gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Banda Larga nas escolas portuguesas ??
Contribuído por chbm em 26-02-02 16:47
do departamento rcts
News Ludos escreve "Boas, frequento o 11º no curso tecnológico de informática, até hoje considerava-me sortudo por ter uma sala com computadores ligados á internet via rdis, mas hoje tive um teste de MS ACess, e as bases de dados por pouco conteúdo que tenham hoje em dia teem tendencia a crescer e o professor viu-se com o problema de por 17 BD's dentro de disquetes ( algumas delas o ppl exagerou no lixo que la puseram) o que aconteceu foi que tivemos de enviar os nossos trabalhos para o mail do professor, uma coisa que parecendo tão simples foi extremamente complicada devido á limitada bandwith. Será que não era altura de o ministério depois de ter posto todas as escolas basicas/secundarias ligadas á net, pusesse á nossa disposição algo tipo DSL ou cabo ? Mudam-se os tempos mudam-se as necessidades, mas se calhar estou a pedir demasiado ... " [chbm: testes de msaccess ? se calhar teem mais com que se preocupar do que com a largura de banda ...]

British Telecom reduz preços acesso Banda-Larga | Descoberta revolucionária  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca News
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Calma... (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 26-02-02 17:07 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://i-am-0wn3d-at.phalanx-ut.com
    Até posso perceber esse pedido, mas como diz o outro "calma aí, babalou..".
    Fazer chegar a Internet às escolas foi das melhores coisas que a geração estudantil apanhou... apesar da utilização desses recursos ser, no mínimo, discutível. Basta ler uma discussão antiga aqui no Gildot, intitulada Internet nas escolas. Do relatório elaborado, uma conclusão deitava por baixo as "reclamações dos alunos", nomedamente a do teor de utilização:

    "Os conteúdos pedagógicos só atraem habitualmente 4,4 por cento dos alunos inquiridos(...)".

    "Na escola, a maioria dos alunos utiliza a Internet sobretudo para navegar (47,4 por cento), para aceder a serviços de "chat" (29,1 por cento) e para trocar correio electrónico (19,4 por cento).

    Quanto aos conteúdos, os jogos, a música, as anedotas e o desporto são os preferidos pelos cibernautas estudados, sendo que os conteúdos pedagógicos só atraem habitualmente 4,4 por cento dos alunos, um valor inferior ao dos sites eróticos ou pornográficos (5,3 por cento)".

    A pergunta é lógica, querem DSL e Cabo para? Experimentaram zippar os ficheiros de M$Acce$$?

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.

    gronk (Pontos:1)
    por grumpy bulgarian em 26-02-02 17:37 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://oink.com/bizarrity/bizarrity.html
    Na escola, a maioria dos alunos utiliza a Internet sobretudo para navegar (47,4 por cento)

    navegar... gronk... quando eu ligo o browser, estou a contribuir para a estatística do "navegar". se eu ligar o browser e usar o webchat do clix, estarei a contribuir para a estatistica do "navegar" e do "chat" em simultaneo?

    e quando eu estou no trabalho a ler o Gildot, contribuirei para a estatistica do "navegar", embora haja algum "chat" (sem ser em real time) à mistura e o meu proposito é saber das fofoquices da informatica (devia somar à parcela de "pesquisa")...

    quando eu "navego" pela Wired, pela Apple, pela Cisco.com, estarei a "pesquisar" coisas relevantes para o meu mercado?

    e quando uso largura de banda para enviar e receber email? estarei a dar um uso razoável aos recursos da empresa? e se eu usasse os computers da universidade para conversar com outro "pesquisador" de uma universidade grega? seria "pesquisa" ou "chat"?

    será que estas duvidas justificam que não se gaste €€€ em ligações com largura de banda a sério - dedicada em vez de dividida pela vizinhança toda - como foi sugerido no post original ? será que é assim tão dificil estabelecer quotas de trafego por utilizador, à semelhança do que sucede com caixas de email ou espaço em HD?


    Grumpy B)

    Re:gronk (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 27-02-02 11:16 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://i-am-0wn3d-at.phalanx-ut.com
    Faltou esta passagem para ilustrar melhor o conceito de navegar, referido nessa reportagem:

    "Na lista dos 20 sites preferidos pelos alunos predominam os motores de busca e não faltam referências a endereços como os do Big Brother, Acorrentados, Playboy ou Napster."

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.

