gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Documentário narra criação e crescimento do Linux
Contribuído por scorpio em 11-09-02 20:45
do departamento filmes!
Linux BuBbA escreve "Revolution OS conta a história de hackers que se oposeram à Microsoft e criaram o GNU/Linux e o movimento Open Source. Este é o fio condutor do documentário sobre a criação do Linux, sistema operativo que já há algum tempo vem a tirar o sono da gigante Microsoft. "
[scorpio: friendly warning - 3 imagens no desenvolvimento; não me apeteceu mudar os tags IMG para HREF, e até fica bonito assim.]
"

Exibido em diversos festivais de cinema norte-americanos, contando já com dois prémios, o documentário passou nos cinemas em agosto em San José, na Califórnia. Filmado no Silicon Valley, narra o nascimento e o crescimento do Linux e como o sistema operativo com código fonte aberto teria virado uma ameaça ao "modo de vida Microsoft".

Durante os 85 minutos que dura o documentário, há entrevistas com o finlandês Linus Torvalds, criador do Linux, Richard Stallman, fundador da GNU - organização que luta pela popularização de softwares livres - e outras pessoas envolvidas no processo de concepção do Linux.

É possível a visualização de um Trailer (1 min 45 secs) e de um VideoClip (os primeiros 8 minutos) a partir deste link.


Linus Torvalds


Richard Stallman
"

[Mais um aviso: Ainda que não detecte correctamente o Mozilla, o site da ifilm deixa-nos ver o filme com Realplayer, quicktime ou (burp) Flash. Just do it.]

PC na sala | Estatisticas de acesso à Internet da Anacom.  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • GNU
  • deste link
  • BuBbA
  • Revolution OS
  • Linux
  • Microsoft
  • Mais acerca Linux
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    E em Portugal? (Pontos:4, Informativo)
    por Astrónomo em 12-09-02 0:53 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Seria muito interessante se este filme passasse em Portugal. Nas salas de cinema é impossível, pois é raríssimo um documentário passar nas salas portuguesas. Mas na RTP 2 ou, melhor ainda (porque repetem várias vezes), no Odisseia, já seria possível. O Canal História seria outra possibilidade, já que eles passaram há uns meses um documentário sobre o primeiro ano do projecto Mozilla (sim, lerem bem!).

    Sugiram a estes canais a passagem deste filme, justificando a relevância e actualidade do tema. O Odisseia pode ser contactado através daqui. A RTP2 é mais complicado, mas podem tentar o programa Sinais do Tempo.

    ----
    aqui porque não deves utilizar IE, Outlook, Windows Media e Messenger.

    Uma história um pouco diferente (Pontos:5, Informativo)
    por mlemos em 12-09-02 6:12 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Tive a oportunidade de ver o filme na ante-estreia no O'Reilly Open Source Conference 2001 de San Diego.

    O filme não é bem tanto sobre o Linux, mas sim sobre Open Source em geral em que a história do Linux é mostrada como exemplo.

    Ao contrário do que a propaganda ao filme diz, o Linux não foi desenvolvido por hackers para combater a Microsoft, mas sim porque o Linus queria poder correr um Unix num PC como bem sabemos. Parece que o argumento da propaganda é para incentivar os que não simpatizam com a Microsoft.

    De resto, penso que a personagem mais relevante da história nem é o Linus Torvalds nem o Richard Stallman, mas sim o Bruce Perens da EFF que é o activista da liberdade de expressão que trabalhou na padronização dos critérios que definem o que é uma licença Open Source e o que não é, e também o Michael Tienmann em representação da Cygnus e mais tarde da Red Hat que essa sim foi responsável para por o Linux no mapa dos sistemas operativos e da história da informática porque caso contrário o Linux talvez nem fosse mais conhecido que os BSD .

    Menções honrosas para a Netscape e VA Linux que essas sim também contribuiram muito para a viabilização e origem de muitos projectos Open Source. Porém, como o povo que está fora deste meio não conhece a sua relevância para o sucesso do Open Source, apenas mencionam o Linux porque a bem ou a mal já é um fenómeno de marketing.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]