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| | Não era a minha cena, mas a forma como o artigo está escrito fez-me recordar muitas coisas (boas).
O meu obrigado ao ps por tes escrito o artigo e ao vaf por tê-lo aprovado.
Jazzy |
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| | sou dos tempos do pascal do c e do asm, e e' caso pra perguntar como vai tar representado o svgalib? ou mesmo sdl e Xlib? a verdade e' q mesmo mortos o ppl ainda anda aí e sobretudo a demoscene portuguesa tb conta com trabalhos em sistemas OSS.
Make World; Not War; |
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| | O svgalib e o Xlib são bibliotecas cujo objectivo é a de serem utilizadas por outras, visto serem de muito baixo nível. Quanto ao SDL, prefiro ao DirectX, embora sejam muito parecidos. |
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| | as únicas notícias que ouvimos da dita cuja demoscene é que está a morrer em todo o lado Hummm... Nietsche não falou a mesma coisa sobre Deus??? ;-)
[]s, Pink@Manaus.Amazon.Brazil.America.Earth.SolarSystem.OrionArm.MilkyWay.Universe |
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| | ah.. que nostalgia.... este artigo faz-me lembrar tanta coisa.. foi onde aprendi realmente a programar, e a gostar de programar... começar com os efeitos de shadebobs, starfields, motion blur, e acabar a fazer do zero um renderer para ficheiros .3ds com gouraud e phong shading... as noitadas a programar, brincar com o deluxe paint para fazer uns .pcx ou .lbm para servir de placeholder enquanto n se arranjava nada melhor. instalar o scream tracker 2, decidir que não se consegue fazer nada de jeito (e precisar de um par de megas no disco para meter mais um jogo) e apagá-lo.. passados uns dias voltar a instalar o ST2 e repetir a rotina ad nauseum... e com o St3 descobrir que até se consegue fazer algo de jeito e começar a trackar a sério, até aparecer o Impulse Tracker e entrar nuns concursos nacionais e internacionais com uns .s3m e .it e até ficar muito perto do topo com umas músicas que me fazem lembrar tanta coisa agora... nos tempos pre-internet, ligar para a Starport BBS, na Finlândia (WHQ da Future Crew) para fazer o download de um zip de 100k com o STMIK200 (Scream Tracker Music Interface Kit) para poder linkar umas rotinas para tocar .mods e .stm.... ligar todos os dias para umas BBSs em Lisboa (Reckless Life, principalmente, e a do Captain Hook que mudou de nome sei lá qtas vezes), para sacar o meu feed da Napalnet, estando eu em Aveiro.. graças a deus que a PT na altura n tinha factura detalhada! convencer o meu pai a deixar-me ir à finlandia à Assembly, e depois chegar lá e ficar um pouco desiludido, com a quantitade de pessoas (não sceners) que só lá iam jogar Doom (whoa!) na LAN e sacar warez pela rede fornecida pela Sonera... tenho apenas 25 anos e sinto-me velho... às vezes ando com as minhas t-shirts da Assembly e ninguem sabe o que é, nem o que é um demo, nem o que fazer a um .s3m/it/xm/mod, nem uma BBS, nem a fidonet, nem a diferença entre o Telix, ZModem, YModem-G, Kermit, o OLX e um ficheiro .qwk... argh! muitos nem sequer sabem ter um mínimo de netetiquette.. às vezes ESCREVEM TUDO EM MAIUSCULAS, perguntam o que foi o que lhes enviámos quando calha enviar uma resposta a um email em que a a resposta vai pelo meio do email original, e principalmente quando enviam de rajada uma data daqueles videos fantásticos com 2mb cada... ando a adiar a elaboração de uma página onde meter grande parte das minha produções como um scener, mas n há tempo... e talves vá adiar ainda mais... sei bem que uma party destas já n é o q era, mas se calhar ainda vou reavivar o meu grupo e tentar arranjar tempo para fazer qq coisa.... vamos lá ver o que sai disto... garfield/radioactive design I live the way I type; fast, with a lot of mistakes. |
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| | Oh sim :) E os cardings e blue boxes ? (OOPS isto nao se devia dizer ;) ) Ja agora era napalmnet ;) Ficheiros .qwk ainda tenho as resmas... Para mais tarde ler quando nao existir nada para fazer... Zmodem porra... Aquilo nao se despachava... Mais divertido era so Super Z-modem que dava para estar na treta com o sysop enquanto se fazia trading de qq coisa... Os trackers... malditos trackers que nunca conseguia fazer musica de jeito naquilo e passava a vida a tentar (é pq nao tenho talento...). Deluxe paint, em altas resolucoes com aquele flicker marado do Amiga, pq nao havia dinheiro para comprar monitores multisync (coisa rara na altura, havia o da commodore e aquele da Nec que eram os mais usados). Saudades saudades :) Havia camaradagem, nao havia as resmas de "Putos" mimados e egocentricos que ha hj em dia... Saudades das flame wars nas redes de mail (nao era uma porcaria censurada como acontece aqui no gildot e outros foruns, em que o primeiro sinal duma flame war e ja esta tudo chocado com aquilo!). Enfim... O tempo ja passou... So resta recordar :) Ainda bem que vivemos essa época!