    Re:Calma... (Pontos:1)
    por Ludos em 26-02-02 19:39 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Nós zipamos... mas o zip nao transforma 6mb em 6kb, concordo quando me dizem que o pessoal querem é ir para o irc e tal... mas a ligação rdis lá da escola tem de aguentar com: a biblioteca ( 7 pc's, Uma sala de informatica 16 pc's, o conselho executivo ( nao sie qtos pc's tem... e ainda um centro de formação) não é culpa minha que encham a escola de pc e depois tenhamos de dividir 128k ( se é que os 2 canais estao ligados ... ) por 30 e tal computadores ... Sim, testes de acess, é o que vem no programa, a "mania do linux" ainda não chegou ao pessoal do ministério que decide os conteúdos dos programas para o ensino...
    --------
    leech to live !
    Re:Calma... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 26-02-02 19:51 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Não sacrifiquemos já o "sistema" no curso de informático nocturno esta incluido a aprendisagem do unix/linux embora a maioria dos porfessores passem por esse capítulo a correr ... não sei porque cof cof.. ;)


    Re:Calma... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 26-02-02 21:48 GMT (#14)
    (Utilizador Info)

    Até percebes, o que não queres é dizer, não é??
    Deixa lá eu respondo por ti, ou porque não sabem ou então porque as escolas não tem nenhum sistema unix/linux instalado e estar a mostrar no papel é chato, e então dá-se a correr para se dizer que já está dado.


    Re:Calma... (Pontos:2)
    por nmarques em 28-02-02 15:38 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Tanga... ha uns 4 anos atras na escola secundaria de estarreja, ainda me lembro de substituirem o infame WinGate por uma gateway linux e de porem uma rede de uns 12 PC's com SuSE para os alunos!... :P E olha que a escola secundaria de estarreja nao tem os recursos que outras escolas tinham na altura. Aqui actualmente, as escolas estao ligadas por fibra optica com links de 50 Gbps entre elas, as saidas internacionais nao sei.

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Calma... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 28-02-02 18:01 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Pois como estas a dizer, é uma escola entre muitas, que isso diz muito.Certo???
    Re:Calma... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 26-02-02 21:44 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    Ok então cá vai, a descrição da minha antiga escola secundária.

    6 computadores na Biblioteca
    4 na sala dos professores
    4 sala cada uma com 8 computadores = 32 computadores
    4 computadores nos laboratórios de quimica
    4 computadores nos laboratórios de design
    Isto dá um total de 40.
    Isto sem contar com os computadors que estavam na secretaria e no conselho executivo(directivo)

    E não tinhamos muitos problemas quanto à largura de banda, e sabes porquê?? Porque o irc era proibido no tempo de aulas, fora do tempo de aulas podias estar o tempo todo.


    Re:Calma... (Pontos:1)
    por Ludos em 27-02-02 4:48 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Olá jovem, se achas que o irc ocupa muita largura de banda ... é o teu ponto de vista, tb é verdade que com dsl eu podia ter um fserver a distribuir warez la num pc da escola mas isso já é fazer é grande filme, e como é óbvio irc durante as aulas em que devemos codar nos pc's e fazer as base de dados da tanga é expressamente proibido ir para o irc. É claro que sou defensor de no caso de implementação de banda larga numa escola haver restricção a vários niveis de comunicação, porque senão ter DSL ou cabo era o mesmo que ter os 64k de um canal de rdis ... Mas isso já mexe com o "know how" de quem anda na escola e a verdade é que os professores não o teem e as escolas não estão para dar condições decentes que acarretam mais investimentos ( esses bloqueios de acessos a determinadas coisas ) para meia duzia de alunos tem toda escola usufruirem disso como deve de ser e os outros curtirem porno, warez, mp3, etc.
    --------
    leech to live !
    Re:Calma... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 27-02-02 21:53 GMT (#23)
    (Utilizador Info)

    Respondendo da mesma maneira, olha lá ó jovem, poe 32 computadores ligados ao IRC e cada computador com cerca de 5 a 10 canais abertos por computador mais os privados, e vais ver a largura de banda a ir pelo cano abaixo. Faz o teste e depois diz alguma coisa ó jovem.

    E não me digas que uma RDIS com 128K nao te chegam.

    Mais uma vez faz o teste, e já agora pede ao administrador da tua escola para colocar um proxy no servidor de internet.


