gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Polícia escocesa passa a usar Staroffice
Contribuído por scorpio em 28-05-02 15:31
do departamento $$$$ave-with-*office
News quantic_oscillation escreve "Um grande exemplo do emprego do StarOffice é o do Departamento de Polícia da Escócia, que instalou o software em cerca de 400 PCs, poupando com isso uma pipa de massa. Vejam a notícia: Central Scotland Police save £1/4 million by adopting Sun StarOffice "

Dicas-L: Newsletter interessante sobre dicas de informática | Regresso da RIAA parte II  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Central Scotland Police save £1/4 million by adopting Sun StarOffice
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    hiphiphurray (Pontos:1)
    por zaroastra em 28-05-02 16:26 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Esta fica para quem diz q o free software não tem hipoteses nas grandes organizacoes...

    Z
    Re:hiphiphurray (Pontos:1)
    por zaroastra em 28-05-02 16:28 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    ou open source ou whatever... como ja referi num post qualquer...
    Tudo menos software propietario...

    Z

    PS:(antes que comece a flamewar dos fundamentalistas free software)
    Re:hiphiphurray (Pontos:2)
    por leitao em 28-05-02 16:39 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    "whatever"... boa politica!

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:hiphiphurray (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Cyclops em 28-05-02 16:38 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    So se for para confirmar essas pessoas!

    O StarOffice nao e' nem Software Livre nem Software de Fontes Abertas.

    O StarOffice e' software proprietario. Nao e', pao pao queijo queijo, uma noticia feliz, pois continua-se a usar software proprietario para trabalhar, quando pelo menos ha o OpenOffice.

    Em resumo, havendo Software Livre, usou-se software proprietario. Ou seja, o Software Livre nao presta.

    Pois bem, nao e' uma noticia ma, mas sim uma ma noticia... pessima!

    Nao e' a diminuicao do poderio da Microsoft que me faz feliz, mas sim o aumento da utilizacao de Software Livre.
    Re:hiphiphurray (Pontos:1)
    por ^S^ em 28-05-02 16:51 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    Acho que ainda nao vi em lado nenhum ser mencionada a versao do StarOffice em causa. Mas e' sabido que, gratuito e livre, existe(m). Se calhar foi essa que os Srs. agentes escoceses escolherem.

    Quanto a outra alternativa que mencionas e aquela que eu uso, mesmo em plataformas Win32, e passe-se o preciosismo, atencao ao nome: e' OpenOffice.org e nao OpenOffice (que por sinal e' uma marca registada de outro produto/entidade). Ler a FAQ Pt. 9.

    A cada dia que passa, seja no Linux ou no Windows me agrada mais a utilizacao do OpenOffice.org. Existe algum documento do genero Linux Advocacy How To para o OpenOffice.org?

    Cheers.
    ^S^
    Re:hiphiphurray (Pontos:2)
    por Cyclops em 28-05-02 22:56 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Qual e' a questao da versao do StarOffice?
    Qualquer que seja a versao que ja foi alguma vez publicada (inclusive a versao 6) o Star Office e' proprietario. Ponto.

    O OpenOffice.org e' um outro poducto (100% Livre, se ja se libertaram de uma biblioteca nao livre que usavam) distinto, que recentemente teve a sua versao 1.0 (nao que IMO mereca o titulo 1.0, mas nao e o primeiro software a chamar-se 1.0 com qualidade alfa).

    E sim, I stand corrected... devia dizer OpenOffice.org. Espero que da mesma forma que eu assumi o erro espero que passes a usar GNU/Linux em vez de apenas Linux quando te referes ao sistema e nao apenas ao kernel, ja agora ;)
    Re:hiphiphurray (Pontos:2)
    por leitao em 28-05-02 17:03 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Embora nao concorde contigo (em relacao ao sw proprietario vs livre), dou-te os meus parabens por teres dado dos poucos comentarios consistentes sobre este assunto.

    Regards,

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:hiphiphurray (Pontos:2)
    por rollerball em 28-05-02 17:06 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Eu ia dizer exactamente a mesma coisa antes de ler o teu comentário!!

    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:hiphiphurray (Pontos:2, Interessante)
    por js em 29-05-02 0:32 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Pois bem, nao e' uma noticia ma, mas sim uma ma noticia... pessima!

    Essa opinião não é uma boa opinião, nem uma má opinião. É uma opinião má. Péssima! Apesar de parecer coerente com o que escreveste depois, [...]

    Nao e' a diminuicao do poderio da Microsoft que me faz feliz, mas sim o aumento da utilizacao de Software Livre.

    [...] de facto não o é.

    Pensa no significado de "dividir para reinar". No nosso caso, não se trata de "reinar" mas de "evitar ser esmagado pelo rei", o que torna tudo mais evidente: Tudo (tudo!) o que "divida" o poderio da Microsoft é uma bruta vitória para o software livre, não pelo facto de se passar a usar directamente software livre, mas por se reduzir a capacidade de o Ogre o asfixiar.

    Para usar um exemplo extremo, seria muito melhor para o software livre se o mercado dos PCs em vez de estar 90% nas unhas dum titã, estivesse dividido 45% + 45% por dois titãs menores. Esse seria um ponto de partida bem menos desvantajoso que o actual.

    Re:hiphiphurray (Pontos:3, Interessante)
    por Cyclops em 29-05-02 11:09 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Pensa no significado de "dividir para reinar". No nosso caso, não se trata de "reinar" mas de "evitar ser esmagado pelo rei", o que torna tudo mais evidente: Tudo (tudo!) o que "divida" o poderio da Microsoft é uma bruta vitória para o software livre, não pelo facto de se passar a usar directamente software livre, mas por se reduzir a capacidade de o Ogre o asfixiar.

