gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
KDE 3.0 is OUT !!!
Contribuído por ajc em 04-04-02 9:25
do departamento quero-mais-RAM
KDE rollerball escreve "É só para anunciar o lançamento do KDE 3.0! Vejam o comunicado aqui ! Parece que estamos presentes perante uma grande evolução! Só espero que não passe a exigir tanta memoria como os windowzes !
Para quando o GNOME 2.0 ? Será que estão à espera do porte .NET :o) ! "

Qualidade de revistas | Estado do sistema num LCD  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • aqui
  • Mais acerca KDE
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Keramik style (Pontos:2)
    por pyro em 04-04-02 9:47 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    *yummy*! :-)
    Alguém já tentou os RPMs em Mandrake 8.2? (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 04-04-02 10:04 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O KDE arranca, mas depois, quando aparece o "tip of the day", o ksplash crasha. E os menus, a desktop e o kcontrol aparecem vazios, não dá para aceder às opções do konqueror, etc.

    Já dei montes de voltas com isto, incluindo apagar todas as configurações, tentar outras coisas, e nada. E não achei em lado nenhum alguém a queixar-se do mesmo.


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:Alguém já tentou os RPMs em Mandrake 8.2? (Pontos:2)
    por MavicX em 04-04-02 10:14 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Como é que instalas-te isso ?

    De origem ou ao por cima do kde 2 ? Exprimenta instalar do nada (apaga o kde2). Verifica tambem as QT libs que estás a usar. Podes encontrar mais info aqui http://www.kde.org/kde2-and-kde3.html

    Se não der compila :-)

    Pedro Esteves

    Re:Alguém já tentou os RPMs em Mandrake 8.2? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 04-04-02 10:46 GMT (#5)
    "instalaste"
    Re:Alguém já tentou os RPMs em Mandrake 8.2? (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 05-04-02 9:17 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    Problem solved... mas obrigado pela ajuda.

    Sugestão a quem quer que tenha problemas: há RPMs mais novos (p/ Mandrake) do que os que estão no ftp.kde.org, aqui.

    Ficou tudo a funcionar, e está um espectáculo.


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964

    Re:Alguém já tentou os RPMs em Mandrake 8.2? (Pontos:2)
    por TarHai em 04-04-02 15:01 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Tenho mdk 8.1, acabei agora de instalar. O unico 'glitch' parece ser o arts q nao reconhece a placa de som.

    Verifica se nao tens de fazer updates a mandrake ou se nao andas com vestigios da RC2 ou RC3 (nao sei qual e a q vem com o 8.2).

    Uma maneira de tentar ver donde vem os problemas e arrancar em failsafe (sem window manager), correr o startkde manualmente, e tentar fazer sentido das mensagens de erro.
    ---
    Mirrors!!!! (Pontos:4, Engraçado)
    por TarHai em 04-04-02 10:12 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    O meu cafe por um mirror decente em pt.

    ---
    Re:Mirrors!!!! (Pontos:2, Informativo)
    por overflow em 04-04-02 12:55 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    ftp://ftp.di.uminho.pt/pub/kde/stable/3. 0/
    Re:Mirrors!!!! (Pontos:2)
    por TarHai em 04-04-02 13:49 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Ich liebe Sie
    ---
    Gnome 2.0 (Pontos:1, Gozão)
    por chbm em 04-04-02 11:13 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Segundo o http://developer.gnome.org/dotplan/schedule/ é no 1o de Maio como qq bom desktop socialista-comunista ;)
    Re:Gnome 2.0 (Pontos:5, Engraçado)
    por ajc em 04-04-02 11:32 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    sim, sim...
    E terá o mesmo fim inglório... Só espero que não levem setenta anos a descobrir isso :)
    Caixote do lixo da História, não era assim que se dizia?
    Re:Gnome 2.0 (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 04-04-02 12:13 GMT (#9)
    BOA boca lol !!!! '...ciente...ciente...!'
    Re:Gnome 2.0 (Pontos:1, Despropositado)
    por chbm em 04-04-02 13:10 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Ya mein fuhër
    Re:Gnome 2.0 (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 04-04-02 13:23 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    "You have prevented me from claiming the moon for my communist masters... and you must *pay* for that!"