    Re:Calma... (Pontos:1)
    por Ludos em 28-02-02 0:44 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    ADMINISTRADOR DA MINHA ESCOLA ? LOLOL Pronto Sr. Homenzinhu, lamento informar.te mas não há nenhum administrador da minha escola... Já agora, voltando ao irc é capaz, mas se estou na escola o irc nao me intressa para nada... ao contrario da "lamada" (perdão, newbies ) comun...
    --------
    leech to live !
    Re:Calma... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 28-02-02 18:08 GMT (#32)
    (Utilizador Info)

    "ADMINISTRADOR DA MINHA ESCOLA ? LOLOL"

    Pois na minha antiga escola havia um professor responsável pela administração de toda a rede da escola, como também havia uma equipe que cuidava da manutenção dos computadores.
    Se na tua escola não existe nada disto tenho muita pena.


    Re:Calma... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 27-02-02 21:58 GMT (#24)
    (Utilizador Info)

    Naquela altura ainda não havia kazzas e afins (se havia não tinhamos conhecimento), audiogalaxys ainda não estava bem difundido por isso, não era isso que acupava a largura de banda, podia ser mais o warez, mas isso só foi no principio porque depois os serviços de ftp, telnet, etc, foram cortados, e só ficou o http e mais o irc (não sei o porquê deste ultimo), e não me lembro de mais nenhum.


    Re:Calma... (Pontos:2)
    por MavicX em 27-02-02 11:53 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    "Em vez de access ou ms sql, bem poderiam ensinar coisas SQL em MySQL e ensinar o q sao politicas open source, things like that!"

    O access e outros parecidos como o adabas do staroffice, não se podem comparar a SQL. Em duas semanas aprendes a fazer tudo enquanto SQL demoras 2 meses.

    Mas o mais importante não é saber SQL, conheço muita gente (administradores de bases de dados) que são barras em SQL, mas que não sabem desenvolver uma base de dados porque não sabem as bases que é simplesmente o design e a normalização duma base de dados. E muitos fala-se em workflows e diagramas de contexto e não fazem a minima do que quer dizer. Access chega e sobra para implementar estes conceitos.

    Quanto aos cd's tems razão já apresentei muitos trabalhos em CD, disketes é do passado.

    Pedro Esteves

    Há mesmo necessidade? (Pontos:2)
    por mazevedo em 26-02-02 17:32 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    Eu administro uma pequena rede numa escola na área do Porto. Os alunos têm 3 computadores ligados em rede que por sua vez estão ligados ao Router RDIS BinTech X1000 que o Ministério da Ciência e Tecnologia forneceu às escolas. O Router tem capacidade para suportar 2 canais, coisa que fazia até Dezembro de 2001 e agora, inexplicavelmente deixou de usar, passando a usar só um. Parece-me que a politica do ministério foi limitar o tráfego.

    No caso desta escola, mesmo só com 64k para 3 computadores, o grosso dos alunos dedica-se a brincar e não a trabalhar.

    Mas não querendo generalizar nem fazer juízos de valor, existem outras soluções. De facto, a TVCabo forneceu a um grande número de escolas da área do Porto o serviço TVCabo para as salas de lazer. Se a largura de banda é de facto um problema, um pequeno investimento por parte das escolas pode resolver esse problema.
    ----
    //\anuel /|zevedo

    Vamos com calminha... (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 26-02-02 18:39 GMT (#6)
    Umas nem aquecedores e livros tem... outras querem ADSL.
    Já nao chegam os PCs topo de gama e IRC nos intervalos.
    Sim, pedir nao custa, mas alto lá...
    Ainda para mais, temos todos de poupar para fazer os estadios novos do Euro. Há prioridades!
    Re:Vamos com calminha... (Pontos:1)
    por taf em 26-02-02 20:38 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    "Fazer os estadios novos do euro, uma prioridade !??!
    (...)
    Eu tambem ando pelo 11º e realmente, a matéria do secundário nao tem mesmo jeito nenhum...estamos a precisar de uma reforma disto à força toda "
    Quanto à 1ª parte , há um ditado muito antigo que diz: "Nem só de pão vive o povo" , preciso de traduzir para português corrente ...?
    Quanto à 2º parte , e porque eu TIVE uns encontros imediatos com essas manifs de estudantes do secundário (que por acaso eram sempre patrocinadas pelo PC, e continuam a ser ...), e sempre achei ridiculo o facto dos alunos alinharem nas manifs pelo simples facto de se poderem baldar à aulas !!
    Felismente já passaram (ligeiramente) dessa fase , agora as reivindincações são : não queremos exames no 9º ano , não queremos provas globais , não queremos exames no 12º , não queremos aulas de 90 minutos , queremos aulas de educação sexual ...

    Já agora ... Querem estudar ...?

