gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Um IE browser com features do mozilla
Contribuído por vaf em 16-01-03 20:21
do departamento do-mal-o-menos
Internet ReporterX escreve "Para quem é "obrigado" a usar o motor de rendering do IE por qualquer motivo (como é o meu caso), mas quer algumas features do Mozilla aconselho a experimentarem o Avant Browser.
  • Multi-janelas com tabs
  • Bloquear pop-up windows não requesitadas
  • Bloquear imagens (mas não permite bloquer imagens por servidor)
  • Abrir janelas em background
  • 100% Freeware (0% addware)
"

Este "front-end" do IE não é tão completo nas facilidades de navegação como Mozilla, mas no geral o programa é leve, rápido no rendering, e com uma apresentação simpática.

Não pretendo entrar em guerras Mozilla vs IE vs "resto do mundo" porque o meu browser de eleição é o Mozilla, mas durante as minhas 8h de trabalho diário sou obrigado a desenvolver código "100%" compativel com IE (nem os timmings me permitem acrescentar 'if's para suportar os 2 browsers) e assim tenho disponível a feature que mais gosto no Mozilla: tabbed windows.

Se alguém conhece mais algum "front-end" para IE, é favor de dizer... :-)

Iniciativa privada pressiona governo brasileiro contra SL | Scroll horizontal  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Avant Browser
  • Mais acerca Internet
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    bah! next... (Pontos:4, Engraçado)
    por pcardoso em 16-01-03 20:52 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    pois... tem tabs, mas será que tem um leitor de dvd e acelera 5x a internet?

    Se não, forget it! :)

    IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:4, Interessante)
    por joaorf em 16-01-03 21:13 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    o meu browser de eleição é o Mozilla, mas durante as minhas 8h de trabalho diário sou obrigado a desenvolver código "100%" compativel com IE (nem os timmings me permitem acrescentar 'if's para suportar os 2 browsers)
    É uma pena que haja empresas de desenvolvimento web que ainda pensem assim, e clientes tão pouco exigentes que se contentem com um serviço desses. Não te estou a criticar totalmente (embora acho que devias, mesmo assim, esforçar-te por escrever código de acordo com os standards; é uma questão de brio profissional), já que eu tive que fazer fretes semelhantes. Mas é motivo para repararmos no abismo separa Portugal dos EUA, onde a maioria dos sites funciona impecavelmente em Mozilla.

    Há, no entanto, uma coisa que não entendi. Para que queres o tabbed browsing em IE? Se o Mozilla é o teu browser de eleição, e o IE é para testes, então porque não fazes exactamente isso: Mozilla para navegar, IE para testar as tuas páginas?
    Evitavas andar a alimentar logs de servidores com hits IE e, assim, a agravar o já grave panorama de compatibilidade com Mozilla. Se não entendes do que estou a falar, este artigo expõe a questão com clareza.

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1)
    por samcruise em 16-01-03 21:39 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.correspondente.net
    Empresas de software: têm de competir ao preço mais baixo. Isso implica deixar de lado gostos pessoais e atacar os 95% de mercado que utilizam IE.

    Clientes: sabem que 95% dos utilizadores (ou mais), usam IE. Porquê gastar mais a desenvolver versões alternativas? Há que compreender.

    Tabbed browsing em IE: quando se trabalha com sites, pode-se ter de testar várias páginas em simultâneo, por exemplo. Esta é uma óptima alternativa a usar o IE e encher a taskbar. Eu usava sobretudo o Opera (especialmente pelo tabbed browsing e pela rapidez), agora vou experimentar este para quando tiver de usar IE puro.

    Quanto aos logs, a discussão é longa e resume-se a isto: a minoria do Mozilla nunca conseguirá competir com a maioria do IE, logo o impacto nos logs é mínimo. A menos que o Linux descole nos desktops. A solução é mesmo os developers desenvolverem código standard o mais possível, tentando não deixar de fora os browsers não-IE. O resto são desejos, nada mais.

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:3, Interessante)
    por pcardoso em 16-01-03 21:50 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    é verdade que 95% usa o IE, mas os 5% que não o usa é muito importante: são maioritariamente pessoas com conhecimentos de informática acima da média para usar outro browser no windows ou outro browser noutra coisa diferente do windows, e que se apercebem das azelhices que por aí andam a passar por HTML.