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| | tu, caro senhor, tas clara e obviamente a necessitar de vir a inercia. ;) |
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| | Sabes qual é o resultado dos dias inteiros a escrever código? É o que aconteceu ao teu conhecido Bitcoder: anda nas ruas da amargura, da desgraça, a desbloquear telemóveis! Ainda agora fui lá acima finalizar uma negociata, para que ele possa ter um jantar decente!
Miaaaaauuuuuuu para ti, pá!
Cirruz/Addikt |
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| | Bons velhos tempos... A última coisa que me lembro de ver e sinceramente babar-me a olhar para ela foi o FR-08: The Product (Sim, opengl, sim, 64k, mas a forma como meteram um transatlântico numa caixa de fósforos, não sei porquê, deixou-me, como diria uma amiga minha, "abispasmado"). Sim, vamos a ver... Pode ser que consiga lá estar! Quem sabe, talvez até ainda consiga arranjar maneira de pôr o IT a correr no XP... :) |
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| | moi, IT em XP e uma realidade: http://www.metamacro.com/modulez/sections/article.php?id=1 love, ps |
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| | e buzz e psycle e skale e modplug. mas o IT e o IT. ha-de sempre ser aquela coisa q contraria as massas a dizerem q o ft2 rula. ;)) |
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| | Quem ainda se lembra da Second Reality, dos Future Crew? As maravilhas que se faziam com tão pouco...
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| | o 2nd reality não fazia tanto em assim tão pouco.. era preciso um computador decente para correr o 2nd reality, especialmente a última cena (da nave a andar pela cidade), pelo menos um 486dx33.. mas de facto era uma maravilha o demo.. todos os demos da FC eram sempre muito bem desenhados, com mto estilo, embora em termos de efeitos não estivessem habitualmente no cutting edge. Um grupo que a nível de qualidade de programação era muito bom eram os Triton. O Crystal Dreams 2 era mto bom (o zoomer do fractal era fenomenal de ver). O Verses dos EMF tb era mto giro (a deformação da cara do Bill Gates é um espetáculo).. E a lista continua, incluindo, <SHAMELESSPLUG> lá muito para o fim, o Miau (nenhuma relação com o miau.pt) dos Radioactive Design... ;) </SHAMELESSPLUG>
I live the way I type; fast, with a lot of mistakes. |
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| | demoshow da inercia vai incluir a versao da second reality em c64 :) quem e q precisa de 486's quando se tem 1hz de potencia? :D
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| | Realmente :) Eu ainda tenho o meu C64 com drive 1570 e o datasette. Tenho tambem um Amiga 500. E claro, uma colecao de jogos/demos classicos para as duas plataformas :D Sugiro a inclusao da Access Denied e Radio Napalm para o C64. E é 1Mhz ou 0.98Mhz se quiseres ser exacto. Ainda me lembro (e tenho em disco de 5,25) de programar o meu proprio sistema de carregamento da cassete. Fazer disaasemblies do codigo dos jogos e tentar perceber codigo que se modificava a ele proprio. Enfim, tempos perdidos para sempre. |
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| | true. my bad. :) tive speccy nao c64 ;) tenho desculpa :PP |
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| | É melhor perguntares quem *não* se lembra :D Mas por acaso a demo que mais me impressionou na altura nem foi essa (foi claro um marco na história, porque foi uma das primeiras demos "a sério" para o PC, na altura da guerra PC/Amiga). |
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| | Bem.. lembro-me perfeitamente do tempo da demoscene e de vez em quando ainda vou investigar algumas coisas. Por acaso em conjunto com dois amigos meu até lançamos um musicdisk (na qual fiz parte das músicas) e os gráficos. Estive a tentar desenterrar o link mas não o achei. Nota: dito musicdisk não vale grande m%&da :) Ah, bons velhos tempos em que era tracker e tinha demasiado tempo livre...