    BTW. Como cortar o uso de IRC nas escolas ..? básico , fechar as ports 5999 a 6006 ... (com a consequente redução de 50% no uso dos computadores)
    Re:Vamos com calminha... (Pontos:2)
    por raxx7 em 27-02-02 11:28 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    6666, 6667, 10000 são as mais comuns.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Vamos com calminha... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 27-02-02 22:07 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Estou de acordo com quase tudo o que disses-te, a única parte em que estou em desacordo são as provas globais, e sabes porquê?? Porque a maior fantochada que pode haver, porque são feitas pelas escolas e por isso o grau de exigência não vai ser igual de escola para escola. Eu já passei por isso, se queres uma prova pega numa prova global de uma outra escola que nao a tua e vê a diferença.

    No que toca a exames acho que devia de haver exames pelo menos no 6º ano 9º e 12º, no 4º ano acho que não, são muito novos para fazerem exames nacionais. E mais uma coisa devia de se acabar com as EB 2,3 ou as C+S como lhe queiram chamar.

    Re:Vamos com calminha... (Pontos:2)
    por buffer em 28-02-02 16:50 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://xpto dot org
    queremos aulas de educação sexual ...

    Se/Quando forem implementadas as aulas de educação sexual, vão ver que alguém se vai lembrar que os alunos já estão muito ocupados com todas as outras matérias e que a educação sexual devia acabar para que os alunos tenham tempo para estudar. Isto se for obrigatória. Se for opcional ninguém se inscreve.

    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..
    Re:Vamos com calminha... (Pontos:1)
    por taf em 01-03-02 14:06 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    É bastante mais grave que isso !! Os "putos" NÃO SABEM o que são aulas de educação sexual ...
    Nem sabem onde se vão meter ...
    Re:Vamos com calminha... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 26-02-02 20:26 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    I think you missed the point...

    Penso que ele estava a querer ser irónico no artigo a que respondes. A política educativa desse país infelizmente não se pode dizer que seja a modelo embora tenha melhorado em alguns aspectos ainda falta muito por fazer, a começar pelos programas curriculares assim como ao incentivo ao uso (ao bom uso, dava origem a outro tema devido a ambrangencia do mesmo) dos computadores, novas tecnologias e internet.

    Felizmente andei numa escola onde eramos constantemente incentivados ao tal bom uso, e realmente viu-se alguns bons frutos a todos a que ali andavam, ( estou falar da Escola Sec. Eng. A. Calazans Duarte na Marinha Grande), não sei como esta a situação naquela escola agora, mas sem dúvida na altura eramos uns verdadeiros priveligiados tendo em conta o panorama nacional da altura (do tipo Internet?? :)).

    No inicio não havia computadores, depois estes chegaram a maioria das escolas, depois não havia quem soubesse usalos de forma a ensinar convinentemente o seu uso. A seguir já não se fez muito mais porque afinal os alunos até percebem um pouco disso, alias muito mais que alguns professores então deixem tar porque não temos dinheiro suficiente ou tempo para lançarmos projectos realmente atractivos.

    O que eu fico parvo e com tanta massa cinzenta boa por ai não vejo a utilizaçao dos recursos existentes para coisas realmente uteis, a minha opnião até pode ser um tanto discutível, mas acho que se essa juventude perdesse menos tempo no irc e fossem apoiados pelas escolas a nive de concursos do genero, quiosques multimédia, ligaçoes a mediateca a internet, criação de intranets com conteúdo informativo da escola e com conteúdo educativo. Não está nem sequer em questão o software que seria utilizado se MS ou sem ser Ms , era óbvio que projectos como esses só tinham a ganhar a todos os niveis se usassem o linux e afins.

    Tá claro há muito por fazer mas penso que não seja obra só do ministério acho que falta um pouco de inspiração por parte de professores e dirigentes e mesmos dos alunos que quando estudam a grande maioria só quer saber de uma coisa faltar as aulas e por se dali para fora e de preferencia usar a net a borla da escola.

    O meus amigos sinceramente, penso que se existisse colaboração de todas as partes haveriam muitos melhores frutos, por parete do ministério a fornecer as condições adequadas, ou seja apoio financeiro, embora essas coisas algumas delas quase seja feito com 0$ a sair do bolso do ministério, por parte dos professores com ideias e motivação, por parte dos alunos em pensar que tudo em que se anda ali a fazer serve não só para ele aprender e ganhar muitas vezes algum do know-how necessário para o mundo de trabalho e que por vezes o trabalho mesmo que gratuito para a escola possa não parecer rentável logo a partida deixa uma boa herança a todos aqueles que hão de por ali vir e ao mesmo tempo tomar conta e connhecimento de muita tecnologia por ai utilizada por esse mundo a fora.