    esperem mais algum tempo para qdo sair o cliente AOL baseado no gecko (mozilla) para começar a equilibrar as coisas... ainda são uns milhões largos...e agora que a apple tem o safari (khtml), o IE em mac é relegado não para 2º, mas para 3º lugar, atrás do safari e do chimera (mozilla).. e existem mais utilizadores de mac que de linux...
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2, Interessante)
    por NeVErMinD em 16-01-03 22:08 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Já para nao falar que quando a TV digital e UMTS tiver no seu hype, provavelmente o browser a ser escolhido é o Opera, pois tem provado ter o motor de rendering mais rapido.
    Mas eu percebo porque é que os profissionais do sector continuam a fazer pseudo HTML para IE`s apenas, porque assim sabem que futuramente teram trabalho (that means money) a refazer os sites ;)
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2)
    por Montanelas em 17-01-03 6:46 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    Ora agora é que disseste tudo... ;-)
    O Chico-Esperto pensa sempre em cima do joelho, incapaz de levantar a cabeça para ver ao longe, pois tem a espinha partida e os olhos cravados no umbigo.
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1)
    por samcruise em 17-01-03 14:48 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.correspondente.net
    Ok, 5% apercebem-se das azelhices. So what? O que ganha o cliente com isso?

    Depois, falando da realidade portuguesa, Mac tem muito pouca expressão e AOL ainda menos.
    Resultado: Standards ou IE.
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2, Interessante)
    por joaorf em 16-01-03 21:59 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Clientes: sabem que 95% dos utilizadores (ou mais), usam IE. Porquê gastar mais a desenvolver versões alternativas? Há que compreender.
    95% das pessoas medem menos de 1.9m. Não percebo para que é que os construtores civis se dão ao trabalho de fazer portas com mais de 1.9m de altura.

    Quanto aos logs, a discussão é longa e resume-se a isto: a minoria do Mozilla nunca conseguirá competir com a maioria do IE, logo o impacto nos logs é mínimo.
    Já houve um tempo em que não valia a pena a preocupação em deitar papeis no balde do lixo na rua. Era uma atitude com impacto mínimo, pois a maioria nem ligava e deitava para o chão...
    Coerência? Princípios? O que é que isso interessa?
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2, Despropositado)
    por leitao em 16-01-03 22:03 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    95% das pessoas medem menos de 1.9m. Não percebo para que é que os construtores civis se dão ao trabalho de fazer portas com mais de 1.9m de altura.

    A porta da divisao onde estou tem 2m e 15 centimetros. E o pessoal que mede mais do que isso ? Estes constructores civis nao teem principios nenhuns...


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2)
    por Cyclops em 16-01-03 22:42 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Abaixa-se e passa. O problema é quando os sites se recusam a trabalhar excepto com um certo browser... é bastante estúpido, e apenas uma minoria iluminada sabe mudar a configuração do browser de forma a dar a volta.
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1)
    por Arrepiadd em 17-01-03 1:52 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    O que e bom mesmo e que 95% desses sites que dizem nao funcionar em browser nao IE acabam por funcionar na perfeicao fora deste browser quando passamos por cima dessas "proteccoes". Dos outros 5%, 4% funcionam bem, com algumas alteracoes no nivel de aspecto e apenas 1% apresenta deformacoes graves noutros browsers (e por isso deformacoes graves aos standards...)

    Antes que comecem a pedir estatisticas estes valores foram escolhidos com o objectivo de dar uma ideia. Nao faco estatisticas...

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1)
    por samcruise em 20-01-03 19:18 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.correspondente.net
    Não têm mesmo princípios nenhuns...
    No entanto, o teu comentário foi "Despropositado".

    Pelo que depreendo que:
    - o comentário anterior fazia sentido (??)
    ou
    - não existem pessoas com mais de 2m e 15
    ou
    - se existem pessoas com mais de 2m e 15 não utilizam portas :)
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1)
    por samcruise em 20-01-03 19:16 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.correspondente.net
    O que tem a coerência e os princípios a fazeres um site especial para uma empresa em que todos usam IE e então aproveitas as funcionalidades do browser? Só para dar um exemplo. O argumento é obtuso.

    Claro que o ideal são standards, mas se se tiver de fazer opções, o caminho actual é necessariamente IE. Queiram os apoiantes do Mozilla ou não.

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:3, Interessante)
    por henrique em 16-01-03 22:14 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Quanto aos logs, a discussão é longa e resume-se a isto: a minoria do Mozilla nunca conseguirá competir com a maioria do IE

    já pensei como tu, mas agora já não. o IE atingiu a quota de mercado maior que podia atingir. a partir de agora, a descida vai ser constante. afirmo isto baseando-me na observação que faço: cada vez mais pessoas estão a usar o Netscape 7 e o Opera. O John Dvorak acha o mesmo. E agora estão aí os telemóveis com Symbian OS a acederem à Web usando Opera. Não demora muito, uma percentagem significativa dos acessos a sites Web virão de telemóveis a correrem Symbian OS.

    e depois há a percepção empírica: mais vale um utilizador Mozilla do que 5 IE. isto porque um utilizador Mozilla é potencialmente um utilizador com mais conhecimentos técnicos, que utiliza a Web mais a fundo, que tem mais probabilidade de fazer compras através da Web, que tem mais probabilidades de influenciar pessoas com os conhecimentos que adquire na Web, etc. uma empresa gerida por pessoas astutas levará isto em conta.