                            - the Red Ghost, in a 60s Fantastic Four story


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:Gnome 2.0 (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 05-04-02 10:20 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Estás-me a interpretar mal, jovem.

    Primeiro, eu não assumi nenhuma posição, pois não? Não disse nesta discussão que era contra ou a favor de alguma política ou sistema político.

    E as citações são apenas para nos rirmos com o ridículo e grosseiro anti-comunismo americano dos anos 60... nada mais.

    Mas se queres dizer-me alguma coisa, diz... não tenhas medo de o fazer. E até te podes registar, eu não fico instantaneamente a saber quem és e onde moras só por causa disso. :)


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Compilsador (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 04-04-02 16:13 GMT (#15)
    Desculpem a pergunta, mas qual é a versão do compilador que aquilo (e a Qt) necessitam ?
    É a 3, ou a 2.x.x chega ?
    Eu utilizei a qt 3.0.3 (Pontos:2)
    por pls em 04-04-02 19:16 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    É a 3... eu utilizei a 3.0.3.

    Corre bem no meu sistema em FreeBSD.
    Re:Eu utilizei a qt 3.0.3 (Pontos:2)
    por TarHai em 05-04-02 0:49 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Le a documentação sobre o assunto em www.kde.org. Nas "release notes" eles de certeza que especificam qual o compilador recomendado.

    Tanto quanto sei, a serie gcc 3.0.x tinha tendencia para gerar codigo errado a compilar o kde. Não sei o estado actual desses problemas.

    É tambem má ideia compilar componentes (especialmente em c++) com compiladores diferentes. A minha experência (limitada) é que esse tipo de misturas pode levar a perdas de tempo e paciência.


    ---
    Re:Eu utilizei a qt 3.0.3 (Pontos:2)
    por Strange em 05-04-02 2:49 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    "serie gcc 3.0.x tinha tendencia para gerar codigo errado a compilar o kde."

    A única coisa de que me posso queixar no gcc 3.1.0 é ao compilar drivers para placas de rede 802.11b (nenhum funcionava).

    "É tambem má ideia compilar componentes (especialmente em c++) com compiladores diferentes."

    Especialmente quando a ABI muda que é coisa doida (2.95.x.x -> 2.96.x.x -> 3.0.x).

    hugs
    Strange

    Re:Eu utilizei a qt 3.0.3 (Pontos:2)
    por TarHai em 05-04-02 10:26 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Mas, se nao me engano o 3.1.0 ainda nao sta disponivel sem ser em CVS.
    ---
    Re:Eu utilizei a qt 3.0.3 (Pontos:2)
    por Strange em 05-04-02 12:08 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/
    Claro, mas parece que não conheces a Red Hat ;)

    hugs
    Strange

    Em FreeBSD está sensacional. (Pontos:2)
    por pls em 04-04-02 19:17 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Acabei de o instalar. Gosto particularmente do novo konqueror. Muito, muito bom.

    PLS
    Re:Em FreeBSD está sensacional. (Pontos:2)
    por grumbler em 05-04-02 8:47 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    A extra toolbar então é fenomenal.. poder mudar o User Agent só com um click, ou se queremos ou não suporte de cookies ou javascr1pt ou java (sim, eu sei, o galeon também tem), dá mesmo muito jeito.
    E mesmo como file manager parece-me ser o mais funcional que vi até agora..

    O único grande senão do KDE é memória.. menos que 256M é demasiado penoso de utilizar (e claro, compilar de raiz o KDE demoooooora anos)

    --
    What, Me Worry?

