gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Recuperar um disco (urgente)
Contribuído por scorpio em 22-07-02 9:28
do departamento data recovery
Hardware zaroastra escreve "Ola a todos. Tenho um disco (Western Digital Caviar 26400), que comecou a dar problemas ate deixar mesmo de ser reconhecido pelo sistema. Estive a analizar o arranque e parece-me ser um problema do controlador de disco, pois o mesmo nem sequer comeca a rotacao.
Dada a importancia dos dados do mesmo (E que o dono nao se lembrou de fazer backup como mandam as normas), estou disposto a qualquer tipo de tentativa para recuperar os dados do mesmo. Comeco por tentar obter ajuda aqui junto dos amigos do gildot."
A primeira coisa que queria tentar era uma controladora de um disco semelhante.
a referencia da controladora 'e (podem encontrar a informação na parte de tras do disco no circuito) topsearch ts-m-8voc-94v-0 60-600787-000 Rev A.
Ja tentei com uma 60-600791-002 Rev A e a mesma não era compativel.
Se houver alguem com um disco semelhante que possa emprestar para fazer a experiencia, seria devidamente recompensado. (que tal um Maxtor de 80G para compensar o trabalho?)
Em ultimo recurso terei que enviar o disco para alguem q faca recuperacoes dos mesmos.
Ja estive a ver algumas empresas nos USA especializadas nisso, alguem conhece alguma em portugal?

Agradeco desde ja a ajuda, qualquer contacto directo podem fazer por email para: i4b@netcabo.pt.

Igor

PJ desmonta fraude de milhões na Net | Modems ADSL e Linux  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Hardware
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Pagar ou nao pagar ? (Pontos:1, Redundante)
    por nmarques em 22-07-02 10:06 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    HA diversas companhias que pagas caro para isso... A solucao mais home-made, arranjas um disco igual, desmontas os discos e trocas a controladora, fazes backup e montas os discos novamente. Atencao, pulseira electro estatica :p.

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    Re:Pagar ou nao pagar ? (Pontos:2)
    por zaroastra em 22-07-02 10:17 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    A solucao mais home-made, arranjas um disco igual, desmontas os discos e trocas a controladora,

    Era precisamente isso que eu tinha em mente, so que para tal precisso de um disco com a controladora versao 60-600787-000 Rev A (ou compativel).

    Dao-se alvisaras a quem tiver um que possa emprestar ;)

    Z
    ontrack.com (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 22-07-02 10:24 GMT (#3)
    tive um problema idêntico com um disco da WD.. não me lembro das referencias, mas era um modelo de 10gb, udma100..

    pelo q me pareceu o problema era a controladora pq tinha um integrado que aquecia como tudo. n encontrei disco igual e encontrei uma companhia que fazia a recuperação do disco... enviei para o UK o disco, e uma semana e €2000 depois tinha 7 CDs com o conteúdo completo do disco..

    não foi barato, mas valeu bem a pena.. tudo depende do valor dos dados que estão no disco.. ah.. e isto foi para uma empresa a quem prestei uns serviços...

    cumps,
    pedro cardoso
    Re:ontrack.com (Pontos:2)
    por zaroastra em 22-07-02 10:45 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Obrigado, mais uma para pedir orcamento :!
    Re:ontrack.com (Pontos:1)
    por pcardoso em 23-07-02 0:36 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    não são baratos. os preços variam desde os 200c até aos 1000.. mas por 1000, se bem me lembro, faziam o serviço em menos de 2 dias. suspeitava que fosse falha da electronica do disco, e tentei encontrar um disco igual. n deu.. o disco era esquisito. 10gb com udma100 e 7200 rpm. tudo o q encontrava era 10gb sem udma100 e 7200rpm.. foi um daqueles 1os discos que tinham udma100 e 7200rpm, e a partir daí começaram com os de 20gb. registei-me no site naquela sem saber mto bem o q fazer, e pouco tempo depois (n chegou a 12) ligam-me de inglaterra, onde a ontrack tem um centro de serviço... até falei em português, já que tinham lá português a trabalhar. prestaram um serviço impecável mesmo. foram rápidos, recuperaram tudo (menos o swap do windows da altura, mas isso n servia para nada), gravaram tudo em CDs cada qual com um programinha de restore que nem usei, já que dava para copiar à mão os ficheiros... e tb enviaram o disco.. quem quiser um pisa-papeis novo, diga.. :) se n conseguires encontrar um disco igual, é quase garantido que recuperam os dados. existe tb uma outra empresa chamada vogon qq coisa que tb fazem o mesmo, mas com esta n tenho experiência, felizmente... digo felizmente pq isto normalmente é um serviço tipo cangalheiro. por muito bom que seja, quanto mais tarde se tiver que recorrer a ele, melhor.. sem querer fazer mais pub à ontrack, pode haver mais gente que os conheça mas nem saiba de onde.. faziam (e acho q ainda fazem) o DiskManager para usar um disco grande com uma bios antiga.. e ao ver o site deles um dia os gajos fazem recuperação de discos remota. um prog para windows que faz o diagnóstico e recuperação ao disco segundo as ordens de alguem na empresa... claro q só funciona em caso de virus/crash, mas mmo assim é um conceito interessante.. telemanutenção, mas ao hardware.. quase.. e finalmente respondo sem ser como anonimo.. depois estava na escola e n tinha a pwd do gildot. pedro
    Prof. Eureka (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 22-07-02 22:29 GMT (#8)
    Eu, prof. Eureka, famoso astrologo e vidente garanto que consigo desvendar todos os bytes contidos no disco olhando epenas para os astros... Infelizmente nao consigo é garantir a ordem pela qual eles estao ordenados porque o presente o passado e oo futuro sao apenas um só. Trato de casos de amor, negocios e discos perdidos.
    news update (Pontos:2)
    por zaroastra em 24-07-02 11:03 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Como não consegui encontrar uma controladora igual a do disco em questao, ja o entreguei a pessoas com mais meios do que eu para o recuperarem.
    No caso particular 'e uma empresa de braga, que envia penso que para a ontrak.
    Quando tiver mais novidades aviso e obrigado pelo apoio moral ;)

