gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Licenças e Companhia
Contribuído por chbm em 16-01-02 10:46
do departamento first-born-child
Big Brother is watching you cao_negro escreve " Malta vocês teem de ler este artigo de T.J. Duchene no fresmeat, sobre os termos da licença da Borland, uma maravilha (para eles)" [chbm: o ponto alto da licença é "Nós podemos entrar em sua casa quando quisermos" :)]

usabilidade!net (era usabilidade|net) | LaTeX, XML e afins  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • artigo
  • T.J. Duchene
  • Borland
  • Mais acerca Big Brother is watching you
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Nao uses.... (Pontos:4, Interessante)
    por leitao em 16-01-02 10:56 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        Quem nao gostar da licenca pode sempre dizer "No" quando o instalador perguntar:

        "Do you agree with the terms of this license?"

        Feito.


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Nao uses.... (Pontos:2, Informativo)
    por TarHai em 16-01-02 11:34 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    O que? Ler a licenca e dizer que nao? Acho que nunca fiz tal coisa ;D
    ---
    Re:Nao uses.... (Pontos:2)
    por leitao em 16-01-02 11:45 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    Nem eu... mas depois veem as consequencias ;-)

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Nao uses.... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 16-01-02 19:39 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Mais um motivo para não te queixares depois...

    Se ela lá está é para alguma coisa, ja faz lembrar as letrinhas miudas nos contratos bancarios e das agencias de seguros ninguem quase as leem depois queixam-se.

    Uma mania bem portuguesa.

    Re:Nao uses.... (Pontos:3, Interessante)
    por jpgm em 16-01-02 11:45 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Se bem que numa visão apenas técnica isso possa ser verdade não me parece que este caso possa ser encarado dessa forma. Esta licença claramente mostra má-fé, a borland pode fazer isto porque sabe que "ninguem" lê as licenças e as aceita de qq modo.
    É o mesmo que ires beber um café e no fim pedirem-te 5 contos (€25 :-) pelo café, tu não perguntas o preço do café antes de o beber. Estás à espera de encontrar boa fé no vendedor, certo? no entanto nada o impede de cobrar 5 contos por café... e até o pode por na tabela de parede, ninguem olha para a tabela para ver o preço do café antes de o pedir...
    Parece-me que este caso é semelhante. Por outro lado até que ponto é válido que te possam fazer assinar uma declaração em que prescindes dos direitos inalienáveis que te são grantidos pela constituição...
    Por ultimo, e mesmo na visão técnica, são sempre importantes este tipo de posts porque salientam pontos que podiam passar despercebidos mesmo a quem de facto lê as licenças...
    Cumprimentos!
    zp
    Re:Nao uses.... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por leitao em 16-01-02 12:59 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    Esta licença claramente mostra má-fé, a borland pode fazer isto porque sabe que "ninguem" lê as licenças e as aceita de qq modo.

    Isso nao e' desculpa. Quando instalas software, tal e qual com quando compras qualquer bem com um valor significativo -- deves-te informar previamente das condicoes de uso e garantia. Se nao ligares a isso entao nao pode simplesmente dizer "agiram de ma' fe'". Podias dizer que a Borland agira de ma' fe' se nao tivesse incluido aquelas condicoes na licensa ao instalar, mas as tivesse incluido em small print na documentacao do produto.

    É o mesmo que ires beber um café e no fim pedirem-te 5 contos (?25 :-) pelo café, tu não perguntas o preço do café antes de o beber.

    Nao, nao acho que seja o mesmo -- neste caso a licensa foi mostrada claramente, e nao podes instalar o produto sem pelo menos carregares no botaozinho que diz "I agree" -- se nao a les isso e' outro problema.

    Por outro lado até que ponto é válido que te possam fazer assinar uma declaração em que prescindes dos direitos inalienáveis que te são grantidos pela constituição...

    Nao funciona bem assim -- ninguem esta' a te forcar de prescindires desses direitos como individuo -- a constituicao nao se aplica a empresas, isso e' coberto por leis de direito comercial. Esta licensa esta' escrita para empresas e nao individuos.

