gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Alan Cox abandona USENIX
Contribuído por scorpio em 26-07-01 11:28
do departamento um-usenix-mais-pobre
And now for... :-) Strange escreve "Alan Cox anunciou na Sexta-Feira passada, dia 20, que se demitia do Comité ALS do USENIX, como uma forma de protesto pela apreensão de Dmitry Sklyarov por parte das autoridades norte-americanas. Segundo as próprias palavras do Alan Cox, mas traduzidas por mim, «ficou aparente que não é seguro para engenheiros de software visitarem os EUA». Também segundo ele, «o problema não está ná própria associação USENIX», mas «na sua escolha dos estados unidos para a sua localização, e assim encoraja outros programadores estrangeiros a correrem riscos nos eventos dessa associação, principalmente os programadores da Europa de Leste»."
O próprio email pode ser encontrado no site dedicado ao caso Dmitry nesta página.

[editor's note: O pezinho é relativo ao "caso Dmitry" e não a este abandono do Alan Cox, obviamente.]

Emprego em TI em Portugal | Linux Device Drivers, 2ª ed. editado na web com GNU  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • site
  • nesta página
  • USENIX
  • Mais acerca And now for... :-)
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Hipocrisia... (Pontos:0, Lança-chamas)
    por leitao em 26-07-01 12:15 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    Bem, nesse caso entao o Alan nao devia ter abandonado o UK para ir trabalhar na RedHat/US -- o mesmo se diz do Linus em relacao 'a Transmeta.

        Na altura o $$$ cantava mais alto, mas agora que a recessao aperta provavelmente as perspectivas de $$$ nao sao tao boas, e agora ja' vale a pena mandar umas postas de bacalhau sobre o DMCA e boicotar congressos nos US.

        Ainda estou para ver entao quando e' que o Alan e o Linus voltam para os respectivos paises...

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Talvez não (Pontos:3, Interessante)
    por Strange em 26-07-01 13:22 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Pelo que sei e leio, o Alan Cox não abandonou o UK para ir trabalhar na RedHat/US. Ele está realmente a trabalhar para a RedHat, mas fá-lo a partir do UK.

    Pelo menos é o que eu depreendo do diary dele, em http://www.linux.org.uk/diary/, mas não conheço quase nada do Reino Unido, por isso posso estar errado mas peço para confirmares...

    E quanto ao Linus, ele não se pronunciou sobre o caso, por isso também não poderá ser acusado de hipocrisia...

    Além do mais, ir trabalhar para outro país invalida que mais tarde se possa dizer mal desse país?

    hugs
    Strange

    Re:Talvez não (Pontos:2)
    por leitao em 26-07-01 13:34 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    E quanto ao Linus, ele não se pronunciou sobre o caso, por isso também não poderá ser acusado de hipocrisia...

    Se leres o manifesto, ele e' assinado por:

    Alan, Linus

    Regards,


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:Talvez não (Pontos:2)
    por leitao em 26-07-01 13:35 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

    Humildes desculpas...

    Agora que fui ver pela segunda vez, e' assinado por:

    Alan, Linux

    Regards,


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:Talvez não (Pontos:3, Informativo)
    por GdoL em 26-07-01 13:55 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    Pelo diário, parece que ele vive no País de Gales, Reino Unido, União Europeia.

    visite a Gazeta do Linux.com

    eBoX:email

    Re:Hipocrisia... (Pontos:3, Engraçado)
    por jmce em 26-07-01 14:40 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    O comentador leitao tem todo o direito de encarar a programação apenas na vertente profissional: escrever código, receber dinheiro em troca, no questions asked, no moral issues considered.

    Tem todo o direito de se estar nas tintas para o DMCA e de nem sequer mandar postas de bacalhau ou tentar boicotar congressos (mesmo no caso de supor ter peso internacional para o fazer).

    Mas tendo denunciado (apesar dos erros factuais) a suposta "hipocrisia" de Alan Cox e Linus Torvalds, devemos depreender que o comentador leitao, não sendo hipócrita, continua no UK por não ter nada de crucial a criticar (a.k.a., usando a mesma linguagem, "postas de bacalhau para mandar") sobre a legislação britânica?

    Ou devemos depreender que o programador leitao vai deixar de trabalhar sobre Linux por considerar hipócritas duas figuras centrais no desenvolvimento do sistema?

