gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
HP, INTEL e Verizon - World News
Contribuído por vd em 14-05-03 9:20
do departamento dos-resumos
News Finalmente o gigante HP vai colocar Linux de origem nos seus portáteis. Isto vai ser possivel na Asia, como não podia deixar de ser, e vai correr o Linux TLE. Esta iniciativa do governo Tailandes visa aumentar o consumo de computadores entre a população.
A mesma HP e a INTEL formaram também uma parceria com o Sendmail (pois, aquele MTA que ninguém gosta...) para a criação de um servidor de email apelidado de "Workforce Mail". O objectivo será permitir aos colaboradores das empresas acesso ao email através de dispositivos móveis.

Por fim e para os que costumam viajar para NY, podem a partir de agora levar uma placa Wireless e usar um dos 150 hotspots da Verizon disponíveis.

How One Microsoft User Made The Switch To Open Sou | O que eu odeio na tua linguagem de programação  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • ZDNet
  • Intel
  • vai colocar Linux de origem
  • parceria com o Sendmail
  • 150 hotspots
  • Verizon
  • Mais acerca News
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Sendmail (Pontos:2, Esclarecedor)
    por MavicX em 14-05-03 10:34 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    "Sendmail (pois, aquele MTA que ninguém gosta...)"

    Lá porque tu não gostas, não quer dizer que niguem goste, e não quer dizer que não seja o servidor de mail mais completo dos existentes em opensource.

    Tirando os problemas de segurança, ainda é um exelente mail server.

    Pedro Esteves

    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por vd em 14-05-03 10:39 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Estava a ser sarcástico. Para a proxima faco um evil grin qualquer ...

    //vd
    Re:Sendmail (Pontos:1, Lança-chamas)
    por BlueNote em 14-05-03 20:54 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    É pá, não sabes? Agora não se podem fazer comentários nos artigos que vêm logo as virgens ofendidas!
    Re:Sendmail (Pontos:3, Esclarecedor)
    por [WaR] em 14-05-03 10:59 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://war.genhex.org/
    > Tirando os problemas de segurança, ainda é um exelente mail server.

    É portanto, inútil.

    -- [WaR]
    "If you can't hack it, hit it with a hammer"
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por MavicX em 14-05-03 11:05 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    Desde que metas os patches ou faças o upgrade continua a ser um bom mail server.

    Lá porque dá mais mão de obra não quer dizer que seja pior. Não é por nada, mas ainda continua a ser o mail server default na maioria das distribuições.

    Pedro Esteves

    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por [Cliff] em 14-05-03 11:09 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    A minha SuSE instalou o Postfix ;)


    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por MavicX em 14-05-03 11:21 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    "Sendmail is the most popular MTA and is reckoned by many authorities to deliver a bit less than half of all Internet email. That works out to be billions of messages every day, Sendmail is one of the main reasons that the Internet is useful to many millions of people, and certainly sendmail is how Internet email was built in the first place. "

    http://shearer.org/en/writing/mtacomparison.html

    Pedro Esteves

    Re:Sendmail (Pontos:3, Engraçado)
    por slug em 14-05-03 12:31 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    deliver a bit less than half of all Internet email
    ah, então é ele o culpado das dezenas de mensagens de SPAM que recebo todos os dias ;-)
    Re:Sendmail (Pontos:3, Esclarecedor)
    por [WaR] em 14-05-03 11:24 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://war.genhex.org/
    > Desde que metas os patches ou faças o upgrade continua a ser um bom mail server.

    Isso é à posteriori. Quanto tempo depois de estares vulnerável é que sai o patch ?

    Prefiro usar um MTA que me deixa dormir descansado desde 1998. Mesmo em alternativa "directa" ao sendmail há soluções.
    Honestamente não consigo perceber como é que alguém ainda usa isso. Devem ser os mesmos que usam BIND...

    -- [WaR]
    "If you can't hack it, hit it with a hammer"
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por racme em 14-05-03 11:29 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    > Desde que metas os patches ou faças o upgrade continua a ser um bom mail server.

    Isso é à posteriori. Quanto tempo depois de estares vulnerável é que sai o patch ?


    geralmente antes, de ainda ser necessario


    Make World; Not War;
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por [WaR] em 14-05-03 15:21 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://war.genhex.org/
    > geralmente antes, de ainda ser necessario

    Tipo este bug ?

    Acreditar que os patches saiem antes dos bugs, é ingenuidade.

    -- [WaR]
    "If you can't hack it, hit it with a hammer"
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por racme em 14-05-03 16:26 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    > geralmente antes, de ainda ser necessario

    Tipo este bug ?

    Acreditar que os patches saiem antes dos bugs, é ingenuidade.


