Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário. | | | Adeus Napster, foi bom enqto durou. E obrigada pela revolução que ajudastes a trazer... " obrigado napster pela ma imagem que trouxeste a comunidade internauta mundial obrigado napster por trazeres a RIAA e todos os seus advogados vampiros e espumejantes da boca pra fora obrigado napster por ate a minha avo agora saber o que é o napster, pois nao lhe consigo responder a pergunta de onde veio tanto dinheiro pra comprar pilhas e pilhas de musicas. obrigado napster por nos teres mostrado como realmente se faz negocio, e passar uma mensagem ao gildot, que se este for a pagantes, o ppl caga todo e baza pra concurrencia ;) obrigado napster por ajudares ao aparecimento da Digital Millennium Copyright Act obrigado napster por dares lugar ao Kazaa e todas as suas variantes bem como as lombrigas, bichos, spywares, viroses e por demais termitas que agora pernoitam no meu pc obrigado napster por nao teres semelhante em linux, e a comunidade desesperar por conseguir instalar decentemente o gift pelas sources mutos diriam isso. Eu, eu estou simplesmente agradecido ao napster ;)
...no reino de Quelthalas... im awake, im awake! |
| | | | | obrigado napster pela ma imagem que trouxeste a comunidade internauta mundial Como se antes não existissem sites de warez e IRC-BOTs.. :p *e ainda existem, aliás... mesmo na PTnet os canais de warez ultrapassam o numero de utilizadores do #portugal.. obrigado napster por trazeres a RIAA e todos os seus advogados vampiros e espumejantes da boca pra fora Alguem tinha de tomar a iniciativa :p Se não estão contentes azar. Copyrights com duração superior a 70 anos e preços exorbitantes para pagar os custos de "marketing e publicidade" são das coisas mais disparatadas que este mundo já viu. Que se lixe a RIAA. Apoio completamente quem hacka o site dos palhaços em protesto pela pressão sobre as networks P2P e as leis que lhes permitem invadir sistemas impunemente. Já é a terceira vez este mês.. obrigado napster por ate a minha avo agora saber o que é o napster, pois nao lhe consigo responder a pergunta de onde veio tanto dinheiro pra comprar pilhas e pilhas de musicas. Pilhas de dinheiro das quais a maioria dos autores/compositores não vê um tostão sequer. E tal nem se deve à pirataria... :p obrigado napster por nos teres mostrado como realmente se faz negocio, e passar uma mensagem ao gildot, que se este for a pagantes, o ppl caga todo e baza pra concurrencia ;) Tb se poderia dizer "se o linux for a pagantes" sob a mesma logica... obrigado napster por ajudares ao aparecimento da Digital Millennium Copyright Act Armmm... o DMCA não é predecessor do napster? Mas em todo o caso, preocupa-me mais o EUCD que o DMCA. Por mim podem fazer o k raios kiserem do outro lado do Atlantico, desde que permaneçam lá :p agora estender leis identicas ou piores para este lá, é demasiado estupido para ser compreendido. obrigado napster por dares lugar ao Kazaa e todas as suas variantes bem como as lombrigas, bichos, spywares, viroses e por demais termitas que agora pernoitam no meu pc É a maneira que eles encontram para ganhar fundos para pagar aos advogados pela batalha interminavel.. obrigado napster por nao teres semelhante em linux, e a comunidade desesperar por conseguir instalar decentemente o gift pelas sources Armmm... existes clientes de tudo o k é peer to peer network para linux. Inclusivamente de napster ;) Sem contar com clientes que se formaram originalmente em linux, baseados em gnutella... :p |
| | | por Anonimo Cobarde em 05-09-02 9:14 GMT (#9) |
| O "mau" uso do Napster é apensa culpa dos que o fizeram. O Npster é como uma pistola, precisa de um humano para que seja disparada. Mas de qualquer forma o Napster não trouxe só coisas más, penso que o efeito tambem é positivo, pois demonstrou que o actual modelo de negócios das editoras não é adequado, para esta sociedade. |
| | | | Obrigado napster por teres feito o que as discográficas deviam ter feito no inicio da década de 90. Colocar música Online para qualquer um poder aceder a qualquer música, em qualquer lugar. Obrigado por teres feito mais do que isso. Enquanto as discográficas deveriam tê-lo feito a um preço rídiculo porque não têm a despesa do media, capa, e DISTRIBUIÇÃO (uns bons 75% do preço do CD) tu fizeste tudo isso de *graça*. Com saudades...