    Ou devemos esperar, voltando ao início, de que tudo fica igual para o programador leitao porque ele encara a programação apenas na vertente profissional e continuará a usar o Linux pelo Linux, não pela GPL, não pela comunidade, mas exclusivamente pelo interesse técnico e apesar da "hipocrisia" com que agora etiqueta alguns autores?

    Re:Hipocrisia... (Pontos:2)
    por GdoL em 26-07-01 15:19 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    Eu, sinceramente, perdi-me completamente. Qual era o teu ponto? Não gostas do país mudas-te?(e então adeus Portugal...olá ???) Ou ...??

    visite a Gazeta do Linux.com

    eBoX:email

    Re:Hipocrisia... (Pontos:1)
    por jmce em 26-07-01 15:52 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Resumindo: dado que o comentador leitao rapidamente classificou algumas atitudes como hipócritas (ele, não eu, reduziu a coisa a algo como "não gostas do país, muda-te"), fico na expectativa de que ele marque a diferença com alguma coerente não-hipocrisia... :-)

    Enfim, fosse tudo tão simples como haver algum país claramente melhor que os outros em tudo...

    Re:Hipocrisia... (Pontos:2)
    por leitao em 26-07-01 15:50 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    Ok... Ok... O termo "hipocrisia" foi um bocado forte demais. Mas tens que por isto sobre uma perspectiva historica: ha' uns anos atras a grande batalha foi as leis de exportacao nos US que impediam empresas de exportar criptografia forte. Entretanto viste o que aconteceu: as leis impediram alguem de fazer uso da tecnologia ? NAO!

        A tecnologia e' sempre mais forte que a politica ou a legislacao, no caso do DMCA vai acontecer o mesmo.

        No entanto -- acho um bocado estupido da parte do Alan Cox decidir abandonar a USENIX (que contribui mais do que ele e o Linus juntos para o movimento OS e a tecnologia em geral) porque os US passaram mais uma lei idiota. Parece mais uma daquelas atitudes de "a bola e' minha e so' brinca quem eu quero).

        Sem querer entrar num argumento pro/contra US, foram os eleitores americanos que votaram para o congresso, e o congresso decidiu passar a DMCA -- logo, se nao concordas nao votes neles da proxima vez. E como tu nao pode votar no congresso americano so' tens que fazer uma coisa: da proxima vez que pensares em comprar um PC com um CPU Intel ou AMD, nao compres -- constroi antes um PC com um processador ARM que e' uma coisa muito europeia.

        Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Hipocrisia... (Pontos:2)
    por Strange em 26-07-01 16:10 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    O Intel StrongARM não é muito europeu... :) (ou :()

    E a maior parte dos processadores ARM que vejo são esses da Intel (PDAs, controladoras RAID, etc.)...

    É pena o que aconteceu ao Centaurus, e ao processador russo que nunca chegou a ser comercializado, e a muitos outros...

    hugs
    Strange

    Re:Hipocrisia... (Pontos:2)
    por leitao em 26-07-01 16:29 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        Ai a ARM nao e' Europeia ?

        A ARM e' baseada no UK, e o nome completo e' "ARM Holdings plc" (o plc quer dizer: "public limited company"). Vai ver a http://www.arm.com.

        O StrongARM da Intel e' baseado no desenho ARM, mas e' feito sobre licensa -- tal e qual como os SPARC da Sun sao feitos sobre licensa da SPARC International (http://www.sparc.com).

        Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Hipocrisia... (Pontos:2)
    por Strange em 26-07-01 16:39 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Neste artigo anda muita gente irritada...

    Não disse que a ARM não é Europeia, e bem sei que o é e que é do UK.

    O que eu disse é que o processador ARM mais usado é o Intel StrongARM, e que esse não é muito europeu.

    Não sabia era que os SPARC não tinham sido desenvolvidos pela Sun (também ninguém me disse que o eram, apenas assumi).

    hugs
    Strange

    Re:Hipocrisia... (Pontos:2)
    por leitao em 26-07-01 16:54 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        Sorry... o meu nivel de testosterona hoje anda avariado... ;-)


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Hipocrisia... (Pontos:0, Despropositado)
    por urgan em 26-07-01 20:59 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    de que tudo fica igual para o programador leitao porque ele encara a programação apenas na vertente profissional e continuará a usar o Linux pelo Linux
    E pode ser que descubra como é que se põe o teclado em português...
    Re:Hipocrisia... (Pontos:2)
    por leitao em 26-07-01 22:23 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        O meu teclado nao e' portugues...