    I've notified the vendor on March 18, and got a response on the next day.
    Sendmail is releasing version 8.12.9, and the official notice is as
    follows:


    Qual foi a parte que nao percebeste?


    Make World; Not War;
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por [WaR] em 14-05-03 23:57 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://war.genhex.org/
    É melhor leres melhor... o patch saiu DEPOIS de ter sido tornado público o bug por *terceiros*. Repara no "FORCED RELEASE", e no facto de na primeira mensagem o tipo dizer que não havia nenhum patch no site da Sendmail, razão pela qual ele nem sabia se seria verdade o "rumor".

    Qual foi a parte que não percebeste ?

    -- [WaR]
    "If you can't hack it, hit it with a hammer"
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por racme em 15-05-03 2:15 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    Acreditar que os patches saiem antes dos bugs, é ingenuidade.

      > _geralmente_ _antes_, de _ainda_ ser _necessario_

    nao deturpes as palavras dos outros




    Make World; Not War;
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por Gamito em 14-05-03 11:49 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.dte.ua.pt/~gamito
    "e não quer dizer que não seja o servidor de mail mais completo dos existentes em opensource."
    O Sendmail não presta. Period.
    Lá porque o qmail tem uma licença esquisita, só quem for mesmo assanhado é que continua a utilizar Sendmail.
    É bom, tirando os problemas de segurança ?
    > /dev/null com ele, então.

    Mário Gamito
    my web shelter
    Re:Sendmail (Pontos:3, Engraçado)
    por MavicX em 14-05-03 12:08 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    O problema do Qmail chama-se, D.J. Bernstein e o facto de ele ser um idiota.


    Pedro Esteves

    Re:Sendmail (Pontos:3, Esclarecedor)
    por humpback em 14-05-03 12:13 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Existem outras coisas que não o sendmail por causa da segurança ou que o qmail por causa da licença.
    É claro que estava visto que um noticia em que se fala de sendmail tinha de dar barraca entre sendmail/qmail. É tipo as de vi/emacs, bind/djbdns.
    Quando é que esta gente vais crescer e perceber que a boca tipica do pessoal que usa qmail para o que usa sendmail (e vice versa) é coisa de putos?
    TODA a gente que aqui vem sabe das vantagens/desvantagens do sendmail/qmail (sejam elas tecnicas e/ou filosoficas) e usa aquele que lhe dá na bola (eu como tenho servidores com pouco trafego (algumas centenas de mails por dia) uso o exim e o postfix. Eu sei que tem aparecido buracos nestes que eu uso, eu sei que PROVAVELMENTE o qmail é uma melhor opção técnica, eu concordo com os modos de destribuição do D. J. Bernstein? Não! Por isso não uso.... E não uso porque sou livre para o fazer.... Alguma boca do tipo : "Exim não presta!", me vai fazer mudar? Não!
    Já chega de tanta parra no gildot e de tão pouca uva, se não se tem nada de construtivo para escrever mais vale tar quieto e poupar uns bytes no disco do gildot.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:Sendmail (Pontos:2, Engraçado)
    por RJLouro em 14-05-03 15:22 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    " If you don't have anything good to say, say it often!"

    Acho que o ppl anda a levar isto muito a sério =)
    Re:Sendmail (Pontos:1)
    por Antonio Manuel Dias em 14-05-03 12:16 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://maracuja.homeip.net
    O qmail não é distribuído em código fonte apenas com um anúncio de copyright? Ou seja, sem licença de qualquer espécie?

    Cumps.
    Antonio Manuel Dias http://maracuja.homeip.net - hold fast to the one noble thing -
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por humpback em 14-05-03 14:55 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    É isto que o pessoal não gosta, e das coisas que o Sr.D. J. Bernstein já disse e fez a conta disso. Basicamente se tu fazes uma distribuição não podes alterar sequer a forma como o pacote é instalado (localização dos binários, libs, ficheiros).
    Algumas pessoas não acham que isso seja crítico, outras acham que sim....

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por [Cliff] em 14-05-03 16:46 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Não foi o ano passado ou há dois anos que surgiu um concurso qualquer a ver quem conseguia hackar o QMail?
    Se bem me lembro, ninguém conseguiu :)

    Se para garantir que aquilo é "incrackável" o homem tem de ser arrogante e dizer que não suporta qualquer outro(a) tipo de instalação/tree de directorias/sistema operativo com que o QMail não funciona bem/whatever, então venha de lá a arrogância dele :)
    Eu não troco o tinydns por nenhum outro DNS daemon, e depois de lêr o howto do gamito, o postfix vai-se pôr a andar :)




    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por humpback em 15-05-03 11:32 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    A oferta está aberta desde 1997 o que vistas as coisas é MUITO tempo.
    Eu acho que ninguem coloca em causa a qualidade do programa, mas num mundo livre qualquer pessoa pode ser mais ou menos pragmática e usar ou não usar o qmail. Eu julgo ser pragmático, mas nesta questão ainda não consegui. Se outros o conseguem (ou nem sequer chegam a sentir problemas na questão óptimo.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por xeon em 14-05-03 23:05 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Ate' posso detestar o homem (DJB), mas c'a porra do qmail e' um mimo, isso e'.

