gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Os ISPs e a Microsoft
Contribuído por jmce em 04-08-01 11:47
do departamento marketing-in-garbage-out
Microsoft Young Original Geek escreve "Passei o fim-de-semana sem mail, e depois de umas quantas cabeçadas de volta da configuração (ora dava, ora nao dava, ora entrava, ora dava erro), lá consegui perceber porquê. A YORN, sem avisar ninguém, passou o correio dos clientes para Exchange (+OK Microsoft Exchange 2000 POP3 server version 6.0.4712.0 (msgpop03.TOL.PT) ready.).  O webmail agora diz que tem anti-vírus, e lá dentro parece o Outlook, com calendário, tarefas, etc, mas ainda com muitos erros de Javascript e páginas em branco (eu uso Opera)."[mais no desenvolvimento]
JMCE: Aviso à navegação: os links acima apontam para páginas "bué da kewl" e altamente disfuncionais.

"Embora esteja contente com o resultado geral (até ver, apesar das falhas todas dos ultimos dias), há aqui varias coisas que me acho preocupantes:

  • Porque é que os ISPs mudam as coisas sem avisar os clientes? Não há prazos legais para alterar condicoes de serviço?
  • Depois da ONI (da qual já desisti de ser cliente) e da netcabo (da qual estou quase a desistir, porque é uma treta), a YORN (que vende telefones da Telecel) e outros estão a mudar para plataformas Microsoft?
  • Porquê? Qual e a vantagem? O que é que eles podem fazer sobre Exchange que não se possa fazer com um produto Open Source?

O que é que acham disto?"

Mozilla 0.9.3 já anda por aí | Melhor Tecnologia wireless  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • YORN
  • webmail
  • Mais acerca Microsoft
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    O que há a esperar? (Pontos:3, Interessante)
    por jmce em 04-08-01 12:17 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Nunca toquei na Yorn nem com pinças, mas com uma campanha publicitária cheia de "apelo jovem" ao nível do insulto à inteligência, com a ênfase na imagem e só imagem até às capas de telemóvel, com aquele sítio bué-da-fixe-e-ultra-caro que eles criaram para o lançamento, cheio de charadas sem sentido (lembram-se?), que o produto por debaixo da superfície seja uma treta não me admira... Admiro-me que se "esteja contente com o resultado geral" apesar do desprezo pelo utilizador. Alguém tem histórias positivas para contar desta coisa chamada Yorn?

    Altura para actualizar as palavras de ordem: "És jovem, radical, bebes leite, surfas a Net nas ondas das batatas fritas, usas Yorn. Vem saltar connosco, esvazia a mente e a lata de cerveja e diz `uou'". Infelizmente, parece re$ultar...

    Re:O que há a esperar? (Pontos:1)
    por Castanheiro em 04-08-01 15:40 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Eu tornei-me cliente da yorn simplesmente pq o tarifário deles veio assentar que nem uma luva no tipo de utilização que eu faço do telemovel, não o fiz a pensar no serviço de internet ou mail ou outra coisa qq. Sinceramente, uma semana após ter comprado o cartão estava bastante arrependido de o ter feito, passou-me mesmo pela cabeça não chegar a carregar o cartão, mas enfim, resolvi dar-lhes uma oportunidade, e de facto quer o serviço de voz quer as msg escritas neste momento é de boa qualidade, não tenho razões de queixa. Falando agora do que interessa, qualidade do serviço de net/mail sempre foi inversa à do serviço de voz, sempre foi bom até ao fim de semana passado. Sem qq aviso prévio deixei de ter acesso ao meu mail, e assim fiquei durante 3 dias, depois deixei de ter acesso à net (já voltou ao normal), mas o mail vai de mal a pior. Um dia consigo aceder, outro népias. O webmail da yorn sempre foi muito lento (o pop3 era fixe), mas funcionava, agora ainda conseguiram fazer com que ficasse mais lento, e grande parte das vezes nem tão pouco funciona. Resumindo, andaram de cavalo para burro e perderam um cliente.

