gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Premio "Don't Panic!"
Contribuído por AsHeS em 05-02-03 23:27
do departamento vamos-la-bater-codigo
News leitao escreve "Boas, considerei já à algum tempo estabelecer privadamente um "mini-prémio" com o objectivo de promover o desenvolvimento de software entre os mais novos em portugal. Finalmente decidi fazer algo, e a pseudo-apresentação deste prémio está aqui. Esta ideia ainda está muito em formação, mas qualquer ideia ou ajuda por forma a fazer isto acontecer será bem vinda - particularmente voluntários para rever trabalhos a concurso e promoção da ideia em escolas, universidades, etc. O prémio para já tem prémios pequenos (175 e 100 euros), mas este valor pode vir a subir (ou do meu bolso, ou via terceiros que queiram promove-lo). Qualquer comentário sobre as regras ou outros aspectos (como os meus erros gramaticais) será bem vindo. "

O Sucessor do XP | Gnome 2.2.0 Desktop & Platform release  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • prémio está aqui
  • Mais acerca News
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    parabéns ! (Pontos:3, Interessante)
    por moonrider em 05-02-03 23:56 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Iniciativas como esta são sempre bem vindas e servem sempre para dinamizar e incentivar a programação.

    A minha "crítica" vai para a falta de exigências a nível de portabilidade... Como o objectivo é "promover o desenvolvimento das praticas da engenharia de software em portugal", sugiro que o código desenvolvido deva ser compilado em mais algumas plataformas ( por exemplo, Solaris e quem sabe windows, com alguns includes e ifdef's adicionais :-) ).
    É apenas uma sugestão incentivada pelo já imenso número de pessoas a produzir código "Linux only".
    Re:parabéns ! (Pontos:3, Interessante)
    por pmsac em 06-02-03 0:32 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    Ofereces as licenças do Windows ?


    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:parabéns ! (Pontos:1)
    por moonrider em 06-02-03 10:03 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Ofereces as licenças do Windows ?

    Não, mas ofereço uma shell em Solaris/Sparc para quem quiser testar o seu código. Mencionei o windows apenas por ser mais um SO, penso que se o Leitão quiser ir mais longe consegue obter um patrocinio da MS ou pelo menos licenças temporárias.
    Re:parabéns ! (Pontos:2)
    por pmsac em 06-02-03 11:56 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    Por alguma razão não "peguei" no Solaris, mas exactamente no Windows...

    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:parabéns ! (Pontos:2)
    por leitao em 06-02-03 0:34 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    A minha "crítica" vai para a falta de exigências a nível de portabilidade... Como o objectivo é "promover o desenvolvimento das praticas da engenharia de software em portugal", sugiro que o código desenvolvido deva ser compilado em mais algumas plataformas ( por exemplo, Solaris e quem sabe windows, com alguns includes e ifdef's adicionais :-) ).

    Tens razao -- vou certamente incluir o Windows -- Solaris e' capaz de ser inpratico pois duvido que muita gente tenha acesso a uma caixa a correr Solaris. No entanto quem desenvolver em Java tem imediatamente a possibilidade de correr em diversas plataformas.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    parabéns (Pontos:2)
    por André Simões em 06-02-03 0:41 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Acho que são sempre motivo de felicitação estas iniciativas. Que possa servir de incentivo a mais e melhores! Há uns problemas a nível da codificação na página, no entanto.
    --- Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    Re:parabéns (Pontos:2)
    por leitao em 06-02-03 0:56 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Thanks -- codificacao corrigida.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Uma boa ideia, mas... (Pontos:3, Interessante)
    por hununu em 06-02-03 1:59 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://dequim.ist.utl.pt
    É sempre bom ter-se espírito para ajudar jovens a fazerem coisas que gostem, neste caso, jovens que gostem de programar. Ou mesmo apenas curiosos que aprendam a programar :-)

    No entanto, penso que a quereres levar isto mesmo para a frente, terias que lhe tentar dar um carácter um pouco mais oficial, sério. Isto não é apenas eu a tentar criticar-te por algo. É ver as coisas de um modo positivo, pensando que este tipo de coisa pode evoluir para algo maior.

