gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Rasterman's E17 ataca GNOME e KDE!!
Contribuído por AsHeS em 22-08-01 19:33
do departamento desktops
Enlightenment nmarques escreve "Nesta entrevista na OS News com o Rasterman, o mesmo desdenda um pouco sobre o proximo E17, dizendo mesmo que o Enlightenment será menos pesado e poderá ser tudo o que o KDE e o GNOME hoje são, existe também uma mençao aos Windowmaker. Segundo o Rasterman, o E17 irá aproveitar-se da Imlib2, e o motor de renderização será revisto por completo entre outras coisas, e parece que o homem e a equipa do E estão a dar muita relevância á Wishlist!... "

Red Hat 7.2 com ext3 | Visual Basic ou Delphi ou x?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • nmarques
  • entrevista
  • OS News
  • Enlightenment
  • Windowmaker
  • Mais acerca Enlightenment
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Ataques ao KDE e GNOME? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por joaobranco em 22-08-01 21:36 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Sinceramente não me pareceu que o Rasterman atacasse deliberadamente qualquer dos ambientes referidos. Ele afirma explicitamente que o E.17 vai estar (em complexidade e funcionalidades) entre estes ambientes e um simples windowmanager como o fvwm (ou o twm).

    Pessoalmente, já não uso o enlightment há algum tempo. Uso KDE (ou noutras máquinas Gnome) porque fornecem bibliotecas que são usadas por diversas aplicações que eu uso. O aspecto visual é de menor importância para mim. No entanto, para quem gosta muito (demasiado?) desse tipo de coisas, o E.17 pode ser uma boa opção.

    JB

    Lento!/rápido (Pontos:2, Informativo)
    por gc em 23-08-01 21:35 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Não foi explicado neste artigo, mas o E17 baseia-se no motor gráfico Evas, que por sua vez é baseado em (corre sobre) OpenGL. Por isso, o E17 tanto pode ser muito rápido para quem tenho uma boa placa gráfica com aceleração 3D suportada no XFree86, ou pode ser muitíssimo lento para quem tenha uma placa 2D normal. O E17 não vai ser para qualquer um, portanto.
    Re:Lento!/rápido (Pontos:1)
    por RaTao em 24-08-01 0:28 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    hmmmm,
    no artigo fiquei com a impressão que o abstraction layer fornecido pelo evas trabalha principalmente a nivel de software para fazer os efeitos, desde os simples (scaling) até aos complexos (alpha-blending).
    o 'the rasterman', na penúltima resposta, diz que o evas permite _também_ utilizar acelaração por hardware e que ele esteve "a utilizar ontem isso e funcionou".
    Pelo menos foi a minha interpretação da resposta ;)

    Em relação ao título do artigo:
    "Rasterman's E17 ataca GNOME e KDE!!"
    acho que algum pessoal não reparou no "'s" depois do nome do senhor :> o que leva a pensar que o rasterman atacou o KDE/GNOME/WHATEVER.

    Eu não uso o E regularmente, mas tenho o E16 instalado e imho, já desde à muito tempo que é o WM mais uindoooo. a estabilidade e performance são outra história, claro.


    Regards,
    Nuno Silva aka RaTao

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]