    PS: se alguem da Telecel/yorn ler este post, quero desde já dar-vos os meus parabéns, conseguiram transformar um serviço mau num ainda pior. Continuem.
    Re:O que há a esperar? (Pontos:1)
    por Castanheiro em 05-08-01 0:24 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Isso de pagar + do que uma vez a mesma mensagem na minha modesta opinião é estilo mito urbano, muita gente ouviu falar nisso muita ou conhece a quem lhe aconteceu, mas na verdade acho que é apenas distração. Eu antes (de as msg serem descontadas imediatamente) tentava contar as msg's q mandava, mas acabava sempre por me esquecer de muitas, o que é certo é q o que me descontavam correspondia sempre +/- ao que eu achava ter enviado, se me descontaram a mais foram uns 3 ou 4 escudos.
    Re:O que há a esperar? (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 05-08-01 10:53 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Genero mito urbano? bem, aconteceu-me receber 3 deduções seguidas, no espaço de 5 minutos, de 800 e qualquer coisa, de 74 mensagens... estranho não é? e fui a ver, tinha-me deduzido mesmo esses 800 e qlqr coisa 3 vezes no saldo... tinha 4 contos acabados de "por", e fiquei com pouco mais de mil paus... (já tirando uns saldos negativos que tinha antes de carregar)... Telefonei para o centro de apoio a clientes, e só me disseram que não podiam fazer nada, que era melhor ver a factura, que se quisesse mandavam para casa, e descontavam 200 escudos, ou ia à internet ver... estranho que depois de eu reclamar, a minha factura tenha sido retirada, simplesmente aparecia um aviso "desculpa mas de momento o seu pedido não pode ser processado, tente mais tarde" *g*
    (Já agora, eu não era suposto ter direito a factura detalhada livre de encargos extras? não são obrigados a dar? é uma dúvida que tenho, se alguem poder responder )
    HiTek DeVil
    Re:O que há a esperar? (Pontos:1)
    por Xf em 05-08-01 16:21 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Hmmm...julgo que não são obrigados. Se fossem os únicos fornecedores do serviço eram obrigadios a fornecer factura discriminada...como não são, é o operador que decide...e se para o cliente isso for importante, escolham o operador em função disso ;) Acho que li isto numa publicação da Deco, mas not sure...
    Shake dreams from your hair my pretty child, my sweet one...
    Re:O que há a esperar? (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 06-08-01 1:39 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Pois... obrigado pela informação... eu também tinha numa ProTeste (deve ser essa publucação da DECO que te referias) isso, mas não encontro em nenhuma das que tenho aqui informação sobre isso... sei que a PT fornece (ou fornecia) fatura detalhada a particulares sem mais encargos... mas queria saber com certeza se é por lei, que seja grátis para particulares...


    HiTek DeVil
    Re:O que há a esperar? (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 05-08-01 10:47 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    yep... isso porque, ou é defeito do sistema (só pode), muitas vezes quem recebe as mensagens, recebe-as 2 vezes (logo dá que pensar, 2 mensagens, duas cobranças) mas isso só acontece com os telemóveis nokia 3210...pelo que sei, por experiencia própria, não tenho um, mas só vi acontecer a amigos meus com nokia 3210 da yorn.. porque teem o software alterado para a rede, mas com a TMN os nokia 3210 também deram "barraca", por alterarem o software também... nada que levando o telemovel para arranjar (grátis, a TMN já deu pelo erro) não resolva...

    Eu uso yorn basicamente porque o tarifário é impecável, para mim, para o uso que faço...

    Em relação ao serviço de internet, nunca tive problemas, a não ser as vezes que queria aceder ao email e não conseguia, mas como também não faço uso do email da yorn, pouco ou nada me interessa... yorn só mesmo serviço de voz (e a juntar ao serviço de chamadas fixo, dá jeito para fazer umas chamadinhas nos telefones da rede fixa de vez em quando, quando uso cabines telefónicas, sempre é mais barato que os 20 escudos iniciais, porque esses as cabines "comem" sempre)...


    HiTek DeVil
    Gestão das agendas pessoais e contactos (Pontos:1)
    por flipoide em 04-08-01 12:32 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Uma das coisas que acho que o exchange faz (isto é, não há alternativa opensource, penso eu de que) é que além de mails, tb faz a gestão das agendas e contactos pessoais. No exchange podes marcar uma reunião e saberes logo se a pessoa está ou não disponível. A pessoa pode recusar, tentar ou aceitar a reunião e tu ficas logo a saber. Do resto, não vejo grandes interesses.

