+Search

    Nao interessa se a pessoa tem a marca ou nao, a nao ser para a disputa, claro, mas nao vai la de "conversas" com o registrar, nao se julgue. Haviam de saber o que eu passei so para renovar o dominio com um cliente que ja nao tinha os dados de acesso, o endereco de e-mail de administracao do dominio ja nao existia e ainda por cima nao faziam ideia do numero de cartao de credito com que tinha sido paga a ultima vez. Foi de DNS poisoning mesmo! Isto tudo porque agora na NSI, nao e' qualquer um que pode "oferecer" a renovacao do dominio, como no celebre caso do expire do passport.com da Microsoft no Natal de 99 (ainda nem estou assim tao perto dos 30 e ja pareco um velho a dizer as datas):
    http://slashdot.org/articles/99/12/25/114201.shtml

    > Ou podes tambem optar por pedir uma transferencia do dominio ao teu reseller para outro registrar, ao qual este nao pode negar.

    Claro que pode. Basta que se neguem a responder por mail `a solicitacao de transferencia.

    > Ou tambem cessar o contrato estabelecido, o qual este tera de libertar o dominio.

    Sim, sim... num mundo ideal(TM) mas nao em caso de ma fe.

    Deixo como nota de rodape, que ao minimo de suspeicao de ma fe (ver o meu post anterior), se aja imediatamente no sentido da transferencia ou mesmo litigio, se aquela falhar, porque nao havera' muito volta a dar... Bom, ha um metodo mas envolve vigas de ferro e outras coisas de que eu nao percebo nada e nego tudo!

    Por mim, qualquer cliente que queira sair e' muito bem tratado... quanto melhor, mais depressa ele volta, se vir que mudou para pior!

    Abracos,
    Daniel Fonseca
    Re:redomonio (Pontos:3, Esclarecedor)
    por racme em 08-09-03 3:32 GMT (#6)
    (Utilizador Info) www.freebsd.org
    Deixo como nota de rodape, que ao minimo de suspeicao de ma fe (ver o meu post anterior), se aja imediatamente no sentido da transferencia ou mesmo litigio, se aquela falhar, porque nao havera' muito volta a dar... Bom, ha um metodo mas envolve vigas de ferro e outras coisas de que eu nao percebo nada e nego tudo!


    acho que fui explicito, primeiro falar com o reseller novamente, depois falar com o registrat.
    Mas sim tens razao quando agir de ma fe, e' o principio que os move, nada ha a fazer. Ou talvez sim, existe este formulario na internic para protestar contra um registrat em nome individual
    acho que muitos registrats nao vao qerer ficar com muitos hits na blacklist


    Although ICANN's limited technical mission does not include resolving individual customer-service complaints, ICANN does monitor such complaints to discern trends. If you would like to submit a complaint about a registrar for ICANN's records, please use the form below or send an email (including the information below) to . As a courtesy, ICANN will forward your complaint to the registrar for review and further handling. (Please note that there is no guarantee that the registrar will reply.)


    Mas vejo as reclamacoes como ultimo recurso. E sim convem tentar passar um dos mails
    owner-c ou admin-c para debaixo do real owner, sempre da para pedir uma transferencia caso o reseller nao aceite as solicitacoes nesse sentido.
    E como parte ao novo registrat proceder ao request do dominio junto do anterior registrat, pode ser q no processo o reseller nao de pela mudanca :)


    Make World; Not War;
    Re:redomonio (Pontos:2)
    por daniel em 08-09-03 12:16 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    > Ou talvez sim, existe este formulario na internic para protestar contra
    >um registrat em nome individual acho que muitos registrats
    >nao vao qerer ficar com muitos hits na blacklist

    Eh pah!... Desculpa a (aparente) insistencia, mas nao gosto que as pessoas sejam levadas em erro.

    O que e' que o registrar fez de mal para levar com uma queixa??? (eu as vezes passo-me com os argumentos que vejo esgrimidos, santo deus!)
    Nao e' necessariamente porque "possas" (tens esse direito) fazer uma queixa que "devas" faze-la.

    Imagina: Tens um gajo portuga que registou um dominio (o chico-esperto desta historia), e depois uma empresa a queixar-se que queria o dominio para ela e ate' tem papeis em como o nome lhe pertence e que foi ela que deu o dinheiro ao xico e tudo, e tudo, e tudo (duh!).
    A queixar, so tem que ser (ja falado) nos sitios certos (WIPO) porque os registrar's tem todos um acordo entre si, que queixa aprovada pelos organismos proprios, da logo transferencia!
    Nao e' o registrar que vai tirar o dominio (neste caso) ao chico-esperto. Se o fizesse, dava direito a este ultimo, isso sim, de se queixar de lhe terem tirado uma coisa pela qual ele pagou... end of story. E' assim tao complicado?

    `As vezes a teimosia passa de virtude a defeito, in a snap, keep that in mind.
    Ha que pensar um pouco mais e com responsabilidade nas afirmacoes que fazemos, que o assunto e' (ou pode ser) "critico" - senao deixava passar a afirmacao, como muitas alarvidades que ja vi para aqui escritas; nao e' so andar `a cata de links no google (faz-me lembrar um outro frequente do gildot), desculpa a aspereza, deve ser fome - Vou tachar! :)

    Abracos,
    Daniel Fonseca

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]