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1, Redundante)
    por leitao em 17-01-03 1:07 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    O John Dvorak e' reconhecido como um dos grandes opositores da M$ nos media. De cada vez que aparece ja' se sabe que vai meter conversa sobre como a M$ vai desaparecer num par de anos.

    Nao arranjas ninguem com uma opiniao mais neutra ?


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2)
    por Gimp em 17-01-03 12:03 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    "Nao arranjas ninguem com uma opiniao mais neutra?"

    BUAHAHAHAHAHAHAHAH!! Desculpa, mas teve piada. Não me interpretes mal, mas, e se a frase fosse "Não posso dar uma opinião mais neutra?" :-)))


    "No comments"

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 17-01-03 16:00 GMT (#28)
    "e depois há a percepção empírica: mais vale um utilizador Mozilla do que 5 IE. isto porque um utilizador Mozilla é potencialmente um utilizador com mais conhecimentos técnicos, que utiliza a Web mais a fundo"

    Muito empírica mesmo... é a chamada estatistica à nossa maneira, empresa gerida por pessoas astutas??? Deves estar a brincar mas és daqueles que acredita mesmo que aquilo que dizes é verdade, e sentes-te a fazer parte de um movimento (que a muitos níveis é do tipo religioso), mas deixa-me dizer-te que não faz o minimo sentido, escolhas tu o que escolheres o importante é que o escolheste porque te vai ajudar a resolver um problema. Os outros decidem da mesma forma... acho engraçado pensares que alguém que decide utilizar IE é alguém pouco astuto ou esclarecido... mas vê lá um dia ainda cais do pedestal em que te julgas encontrar, já que fazes parte de um grupo restrito de iluminadas e astutas pessoas, e podes esquercer-te que o mundo à tua volta mexe...
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1)
    por ReporterX em 16-01-03 22:15 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    «A solução é mesmo os developers desenvolverem código standard o mais possível, tentando não deixar de fora os browsers não-IE.»

    Pois, Pois.... o problema é as voltas que é necesário dar para que o IE renderize bem certas páginas.

    Além disso o Mozilla (ainda) não é o exemplo de código sem bugs (mesmo com os standars).


    ReporterX

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:3, Interessante)
    por Cyclops em 16-01-03 22:16 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Permite-me começar por achar interessante que por estupidez ou incompetência de alguém seja posto de lado, logo à partida, 5% do mercado.

    Agora, continuar a comer a ladaínha estúpida e tacanha de que 95% do mundo usa IE por isso vamos fazer as coisas viradas para o IE... meu caro, qual IE? Ou não sabes que a maioria dos IEs que por aí andam vão do IE 4 ao 5.5? E que todos desde o IE 3 ao IE 6 têm variadas e diferentes capacidades de interpretação de CSS, JavaScript, VBScript and what not?
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:3, Interessante)
    por Psiwar em 16-01-03 22:54 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    De acordo com o último data mining que fiz, era 90% IE, 10% Outros Browsers. Claro que isto foi uns meses após o Mozilla sair, por isso pode ser um pouco menos agora que a poeira da novidade acentou.

    No entanto, tendo em conta o número de fake agents que o pessoal tem que utilizar ou por vezes mudar de browser só porque precisa muito de ir ver um site IE only, acho que podemos dar estes números por correctos.
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:3, Interessante)
    por Dehumanizer em 16-01-03 23:18 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.dehumanizer.com
    A questão não é essa.

    Desenvolves para o IE - funciona garantidamente no IE em Windows (95%).

    Desenvolves para *standards* - funciona garantidamente em TODOS (100%).

    O que será melhor?


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2)
    por mlopes em 17-01-03 17:29 GMT (#29)
    (Utilizador Info)

    Quanto aos logs, a discussão é longa e resume-se a isto: a minoria do Mozilla nunca conseguirá competir com a maioria do IE, logo o impacto nos logs é mínimo.

    Isto é uma asneirada típica! Há anos que se tenta convencer a manada de que o comportamento individual altera o estado da manada, mas há muita gente (demasiada, diria eu) que parece não perceber isso.


    O impacto nos logs é muito importante, talvez um dos factores mais importantes, felizmente fora de portugal isso já se descobriu há uns tempos, e como alguêm por ai disse, os sites americanos (eu diria estrangeiros, porque apesar da maioria serem americanos, é raro encontrar um site não português que me dê problemas com o mozilla) regra geral funcionam em tudo o que é browser (e depois os portugueses na sua incompetência anseiam por ordenados iguais aos daqueles que sabem o que estão a fazer).