    Flip
    Re:Gestão das agendas pessoais e contactos (Pontos:2)
    por Cyclops em 04-08-01 14:27 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Se ha algo que nao percebo, e: ja ouviram falar de uma coisa chamada email? Tb serve para marcar reunioes, discutir agendas, e recusar datas propostas.

    /me sighs... estes gajos que andam presos as velhas tecnologias Microsoft...
    Re:Gestão das agendas pessoais e contactos (Pontos:1)
    por flipoide em 04-08-01 18:03 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Não estou aqui para defender o diabo, mas a verdade é que com o outlook, consegues ver as horas livres (lê-se sem nada marcada) do pessoal e só depois é que tentas marcar a reunião. Com o email, simplesmente não consegues fazer este tipo de coisas (imaginas que tens de marcar reuniões que envolvem muita gente e que têm uma agenda semi-preenchida, vais ver o que estou a falar).

    Flip
    Re:Gestão das agendas pessoais e contactos (Pontos:1)
    por pmsac em 04-08-01 18:42 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    Sim, realmente é muito útil... faz logo aumentar o número de reuniões e, por conseguinte, a produtividade (not).
    Curiosamente ou não, há uma tira do Dilbert sobre uma situação em que o estagiário Asok instala na rede um software de "calendário"...

    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:Gestão das agendas pessoais e contactos (Pontos:1)
    por flipoide em 05-08-01 15:59 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Ehehe, isto lembra-me a conversa que tive com um colega (mais velho) sobre "a evolução da carreira de um engenheiro informático". Básicamente é assim, imaginam um quadrado com os vértices unidos em diagonal (portanto, têm 4 triângulos dentro do quadrado). o triângulo da base é "programar", o de topo é "almoços" e os 2 dos lados é "reuniões e planeamento (penso eu de que)". Como tudo na vida, começamos por baixo, ou seja, começamos a carreira a programar. Com o tempo, à medida que vamos subindo, começamos a ter alguns reuniões e planeamento (e começamos a programar menos). Há um ponto em que só temos reuniões e planeamentos (e já deixamos de programar). Se continuamos a subir, começamos a ter alguns almoços, muitas reuniões e planeamentos. No fim, práticamente só temos almoços! :D

    Flip
    Serviço (Pontos:1)
    por toze em 04-08-01 13:07 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~tozevv
    Qualquer operador pode fazer o que bem entender com a tecnologia que usa e não tem de dar cavaco aos utilizadores, até porque, a maioria dos utilizadores, está-se a borrifar para isso.

    Isto é quando não existe necessidade de qualquer alteração por parte do cliente para o serviço continuar a ser prestado. Por exemplo: mudar o servidor http de um portal não requere nenhuma alteração da parte do cliente para este funcionar. Como exemplo contrário uma restrição de segurança á cópia de ficheiros com a extensão .mp3 pode violar as condições do serviço e permitir a resolução do contrato. No entanto há que ler as letrinhas pequenas daquelas condições de uso que nunca lemos.

    Tecnologicamente são uns asnos mas o problema é deles. Quem não gostar muda. Apesar de a maioria serem uma porcaria! Eu estou a usar a IOL como ISP (a Teleweb era fixe, mas já sabem o que aconteceu) e estou satisfeito.

     
    Tó-Zé 'Senador'
    netrabo (Pontos:1)
    por monge em 04-08-01 14:08 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://go.to/monk
    e da netcabo (da qual estou quase a desistir, porque é uma treta)

    Fundamenta la' isto melhor...

    Eu sei que e' off-topic, mas tambem nao se pode criticar e ir embora...

    Ja' mexi em computadores com netcabo de varios pontos de Lisboa e nunca vi nenhum problema, sem ser a tipica abelhice... ou entao problemas de o cable modem so' se registar passado 3 horas... mas isso e' outra historia...