    Regards,


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:Nao uses.... (Pontos:1)
    por jpgm em 16-01-02 16:36 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Tambem não considero que seja desculpa o facto de uma pessoa não ler a licença, se alguem se está a comprometer com algo deve saber exactamente com o quê. A questão que eu estava a levantar era a de a borland, ou qq outra empresa, saberem que a grande maioria das pessoas não vai ler a licença, e poderem aproveitar esse facto para lá colocar alineas menos correctas, como as descritas, aliás. É mais ou menos o caso que se passou há uns meses de uma empresa que, supostamente, enviava SMSs e que no meio de uma licença criptica e intragavel dizia que o modem do utilizador ia ligar para um número de valor acrescentado, dizendo, inclusive, o valor da chamada por extenso de modo que não saltavam à vista números.

    Nao, nao acho que seja o mesmo -- neste caso a licensa foi mostrada claramente, e nao podes instalar o produto sem pelo menos carregares no botaozinho que diz "I agree" -- se nao a les isso e' outro problema.


    A comparação com o café pode não ser o mais feliz, mas, mais uma vez, o que eu gostaria de salientar era o facto de a licença ser apresentada com boa/má fé, ninguem está à espera que um café custe 5 contos, do mesmo modo que ninguem espera que uma licença de software permita aos seus criadores a entrada em tua casa e a análise do teu sistema informático.
    Outro facto que me parece relevante da má fé da borland é o de no meio da licença fazerem o cliente desistir de um julgamento com juri, o que em caso de litigio lhe dá um caracter mais tecnico, área em que, concordo, a borland ganha.
    De qq modo, considerando legal ou ilegal este tipo de licença ela só mostra que há duas metades no mundo, uma que engana e outra que é enganada :-)
    Cumprimentos!
    zp
    Re:Nao uses.... (Pontos:2)
    por leitao em 16-01-02 18:57 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    De qq modo, considerando legal ou ilegal este tipo de licença ela só mostra que há duas metades no mundo, uma que engana e outra que é enganada :-)

    Concordo -- mas eu colocaria isso de outra forma:

    "Ha' duas metades no mundo, uma que se deixa enganar, e outra que nao.":-)

    Regards,


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:Nao uses.... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 16-01-02 19:47 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Embora considere a licensa um abuso e ao meu ver sinceramente esse tipo de licensas só serve mesmo para explorar o lado que tu já o disseste ou seja a falta de cumprimento por parte do utilizador em ler as licensas de utilização que desde já é um requisito obrigatório antes de usar qualquer software, agora não queiras transfirir toda a responsabilidade para a empresa que a fez e que é responsável pela mesma.

    Aqui e tal como o amigo Leitão já disse só há uma maneira de ver isso ou aceitas a licensa ou não aceitas.

    Não ponho em causa o conteúdo do post original que acho realmente de grande valor para avisar aqueles que ainda não se lembraram que a treta de sempre do botão de aceitar não é apenas mais um passo na instalação de um programa mas tem haver com tudo relacionado com o mesmo, ou seja se por algum motivo vieres dizer que não querias o tal café por 5 cts simplesmente por achares que o mesmo custasse mais barato. e realmente fosses pessoa para se preocupar com o preço perguntasse antes de o beber, é claro que 5 cts é um exagero comparativamente, mas pro efeito a comparaçao tb pode servir ou seja se realmente te preocupas com a licensa então toda leitura da mesma só iria servir para te elucidar s eo mesmo produto serveria para ti ou nao.

    Cumprimentos,

    Elton Machado.