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Pisar... (Pontos:2)
    por jmce em 26-07-01 14:07 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    O meu sentido de humor pode não estar grande coisa, mas não vejo por que ponta pegar para legitimar o pezinho. A situação é tudo menos divertida: para quem agora está na prisão, para quem vive debaixo da DMCA, e também para quem não vive lá mas tem consciência das implicações internacionais que acabam por ter certas leis americanas ou mesmo as intenções por detrás de certas propostas de lei.
    Re:Pisar... (Pontos:1)
    por scorpio em 26-07-01 14:13 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/~scorpio/
    O pezinho era exactamente relativo às leis americanas!
    Re:Pisar... (Pontos:1)
    por jmce em 26-07-01 16:06 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Achei que fosse, mas do ambiente trágico-cómico vejo sobretudo o lado trágico. E não apenas para os EUA, até porque não acho que seja um problema intrinsecamente norte-americano embora neste momento o foco esteja, aparentemente, nos EUA.

    Já agora, a minha opinião está longe de ser uma do género "EUA==Bad Guys, Resto do Mundo==Good Guys". Pelo contrário, acho que nos EUA vemos muito do pior e do melhor que a humanidade pode fazer. Se por um lado vemos certas leis e actos abomináveis, também vemos gente a mexer-se energicamente para lutar contra essas leis e actos. A Europa, apesar da diversidade interna, não me dá uma sensação de poder esperar mais dos governos ou dos indivíduos, por vezes bem o contrário. Não tenho grandes dados objectivos para apoiar o que estou a dizer, é apenas um feeling já de há bastante anos... Apesar da nossa alegada tradição de "igualdade, liberdade, fraternidade", não sei se não acabaremos facilmente por estar muito mais permeáveis aos abusos de poder do "corporate world", de que o DMCA é um dos exemplos que mais devia chamar a atenção.

    O homem ja foi solto ... (Pontos:1)
    por Lowgitek em 26-07-01 19:58 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    O Dimitri ou la como se chama ja foi solto... como se pode ler neste artigo.
    Re:O homem ja foi solto ... pensas tu (Pontos:2, Informativo)
    por urgan em 26-07-01 20:48 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    A Adobe retirou a queixa, a Adobe não tem poderes para libertar ninguem. Alguns jornalistas simplesmente escrevem mal e levam pessoas como tu ao engano. O homem ESTÀ PRESO.
    Vai aos sitios certos:
    http://www.eff.org/IP/DMCA/US_v_Sklyarov/
    http://www.freesklyarov.org/

    O Manifesto é um Gesto! (Pontos:2, Interessante)
    por daniel em 26-07-01 22:10 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    O Alan Cox, apenas usa da sua sensatez para alertar com este acto um pouco extremista, sem dúvida, mas quiçá absolutamente necessário para ajudar a agitar as águas (afinal é notícia) - rock the boat, como é uso dizer-se do lado de lá do atlântico.

    Discordo completamente com as opiniões de "hipocrisia", etc e concordo em absoluto com o jmce que "sente" naturalmente que nos USA, pelo menos, tenta-se fazer qualquer coisa e consegue-se ter voz activa nas questões mais prementes, nem que a um grupo restrito de pessoas (grandes minorias, no caso, mas enfim).

    Convem não esquecer que o DMCA é de 1988!
    http://www.think.org/ip/dmca.html

    Graças a iniciativas destas é que há um estado americano em que se pode cobrar ao emissor 500$ por cada mail de spam recebido (se fosse em Portugal eu ganhava dois salários com isso - e empresas como a Milenar iam à falência!)

    Quantos de nós já soubemos de injustiças, até com coisas informáticas, e não tivemos força para sequer ser ouvidos?

    Este alerta de um "outsider" dos EUA serve o seu propósito. Imaginem aquele (outro) russo, que cracka os programas todos da Adobe mal eles saem (na Rússia o reverse engineering é permitido), por os pés em solo americano - ía logo ver o sol aos quadradinhos.

    Abraços,
    Daniel Fonseca

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]