    IMHO, so' usa sendmail quem for masoquista ... but that's just me ;)

    --
    Whatever
    Re:Sendmail (Pontos:1)
    por Antonio Manuel Dias em 15-05-03 22:41 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://maracuja.homeip.net
    Eu uso o qmail (instalação básica, tal como descrito no <a href="http://www.lifewithqmail.org/lwq.html">Life With qmail</a>) e não tenho tido problemas com ele. De facto, nem dou por ele existir, mas também não faço um uso intensivo dele.

    Também acredito que o software deve ser, de preferência, livre. Mas há algumas coisas no conceito de liberdade da <a href="http://www.fsfeurope.org/">FSF</a> e da <a href="http://www.opensource.org/">Open source Initiative</a> que não concordo. Para mim, o qmail É software livre porque tem estas características:

    1. Se quiser, posso saber exactamente como funciona (tenho o código fonte).
    2. Se quiser, posso alterar o seu funcionamento (basta-me alterar o código)
    3. Se quiser, posso publicar as alterações que fiz e a sua razão ou beneficiar de alterações feitas por outros.

    Tudo isto é permitido, no <a href="http://cr.yp.to/softwarelaw.html">ponto de vista do DJB</a>.

    Cumps.
    Antonio Manuel Dias http://maracuja.homeip.net - hold fast to the one noble thing -
    Re:Sendmail (Pontos:2)
    por humpback em 16-05-03 15:40 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Falta o:
    4-Se quiser, posso distribuir versões modificadas.


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:Sendmail (Pontos:1)
    por Antonio Manuel Dias em 16-05-03 18:10 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://maracuja.homeip.net

    Eu sei. E é por isso que a FSF e a OSI não o consideram software livre. Mas também compreendo o ponto de vista do DJB (neste assunto):

    Se alguém distribuir uma versão modificada do qmail, que depois não funcione como previsto, tenha algum bug ou problema de segurança, por mais que venha no copyright a dizer que a alteração é da responsabilidade de outrém, todos irão pedir suporte ao DJB (por código que ele não escreveu e, possivelmente, nem sabe que existe) e é o seu nome que sairá manchado se a resposta não for suficientemente rápida.

    De qualquer modo, podes distribuir a versão não alterada em conjunto com os patches com as modificações que desejares, para serem compilados aquando da compilação do qmail. Só há uma diferença (e não é no resultado final): assim sabe-se sempre de quem é a culpa se as coisas correrem mal.

    PS - Desculpem todos pelo Submeter que fiz na mensagem anterior em vez do Antever que queria fazer.

    Cumps.


    Antonio Manuel Dias http://maracuja.homeip.net - hold fast to the one noble thing -
    Openmail (Pontos:2)
    por Gimp em 14-05-03 14:18 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Quw pena a HP não ter lançado o Openmail numa licença gpl-like...


    "No comments"

    um belo HOWTO português (Pontos:2, Informativo)
    por jamaica em 14-05-03 15:45 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://latencias.pt.vu
    um nadinha off-topic, mas apropriado :)

    aqui está um belo HOWTO (ou HOWCOME como ele lhe quis chamar) em português escrito pelo Gamito, que gostei imenso de ler:
    qmail HOWCOME
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    A eterna questão do software (Pontos:1)
    por AliAli em 14-05-03 17:18 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Isto tinha de começar a acontecer

    Agora que um fornecedor de hardware começa a instalar Linux de raiz no hardware tem de vir logo aqueles que nao concordam porque é esta versao e nao é a outra, e esta é muito esquisita e nao tem interface web de gerir, e esta tem bugs de segurança, e esta tem uma licença esquisita....

    Oh bolas! Entao e quando chegar a portugal, vou ter de gramar com o Caixa Mágica é??? oh bolas, nao é do c* é das calças!!

    Enfim, isto é tudo uma questao de $$. Claro que a HP ganhou muito com o negocio e quem "suporta" o TLE entao é que vai ganhar muito mesmo com os contractos de suporte....ou seja o dinheiro continuará a circular só que deixa de ir para a Microsoft para ir para outro....

    xau!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]