gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Coitadinhos...
Contribuído por AsHeS em 10-02-03 13:21
do departamento warez for all
Web CrLf escreve "A BBC diz-nos que o ISP britânico NTL vai impôr limites de tráfego aos seus utilizadores. Isto está aparentemente a enfurecer os utilizadores que consideram que o limite de 1Gb por dia (não, não é gralha) é manifestamente insuficiente. Também acho, 1Gb por dia não dá para nada...hmmm. Se calhar deviam vir morar para Portugal para verem o que é bom para a tosse. [slashdot] "

Sun desaconselha o uso de java internamente. | Morte ao Linux?!  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • CrLf
  • limites de tráfego
  • slashdot
  • Mais acerca Web
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Difícil (Pontos:2)
    por jazzy em 10-02-03 14:22 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Parece-me que 1 Gb por dia é um limite difícil de atingir...

    Já houve tempos em que o meu ISP não tinha limites de tráfego, e na altura em que limitaram o tráfego a 3 Gb por mês, isso apenas afectou 5% dos clientes de banda larga.

    É claro que se não se tiver vida própria e se passar o dia todo (24h/24h) em sacar warez, já então a música é outra.


    Jazzy
    Re:Difícil (Pontos:2, Interessante)
    por amartins em 10-02-03 16:33 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Oi,
    "limitaram o tráfego a 3 Gb por mês, isso apenas afectou 5% dos clientes de banda larga"
    De onde desenterrastes esse número? Não gosto nada de atirar números ao ar é que se os outros são como eu fazem umas contas de cabeça e a coisa fica tremida.
    Antes de passar a ilimitado lembro-me muito bem de me ver à rasca para não passar do limite (2Gb mensais) que contas feitas equivalia a 66Mb ao dia... concordo que 1Gb/dia já é puxado mas não impossivel.. por ex tenho gravado (ou visto) quase diariamente o stream (broadband) das conferencias de imprensa da NASA re:Columbia junte-se a isso o mail e o browsing.. e sem exageros em 3 horas por dia vais aos 250-300Mb não custa a crer que numa ligação broadband numa casa de familia em que de manhã a mãe recolhe receitas.. à tarde os putos fazem TPC e jogam jogos e à nite o pai joga Diablo e checka algum pr0n... se chegue ao tal giga... afinal 1Giga numa adsl de 512 não é mais que 6 horas ou seja 25% d dia :)
    Please don't interrupt me while I'm talking to myself!
    Re:Difícil (Pontos:2)
    por jazzy em 10-02-03 16:51 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Quem disse que atirei nrs ao ar? Só não disse qual era o meu ISP. :)

    O meu ISP começou por ter acesso ilimitado, passando mais tarde a limitar a 3 Gb, sem distinção entre tráfego nacional e internacional. Actualmente tenho um limite de 5 Gb/mês, que não uso nem metade.


    Jazzy
    Re:Difícil (Pontos:1)
    por amartins em 10-02-03 17:56 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Não disse que os atirastes ao ar, disse é que eu próprio não gostava dos atirar.

    Seja como for referiste "5% dos users de banda larga" não a um caso específico como acabaste de explicar.
    Please don't interrupt me while I'm talking to myself!
    Re:Difícil (Pontos:2)
    por jazzy em 10-02-03 17:59 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    O ISP em questão tem acesso em banda larga e dial-up. Os 5% que referi eram 5% dos clientes de banda larga daquele ISP, não como me parece que percebeste, 5% dos utilizadores nacionais de banda larga.


    Jazzy
    deja vu? (Pontos:4, Engraçado)
    por racme em 10-02-03 14:28 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    "They have said this is the Ferrari of broadband services. But it is no good having a Ferrari if you can only pop down to the shops in it."


    Traducione babelfish:
    "Eles dissem que é o Ferrari das ligacoes de bandalarga. Mas não é vantagem nenhuma ter um Ferrari se só podes andar na IC19 às 7 da manha, se tens um limite para percorrer, 20km e bandwidth limitada, 2 faixas e taxa de contencao de 20:1 ou 20 carros por cada 100 metros" :P


    The Coventry resident said the situation was particularly irritating as in his area NTL had a monopoly on broadband.


    parece q tambem a comunidade /. ficou escandalizada por saber aqui ha uns messes que os australianos tambem tem limites nas suas broadband connections. "Im in SHOCK!! you mean have limits and they still pay!? WTF!!!"

    que mau presagio para comecar o dia, um filme de terror logo pela manha.
    deja vu, anyone? ;Q ;Q




    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:deja vu? (Pontos:2)
    por TarHai em 10-02-03 17:50 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Pode-se dizer que par variar, sao os outros que nos imitam a nos em termos de (pro|re)gresso.