    Porque e' que e' uma treta? Es de que zona? Es dos que, como nao tens 80KB/s internacional, e' publicidade enganosa? hehehe... Explica la' melhor... :)

     

    P.S. - Treta foi eles terem ligado os limites o mes passado. Isso sim, foi uma treta... :P


    It doesn't matter who made it... It matters who got the idea (monk)
    Re:netrabo (Pontos:1)
    por Castanheiro em 04-08-01 17:13 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Agora com os limites lá vais ter que deixar de sacar aqueles avi's e mpeg's que tanto gostas :-p
    Re:netrabo (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 04-08-01 18:09 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://phalanx-ut.com
    Eu sou daqueles que vou desistir do serviço muito em breve.
    Eu sou daqueles que esteve 4h30m para puxar um ficheiro de 66mb, quer da Netc, quer da Clix. (não por velocidade, mas por quebra de ligação)
    Eu sou daqueles em que a ligação se perde (sem o modem perder o registo) de 5 em 5 minutos.
    Eu sou daqueles que entre Março e Julho reclamei 30 e tal vezes, com faxes à mistura, etc.
    Eu sou daqueles que acha que o serviço Netcabo é um barrete do tamanho de uma OC-3.

    O problema são os carneirinhos que vão navegando e até acham normal o modem perder o registo, etc. Btw, pouco me importa se o ficheiro vem a 5, 10, 15 ou 80 kbs da China. O que eu gostava mesmo era de uma ligação estável. Venha o ADSL.

    - Let's flood the Echelon!
    Bomb strike murder assassination president america
    whitehouse explosive terrorism Saddam Iraq FBI CIA NSA DOJ
    Re:netrabo (Pontos:2, Interessante)
    por monge em 04-08-01 18:31 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://go.to/monk
    Nao quero defender a netcabo... longe disso!

    Mas, nao tenho qualquer razao de queixa... e olha que sou um downloader compulsivo!

    Mas ja' chegaste a perceber qual e' o teu problema? Sera' da zona? Sera' do cable modem?
    Se for do cable modem, e se o tens alugado, vais la' e trocas! Conheco pessoal que fez isso.
    Se for da zona, mudas de casa... :)

    O servico de clientes e' uma vergonha... no doubt about it... mas conheces algum que funcione bem em Portugal?
    Toshiba -> nao tem telefone
    HP -> ladroes que nao querem fazer nada
    Lojas -> inexistente!
    and so on, and so on...

    ADSL? Se pensas que o ADSL vai ser a salvacao desengana-te... Aquilo e' muito bonito, mas e' enquanto tem 2000 clientes... E mesmo assim, ja' tem havido bastantes problemas...

    Venha mas e' uma T3 !!!

    It doesn't matter who made it... It matters who got the idea (monk)
    Re:netrabo (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 04-08-01 19:20 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://phalanx-ut.com
    O problema é da Netcabo. (ponto final). Como deves saber, a arquitectura da rede de cabo é pouco fiável e com sérias limitações. Se pensares ainda que uma rede de cabo é montada às 3 pancadas, pior ainda.

    E sim, acho ADSL de longe melhor.

    Conheço vários serviços técnicos impecáveis. Felizmente. O que me serve de comparação com outros que não existem, Netcabo, por exemplo.

    - Let's flood the Echelon!
    Bomb strike murder assassination president america
    whitehouse explosive terrorism Saddam Iraq FBI CIA NSA DOJ

    Re:netrabo (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 05-08-01 11:07 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Hummm.. serviço de apoio de clientes nem é assim tão mau... das 5 vezes que telefonei porque o meu modem não se registava ou porque de 5 em 5 minutos caia, e vieram cá no dia seguinte, ou resolveram os problemas sem cá vir (uma delas foi abrirem a caixa aqui em baixo de casa e reajustarem o amplificador de sinal ou coisa parecida...)... Também não tenho problemas em relação a ter a célula a rebentar pelas costuras, só sou eu e mais um amigo meu cá na rua com netcabo, e ele nem está ligado à minha célula... além disso era suposto esta zona ser a pior em termos de suporte tecnico, já que amigos meus que trabalharam na netcabo diziam que o pessoal da Tagus park não se mexia para fazer nada, afinal estavam errados... e sabes o que muitas vezes é o problema? nem é a ligação da netcabo, é a instalação que tens em casa... ou porque se lembraram de "criar" as suas próprias tomadas de tvcabo, e detioraram o sinal (um amigo meu teve esse problema... cabos e tomadas proprias, mas um cabo descarenado era o problema... se ele tivesse lembrado de abrir todas as tomadas, o problema teria sido da caixa à entrada de casa, lei de murphy sucks :P )
    ADSL melhor??? sim... mas só para quem não tem as condições que eu tenho... a rede da netcabo serve-me perfeitamente... não tenho problemas em que o modem se registe, nunca tive problemas com o suporte técnico, velocidades essas tens tanto com ADSL como com netcabo, para fora da rede telepac, é igual tanto na ADSL como na netcabo (e não digam que não é, porque o backbone é o mesmo, é a telepac, da TeleCOME), como não tenho problemas de célula cheia, é como se tivesse a qualidade da rede ADSL, por isso não vou pagar mais para ter um serviço igual... mas há casos e casos... há zonas que mais vale ADSL do que netcabo, como há outros se estiverem afastados demais das centrais, mais vale é rezarem uns avé marias e uns pais nossos e esperarem que o modem se registe à netcabo (hummm... é assim não é? ADSL tem um limite de quantos kilómetros da central???)


