gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
A Lição Portuguesa
Contribuído por Xmal em 13-05-01 16:58
do departamento M4lb0r0
And now for... :-) Que há doidos varridos por esse mundo fora já sabemos, mas há sempre um novo para nos espantar. Desta vez, podemos ficar a saber o porquê do declinio do império português nos último 500 anos. A explicação é gentilmente dada numa página de "história" com o título "Marcha de Titans - História da Raça Branca", aparentemente coube aos portugueses ilustrar os perigos da miscigenação.
[Os interessados, são convidados a ver a continuação]
Neste "livro" é dedicado um capítulo ao estudo do caso português e à teoria de que a mistura de 10% de população negra foi motivo de degradação racial e declínio. Eis, um trecho particularmente ilustrativo:

"The absorption of the ten percent Black population into the Portuguese population also identically mirrors the disappearance of Portugal as a world power. The Portuguese of the age of discoveries and those of today are essentially two different peoples. The effects of the absorption of the Black slaves has retarded Portugal's history ever since. Today that country has long been acknowledged as the most backward country in Europe with an illiteracy rate of over 30 per cent."

Felizmente, há quem nos ajude. Nesta outra página (título "Mito 3: Os Portugueses são Mulatos.) é feita a refutação da teoria e a defesa das nossas capacidades:

"Beyond that, Portugal is currently undergoing a cultural and economic boom which is slowly elevating it to the level of other European Community countries, a biological impossibility according to Kemp and his proponents. Moreover, Ireland is a similarly backward Western European country that could use some elevation in its own right, yet no race-mixing has gone on there, at least none acknowledged by white supremacists. So what does all this prove? Well, that there?s no circumscribed causal relationship between race-mixing and backwardness, that the Portuguese are no more racially mixed than the Irish, or perhaps both."

A página de refutação termina com a apresentação de fotografias de diversas modelos e personalidades portuguesas com "aspecto perfeitamente branco" (sic) e um apontador para mais fotografias.

Enfim, não sei de que cor é que elas são, mas declínio é que não são, concerteza.

RLX lança servidores ultra-densos | ReiserFS / XFS / FAT32 / ext2  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • "livro"
  • um capítulo
  • outra página
  • um apontador
  • Mais acerca And now for... :-)
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    GAJAS!!! (Pontos:1)
    por monge em 13-05-01 18:10 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://go.to/monk
    O link para "as gajas" esta' agradavel, embora fuja um bocado aos conteudos do gil... ;)

    Em relacao ao artigo xenofobo, convem lembrar que os "states" sao um caldeirao de culturas e racas e nao deixam de ser o pais mais desenvolvido!

    Esses racistas que andam por ai, quando e' que percebem que por mais argumentos que imaginem, nao vao arranjar nenhum valido...

    Peace to all mankind!!!

    P.S. - gostava de ouvir ai teorias realistas sobre a queda do nosso pequeno imperio lusitano...


    It doesn't matter who made it... It matters who got the idea (monk)
    Re:GAJAS!!! (Pontos:2)
    por leitao em 14-05-01 9:10 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    P.S. - gostava de ouvir ai teorias realistas sobre a queda do nosso pequeno imperio lusitano...

    IMHO -- assim que o Salazar veio para o poder muito do espirito Portugues que levava as pessoas a inovar, descobrir e explorar foi reprimido, e a partir dai foi tudo por agua abaixo. Desde os anos 20/30 que a cultura em PT tem sido a de "casa, carro e emprego" -- e isso nao se ve a mudar. O pessoal tem vistas muito pequenas, e qualquer pessoa que se destaque leva logo com a "inveja nacional" em cima.

    De certa forma o artigo tem razao, os Portugueses do sec. XVI/XVII eram outros que nao teem nada a ver com os de hoje.