    Z
    solucoes caseiras (Pontos:1)
    por floWS em 25-07-02 11:40 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    boas

    pode parecer um bocadinho disparatado, mas funciona. se a informação que está no disco não justifica gastar 2000 € ou mais ( os meus mp3! os meus divx!), vale a pena tentar:

    - barulho do motor, "agulhas encravadas"( o disco ate arranca mas depois quando esta a ser detectado fica a fazer katchuk katchuk...katchuk katchuk...):
    deixar cair o disco. nao, nao estou a brincar. eu costumo deixar cair de uns 50 cm, nas varias faces do disco. em linux faço hot-swap no meio das tentativas até dar. funcionou com um wd de 3,5 gigas e um maxtor de 512 Mb.

    - a controladora dá para estrelar ovos 1 minuto depois de ligada a maquina:
    frigorifico com ele, bem vedado dentro de um saco plastico.
    eu usei tambem um daqueles sacos de gel que se mantem frescos durante bastante tempo por baixo do disco enquanto estava ligado, com um pano e 2 guardanapos no meio. funcionou com fujitsu 10GB/20GB

    Cumps,

    floWS

    -----#-----#-----
    Não.
    -----#-----#----- Não.

    Re:Isto é uma notica ? (Pontos:2)
    por jmce em 22-07-02 13:50 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Sempre também foi... e até sempre achei que o podia ser mais. Hoje em dia há o Startux para concentrar mais as questões (embora esta não pareça especificamente sobre Linux, pelo menos na fase do problema referido), mas mesmo assim ter aqui "consultório" de vez em quando não faz mal nenhum (mesmo que não tivéssemos o exemplo do Slashdot...).

    A pergunta pode não ser uma "notícia", mas as respostas podem ser interessantes para muita gente.

    Re:Isto é uma notica ? (Pontos:2)
    por asoares em 22-07-02 14:23 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Isto nao fazia mais sentido numa mailling-list tipo do PLUG, do GIL, do GUL ou de outro genero ?
    Talvez também faça sentido num local desses...
    Agora o Gildot tb é consultorio?
    É e não é... O que o Gildot foi, é e será, depende daquilo que os seus editores, leitores e utilizadores fizerem dele...

    Eu por acaso, nem costumo ver comentários de CAs, mas (talvez) motivado pela resposta do jmce até dei uma vista de olhos ao cobarde anónimo... Já não é a primeira vez e infelizmente não será a ultima que vemos (cobardes ou não) a tentar comentar a validade ou não de um artigo e/ou comentário...
    O que há a fazer nestes casos é muito simples: não acha que o artigo não tem validade como tal só tem que se abster de o comentar... As simple as that...

    Quanto à minha opinião à validade do artigo também é simples: mais cedo ou mais tarde todos nós nos encontraremos numa situação semelhante... Porque não ouvir (ou ler,neste caso especifico) experiências de quem já passou pelo assunto?

    Igor, boa sorte para a recuperação do disco...
    --
    antonio soares
    Windows has stopped. Press CTRL+ALT+DELETE to restart your computer.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]