    Não sei se aqui pelo Gildot andam profºs de alguma faculdade ou politécnicos, ou o que quer que seja. Aí tens logo um possível juri e um ponto de vantagem em relação ao Portugal do Gildot que conta ao puto do irmão mais novo. Alguém ligado a qualquer tipo de instituição é um ponto de charneira entre ti e uma possível divulgação ampla e que se espera que tenha bons frutos a longo prazo. Repara que é completamente diferente alguém afixar umas folhas A4 numa escola de um prémio que um gajo em inglaterra oferece, ou um prémio qualquer com 2 ou 3 gajos de umas faculdades/empresas como juri que até conseguiram sacar uns cartazes porreiros com o apoio de uma gráfica.

    A diferença reside no seguinte: Queres fazer um prémio para carolas de amigos de pessoal que visitam o Gildot, ou queres tentar chegar a todos? Acho que podes ser ambicioso e tentar levar a ideia mais longe, mas não sei se o pretendes ou não.

    Em todo o caso, o início está feito e sempre é melhor que nada. Nada impede que a próxima ronda seja melhorada. :-)



    \oo/
    Re:Uma boa ideia, mas... (Pontos:2)
    por leitao em 06-02-03 2:15 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Absolutamente -- concordo contigo, e isto e' apenas o ponto de partida -- basicamente o que gostava de fazer primeiro e' ter algum bom feedback (como o teu), cruzar algumas ideias e depois partir para falar com escolas.

    A minha esperanca e' que aqui no gildot encontre pessoas interessadas em ajudar a promover isto. Se as houverem, eu estou interessado em por algum ou todo o $$$ atraves de premios.

    Repara que os premios que proponho sao pequenos -- mas para um estudante de 16/17 anos com o "bichinho" do software 175 euros fazem a diferenca. Sempre ajuda a fazer o upgrade do PC, ou a comprar os livros tecnicos que sempre quizeram ter mas nao tinham o granel para comprar.

    Cumprimentos,


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Uma boa ideia, mas... (Pontos:2)
    por MavicX em 06-02-03 11:21 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    " 175 euros "

    Só uma cena como é que chegas-te ao valor 175 euros. Porque não um valor redondo como 200 euros (ou 150).

    Era uma boa ideia era fazer um concurso mais sério com o apoio do ministério da educação ou da tecnologia. Ou qualquer outro organismo publico que consiga fazer publicidade nas escolas desse país.

    Pedro Esteves

    Re:Uma boa ideia, mas... (Pontos:1)
    por bracaman em 06-02-03 11:58 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Desculpa, estás a sugerir que o estado dê dinheiro para um concurso destes? :)

    Se calhar até apoiaria, mas... isso não implicaria praí mais um desempregado?

    Ok ok, agora a sério... não se perde nada em tentar! Com sorte é escusado ser um particular a por dinheiro do seu bolso...

    Cumps


    Re:Uma boa ideia, mas... (Pontos:2)
    por MavicX em 06-02-03 13:27 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    Nop tou a pensar nos organismos publicos como forma de publicitar a cena e não meter money do bolso deles :-)

    Pedro Esteves

    hmm (Pontos:1)
    por z em 06-02-03 3:43 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    entre os 14 e os 18 anos... inclusivé, certo?
    Re:hmm (Pontos:2)
    por leitao em 06-02-03 3:50 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    certo.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:hmm (Pontos:1)
    por bracaman em 06-02-03 11:13 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Um miúdo com 13 anos não pode participar? :)

    Se calhar até poderia ser até aos 18, o que achas?

    Cumps
    Olha que quando há dinheiro envolvido... (Pontos:2)
    por Psiwar em 06-02-03 11:47 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Dado que o concurso não será em tempo real, num determinado local (tipo ACM), que garantias forneces que será o miúdo entre os 14 e os 18 a fazer o programa e não um qualquer programador profissional na familia do miúdo só para ele ganhar uns trocos? (por exemplo)
    Po-lo a explicar o cogido (Pontos:1)
    por jcma em 06-02-03 11:55 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    deve bastar por o miúdo a explicar o código,as decisões tomadas, os algoritmos,etc.