"Big brother is watching you, and little brother is too. When big brother goes to sleep, little brother goes through his stuff." |
| | | | | Mas alguém pensa que 75% do custo do CD é a "despesa do media, capa, e DISTRIBUIÇÃO"? Se sim, decididamente não percebe nada do negócio. Com o modelo de negócios que existe agora, todos esses custos somados não devem custar mais de 2€ (estou a ser uns mãos largas aqui). Agora, esse valor não paga nem os artistas (ok, em geral não receberão muito) nem os técnicos/estúdios (um custo que também não é muito grande, mas que tem de ser pago) nem a publicidade/divulgação (principal custo) nem a infraestrutura de "procura/criação de estrelas" (um custo também bastante grande). E é nestes dois ultimos custos que encontras de facto a explicação do custo dos CDs. E obviamente nos lucros (sem o qual as empresas não poderiam existir). Quando a RIAA diz que 90% dos CDs dão prejuizo não está simplesmente a exagerar para diminuir as royalties para os artistas (embora também o esteja a fazer). A verdade é que os custos fixos do sistema de produção musical que temos são grandes, e apenas sobrevivem confortavelmente quando toda a gente compra os CDs dos "grandes idolos" (cuja promoção já está quase toda feita, e cujos custos de royalties já vem incorporados em geral no preço do CD). Quando não, temos as crises, que servem muito bem para acusar os inimigos dos dias e tentar garantir mais direitos à custa dos consumidores... E a distribuição electrónica? Esses podem fazer decrescer marginalmente o custo de produção, mas podem fazer decrescer MUITO os lucros das empresas se alguns artistas poderem "fugir" ao controlo das big 5 (o que estoura com o modelo actual)... E o Napster/Gnutella, etc? Esses diminuem apenas marginalmente os lucros directos (a ultima estimativa que li é cerca de 2% a 5%), mas podem fazer diminuir o valor daquilo que é ouvido e a apetência por seguir os ditames das editoras (depois de te habituares a pagar musica por quase nada e ouvi-la em todo o lado, não tens grandes vontades de pagá-la muito caro e ouvi-la apenas onde a RIAA manda). O principal problema da RIAA com o Napster nunca foi principalmente a perda de receitas, foi sempre a perda de controlo.
JB |
| | | | Ò artista, quem faz a música é que ganha pouco mais de 2 € por CD. O grosso vai para os intermediários, a distribuição. Em pleno século XXI já viste as editoras a incentivar a compra de música online? O vinil acabou depressa mas a internet tem dificuldade em entrar no mercado da música. Pergunta-te porquê e não é dificil chegar à resposta... Garanto-te que a resposta não é o controlo dos direitos de autor mas o lucro da distribuição. Quase parece a resistência que as petrolíferas fazem ao desenvolvimento de veículos a energia alternativa. Ou a dificuldade em provar às tabaqueiras que o tabaco faz mal, ou ainda provar aos fabricantes de telemóveis que colocar o telélé na carola ajuda a fritar os miolos.