    Re:Nao uses.... (Pontos:2)
    por Gimp em 16-01-02 20:29 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Antes de mais, é impressão minha ou anda alguém a brincar na moderação? Só porque ele falou em café é despropositado? O amigo Leitão também aanda a levar por tabela, ou é engraçado ou tem muito para dizer :-)). Enfim, além da questão da privacidade(acredito que toda a gente leu os artigos de cabo a rabo...poiisssshh), que é IMPORTANTE, e a cláusula que eles impõe é atentatória à privacidade de cada um, e não, não é pelo facto de aceitares ou não, que essa cláusula é válida e legítima, há a questão da licença vir no Kylix, onde eles indicam que a utilização deste é para criar software GPL, mas caso queiras sempre podes mudar para a licença comercial, e dizia eu, uma parte da licença proíbe a distribuição desses mesmos programas GPL. A licença em si é absurda!


    "User: o pc encravou! Helpdesk: Isto é uma gravação..." Gimp zZzZz

    Calma lá... (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 16-01-02 13:20 GMT (#6)
    ... então aquela página onde nos pedem o número de telefone e a morada era para preencher com informação verdadeira? Oooops... pensei que era brincadeira.

    PS: pobres coitados de nós que temos de usar programas da borland nos projectos da universidade; quando acabar o semestre *zap* desaparece tudo (pelo menos até ao semestre seguinte *lol*).

    Borland reconhece o erro (Pontos:3, Informativo)
    por Fred em 16-01-02 13:55 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Acalmem os cavalos. Parece que a Borland reconheceu o erro, ou seja, essa licença não deveria ter sido copiada dos clientes 'enterprise'. :)
    Re:Borland reconhece o erro (Pontos:2)
    por Lowgitek em 16-01-02 19:49 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Agora vou fazer de advogado do Diabo...

    Pelos vistos nem eles leêm as licensas que incluem nos próprios produtos.


    Mais um... (Pontos:1)
    por Astrónomo em 17-01-02 6:35 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Mas um fait diver que o pessoal do Gildot parece gostar tanto
    E com isto, a Microsoft vai-se rindo....
    Re:Mais um... (Pontos:2)
    por Gimp em 17-01-02 12:15 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Caro Astronomo, misturar ALHOS COM BUGALHOS diz-lhe algo? Uma questão que para mim é SEMPRE pertinente é a da privacidade. A outra questão relativa a este artigo, para mim, prende-se com a violação da GPL. Meu caro, leia antes de submeter comentários...Que é que a Microsoft tem a ver com o caso? Chiça!!


    "User: o pc encravou! Helpdesk: Isto é uma gravação..." Gimp zZzZz

    Re:Mais um... (Pontos:2)
    por raxx7 em 17-01-02 16:28 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Escreve-se bogalhos. Trust me, I know.
    E o comentário do Astrónomo refere-se ao facto de toda a gente se ter apressado em lançar flames à Borland (que tem investido em Linux), sem lhe dar o benificio da dúvida.
    Aquile tipo de texto é caracteristico das licenças empresariais. Não costuma existir em licenças individuais, por mais comerciais que sejam. Seria de esperar que alguns dos auto-intitulados peritos em licenças que eu vi noutros sites tivessem reparado nisso e dado à Borland o beneficio da dúvida.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Mais um... (Pontos:2)
    por Gimp em 17-01-02 17:18 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Bugalhos...pff, pois é, foi um BUG(alhos) eheheh. Bem, dar o benefício da dúvida...porque não? Mas há que ter atenção no facto de que esse tipo de texto parece estar incluído nas licenças empresariais. O facto de ser uma licença comercial confere-lhe legitimidade e ser moralmente aceitável?


    "User: o pc encravou! Helpdesk: Isto é uma gravação..." Gimp zZzZz

    Re:Mais um... (Pontos:1)
    por McB em 28-01-02 17:51 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Escreve-se bogalhos. Trust me, I know.

    Então se sabes é melhor dizer aos senhores da Porto Editora que estão errados...

    bogalho: palavra desconhecida pelo dicionário

    bugalho: excrescência arredondada, nos vegetais, produzida pela picada de certos insectos;
    noz-de-galha;
    conta grande de rosário;
    corpo globoso;
    o m. q. erva-isqueira
    figurado
    misturar alhos com ~s
    confundir as coisas;


    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]