Mas adiante... tenho que discordar do poster quanto aos avanços da tecnologia. É que certos avanços (OpenGL, por exemplo), permitem fazer coisas completamente doidas. O ano passado vi uma demo de 64KB que levava 5 minutos a carregar (geração de samples musicais e texturas), e depois nos mostrava em 3D/OpenGL uma fabulosa animação das várias estações do ano, comprida e cheia de efeitos, com música a acompanhar... Desnecessário será dizer que quando vi aquilo, "caíram-me ao chão", e perguntei-me como é que eu conseguiria enfiar 4 ou 5 tile-textures em 64KB, quanto mais uma demo inteira! |
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| | deves tar a falar da intro dos 3state da assembly de ha 2 anos. checka a nova dos rgba da bcn do ano passado. so demora 1 minuto no pre-calc, e parecida mas melhor q a dos 3s imho, nao tem aquelas florzitas a largar os poros mas os landscapes estao um luxo. o meu problema pessoal com o opengl e a incompatibilidade entre as funcoes especificas para cada placa mais nada. de resto ser multi-plataforma e sempre de louvar. |
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| | Qual é o link? ser multi-plataforma e sempre de louvar. Claro que sim! Mas o facto é q o OpenGL não é multiplataforma. Não há nenhuma versão para X11/Linux do OpenGL, o q há é uma implementação, cujo nome é Mesa, do OpenGL. A licença do OpenGL não é muito flexivel. O Mesa tem uma API igual à do OpenGL, por isso, qualquer programa compilável para OpenGL também o deve ser usando o Mesa. O Mesa usa os seus próprios algoritmos e tem a vantagem q consegue usar o processador, caso a placa não tenha aceleração gráfica. |
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| | Calculo que estejam a falar do s o n n e t. O link é para a www.scene.org, onde vale a pena dar uma vista de olhos. Cumps, floWS |
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| | Mas esse tá feito em Direct3d e não em OpenGL :( |
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| | link pra outra q eu tinha falado: rg ba - paradise is coming hmm, pq e q o gildot n deixa meter target=_blank nos posts em html? wierd. ao menos podia ficar como default para abrir sempre noutra janela sempre q alguem submete-se um link num comment.. |
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| | o meu problema pessoal com o opengl e a incompatibilidade entre as funcoes especificas para cada placa mais nada. de resto ser multi-plataforma e sempre de louvar.
I can see your point... but...
Acho que isto é comparável a utilizar os chips específicos do Amiga para fazer aqueles efeitos 2D todos catitas. Afinal, as demos só corriam em Amigas, não era? A ideia das demos sempre foi esmifrar completamente o que se tinha à mão e fazer o melhor possível com isso. Se a era agora passou para aceleração 3D, óptimo, venham eles, surpreendam-nos!
Quanto à funçoes OpenGL específicas a implementações isso está certo, mas também comparando com os tempos antigos, o mal nem é muito. Quantos de vocês não se lembram de ter que fazer uns 5 bootdisks/configs diferentes para correr a demo X, Y, ou Z? Comparado com isto, acho que pedir uma merca específica de placa gráfica entre os maiores fabricantes nem me parece grande crime :D. Claro que não está *correcto* na mesma, mas há que dar o desconto. |
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| | o que eu sei e que se fizer uma demo software rendered toda a gente se queixa que anda lenta; se fizer com acelaracao 3d toda a gente se queixa que anda lenta e que nao corre em certas placas. 2+2=5 penso eu de que. eu escolho software. agora cada um que fique com a sua batata. ;) se achas que opengl/direct3d da para fazer coisas melhores anda a inercia e prova-o. ;) |
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| | eu escolho software. agora cada um que fique com a sua batata. ;) se achas que opengl/direct3d da para fazer coisas melhores anda a inercia e prova-o. ;)
Mim ex-tracker. Mim não coder :p E já agora, mim já ter escrito e-mail para a inércia a pedir informações mas a inércia para responder parece ter sido muita :D (j/k) |
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| | e so o rup q updata o site e responde ao inercia@inercia.org, ele tem andado muito ocupado com a univ+work. e normal q demore mais um bocado nos updates e replies. a mailing list funciona sempre melhor. :)
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