    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    nós também temos 1 Gb por dia .. (Pontos:1)
    por ciupman em 10-02-03 15:13 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    ... se só contarmos os dias uteis e os lindos 20 Gb nacionais ( blah ) que nos "ofereceram"
    Re:nós também temos 1 Gb por dia .. (Pontos:1)
    por Shadlan em 10-02-03 16:19 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://alunos.uportu.pt/~al18420/
    Por acaso... Se se pensar nos clientes ADSL.pt que têm 40Gb de limite mensal, até nem é muito mau (1.3Gb/dia). O que não diz no site da BBC é se o limite é "nacional" (UK only) ou total.
    1 GB por dia huh? Sigh... (Pontos:3, Engraçado)
    por Psiwar em 10-02-03 15:31 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Ok se alguém precisar de mim eu estou ali a chorar no canto...
    Limites (Pontos:1)
    por Uranus em 10-02-03 18:06 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://urt.clanhosted.com
    Já me aconteceu ir a um IRC server inglês e por acaso mencionei que eu tinha 5gb limite de trafego... os gajos só se riam na minha cara! nunca tinham ouvido falar nisso... sigh... 1gb/dia? kem me dera
    Desculpem o OFF-TOPIC (Pontos:2)
    por ^magico^ em 10-02-03 18:20 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Como não dá para saber o mail do pessoal de outra forma... aqui vai!

    Procura-se: Eraser
    Assunto: Uplink

    Cumps,
        Fernando Silva

    mail:... magico at galaxycorp dot com

    PS: por favor... não moderem isto para baixo, para o Eraser poder ver! :D
    Re:Desculpem o OFF-TOPIC (Pontos:5, Engraçado)
    por biduxe em 10-02-03 18:27 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://bdx.no-ip.info
    Já agora, eu procuro uma namorada, mínimo 1.70 m., 90,60,90, loira, que saiba cozinhar e com boa posição profissional.

    Por favor não moderem isto para baixo para ela poder ver
    ------ EOFim.
    Realidades diferentes... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por NeVErMinD em 10-02-03 21:20 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Quando li esta noticia no TheRegister também fiquei com uma certa revolta dentro de mim, mas depois apercebi-me que estavamos a falar de uma realidade bastante diferente da nossa e portanto fiz um esforço para abstraí-me da visão limitada que tenho por pertencer a um país do Terceiro Mundo.
    O que se passa basicamente é que uma empresa está a mudar o contrato unilateralmente e os clientes nao estao contentes com as modificaçoes, portanto estao no direito de reclamar. Discutir se 1 Giga por dia é razoavel ou nao, é supérfulo e relativo. Se a ViaNetwork´s viesse com a mesma politica de certeza que quem subcreveu o serviço tambem se sentiria lesado.
    Re:Realidades diferentes... (Pontos:1)
    por Uranus em 11-02-03 0:39 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://urt.clanhosted.com
    erm, bragatel anyone? a bragatel fez-nos o mesmo... houve até artigos no jornal, petições, e tudo para nada. No contrato está bem explicito, a Bragatel tem o direito de alterar o contrato e kem não estiver bem que se mude... deram-nos mais ou menos um mês de aviso e depois é só facturar
    FUD. (Pontos:2)
    por leitao em 11-02-03 8:55 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Hammm... nao e' bem assim.

    Eu sou cliente da NTL, e as coisas nao sao bem assim como estao aqui descritas.

    O que a NTL fez foi indicar na UAP do servico que o uso normal da linha e' de cerca de 1GB/download diario -- mas a NTL nao enforca o limite. Esta indicacao de uso normal e' sim uma forma de poderem controlar o pessoal que usa o servico para fazer download/upload 24 horas por dia... o que por mim ate' e' uma boa ideia pois por vezes tenho um servico pior porque ha' um gajo na minha rua que deixa o PC 24 horas por dia a puxar warez e divx's.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:FUD. (Pontos:1)
    por joaobranco em 11-02-03 10:09 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Só uma questão (não inocente):

    Vais continuar, como até agora, a partilhar a tua largura de banda DSL com os vizinhos?