    Re:Em FreeBSD está sensacional. (Pontos:2)
    por Astrónomo em 06-04-02 20:14 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Só espero que não haja muitos tótós a por como User Agent "...MSIE..." e assim a alimentarem as estatísticas do IE...
    Se há muitos sites que não funcionam em Mozilla, Opera e Konqueror é precisamente por causa das estatísticas.
    Se precisam de entrar regularmente num determinado site cujos imbecis que o conceberam apenas permitem IE, então coloquem uma excepção em "Site/Domain specific identification" nas preferências do Konqueror.
    Re:Em FreeBSD está sensacional. (Pontos:2)
    por MavicX em 05-04-02 10:09 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    FreeBSD ?

    Não eras tu o adepto incondicional do Open :-)

    Pedro Esteves

    Re:Em FreeBSD está sensacional. (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 05-04-02 10:23 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    Os BSDs não são tradicionalmente "inimigos" (excepto o Net e o Open, porque o segundo surgiu devido a um desentendimento entre developers do primeiro), ao contrário das distros de Linux (ou, para ser exacto, dos utilizadores das mesmas). :)


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:Em FreeBSD está sensacional. (Pontos:2)
    por pls em 06-04-02 1:55 GMT (#43)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    FreeBSD ?

    Yap... o meu desktop do escritório... www.masterplan.pt, www.siteseed.org, www.mj.gov.pt...


    Não eras tu o adepto incondicional do Open :-)

    "Incondicional" não... é o meu desktop em casa... o firewall do escritório, corre a minha página pessoal (pls.mrnet.pt), corria a Fnac durante os dois anos em que era da minha responsabilidade, etc.

    Porque o OpenBSD
    "FreeBSD", "Linux" e "OpenBSD" em servidores. "Windows" e "Mac OS X" nos desktops.

    Resta acrescentar que o meu hobby é hackar o OpenBSD desde há uns anos... submeter código, auditar, aprender com o código dos outros. Grande escola no que toca a programar em C...

    PLS
    Re:KDE3 == WIN (Pontos:1)
    por Gimp em 04-04-02 23:53 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Quando vi o win2000 e especialmente o XP o ambiente pareceu-me familiar...foi quando me lembrei que o KDE era assim. Parece-me a mim que os windows é que tão parecidos ao KDE e não ao contrário, pelo menos nos sombreados e que tais. Mas se está igual ou perto até é bom, facilita a passagem de quem vem do windows.


    "No comments"

    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por TarHai em 05-04-02 0:59 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Desculpa la, mas o ambiente KDE 2 esta a anos luz do windows. A unica coisa que o windows tem de melhor e aquele virus infeccioso do office, que contaminou todos os desktops de particulares, de empresas e de colegas e amigos.

    Ainda estou em estado de graca relativamente ao KDE3, mas pelo menos parece estar mais bonito e ainda mais funcional.


    ---
    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por grumbler em 05-04-02 8:42 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Mas tudo depende da configuração.. em poucos minutos é fácil configurar o KDE de forma a não parecer nem um clone do Windows nem um clone do Mac..

    Dito isto, não me parece assim tão mau que se vá buscar ideias que funcionem, e para ser completamente honesto, o KDE é uma cruzamento entre o CDE, o Windows, o Mac e mais uma data de ideias que não me recordo de ver noutros sitios (alt+f2, digitar URL e ir para a página pretendida por exemplo).. também é verdade que o Gnome em termos de aspecto parece-me melhor que o KDE, mas em termos de funcionalidades ainda está a anos luz do KDE (pelo menos IMNSHO)

    --
    What, Me Worry?

    Re:KDE3 == WIN (Pontos:3, Informativo)
    por Dehumanizer em 05-04-02 9:28 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Não é bem assim. O XP é que copia muitas coisas do KDE 2 (que continuam a existir no 3), como por exemplo aquela coisa de juntar aplicações semelhantes na taskbar. O KDE teve isso um ano antes do XP... mas claro que isso não impediu a MS de apresentar essa feature como uma grande novidade deles (como fizeram com o multitasking no Win95).