    Re:Po-lo a explicar o cogido (Pontos:2)
    por Psiwar em 06-02-03 11:57 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Tudo bem... mas isso significa que terás que em alguma fase do concurso ter uma sessão no local com cada participante. E isso já apresenta alguns problemas de logistica...
    Re:Olha que quando há dinheiro envolvido... (Pontos:1)
    por bracaman em 06-02-03 11:55 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Por acaso já pensei nisso... se calhar o Leitão já pensou numa solução, mas eu não vejo nenhuma (a não ser avaliar depois essa pessoa).

    Mas se reparares passa-se o mesmo com aqueles concursos criativos para crianças. Desde desenhos, poemas, frases ... como sabem os avaliadores se foi mesmo uma criança a fazer aquilo?

    Cumps
    Re:Olha que quando há dinheiro envolvido... (Pontos:2)
    por Psiwar em 06-02-03 11:59 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Sim mas geralmente nesses concursos criativos não está dinheiro involvido. Olha que 175 Euros podem não ser muito para o Leitão... mas para uma grande parte das familias portuguesas...
    Re:Olha que quando há dinheiro envolvido... (Pontos:1)
    por bracaman em 06-02-03 12:09 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Eu referia-me aqueles em que há prémios.

    Recordo um, duma cadeia de supermercados de material de escritório que organizou um concurso de desenho para crianças, e havia bons prémios (já não sei quais eram, mas alguns valiam mais que 175 euros).

    Cumps
    Re:Olha que quando há dinheiro envolvido... (Pontos:2)
    por pmsac em 06-02-03 12:00 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    <ironia>
    Isso é fácil: qualquer "programador profissional" que se prestasse a isso provavelmente só conseguiria fazê-lo em VB, que o regulamento não contempla ;)
    </ironia>
    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:Olha que quando há dinheiro envolvido... (Pontos:1)
    por hugocon em 06-02-03 13:18 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    eheh... lindo!
    SYN+ACK - The Internet orgasm
    Re:Olha que quando há dinheiro envolvido... (Pontos:2)
    por MavicX em 06-02-03 14:01 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    Isso é o mesmo com os trabalhos da Secundaria/Univ. Como é que o proff sabe que foi a gente que o fez, em vez de fazer o copy e past dum trabalho dum colega ou de uma cena da Net.

    Só há duas soluções e mesmo assim sem muitas certezas. A primeira é ver o trabalho a ser feito, por etapas. O que é mais complicado. A segunda é a discussão e defesa do trabalho.

    Pedro Esteves

    O que está mal neste filme? (Pontos:1, Lança-chamas)
    por humpback em 06-02-03 12:38 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Eu considero concursos deste estilo sempre coisas bacanas para colocar os putos a fazer cenas e largar o CS.
    Acho ainda que com prémios um pouco melhores o alvo ate pode crescer (mesmo que o puto so programe em pascal nada o impede de instalar linux e usar pascal em linux).
    Agora o que eu não percebo é tu lamego que andas sempre a defender a Microsoft e o seu browser organizes um concurso de programação em Linux.
    Posso ser eu que estou com a mente pouco aberta... mas prontos esta é a minha opinião.

    Já agora quanto a putos de menos de 18 anos a usarem libpcap...... Eu conheço alguns que usavam :) e acho que quem tiver dois dedos de testa percebe o que o leitão queria dizer com o assunto.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:O que está mal neste filme? (Pontos:2)
    por humpback em 06-02-03 13:04 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    s/lamego/leitão
    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:O que está mal neste filme? (Pontos:2)
    por leitao em 06-02-03 15:41 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Agora o que eu não percebo é tu lamego que andas sempre a defender a Microsoft e o seu browser organizes um concurso de programação em Linux.