    HiTek DeVil
    Yorn = Out (Pontos:1)
    por Confidencial Souce em 04-08-01 20:30 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.zdnet.pt
    Yorn é Telecel e Telecel é igual a:

  • Preços altos
  • Mau serviço de clientes
  • Arrogantes

    Infelizmente os clientes gostam de ser atendidos desta forma. Enfim, estamos em Portugal!


    "I don't even know the lady and she calls me a son of a bitch! I DON'T NEED THIS SHIT"

  • Re:Yorn = Out (Pontos:1)
    por Castanheiro em 05-08-01 0:29 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Discordo ctg no ponto dos preços altos, depende do tipo de utilização que fazes do telemovel, eu por exemplo telefono muito para um numero restrito de pessoas que por acaso são quase todas clientes da telecel, ou seja as chamadas saem muito baratas, eu se tiver a falar 10 minutos para um 91 pago cerca de 80 escudos....
    Quanto às msg's, tenho-as a 1 escudo....
    Em relação ao mau serviço a clientes concordo ctg.

    gateways SMS-email e WWW-horrores (Pontos:1)
    por jmce em 05-08-01 2:42 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Coisa irritante é ter-se deixado de poder enviar email para um Telecel. Cheguei a experimentar isso para algumas tarefas de sysadmin, mas a partir de uma certa altura as mensagens chegavam muitas horas depois ao telemóvel (quando chegavam) e depois passou-se ao silêncio absoluto.

    Quanto tentei enviar email a partir do telemóvel por SMS, as mensagens também ficavam retidas por tempos arbitrários. Talvez algo a ver com as passagens por uns 3 ou 4 sistemas Windows NT da Telecel pelo caminho?

    E depois há (ou havia, que nunca mais voltei) o extremamente irritante sítio WWW da Telecel, que pouco acabei por usar porque me forçava a aturar menus "k00l" graandes feitos em Flash e com um recadinho traduzível por "espere lá um bocado, cliente, que esta coisa da arte demora a chegar ao browser" (havia alternativa de HTML mais simples, mas normalmente funcionava mal) e depois menus delirantes, como uns circulares que se tinha de fazer girar girar girar até ficar à vista no écran o trivial link para o que se queria. Ah, e tudo com ícones e onde uma indicação em texto apenas aparecia passando o rato por cima. Nas poucas tentativas de reclamar contra esta charada, recebi respostas do género "nós é que sabemos e até fizemos ensaios com utilizadores".

    A propósito de serviço WWW, a Optimus tinha um simples, elegante, a melhor coisa que vi de um operador em Portugal e a funcionar bem até no lynx. Não sei quem fez aquilo (nesta terra de tantos prémios, devia ter recebido um e muitas encomendas), mas entretanto a Optimus parece que não quer saber também. Passou para o lado das ASPices defeituosas. Não que não haja serviços bem concebidos sobre sistemas Windows, mas infelizmente o novo estilo Optiums segue uma tendência triste... Talvez algum MBA esperto tenha aparecido com Novas Ideias.

    Mas enfim, como defende o Paulo Querido, "o que é bom para a PT é bom para o país". E a gente sabe o que é o sítio WWW da Grande e Importante PT. Nada como seguir os exemplos. A Yorn limita-se a ser mais... radical.

    Re:Yorn = Out (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 05-08-01 11:16 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Yep, também eu... mas já se sabe como é, existe aquilo de bairrice, em que se defende o seu bairro, este é um caso de telelice, em que se defende a sua rede... depois existe casos de xulisse, mas isso é mais com a PT Telecome (TêMêNês anybody? :P )


    HiTek DeVil

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]