gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Spam: e não se pode exterminá-lo? Pode!
Contribuído por AsHeS em 24-07-02 0:18
do departamento morte-ao-SPAMMMM
Spam André Simões escreve "A Vanquish propõe um sistema interessante anti-spam: cobrar por cada mail não solicitado. O sistema, que corre no próprio ISP, parece simples: da primeira vez que se envia um mail para uma pessoa cujo ISP aderiu ao Vanquish, o remetente recebe um mail da Vanquish, de modo a que o sistema se certifique de que o reply-to é verdadeiro e de que do outro lado está mesmo uma pessoa, fazendo uma pergunta à qual o remetente tem de responder (o que impossibilita respostas automáticas).


"Caso as coisas corram bem, o mail segue o seu destino, e pronto, não há mais chatice. No entanto, se for mesmo um spammer que de alguma forma contornou o sistema ou se começou a tornar chato após alguma tolerância, o receptor pode puni-lo, seleccionando no seu cliente de mail (que terá de suportar o sistema...) a opção "punish", podendo em seguida banir definitivamente aquele remetente.
O sistema parece-me excelente. A minha questão, no entanto, é: com base em que legislação se poderá cobrar aos spammers? Ainda não vi o sítio com atenção, mas parece-me de difícil implementação, pelo menos ao nível das punições monetárias. Espero estar redondamente enganado.
Uma boa síntese no Suplemento de Computadores do Público.
P.S.: eu continuo a usar o melhor sistema de todos: tenho várias contas de mail, um pessoal/profissional que só dou aos alunos e a alguns amigos de confiança; dois ou três que redireccionam para o pessoal/pofissional, e que dou quando me pedem e não me apetece ser desagradável e dizer algo como "só dou a pessoas de confiança" (se houver algum problema de spam, ou outro, basta cancelar o redireccionamento); um que uso para registos de sítios género gildot; meia dúzia que nem sei se funcionam, pois não vou lá há anos (literalmente), e que dou em registos do tipo que só querem o mail "para confirmar", isto é, para onde não mandarão nenhuma password (por exemplo, registos em ISP). Graças a este sistema, se recebi meia dúzia de mails spam desde 1997, é muito. O normal é 1 ou 2, no máximo por ano. "

Reino Unido define plano para o uso de OSS. | Microsoft tenta acabar com pirataria do Windows XP  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Suplemento de Computadores do Público
  • André Simões
  • Vanquish
  • Mais acerca Spam
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    O meu spam (Pontos:2)
    por Branc0 em 24-07-02 1:08 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Descobri recentemente que o pessoal gosta é de fazer whois a domínios e ver os contactos para mandar spam.

    Tenho praticamente uma conta só para isso (que nâo dà muito jeito desactivar) em que todos os dias recebo um mail de um gajo qualquer que acha que tenho a dita cuja pequena e me recomenda que "Enlarge your penis NOW" ... ainda dizem que o tamanho não conta ... :P
    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Do it yourself (Pontos:2)
    por mvalente em 24-07-02 10:55 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Tagged Message Delivery Agent (TMDA)

    TMDA is an OSI certified software application designed to significantly reduce the amount of SPAM/UCE (junk-mail) you receive. TMDA combines a "whitelist" (for known/trusted senders), a "blacklist" (for undesired senders), and a cryptographically enhanced confirmation system (for unknown, but legitimate senders). TMDA strives to be more effectual, yet less time-consuming than traditional filters.

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:Cada vez mais... (Pontos:2)
    por jpgm em 24-07-02 14:05 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Essa do "sempre fico bem disposto" lembrou-me uma das tiras mais geniais do Userfriendly, onde Pitr, o evil genius, se depara com um problema de Spam, esta!!
    Cumprimentos! zp

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]