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1)
    por samcruise em 20-01-03 19:38 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.correspondente.net
    Às vezes a "manada" muda, outras não - é sempre difícil fazer futurologia!

    E no caso do Mozilla, por muitos desejos que tenhas, se não vier instalado num SO de sucesso, nunca conseguirá mudar o estado da "manada" (estamos a falar de mais de 500 milhões de pessoas, percebes?).
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2)
    por mlopes em 21-01-03 11:15 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Parece-me que a AOL ainda vai ter uma palavra a dizer relativamente ao precurso da manada.
    Pelo que dizes no teu comentário acho que não percebeste o que quero dizer no meu comentário anterior.

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1)
    por ReporterX em 16-01-03 22:06 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Se conseguires convencer uma seguradora ou um banco a mudar centenas ou milhares de postos de trabalho para mozilla ou Netscape, ganhas o hónoroso título de "Melhor vendedor de todos os tempos"

    Sou obrigado a "desenvolver" para IE porque os clientes assim o exigem e os nossos parceiros (entre eles a IBM) não se dão ao trabalho de desenvolver código que seja compatível com os dois browsers.

    Quando se tem, durante as 8h de trabalho, cerca de 800MB a 900MB de memória ocupada num portátil com 512MB, qualquer MB poupado é bem vindo... e nesse aspecto Mozilla não é muito poupadinho (não estou a querer compará-lo ao IE).

    Não tenhas dúvidas que em casa, o Mozilla é usado em 99,9% dos casos no WinXP e 100% no linux :-).
    ReporterX

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2)
    por Cyclops em 16-01-03 22:19 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Fantástico, não sei como o fazes, mas no meu portátil, que também tem 512Mb de memória, raramente passo de 512 ocupados...
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2, Engraçado)
    por ReporterX em 16-01-03 23:09 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Receita para obter 900Mb de memória alocada:

    Ingredientes:

    1 DB2
    1 WebSphere Application Developer 5.0
    1 WebSphere TestEnvironment
    2 Web Applications
    Classes de Java q.b.
    JSP q.b

    Confecção:

    Num espaço de memória ponha 1 serviço de DB2. Noutro ponha o WebSphere Application Developer.
    Acrescente o WebSphere TestEnvironment previamente misturado com as 2 Web Applications.
    Por fim polvilhe tudo com as Classes de Java e os JSP.

    E voilá... Aqui estão 900MB ocupadinhos!!!


    ReporterX

    divide por 9 (Pontos:1)
    por ruben dig em 19-01-03 13:48 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    eu trocava o db2 por postgresql e o WebSphere Application Developer 5.0 pelo apache+php e usa o quanta para desenvolver e debug , isso com o kde e xfree nao passa dos 100 MB de Ram. é Claro que o db2 tem mais features que o pgsql mas até que ponto é que são imprescindiveis ?
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2)
    por Cyclops em 17-01-03 15:09 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    LOL vê-se a léguas que não percebeste o post.
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:2)
    por Cyclops em 17-01-03 15:28 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Apercebi-me porque é que não percebeste o post... o segundo 512 devia ler-se 256. Troquei... enfim... acontece.

    Fantástico, não sei como o fazes, mas no meu portátil, que também tem 512Mb de memória, raramente passo de 256 ocupados...
    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:1)
    por Arrepiadd em 17-01-03 1:58 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Ainda ha uma coisa que nao consigo entender...

    Porque e que dizem:
    Os clientes pedem que desenvolva para IE e por isso faço so para IE. O IE nao respeita os standards, mas le os standards... Façam-se os sites de acordo com os standards que o IE continua a ler. Ou sera muito mais dificil fazer um site de acordo com os standards?!

    Re:IE para testar, Mozilla para navegar (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Cyclops em 17-01-03 15:29 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    O problema é que o IE tem de mostrar a página direito quando a fazes respeitando os standards. é que o problema reside :)
    IE Based (Pontos:2)
    por vd em 19-01-03 0:25 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Pois é.. isto de usar "algo" por cima do Internet Explorer faz-me lembrar de ha' uns tempos existir um browser com um aspecto brilhante, todo "aqua", todo transparente. O único senão era necessitar do Internet Explorer para correr.

    Ou então o famoso windowblinds (habilmente comprado psla MSFT e incorporado no XP).
    É tudo muito bonito, mas é um programa sobre outro programa e consumir o dobro da memória sem necessidade.

    Passando à frente...

    A minha experiência com diferenças entre rendering de mozilla e de ie baseam-se essencialmente nos paragrafos (br's e p's) dados. Tudo o resto é igual. Até porque desenvolvo para o Mozilla e já sei que vai correr no IE perfeitamente. O contrário já é dificil.

    vd

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]