Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário. | | | Pois é exactamente disto que o país precisa. De gente que acredita nas suas capacidades e que põe mãos à obra para realizar os seus objectivos. Espero que o Miguel e o Marco (Sillicon Notation) consigam chegar a bom porto nesta sua aventura e que o futuro lhes reserve muitas e boas surpresas. Deste lado, ficamos nós a torcer. Cumps, Miguel Albano If Spam was Money...then I'd be filthy Rich... But I'm not, so why try to sell me anything ?!? |
| | | | Em 2001 havia pelo menos dois projectos mais ou menos bem encaminhados. Um liderado por Marco Vale e um segundo dos D-Gods(?). Este ano apareceu mais um terceiro projecto, presente na GDC deste ano, e que creio ter já contrato firmado para publicar e distribuir o seu jogo para 2004. O Chico-Esperto pensa sempre em cima do joelho, incapaz de levantar a cabeça para ver ao longe, pois tem a espinha partida e os olhos cravados no umbigo. |
| | | | Bem, esse era o meu sonho pessoal... trabalhar com uma equipa num jogo... mas ainda me falta muito até chegar a esse ponto. Por agora só mods de quake3. Em Portugal dá a parecer que prai 90% (mais uma estatistica instantanea) das empresas de software fazem software de gestao... nao há lugar à inovação. Acho que se devia apostar noutro tipo de software e tentar meter Portugal lá em cima com os grandes! Já agora, eu sinto que talvez não tenha hipotese de chegar ao ponto dos dois programadores acima referidos... que idade é que eles começaram a programar? Eu tenho 19 e só programo a sério mais ou menos há 2 anos (antes disso era só VB e pascal e brincadeiras assim)... sinto que estou a perder o comboio...... |
| | | Re::) (Pontos:2, Interessante) |
| | Boas noites, Eu sou o "tal" Miguel Melo da Silicon Notation... e este é o meu primeiro post no Gildot. Olá a todos. Eu não tenho o prazer de conhecer o Bruno Costa de modo que não conheço a situação dele, mas eu pelo menos comecei a programar aos 10 no velho Spectrum... mas penso que nestas coisas nunca é tarde para começar! Eu ia referir a eWorks, mas parece que alguem de lá já fez um post... Em todo o caso eu tive a oportunidade de ver o jogo deles e acreditem que os valores de produção do mesmo deixarão muitos supreendidos. E concordo com a observação que essa pessoa fez: pela minha experiência também me parece infinitamente mais dificil arranjar artistas com o skillset necessário do que programadores. Não sei o que se passa... mas o pessoal "gráfico" parece menos ambicioso nos seus devaneios pós-laborais do que os programadores... Em todo o caso, esperemos que muitos mais apareçam nesta àrea... sobretudo investidores :-) Miguel |
| | | | Também temos um autor de um livro sobre desenvolvimento de jogos. Curiosamente, todos estes portugueses, ou estão no estrangeiro (caso do Bruno), ou já passaram por lá. Até parece bastante natural, visto que não existem grandes empresas cá em Portugal que se dedique ao ramo... Espero que no futuro isto melhore, e que estes mesmos portugueses de que falamos agora, venham a formar mais mentes brilhantes na área do desenvolvimento de jogos. Cumprimentos
-- "Muda, que quando a gente muda, o Mundo muda com a gente" -- Gabriel, o Pensador |
| | | | | Podem sempre fazer como o Deco, pedes ao John Carmack para se naturalizar Portugues como Portugues antes da saida do Doom III, e depois tens o jogo que possivelmente vai ser o maior sucesso a nivel mundial liderado por um Tuga.
-------------------------------------------- If there is such a thing as too much power... I've not discovered it...I |
| | | | Quando é que o Domm III vais sair, já agora ? E vai haver uma versão para linux ?
Pedro Esteves |
| | | | Diz-se q sai no mês de Dezembro... ou então no início de 2004. Eu aposto mais em 2004!
Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração... |
| | . (Pontos:3, Informativo) |
| | A entrevista do Miguel Melo está muito porreira. Estão lá algumas boas lições de vida em geral. Num dos sites acima havia um demo do Bruno Costa, que corre em X-- simula gotas de chuva a cair. Está muito porreira, mas tem um simples erro que faz com que dê segfault e nem corra. Na função scg() a variável 's' é mal dimensionada-- deve ser s=(M_PI+M_PI)/SD+1; -- carlos |
| | | | | | ... e dando uma de corrector: no site da silicon-notation, temos um url na forma http://s-n.planetaclix.pt/extra\interview1.html Pelo menos no meu (velhinho) Netscape, aquela \ em vez de / faz toda a diferença.
-- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum) |
| | | | | Neste momento o site foi "gildotted" ;) nem com a barra certa... -- [WaR] "If you can't hack it, hit it with a hammer" |
| | | | Sou um dos sócios fundadores de uma das empresas que está a trabalhar numa demo de um jogo, cá, em Portugal, a eWorks. Tanto quantos sabemos, existe pelo menos mais um projecto "a sério" em Portugal, que está a ser desenvolvido pela Gamelords (creio eu). Como somos um país pequenino, não temos muitos estúdios cá. Em Espanha, existem mais de 20, por exemplo. A nossa ideia, seria criar um Chapter da IGDA (http://www.igda.org) em Portugal, mas com dois estúdios, não nos parece que seja útil. Em relação ao desenvolvimento de jogos em Portugal, temos vantagens e desvantagens. As vantagens: temos programadores muito bons, que sabem o que andam a fazer, já ouviram falar em middleware e dispostos a empenharem-se num projecto de risco. As desvantagens: não temos escolas que formem artistas de 3D. Os que existem e são bons, são autodidatas mas tipicamente, não estão habituados a modelar e texturar para jogos (o que é bastante diferente de criar cenas 3D para rendering). Em último lugar, mas isto é geral à nossa indústria, não existe investimento nacional. Tentar encontrar um investidor em Portugal, que financie um projecto para "fazer jogos p'os computadores" é quasi-impossível. Neste momento, estamos a acrescentar mais algumas features à nossa Demo, que vamos andar a apresentar na E3, na semana que vem, após termos estado na GDC.
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| | | | | Não posso deixar de estar curioso :) Essa demo vai ser lançada para o público? Windows ou Linux (ou consola)? Relativamente à (pequena) indústria de jogos nacional, a minha opinião é a de que se vão mandar cá para fora mais do mesmo mais vale ficarem quietos mesmo :( Isto porquê, porque se os produtos finais forem (mais) clones de GTA's, de Grand Turismos, de Dooms Quakes e afins, então não vão ter muita saida, até porque as críticas a clones serão muito más (como têm sido). Se por contrário, lançarem jogos criativos e inovadores então estão no caminho certo! :) Alguém conhecia a Remedy Entertainment antes do Max Payne???
De qualquer das formas, a melhor das sortes, depois (como consumidor) logo vejo se irei comprar o que se faz cá em portugal sem cair no "nacional-ceguismo" de gastar o hard-earned money só porque é português ;)
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| | | | A demo, como lhe chamamos neste momento, é para ser apresentada exclusivamente a editores. Mas o nosso objectivo está longe de editar o jogo só no mercado nacional, porque é impossível fazer um jogo AAA e rentabilizá-lo só em Portugal. Neste momento a Demo corre em PC (Win32) e Psx2. O motor gráfico que utilizamos foi agora lançado para Linux, portanto, eventualmente poderá surgir um port. Mas antes do Linux, vem a XBox e a GameCube. |
| | | | wow! =))) muito porreiro mesmo :) para quando preveêm o lançamento?
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