gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
1º curso superior de Fotografia em Portugal
Contribuído por BladeRunner em 10-08-01 8:46
do departamento cultural
News Desculpem o "e não só", mas já que se fala aqui tão mal da nossa educação (com razão a maior parte das vezes), às vezes também aparecem coisas boas e também é preciso respeitar as nuances características da silly season :-)
Segundo este artigo do Público vai abrir o primeiro curso de Fotografia no Instituto Politécnico de Tomar, conferindo o grau de Bacharel.
Há tantas e tantas décadas reconhecida como uma arte superior, só agora temos no nosso país formação superior pública na área.
Até agora, só ser-se pintor e escultor é que era "bem" e com direito a canudo.
Mais vale tarde do que nunca.

Protegendo-se de vírus com procmail | O projecto Debian-BR  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • este artigo
  • Instituto Politécnico de Tomar
  • Mais acerca News
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Vamos lá ver o que aquilo é .... (Pontos:1)
    por sab em 10-08-01 9:22 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Sem querer ser velhinho do Restelo em não querendo falar sem conhecer devo confessar que tenho a pulgita atrás da orelha.

    Eu Acabei este ano o segundo ano de Fotografia no Ar.Co (uma das escolas independentes mais conceituadas pelo mercado, ou pelo menos mais conhecidas), e devo confessar que é difícil criar um curso de qualidade de fotografia. O próprio curso do Ar.co não é excelente. Acho que o de Almada é melhor (quem puder que aproveite).

    É estranho é que o curso seja em Tomar. Não querendo ter tiques centralistas, a verdade é que o mercado de publicidade, Fotografia industrial (inclusive os laboratórios industriais) está tudo concentrado em Lisboa e Porto.

    Finalmente um problema com que o curso se vai debater são os custos de material. Ao contrário do informático o custo material fotográfico vai sempre a aumentar. E os consumíeis nem vos digo nada, é fogo! Sem praticar o curso não serve para nada. Imaginem lá um curso de informática sem computador!

    Vou ficar na atitude de esperar para ver. Que tenham sorte pois como o artigo indicia, precisamos de bons fotógrafos em Portugal.

    Re:Vamos lá ver o que aquilo é .... (Pontos:2)
    por Gamito em 10-08-01 10:15 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Pois!

    Obviamente não conhecemos os pormenores da coisa.
    O que eu quis (como amante da fotografia) foi destacar o princípio e o pioneirismo em si no ensino público.
    Tão só.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:Vamos lá ver o que aquilo é .... (Pontos:1)
    por Lowgitek em 12-08-01 19:58 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Sendo de Tomar não posso deixar de dar os parabens a todo o pessoal do politécnico que estão de parabens por todo o trabalho efectuado para dinamizar a nossa região é talvez seja isso a resposta a tua perguntar dinamizar.... Sendo Tomar um deserto em empresas grandes não há melhor atractivo para estes começarem a olhar para cá que pessoal técnico especializado a porta pronto e disposto para trabalharem.

    Sem ter conhecimento real em causa dos planos que vão na cabecinha daquela gente (...) posso dizer que este é um dos passos de muitos que estão e serão feitos para tornar os cursos daquela entidade um pouco mas concorridos e atractivos (por causas várias). Em relação a qualidade dos cursos a quem diga mau e bem daquela instituição prefiro ficar por aquelas que apresentam a vontade de melhorar cada vez mais e mais.

    Os meus sinceros votos ao IPT e que continuem o belíssimo trabalho.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]