gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
6 o'clock rock report
Contribuído por BladeRunner em 18-05-02 22:36
do departamento Linux-live-em-Cantanhede
Portugal Terminou o Linux live em Cantanhede.
A organização esteve impecável e profissional a todos os níveis, quer no que toca aos oradores quer aos assistentes, que aliás foram tantos que as cadeiras do auditório não chegaram e tiveram que se arranjar umas quantas extra.
Cantanhede está definitivamente na rota do Linux em .pt
Penso que quem lá foi não deve ter dado o seu tempo por mal empregue. Para mais, são tão poucos os eventos deste tipo em Portugal.
Atendendo a que já vai na 3ªa edição seguida, à qualidade da organização e ao número de assistentes, auguram-se Linux live in Cantanhedes cada vez melhores.
Só uma dica para a organização: era bom para o ano que vem pensarem em algo mais alargado do que uma tarde de apresentações. Acho que o público já pede :-)

BPI*not* | The Matrix - Reloaded  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca Portugal
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    O Meu peixe (Pontos:1)
    por humpback em 19-05-02 0:15 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Já tinha feito os meus comentários aqui... http://www.gildot.org/article.pl?sid=02/05/17/1944235&mode=thread saltem ate la se quiserem ver.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:O Meu peixe (Pontos:0, Despropositado)
    por Anonymous Stoner em 19-05-02 9:36 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    sendmail ? Homens de barba rija usam qmail-ldap!.
    Re:O Meu peixe (Pontos:3, Informativo)
    por chbm em 19-05-02 22:33 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    qmail = dj-crack-bernstein.
    Re:O Meu peixe (Pontos:2)
    por Gamito em 19-05-02 10:59 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/~gamito
    Pois a mim, parece-me que estás enganado :-)
    O facto de existir Oracle para Linux é tão importante para este que justifica plenamente que numa conferência esteja alguém da Oracle.

    É como se a Autodesk portasse o Autocad para Linux, por exemplo.
    Mesmo sem perceber (nem me interessar) pevas de Autocad concerteza que teria muito gosto em ouvir alguém da Autodesk falar sobre o assunto.

    É óbvio que o orador não falou mal da Oracle, mas também não me passou pela cabeça que estivesse a vender. Aliás, não estava ali ninguém a comprar.

    Eu até gostei de o ouvir.

    Mário Gamito
    Re:O Meu peixe (Pontos:2, Interessante)
    por humpback em 19-05-02 14:11 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Pois, tem um bocado a ver com o que uma pessoa espera. Se tu usas Oracle, e conheces oracle e fores ao site da oracle ficas a saber tudo o que o tipo disse e muito mais, aparte disso a apresentação não tem sumo nenhum, tudo aquilo que o gajo falou do Racle não se percebe se aquilo é exclusivo de Linux ou não (eu sei que não é mas quen não conhecia o produto não ficou a saber).
    Já agora uns pequenos reparos a tua apresentação:
    1-O Photoshop 6 é por mais sabido que tem alguns problemas (como o dos acentos), mas se tu fizesses como com os programas OS que quando dão problemas um gajo vai ler a pagina de quem os faz tinhas sacado 15 dias depois de o photoshop 6 ter saido o patch para o 6.01. 2-Se tas a tentar comparar o Photoshop 6 ou 7 com o gimp so te posso dizer que não sabes usar o photoshop. E se tentas comparar o editor de html que falaste com o dreamweaver tambem não sabes do que tas a falar.
    Tens o meu apoio incondicional quando dizes "Linux nos servidores sempre.", mas nas estações de trabalho não é bem assim. Que o OpenOffice serve para 75 a 80% dos utilizadores de MSOFFice eu acredito, mas para os outros 25 % não dá. E entao no exemplo que tu falas os valores vao ai para os 35 a 40%.
    A parte destas questões (que são mais reflexo da minha visao das coisas) tenho que pedir desculpa de nao ter falado no meu post original da tua apresentação, que foi uma das que gostei de ouvir.
    World Domination.....And fast!!!" :)

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:O Meu peixe (Pontos:2)
    por Gamito em 19-05-02 16:21 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/~gamito
    "Tens o meu apoio incondicional quando dizes "Linux nos servidores sempre.", mas nas estações de trabalho não é bem assim. Que o OpenOffice serve para 75 a 80% dos utilizadores de MSOFFice eu acredito, mas para os outros 25 % não dá."