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:GAJAS!!! (Pontos:2)
    por joao em 14-05-01 11:11 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    assim que o Salazar veio para o poder muito do espirito Portugues que levava as pessoas a inovar, descobrir e explorar foi reprimido, e a partir dai foi tudo por agua abaixo

    Provavelmente o Salazar só encarnou um espirito que já existia. Ele transformou em filosofia do estado a ideia de um certo catolicismo (mas não o único catolicismo, já que também há uma versão optimista do catolicismo, mas essa não é a que prevalece em Portugal) de que ser rico e viver sem dificuldades é pecado e que a vontade de Deus é que as pessoas vivam na miséria. É claro que sob este clima qualquer pessoa que tente remar contra a maré é um capitalista explorador e sem escrupulos. E assim ficamos todos à espera que o estado resolva os nossos problemas. Antes do 25 o estado não resolvia porque os valores que o estado defendia eram a humildade e a ignorancia. Agora o estado não resolve porque não é de facto o estado que tem que resolver.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    como é possível tanta ignorância? (Pontos:2, Engraçado)
    por André Simões em 13-05-01 21:30 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Bom, o artigo é de rir até às lágrimas, tantos são os erros históricos. Assim na diagonal, e lendo apenas 1/3 do artigo, eis os que saltam mais à vista, e que qualquer criança de 6 anos detectaria: 1 - Os Reis Católicos Isabel e Fernando agora recuaram 400 anos e vivem no século XI? :DD 2 - O rei D Sebastião era nórdico (!!!) e morreu a combater os invasores mouros que entravam por Portugal a dentro? Bom, basta isto para retirar qualquer credibilidade ao "estudo" ...
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    discussoes anteriores (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 14-05-01 10:41 GMT (#4)

    esse artigo já é velho, e já tinha sido discutido intensamente, nos newsgroups portugueses, no passado.

    sigam este link , via groups.google, e sigam os "view thread" que tenham um titulo parecido com "somos todos pretos".

    inclusive, devem haver alguns artigos meus (ou talvez apenas 1, nao me lembro)

    cya

    --
    carlos

    Re:discussoes anteriores (Pontos:2)
    por Xmal em 14-05-01 11:39 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Ok. Thanks pelo link, mostra que ainda há vitalidade nos newsgroups.

    De qualquer modo, ainda não percebi o que é que "já é velho". O artigo não é, concerteza, foi escrito no Domingo. Talvez seja a página de refutação ou a de "história" que é de fins de 1999.

    O que é já velho, no sentido de "largamente conhecido", é a ocorrência de assimilição de população negra em Portugal. Trata-se de um facto histórico bem conhecido, e como tal algo que é velho desde há vários séculos.

    O que não sei se é velho é a divulgação de que alguns "re-escritores da história" na linha de "o holocausto nunca ocorreu" fizeram do nosso País um exemplo trágico/cómico para as suas teorias. É o tipo de coisa que me faz pensar nas teorias da decadência do império EUA face ao crescente isolamento mental de parte da sua população. Ok, tambem estou a ser racista/culturista com eles ...

    judeus... (Pontos:1)
    por drdude em 14-05-01 13:05 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Curiosamente há quem defenda que o declinio do imperio portugues começou na altura em que a inquisição expulsou todos os judeus (comerciantes, negociantes) de Portugal. Consta que uma (grande) parte deles foram parar à Holanda, que não hesitou a os receber, e começar a montar o seu proprio imperio de comercio nas colunias portuguesas.

    Parece-me mais uma questão de mentalidade e postura social do que racial...

    Re:judeus... (Pontos:1)
    por drdude em 14-05-01 13:10 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Ainda acerca dos judeus, o Salazar no fim da WWII recusou aos aliados que fosse criado o estado judaico em Moçambique...

    Outra questão de mentalidade...

    Então acerca da gestão e descolonização das colonias durante o regime de ditadura, é outra conversa de mentalidade retrogoda que so' serviu para prejudicar o país.

    Será que os politicos que actualmente gerem o nosso país serão muito melhor?
    tse tse.. (Pontos:1, Redundante)
    por buffer em 14-05-01 15:48 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    Xmal, confesa la.. submeteste este artigo para puderes por ali uns links para umas moças engraçadas sem dar muita barraca, não foi ?
    tse tse :)

    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..
    Re:tse tse.. (Pontos:1)
    por Xmal em 14-05-01 15:58 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Estás mais proximo da verdade do que pensas ... Adivinha lá com que search string é que descobri a página. Se calhar foi com um dos nomes das "moças engraçadas" :)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]