    Além de que o KDE é incrivelmente configurável... há themes que o tornam quase igual ao MacOS X (!), ao NextStep/Window Maker, ao BeOS, ao que quiseres. Só o theme de default é que é Windows-like... e isso é intencional, é para novos utilizadores se sentirem à vontade. Utilizadores com um nadinha mais de experiência, obviamente, configuram-no como querem, ou vão a themes.kde.org.

    E o Gnome está anos-luz ATRÁS do KDE. Tem algumas aplicações boas (Gnumeric, Evolution), mas continua a parecer uma brincadeira de meia dúzia de amigos, não um ambiente de trabalho "a sério". E lembremo-nos que ele surgiu por razões políticas (o QT não era free software, na altura) e não técnicas.

    Just MHO, of course...


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por MavicX em 05-04-02 10:19 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Olha porque é que achas que o ambiente grafico do windows é mau ?

    As pessoas tem a memoria curta, mas se estás a usar uma barra de tarefas foi graças á Microsoft, que quando lançou o windows 95 a incluiu , e dai para cá não houve mais nenhuma grande modificação nos GUI .

    De todos os So's que exprimentei e foram muitos, ainda perfiro a simplicidade e intuitividade do GUI windows.

    P.S. Claro que o windows XP veio estragar tudo com montes de ruido visual.

    Pedro Esteves

    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por grumbler em 05-04-02 10:29 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    foi graças á Microsoft, que quando lançou o windows 95 a incluiu

    Se a memória não me falha o CDE já tinha isso muito antes.. bem como o OS2.. já para não dizer da barra do MacOS..

    --
    What, Me Worry?

    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por MavicX em 05-04-02 11:45 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Tás errado o CDE não tinha nem tem o MacOS a barra não é de tarefas. Quanto ao OS2 não sei porque nunca usei (eu e quase toda a gente).

    Pedro Esteves

    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por grumbler em 05-04-02 13:16 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Quanto ao CDE, i stand corrected, fui confirmar, e de facto fiz confusão.. Quanto ao MacOS, não tens uma barra de tarefas per se, mas tens num menu as diversas aplicações abertas, o que vai dar no mesmo (e se a memória não me falha também se tinha o mesmo no Workbench do bom e velho Amiga)

    --
    What, Me Worry?
    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por mlopes em 05-04-02 14:00 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    Por acaso até acho que o ambiente de trabalho do Windows é mau.
    Eu utilizo o Windomaker (ou o Gnome em monitores com resoluções mais baixas) e consigo configurá-los para conseguir ter mais eficiência naquilo que estou a fazer, de um modo que me é impossivél no Windows.
    Recentemente por motivos de trabalho comecei a utilizar um windows num computador da empresa, algo que já não fazia há mais de 2 anos, e realmente não só me custa bastante a utilizar o interface gráfico, como eu mesmo não consigo ter o mesmo desempenho porque para qq coisinha lá tenho eu que andar a passear com o rato, click, click, click, trabalho mais um bocado, click, click outra vez... etc... etc.., nos Windowmanagers que uso em Linux, isto não me acontece e olha que a diferença de productividade nota-se de uma maneira brutal.

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por NokiaMan em 05-04-02 17:03 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    usa outro window manager, o windows tambem tem varios.
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por mlopes em 05-04-02 17:19 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    Não fazia ideia disso, vou-me pôr já a procurar, obrigado pela informação.

    Mas isso não invalida a minha argumentação, já que se fala do GUI do Windows e não dos Windowmanagers alternativos.

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:KDE3 == WIN (Pontos:2)
    por MacLeod em 05-04-02 23:58 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Há uma diferença. Os icons do KDE são muito, mas MUITO mais foleiros (para além do mais há o facto de não terem mudado quase nada desde o KDE 1.0).

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]