    Então estamos de acordo :-)

    Mário Gamito
    Re:O Meu peixe (Pontos:2)
    por Gamito em 19-05-02 21:50 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/~gamito
    A ideia daquela empresa fictícia e das contas que apresentei sobre ela funcionar num modelo exclusivamente Microsoft ou num modelo misto, foi apenas a de através da diferença de custos, deixar quem estivesse na audiência com poder de decisão nas suas empresas, com a pulga atrás da orelha. Deixá-las a pensar sobre o assunto.

    Não é importante discutir se o Photoshop tem um bug ou não, porque todo o software tem bugs.

    A ideia, repito, foi tentar deixar a dúvida na cabeça das pessoas, sobre a vantagem que pode existir em da próxima vez que precisarem de um software qualquer, pensarem duas vezes nas hipóteses (a custo zero ou reduzido e outras vantagens) que têm.
    Se o tiver conseguido, atingi o objectivo que queria.

    Mário Gamito
    Peixes Iscariot (Pontos:2)
    por buckley em 19-05-02 15:25 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.buckley.tk
    Antes de tudo, obrigado por considerar a minha apresentação como uma das que valeu a pena... mas.. não posso deixar de achar alguma piada. Em parte concordo que o dreamweaver não é o BlueFish (ou lá como se chama o editor de html, anyway, n é o meu ramo).

    Mas, erm... bastava ires à página de praticamente qualquer das apresentações lá e encontravas a informação toda que falas em relação à Oracle. E daí... para quê fazer conferências? Há papers sobre praticamente todos os temas. O objectivo é outro que acho que ninguém percebeu. O objectivo é fazerem-se perguntas, tirarem-se duvidas, darem-se sugestões. ok, o tempo era pouco, mas, uma pergunta toda a gente perdoava. Como podes ter visto eu fiquei extremamente admirado por ninguém ter nada a dizer depois da minha apresentação (inclusivé voltei a perguntar), assim como os outros oradores também devem ter ficado estupefactos com o facto. Sobre o "vender o seu peixe", como dizia o Carlos Aguiar durante o almoço "toda a gente tem uma família para sustentar". É óbvio que todos gostariamos de produzir software open source e de dar tudo o que escrevemos e sobreviver na mesma, mas a realidade não é, nem de perto nem de longe, esta. É normal que o senhor venha mostrar que o projecto dele é bom e tenha alguma vertente comercial aí. E graças a dEUS que é assim... caso contrário, estou convencido que poucas distribuições sobreviveriam (Debians e Astaros e pouco mais).

    Acho que o ideal está na conjugação, nestas conferências, de apresentações de qualidade e com algum objectivo comercial e algumas puramente free. É óbvio que muita gente (como eu) gostariamos mais de uma conferência em que se falasse e ensinassem coisas, mais do que nesta, but hey... foi muito bom. Senão, lembra-te. Quanto pagaste à entrada? quanto? isso mesmo... *nada*. Que mais não seja, para haver dinheiro para realizar conferências.

    A apresentação do Mário Gamito tem o fundo que todos queremos dizer e que, mais fundamentalmente ou menos, dizemos diariamente. Mas de resto... se quiserem usar Linux, usem. Senão... pah... usem windoze ou o que quiserem... mas julgo que todos os donos de empresas ficaram a pensar nas diferenças de custos.