"Big brother is watching you, and little brother is too. When big brother goes to sleep, little brother goes through his stuff." |
| | | por Anonimo Cobarde em 04-09-02 22:27 GMT (#6) |
| Quando a RIAA diz que 90% dos CDs dão prejuizo não está simplesmente a exagerar para diminuir as royalties para os artistas (embora também o esteja a fazer). A verdade é que os custos fixos do sistema de produção musical que temos são grandes, e apenas sobrevivem confortavelmente quando toda a gente compra os CDs dos "grandes idolos" (cuja promoção já está quase toda feita, e cujos custos de royalties já vem incorporados em geral no preço do CD). E quem compra os CDs dos grandes ídolos (os lucrativos) tem que andar a pagar o prejuízo dos outros? Que culpa têm esses do artista Z não prestar? Enfim... será que isso é relevante? Mas a tónica que pões no problema de controlar o negócio é que me parece acertado As pessoas esquecem-se que isto é um negócio e se eles quiserem colocar um preço de 50 Euros no CD o problema é deles. Quem não quer não compra. Compra noutro sítio. Com isso é que as pessoas se deviam preocupar. Com o facto do mercado musical ser dominado por 3 ou 4 empresas a nível mundial. Com o facto de elas acharem legítimo determinar os sítios onde podes ouvir os CDs ou não. Parem lá de chorar o preço dos CDs e de dizer que a internet ajudou os consumidores a defenderem-se da exploração de que eram alvo. A internet pode ajudar os consumidores se permitir o crescimento da edição independente e a difusão de pequenas editoras. |
| | | | E quem compra os CDs dos grandes ídolos (os lucrativos) tem que andar a pagar o prejuízo dos outros? Que culpa têm esses do artista Z não prestar? Enfim... será que isso é relevante? a ideia não é propriamente essa... o facto é que o artista que já é conhecido precisa de menos investimento em promoção do que aquele que está a lançar o seu primeiro disco. repara que quando os U2 lançam um album novo, a clientela do costume compra sem pensar muito. por outro lado, quando ninguem tinha ouvido falar dos Silence 4, foi preciso alguem pagar para eles terem tempo de antena e terem posters na rua a dizer quando é o próximo concerto. o Eminem começou a aparecer em parceria com o Dr. Dre, e mais tarde apareceu a Dido num teledisco do Eminem. isto não foi só amizade... eles devem os 3 trabalhar para o mesmo patrão, que usou o mais famoso para promover os outros 2, incrementando as receitas futuras. ha alguns anos os Radiohead fizeram a primeira parte de um concerto dos James quando cá passaram, hoje em dia já não precisam desse tipo de ajuda para terem uma sala cheia. o que eu quero dizer é que o gajo que já é famoso é a cash-cow da editora para quem trabalha, enquanto que a banda recém-lançade é uma incógnita, pode dar ou não. são as receitas que são certas que financiam os custos que a editora terá com aqueles que eventualmente virão a dar receitas. por mauzões que sejam os advogados e por muito pirata que eu seja, compreendo que as editoras tenham legítimas preocupações quando verificam que a malta vai ao Napster et. al. procurar as musicas dos gajos famosos... se o pessoal só encontrasse as musicas dos que lhes custam dinheiro a promover, estavam as editoras todas felizes! enfim... se tiverem tempo, espreitem o www.salon.com e vejam este discurso da Courtney Love sobre a exploração dos artistas pelas editoras (entre outras coisas). foi das coisas máis inteligentes que eu li a este respeito até à data. Grumpy B)
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| | | | compreendo que as editoras tenham legítimas preocupações quando verificam que a malta vai ao Napster et. al. procurar as musicas dos gajos famosos... Um dos pontos bastante focados e que por vezes o pessoal parece esquecer-se (e as editoras esquecem concerteza) e o facto de eu querer ou nao comprar um cd. Os meus gostos musicais nao passam muito por musica do tipo jazz (embora goste). No entanto, tenho por aqui uns mp3 de alguns artistas de jazz. Ora, se eu disser isto a uma editora vai dizer que perdeu dinheiro, mas nao. Com alguma probabilidade ate acaba por ganhar. Eu nunca iria comprar aquele cd e ao ter acesso a mp3 das ditas musicas ate posso achar que uns cds de jazz ja faziam falta ca na "coleccao". E acabo por comprar. Se nao gostar, simplesmente nao compro. De qualquer maneira, o mais provavel era nem o comprar, se não o ouvisse antes. Por isso, o napster (ou qualquer outro p2p) nao e assim tao mau. Pode obviamente haver gente que nao pensa assim. Para ajudar a essa mentalidade esta tambem o preço dos cds. Quase 4 contos por um cd que se eu copiar fica-me a 500 paus incluindo cds, caixa, impressão a cores... Se calhar e abusar ou nao? Mesmo que eles tenham muitos custos!! |
| | | | Por acaso acabei de visitar o site do napster e... nada de pedra tumultar, aliás, o link de há bocado também já não funciona. Alguém tem alguma novidade na manga? KISS - Keep It Simple Stupid |
| | | | | Na volta mudaram-se para a europa!
If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over? |
| | | | Só se for para o dominio .sk |
| | | | Pelo vistos vão se dedicar à venda de T-shirt's online ;) |
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