gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Seminário de Comunicações e Plataformas Móveis
Contribuído por vaf em 07-05-01 16:55
do departamento sem-mãos!
telecom Carlos Baquero escreve "Decorreu na passada 6ª (4 de Maio) um seminário sobre comunicações e plataformas móveis (já aqui anunciado em fins de Abril). Dando-se o devido desconto (biasing) por ter estado presente e participado, penso que foi interessante o confronto entre a visão optimista sobre as funcionalidades do UMTS, e algum pessimismo (na minha óptica, pragmatismo) da parte dos universitários.

De facto, hoje em dia os operadores já não têm problemas em considerar que o Wap sobre canais de voz/dados foi um fiasco, uma vez que há uma nova maravilha à vista (no ano passado estavamos em pleno Hype (link), e as bolhas de investimento desaguavam alegremente na histeria Wap sobre GSM.). O que não é tão certo é qual o preço que se irá pagar pela nova tecnologia e qual o impacto real que esta vai ter. De resto, o WAP será agora credível se as tarifas GPRS forem razoáveis.

Um dado interessante, avançado pelo Prof. Luís Silva, foi a observação de que os telemoveis 3G na calha não são duais GSM/UMTS pelo que, com a esperada implantação do UMTS na zona urbana, vai ser uma fase de transição animada para quem viaja.

As comunicações ficaram hoje disponíveis no site do seminário."

Sistema automático de escolha de IP sem DHCP | Informática unisexo? Porquê?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • link
  • disponíveis
  • Carlos Baquero
  • aqui
  • Mais acerca telecom
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    UMTS e fiasco (Pontos:2)
    por MavicX em 07-05-01 17:42 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    o UMTS só tem uma cena que eu acho positiva para todos vai ser a tarifação por dados e não por tempo. Não estou a ver os cotas que só sabem ligar o telemovel e marcar e desligar andarem a navegar na "intermete" e a trocar fotografias ums com os outros, já a teleconferencia (imagem e som) com UMTS duvido que fiquem em conta da bolsa.
    UMTS e a arreia para os olhos ... (Pontos:4, Esclarecedor)
    por Eraser em 07-05-01 19:40 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Acho bem que sejam realizadas este tipo de actividades. É preciso que se ganhe consciência do que são realmente as tecnologias que aí vêm para que não se repitam erros do passado em que foram criadas falsas expectativas que deram cabo de mercados e impediram algumas tecnologias de vincarem devidamente.

    O exemplo mais flagrante , quanto a mim, é o caso do WAP. Anunciado como acesso Web via telemóvel criou expectativas muito aquem do que esta tecnologia visava fornecer: serviços simples, muito sucintos e informativos. Ou seja nada que se pareça com a nossa web cheia de imagens e som, onde para se obter uma linha de informação muitas vezes levamos com uma duzia de imagem , verdadeiros chamariz visuais, que perdem a sua força quando falta o principal: INFORMAÇÃO. Quando as empresas na área do móvel quiseram apostar no WAP encontraram pela frente investidores e clientes que tinha uma visão irreal.Claro que a seguir a expectativas exageradas vem a fase de desilusão.

    O UMTS corre o mesmo perigo: as expectativas estão demasido grandes. Muito gente só pensa na largura de banda e no sistema de tarifação e que estão já disponíveis ao virar da esquina. Esquecem-se que são preciso grandes investimentos em infraestrutura, que a cobertura nacional demora o seu tempo, que os famosos 2Mbit/s só irão aparecer quando estiver tudo full speed (o que provalvelmente só acontecera daqui muito tempo) e que entretanto essa mesma largura de banda será muito inferior. Quanta a tarifação, as operadores tiveram de investir largo só para conseguir as licenças, por isso não esperem milagres: UMTS a funcionar como deve de ser e a preços justos não deve ser para tão cedo.

    Isto é só para esfriar alguns entusiasmos excessivos e relembrar os erros do passado para não os repetirmos. Fiquem bem. :) JP

    Re:UMTS e a arreia para os olhos ... (Pontos:4, Informativo)
    por jmv em 07-05-01 21:26 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    O UMTS funciona normalmente a 144kb e a 2Mb só em "modo local". Duvido muito que nos próximos anos (e muitos anos) alguma vez se vejam os famosos 2Mb

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]