    Não posso passar sem elogiar (também) o trabalho dos alunos da Univ. de Aveiro. clap clap

    Um bocadinho OFF-TOPIC, quem foi, reparou na loira de olhos azuis lindissima que estava a vender T-Shirts? *grin*

    Um abraço,
    Miguel Azevedo

    Are you in? \00/
    Re:Peixes Iscariot (Pontos:1)
    por humpback em 19-05-02 15:59 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Mas, erm... bastava ires à página de praticamente qualquer das apresentações lá e encontravas a informação toda que falas em relação à Oracle.
    Mas muitas daquelas coisas pouca gente conhece, serve mais nao seja para divulgacao (como por exemplo a tua apresentação). No caso da oracle quem é que nao conhece o Oracle? Até o meu pai que nao tem nada a ver com computadores sabe o que é a oracle, e se riu quando lhe falei da apresentação

    Quanto a perguntas e respostas parece que era um coche impossivel pois mal acabava a apresentacao o people batia palmas e vinha uma senhora apresentar o seguinte.

    Qaunto a toda a gente ter de alimentar a familia, apenas posso dizer que camuflar conferencias tecnicas e de divulgacao como venda dos produtos é um pouco triste.

    OFF-TOPIC: A vinda para casa vim com uma serie de colegas ligados a administracao de sistemas/segurança, e estivemos a falar do teu projecto, e a nossa ideia é que isso com one-time passwords fica impecavel, tal como esta agora ta um coche inseguro.
    Boa sorte para o projecto.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:Peixes Iscariot (Pontos:2)
    por buckley em 19-05-02 16:06 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.buckley.tk
    um "coche" inseguro?

    a) define "coche"
    b) um mail para mim com as vossas duvidas sobre a segurança do projecto é benvindo: buckley@buckley.tk

    Um abraço,

    Miguel Azevedo
    Are you in? \00/
    Re:Peixes Iscariot (Pontos:2)
    por buckley em 19-05-02 16:17 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.buckley.tk
    Esqueci-me do "obrigado". È tão importante como o resto que disse :)

    Miguel
    Are you in? \00/
    Re:Peixes Iscariot (Pontos:2)
    por MavicX em 19-05-02 16:35 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Gostava de ter ido assistido á tua apresentação e perceber melhor como é que isso funciona. Já agora não tem nenhum paper sobre isso ? Não encontrei nada.

    Isso é capaz de dar algum guito com a introdução do UMTS e do MMS e do suporte java. De momento com o custo das mensagems SMS a subir todos os dias duvido que seja atractivo.

    Pedro Esteves

    Linux Live em Cantanhede (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 20-05-02 11:02 GMT (#14)
    caros amigos é evidente que não foi o sucesso esperado pelos craques do LINUX em Portugal, penso no entanto que, como organizador, cumpriu os objectivos de abrir o tema às entidades como empresas e autarquias, possibilitando a sua adopção pelos utilizadores menos informados. Não sei se têm a noção da dificuldade, investimento e risco que representa um evento deste género, e penso que a solidariedade dos presentes com os custos envolvidos e esforço realizado não foi das melhores. A apresentação de soluções comerciais, que muitos não gostaram, é fundamental para a adopção do Open Source por muitos utilizadores, que penso será o maior benefício de todos - utilizadores, programadores, empresas e administração - à excepção do Bill. O evento do ano passado não foi um grande sucesso, e quem arcou totalmente com isso fomos nós, os organizadores. Este ano foi um sucesso e queremos continuar. Em Maio de 2003, gostaríamos de fazer uma conferência exposição de dois dias, com diversas workshops e estamos disponíveis para discutir os modelos de organização com os vários grupos de utilizadores e empresas, e estamos desejosos de criticas, mas também de colaboração e apoio. Um abraço
    Re:Linux Live em Cantanhede (Pontos:1)
    por joaorf em 20-05-02 17:50 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Como é que te podemos contactar para dar sugestões?

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]