    Daquilo que sei a internet pouco mais serve parauns intercambios meio parvos entre escolas do estrangeiro ou nacionais, irc, web (pr0n se possivel) e mail entre amigos claro. Não estou a querer censurar de maneira nenhuma directamente alguem nem estou a apontar o dedo a este ou aquele acho que o estado actual das coisas não se deve só ao governo ministério ou o que queiram chamar nem dos professores ou dos alunos acho que o mau e partilhado por todos, algumas vezes mais um outras vezes outros.

    Uma coisa é certa ADSL para que ? Porque a base de dados não cabe numa disquete ?? ou seja primeiro fazemos o telhado e depois começamos o resto o problema é de base ou seja se usassem a ferramenta certa para o trabalho certo não haveria esse problema, enfim muito para falar e muito por fazer, uma palavra final MOTIVAÇÃO !

    Os fundos não chegam para tudo é hora do ppl começar a se mexer e a fazer tb um pouco mesmo que esse pouco seja pouco mas já conta para o muito, digo a começar em mim e tb para mim, perguntem se todos o que poderei eu fazer para melhorar isso tudo? (Nops a resposta greve não esta incluida...)

    My 1¢
    So uma nota (Pontos:1)
    por racme em 27-02-02 16:25 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Epa uma rapida ;)

    gostei ontem da referencia do Ferro no Debate, de q em 97 apenas 90 escolas tinham acesso a net, mas q hoje 2002 cerca de 70.000 ja o possuem.

    Epa fica a questao, quando foi a Internet (conceito "web") inventada, e quando se registou o boom em Portugal bem como nos outros paises euro-americanos?! Sera isto algo q se deve a Politica do PS, ou um factor generalizado efeito bola de neve!?

    É claro o Durao ignorante como é nesta area calouse, e desviou logo a conversa pra disciplina nas escolas, autoritarismo, respeito aos professores, etctetc
    Re:Calma... muita calma (Pontos:1)
    por Prisoner em 27-02-02 23:51 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Boas... Eu tambéma ndo no 11º de Informática, na Escola Secundária de Tondela, e aqui, as coisas não são muito boas, mas sei que há bem pior. Os melhores PC's são PII 350Mhz, axo... Adiante... Acho que está mal essa coisa de ir pedir ADSL para as escolas... realmente, os alunos não merecem. E os putos do 7º ano? gezz... Quanto à greve de aqui há dias, só concordo com aquilo das aulas de 90min... é uma estupidez, mas n me importo pq já nao vou passar por elas. Quanto a globais e exames concordo, isto até ao 9º ano é um passeiozinho... e axo que os Portugueses já sao burros e ainda kerem ficar mais... qualquer dia fazem greve porque não querem aulas.
    Re:Calma... muita calma (Pontos:2)
    por MacLeod em 28-02-02 15:37 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    E qual é o mal dos melhores PC's serem PII a 350? Correm o Quake 3 mais devagar?

    Quanto à estúpida da greve (que não tem outro nome), viam-se estudantes a reclamar contra os exames e provas globais quando a nova reforma visa acabar com as provas globais. Bela figura de idiotas, não? E que tal se se informassem antes de fazerem uma tempestade?

    Re:Calma... muita calma (Pontos:1)
    por Prisoner em 28-02-02 21:28 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    alguem falou em quake III? O problema é que fazer qualquer coisa nos PC's demora. Fazer um scan aos virus opde demorar horas, isto, num disco que nem é muito grande, e quado há anti virus, claro... Mas mesmo o Office está muito lento... É que não são só PII 350Mhz, também os há a 166Mhz, e em termos de memória, 32mb é standard nesta escola... Infelizmente, os melhores PC's, que já são PIII, são para os alunos de ITI...
    Re:Calma... muita calma (Pontos:1)
    por taf em 02-03-02 3:20 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Meu caro , o CIIST no Técnico tem como melhores máquinas pentium 200mmx a correr WinNT4 , não venhas com tangas que não corre o Office decentemente ou o antivirus (também é óbvio que têm mais memória , mas isso é devido à estupidez de quem comprou as máquinas ...)
    Agora se me lembro bem ... Com 32mb ram , corre-se o word e o mIRC em simultâneo , mas nem tentem correr o ICQ ...
    Não tou a ver que trabalhos de programação avançada que façam no secfuindário necessite de máquinas mais potentes que pentium200 ...
    Alguém se lembra de algum...?

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]