    Cumps, JB

    Re:FUD. (Pontos:2)
    por leitao em 11-02-03 17:28 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Nao estas a perceber, o que tenho e' um servico de banda larga via um cable modem. O que eu faco e' partilhar a minha ligacao wireless com mais 3 pessoas (cada uma delas tem 64Kbits/s) -- mas a questao e' que na mesma "caixa" da NTL esta' um tipo que estraga a contencao toda para o acesso ao cobre porque usa o PC 24 horas por dia como um servidor P2P.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Os limites de tráfego são justos (Pontos:1)
    por henrique em 11-02-03 11:03 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Quem alguma vez administrou uma rede de uma organização (empresa, universidade) sabe o impacto tremendo que a conduta de alguns utilizadores pode ter na velocidade de acesso à Internet. Se for dada rédea solta, alguns utilizadores consomem a largura de banda disponível com programas P2P, e uma utilização irresponsável do Email.

    Numa utilização normal (e por normal excluo obviamente intercâmbio de pirataria e pornografia), não há motivo para gastar mais do 3 GB mensais. Quem quiser mais, paga. É simples.

    Internet sem limite de tráfego não é um direito, é um privilégio.

    Re:Os limites de tráfego são justos (Pontos:2)
    por Psiwar em 11-02-03 12:11 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Numa utilização normal (e por normal excluo obviamente intercâmbio de pirataria e pornografia), não há motivo para gastar mais do 3 GB mensais.

    Tens a certeza? Aqui fica então uma listinha:

    Software variado (freeware, shareware, whateverware), Demos de Jogos, Distribuições de Linux, Logs Mensais de Servidores Estrangeiros, Patches diversos, Músicas "legais" (demos, músicas extras, artistas que disponibilizam música gratuita), Trailers, SPAM, Attachs fdp porque vem alguma doc ou bmp de 20 MB, abundância de sites em Flash de 500k para cima, etc, etc...

    Se bem que é sempre possivel encontrar algumas destas coisas nos mirrors em Portugal, nem sempre é possivel ou se consegue encontrar facilmente. Já para não falar nos casos em que o tráfego nacional é contabilizado como tráfego internacional e temos que perder horas a reclamar.

    Então, ainda achas que é suficiente?

    Logo não concordo com os limites. Concordo sim com uma pessoa pagar o que usa mas para isso era preciso que os custos fossem aceitáveis e não exploratórios.
    Re:Os limites de tráfego são justos (Pontos:2)
    por jazzy em 11-02-03 12:40 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Pois, agora tocaste no ponto: o que tu achas que são custos exploratórios é aquilo que os ISP's acham que são custos aceitáveis.

    Já quanto ao problema da contabilização do tráfego nacional como internacional, isso não tem nada a ver (ou nada a haver) com limites de tráfego: estás perante um esquema de controlo de tráfego mal implementado, que é uma coisa diferente. Este problema tem a mesma génese do problema das propinas no ensino superior: é uma ideia justa (ok, vamos dar isto de barato), mas baseia-se em dados injustos, porque toda a gente sabe como são as declarações de IRS!


    Jazzy
    Re:Os limites de tráfego são justos (Pontos:1)
    por tOkIo em 11-02-03 23:56 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Eu nao sei se so com coisas legais chegas aos exageros de Ginga e Ginga baites que muita gente conta ... Nao ha assim tantas musicas legais... sakavas todas no primeiro mes ... dp ja nao podias sakar mais :P [joking]
    E verdade que com uma utilizaçao "puramente legal" e dificil chegar a 1 gb por mes ... a menos q andes a tirar as mesmas coisas todos os meses... :P
    __tOkIo
    Re:Os limites de tráfego são justos (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 12-02-03 1:59 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    No caso do spamm e dos attachs fdp e afins, pegas no browser, vais à bonita página que é o webmail, abres, ves o que raio estava a por o download do email a demorar, e apagas, e pumba... É impraticável? É uma solução, remedia quem quer :P Saites com flash, bem, a maiorio dos sites que vou tenho opção de flash e html (realço a "maioria", para nao lerem "todos" e depois queimarem-me vivo em praça publica, e friso também o "eu", para nao serem tendenciosos e pensarem que é "nós", no sentido de todos nós :P). Eu concordo com os limites... quem não concorda, adire à via.networks ou à opção da adsl.pt sem limites ou outra qualquer sem limites... Paga mais, claro... chuchar é só até aos 2 anos, e já gozam :P Depois não se queixem também de publicidade enganosa, porque serviços 24/7, com todas as regalias, são frame relays e acessos dedicados, mas se quiserem ver preços desses, voltam logo a chorar pela adsl, cabos e outros que tais :) Barriga cheia, esses lamurios todos deve de ser o ronco da digestão... Já a minha avó dizia, barato e bom, é para desconfiar.. Ou é barato, ou é bom...