    Discordo bastante disto. E quando o Ogre for substituido pelo Troll? Como ficam os pobre Hobbits?
    Re:hiphiphurray (Pontos:2, Esclarecedor)
    por js em 29-05-02 17:36 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    Eu compreendo o que queres dizer. Quando o Ogre for substituido pelo Troll a situação será tão má como a actual...

    Não é a substituição do Ogre pelo Troll que é uma vitória. Vitórias são todas as coisas que contribuam para deixar de existir um Ogre omnipotente e passarem a exisitir vários. Dito doutra forma, deixar de haver microsoft e passar a haver sun não é bom, é mau, e aí concordo contigo. Isso seria a microsoft perder os seus 90% de mercado todos para a sun. Mas a situação não é essa. A situação é a microsoft perder uma parte do que tem. Se a microsoft passar de 90% para 80% e a sun ganhar 10%, isso e' bom, pois dilui o poderio da microsoft. E se perder 45%, melhor ainda. O que interessa é que haja concorrência, o que é bera é o monopólio. Se houver concorrência, o monopolista não anda por aí à solta a esmagar os hobbits. Se ambos, Ogre e Troll, existirem, andam preocupados um com o outro e os hobbits sofrem menos ataques. E melhor ainda se em vez de dois titãs forem três, ou sete, ou duzentos!

    Também importa dizer que não pode ser só isto. É uma alegria ver a microsoft perder um bocado dos seus 90% de mercado, e considero que isso constitui uma melhoria da situação do software livre, mas trata-se uma melhoria em potencial. Para concretizar esse potencial é necessário continuar a trabalhar para que soluções de software livre sejam adoptadas de facto. A única coisa que faz com que eu sinta uma vitória nas pequenas derrotas da microsoft é a noção de que, havendo essas derrotas, é mais fácil que o trabalho em prol do software livre dê frutos. Mas tem que haver trabalho na mesma.

    Re:hiphiphurray (Pontos:2, Interessante)
    por spyder em 29-05-02 11:34 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Concordo em grande parte com o teu comentário, excepto talvez com os 2 últimos parágrafos.
    Eu não diria que é uma péssima notícia.
    O meu principal problema com a Microsoft nem é o facto de só venderem e empurrarem software proprietário; são
    1) os muito frequentes twists & bends que dão nos standards
    2) O facto de alterarem a sua tecnologia quando lhes dá na telha para forçarem o próximo upgrade, e quebrarem compatibilidade com a "concorrência".

    E com este segundo ponto em vista, este artigo parece-me uma boa notícia. Se mais e mais entidades de peso usassem implementações alternativas do Office, a Microsoft estaria mais desconfortável para alterar a especificação do Word/Excel e cia. Pelo menos, não o faria ao ritmo que faz.
    Quanto ao teu último parágrafo... Também não sou "anti-Microsoft" porque é bonito... Mas também me estou a borrifar para a utilização do software livre; cada um use o que quer e lhe apetece. No entanto, qualquer possível ameaça à posição da Microsoft como "controladora e mestra dos standards (que alteram quando lhes dá jeito)" me parece interessante. Porque me irrita profundamente ter que usar a tecnologia/software da empresa X ou Y porque a rede em que estou ou documento que me enviaram é um "standard" de facto... mas apenas para si próprio.
    Re:hiphiphurray (Pontos:2)
    por Cyclops em 29-05-02 21:08 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    "Mas também me estou a borrifar para a utilização do software livre"

    Uma grande (senao a maior) parte do que fazes deves-lo ao espirito que mais tarde foi oficializado como Software Livre...
    Re:hiphiphurray (Pontos:1)
    por spyder em 31-05-02 20:20 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Nao disse que nao o usava, ou que era contra ele. Mas nao estou nem vou defender o seu uso por toda a gente, ou criticar o uso de software nao-livre. O que cada um usa e' a sua escolha.
    Que nabo... (Pontos:1)
    por joaorf em 29-05-02 14:48 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    O StarOffice baseia-se em código open-source que a Sun generosamente abriu criando o projecto Open Office.

    Por isso, mesmo que não esteja disponível sabe-se que 90% do código do Star Office é open source. E mais, as contribuições da Sun para o Star Office são injectadas no Open Office.

    Que mais queres?

    Re:hiphiphurray (Pontos:2)
    por Gimp em 28-05-02 17:17 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    O caro Zaroastra anda com a pita um bocado aos saltos :-))).


    "No comments"

    e tinham poupado mais (Pontos:1)
    por racme em 28-05-02 17:22 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    e tinham poupado mais se tivessem optado pelo openoffice!! :)


    .:}The best thing I ever did with windows was download Linux{:.
    Re:e tinham poupado mais (Pontos:1)
    por BuBbA em 28-05-02 23:24 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Mais como? Este tb e gratis (por enquanto).
    Qq alternativa... (Pontos:2, Gozão)
    por Gimp em 28-05-02 17:24 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    ao Microsoft Office é boa, mesmo que seja a mais reles das alternativas :-). Digo isto depois de mais uma bala do Gunisnki


    "No comments"

    Qualquer dia... (Pontos:2)
    por vd em 30-05-02 1:15 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    e' mesmo uma bala no Gunisnki...

    Cumprimentos,
    vd

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]