    O que me parece e' que me conheces muito mal.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Engenharia de Software (Pontos:1)
    por paipo em 06-02-03 19:24 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    Só uma achega: parece-me um pouco forte dizer "...desenvolvimento das práticas da engenharia de software..." e exigir apenas o código fonte.
    Penso que deveria ser exigida documentação de especificação e desenho, pelo menos. Para desenvolveres software decente não precisas de tipos que programem bem (isso há aos pontapés) mas sim de gente que faça uma análise correcta do problema e uma especificação e modelação como deve ser (raríssimo).
    Talvez seja pedir demais, tendo em conta o público alvo, mas de pequenino é que se torce o pepino... :-)

    PedrOliveira
    Re:Engenharia de Software (Pontos:2)
    por leitao em 06-02-03 21:21 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    True, e' definitivamente algo a considerar. Obrigado.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Bug report (Pontos:2)
    por leitao em 06-02-03 0:32 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Obrigado -- vou corrigir assim que possa.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Bug report (Pontos:0, Despropositado)
    por henrique em 06-02-03 0:46 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    O leitao só testa as páginas naquele browser que come todo o HTML manhoso que lhe metem à frente... ;-)
    Re:Não estás a pedir demais? (Pontos:2)
    por mlopes em 06-02-03 12:31 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    achas mesmo?
    Para alem disso lembro-me de ter lido aqui há uns tempos que muitos dos programadores que contribuem para a Debian são menores de idade.

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:Não estás a pedir demais? (Pontos:2)
    por leitao em 06-02-03 12:32 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    A ideia e' o software ser feito juntamente com um professor -- que com alguma sorte pode apresentar conceitos mais avancados ao aluno.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:entre 14 e 18 anos... (Pontos:2)
    por js em 06-02-03 15:32 GMT (#35)
    (Utilizador Info)

    Eu conheci gente com 18 anos que frequentava o *segundo* ano da faculdade (na Universidade de Lisboa), quanto mais o primeiro...

    Re:entre 14 e 18 anos... (Pontos:2)
    por asoares em 06-02-03 18:01 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    De acordo com e ste documento (da comissão de avaliação externa dos cursos de Informática e Computação) que avaliou a LESI, pode-se ver na tabela 4 na página 14 que, dos 800 alunos inscritos, 78 pertenciam à facha etária =18 (77 no 1º ano e 1 no 2º ano do curso)...

    Suponho que noutras Licenciaturas noutras Universidades a média seja a mesma...

    --
    antonio soares
    Windows has stopped. Press CTRL+ALT+DELETE to restart your computer.
    Re:entre 14 e 18 anos... (Pontos:2)
    por André Simões em 06-02-03 19:05 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Só para acrescentar estes dados para reflexão: no 1º ano há 76 alunos com 18 anos ou menos, num total de 221. Tendo em conta que há certamente repetentes (possivelmente a totalidade ou quase dos 90 e poucos alunos com 20 ou mais anos), pode-se dizer com bastante certeza que mais de metade dos alunos do 1º ano têm 18 ou menos anos.
    --- Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    Re:entre 14 e 18 anos... (Pontos:2)
    por André Simões em 06-02-03 18:02 GMT (#38)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Contradição onde? A esmagadora maioria dos meus colegas de faculdade tinha 18 anos no primeiro ano. Eu concluí o 12º ano com 17, fiz a minha inscrição na FLUL ainda com 17, e comecei as aulas com 18 acabados de fazer. Tendo em conta que a idade de entrada na escola primária é normalmente 6 anos (e muitas vezes 5, se se fizer 6 até Outubro. Pelo menos era assim até há pouco tempo.), qualquer pessoa que não chumbe nunca deverá entrar na universidade com 18 anos. Se, como foi o meu caso, entrar na primária com 6 acabados de fazer, concluirá o 1º ano da faculdade ainda com 18 anos. A minha irmã frequentou os primeiros 2 meses do primeiro ano de Física com 17 anos, e os primeiros do 2º ano com 18. Dei agora uma olhadela às fichas dos meus alunos do 1º ano da FLUL, e, excepto os repetentes, a maioria dos meus alunos tem 18 anos, e há alguns que começaram o ano com 17. E atenção, dou aulas à noite, e tenho imensos trabalhadores-estudantes. Se as turmas fossem de dia, o número de alunos com 18 anos seria certamente esmagador.
    Alunos no 1º ano da faculdade com 19 anos, só se tiverem entrado na primária com 7 anos, ou com 6 bem avançados, ou então tendo chumbado pelo caminho.
    --- Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]