    HiTek DeVil
    Re:Os limites de tráfego são justos (Pontos:2)
    por Psiwar em 12-02-03 12:00 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    No caso do spamm e dos attachs fdp e afins, pegas no browser, vais à bonita página que é o webmail, abres, ves o que raio estava a por o download do email a demorar, e apagas, e pumba... É impraticável? É uma solução, remedia quem quer :P

    Primeiro, a tua solução nem é necessária porque qualquer programa de email que se preze tem uma opção para limitar o tamanho dos emails que se recebe.

    Segundo, se eu estou a receber esses emails é porque preciso. Infelizmente os clientes só conhecem .bmp e acham que mandar .doc com toneladas de coisas lá dentro é boa politica. E como não sabem mais, só me resta sacar.

    Terceiro, achas práctico ter que abrir o Webmail cada vez que se quer consultar o email?
    Re:Os limites de tráfego são justos (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 14-02-03 3:21 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Eu não disse que era pratico... disse que era uma solução :)
    HiTek DeVil
    Re: O que é webmail ? (Pontos:1)
    por LostStar em 12-02-03 20:27 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    vais à bonita página que é o webmail, abres, ves o que raio estava a por o download do email a demorar, e apagas, e pumba... É impraticável?

    Se estiveses na netvisao a conversao era outra e dirias :
    O que é webmail ?

    ------------------------------------------
    "You got to make it right this time, 'cause this time is all you have."
    prot , in K-PAX

    Re:limites (Pontos:1)
    por Shadlan em 11-02-03 2:06 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://alunos.uportu.pt/~al18420/
    Não te esqueças que em Portugal, os primeiros serviços de banda larga para o público em geral sempre tiveram (ou sempre anunciaram que a partir de tal data iriam ter) limites de tráfego.

    Aqui a técnica não é a de tirar o chupa à criança.

    Já agora, é só do estrangeiro que se pode sacar alguma coisa? Com esta história dos limites muita gentinha arranjou maneira de sacar de sitios portugueses e podes crer que aproveitam bem a sua largura de banda.
    Re:limites (Pontos:2)
    por racme em 11-02-03 3:03 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    Não te esqueças que em Portugal, os primeiros serviços de banda larga para o público em geral sempre tiveram (ou sempre anunciaram que a partir de tal data iriam ter) limites de tráfego.

    Aqui a técnica não é a de tirar o chupa à criança


    Está correcto, a questao aqui é mesmo essa, um servico que nao tinha limites passou a ter. Mas o argumento de que em PT tal pratica é mais bem aceite, porque o cliente ja sabe o que o espera desde o momento em que assina o contrato, e' falso.
    Uma vez que a NTL alega os mesmo principios que ainda aqui a 1 semana a telepac alegou, ou seja, o ISP resalvasse no direito de alterar as condicoes do servico quando bem entender, desde que nao resulte um prejuizo para o cliente e este seja avisado com a atencedencia legal de x dias.
    Se isso aconteceu ou nao, nao sei, e muito menos sem ser uns desabafos aqui ou alem esta historia ao que parece ja foi esquecida, ignorada ou mesmo abafada.

    Considero o acesso a internet uma utilidade publica tal qual a luz, agua, gaz etc. Acho incorrecto considerar a internet um luxo ou uma estravagancia. Uma internet de qualidade, a precos acessiveis para o bem da nao infoexclusao e um Portugal competitivo para o SEC XXI


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:limites (Pontos:1)
    por Arrepiadd em 11-02-03 8:10 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Só um pequeno aparte, um pouco mais a brincar (mas não só...) do que se calhar deveria dado o carácter sério e ponderado do teu comentário mas... não resisti.

    Considero o acesso a internet uma utilidade publica tal qual a luz, agua, gaz etc.

    E tal qual na água, luz, gás, em portugal, na Internet paga-se o quanto se consome :)

    Re:limites (Pontos:2)
    por xeon em 11-02-03 11:22 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Sim, mas nao pago 1000KW de luz por mes, mesmo que so' gaste 10 ...

    Mais ainda, embora escalonado, o preco do KW e' sempre igual... se gastar 1000 num mes e 1100 no mes seguinte, pago cada um dos 100 adicionais ao preco que pago 1 dos 1000 "normais". So' sou "penalizado" quando entro no escalao seguinte (e mesmo assim, nao pago 10 por 1 ... ).

    Mas gostei da comparacao (num post mais atras) com o Ferrari: ter banda "larga" em Portugal equivale a ter um Ferrari e so' poder fazer Porto/Faro pela autoestrada 2 vezes por mes... depois disso so' se pode andar por estradas nacionais e municipais...

    --
    Whatever !! [UrT Quote]

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]