gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
xrick - Rick Dangerous for Linux
Contribuído por scorpio em 19-04-01 11:33
do departamento gamerz
Jogos fog escreve "Quem passou varias horas (como eu ;) a jogar Rick Dangerous no ZX Spectrum e mais tarde na versão PC(DOS) ficará bastante contente em saber que o pode fazer agora em Linux com o xrick. Esta versão que foi completamente reescrita, na minha opinião está bastante boa, diria mesmo ao nivel da do original, mas com a vantagem de ser GPL. Atenção que para a compilação é necessário a versão 1.2 do SDL. "
[scorpio: Algures num escritório, já só se joga isto... que saudades :)]

Samba 2.2.0 saíu | Mandrake 8.0 is out  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • fog
  • xrick
  • SDL
  • Mais acerca Jogos
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Saudade (Pontos:2)
    por Xmal em 19-04-01 17:06 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Que nostalgia. Foi um jogo que me acompanhou na época de exames no fim da licenciatura, back in 91. snip, snip ...
    contentissimo (Pontos:2)
    por Bandit em 19-04-01 17:29 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Sim tou contentissimo pela saída de um jogo da idade da pedra pra Linux...É uma pena mas as grands editoras na passam cartuxo ao Linux.. infelizmente
    :::Bandit:::
    Re:contentissimo (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 19-04-01 18:27 GMT (#3)
    http://www.lokigames.com diz-te algo ?
    Re:contentissimo (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 19-04-01 20:17 GMT (#6)
    A lokie não está para deixar de fazer conversões de jogos porque não dá lucro?
    Re:contentissimo (Pontos:2)
    por Bandit em 19-04-01 21:35 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Caso na saibas a Loki tende para o fim, pois a propria empresa disse que simplesmente não era rentavel a conversão de jogos pra Linux..
    :::Bandit:::
    Re:contentissimo (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 20-04-01 0:31 GMT (#12)
    www.idsoftware.com conheces?
    Re:contentissimo (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 20-04-01 9:40 GMT (#15)
    So what ? Ja acabaou ?
    De chorar a fechar mesmo as portas vai um larga distancia.
    Multi Arcade Machine Emulator for Linux (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 19-04-01 18:29 GMT (#4)
    http://x.mame.net/
    Bem mais fixe... há n jogos, antigos, mas bem porreiros, do tempo em que as maquinas arcade eram o melhor que havia. :-)
    E não há binario, mais um desafio! (Pontos:1)
    por cao_negro em 19-04-01 19:14 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Giro giro vai ser compilar o jogo: dependencias, falta de bibliotecas, incompatibilidade entre o nosso compilador e aqule em que o programa foi desenvolvido, etc. Porque é que os programas p/ Linux não são sempre distribuidos em binário (tambem)? Cãoprimentos
    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 19-04-01 21:38 GMT (#8)
    O ideal seria distribuir todo o software sob a forma de código-fonte, pois toda a gente ficaria com binarios optimizados para o seu sistema. Contudo não é comum os sistemas Windows terem compilador, de maneira que se distribui um binário; felizmente o mesmo não se passa com os sistemas Unix.

    Também se pode analisar o problema sob o ponto de vista da facilidade de utilização, que é semelhante à escolha entre um carro com mudanças manuais (mais eficiente, mas mais difícil de utilizar) ou automáticas (menos eficiente, mas mais fácil de utilizar).

    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:1)
    por freax em 19-04-01 22:25 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Preferes correr um jogo (q puxa bastante pelo CPU) optimizado para 386 ou para o teu, provavelmente um pentium ?

    E acredita q notas diferença !

    E não custa assim tanto:
    SDL -> ./configure;make;make install
    rick-> make all

    []'s
    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 19-04-01 22:48 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Pelo menos no Mandrake 7.2 o SDL já está instalado por default. Por isso foi mesmo só editar o Makefile para mudar

    -I/usr/local/include/SDL

    para

    -I/usr/include/SDL

    e depois fazer make.

    Está uma óptima conversão, mas sem som não vai lá - adorava o "wahhhhhhhhhh" dos tipos a morrer, as explosões do dinamite, etc.. É esperar pela próxima versão.


    "How are you gentlemen !!
    All your base are belong to us." - Cats, "Zero Wing"
    As explosões de quem??? (Pontos:1)
    por dINAMItE em 20-04-01 20:00 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    Eu não para aí a explodir a torto e a direito!!!

    Se eu fosse outro processava-te por difamação :p

    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:1)
    por [WaR] em 20-04-01 0:03 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.GenHex.org/
    E ainda dizem que o Slack é antigo...
    Foi compilar a SDL e o xrick... limpinho.

    Cá vou eu voltar a jogar um dos maiores jogos de todos os tempos :)

    só falta o R-Type...

    -- [WaR]
    ACKnowledge my SYNs
    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 20-04-01 8:08 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Arranja um emulador de Sega Megadrive/Genesis (www.zophar.net) e podes jogar um jogo bastante parecido com o R-Type. Chama-se "Zero Wing". Passa-se em 2101, e controlas uma nave 'Zig'... por grande justiça. :)


    "How are you gentlemen !!
    All your base are belong to us." - Cats, "Zero Wing"
    LOLOLOL (Pontos:1)
    por higuita em 20-04-01 15:23 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    bases tuas pertencem mim
    Higuita
    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:1)
    por higuita em 20-04-01 4:00 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    8)
      bem vindo ao mundo do linux, vindo do mundo do windows...

    se nao tens o necessario para compilar a source, podes muito bem nao ter o necessario para correr o binario ja' compilado...

    a compilacao "caseira" da' sempre um executavel mais limpo pois e' feito para o teu sistema, nao para 2001 sistemas...

    regras da boa compilacao:

    ler o README
    ler o INSTALL
    sacar o que falta de fundamental para o programa e compilar essas librarias, programas
    re-ler o INSTALL e seguir as instrucoes
    (por vezes pode ser necessario editar o Makefile para alterar algumas localizacoes de libs, destino final, etc... mas geralmente se tem o ./configure nao precisas de fazer mais nada)

    se continuas a ter demasiados problemas a compilar, entao uma dica... muda de distro

    quer eu , quer o [WAR] aconcelhamos o slackware, compila tudo sem problemas... e acredita, depois de comecares a usar, nunca mais sacavas binarios, procuravas sempre a source
    ( menos claro para o XFree, o mozilla, o KDE, coisas que sao grandes demais para compensar o trabalho de sacar apenas o binario 8)

    higuita
    Higuita
    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:2)
    por nmarques em 20-04-01 10:29 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    alterar o makefile por causa da localização dos headers e includes ?? nao será muito mais facil acrescentar ao /etc/ld.so.conf e correr o ldconfig ?? Normalmente, ou alias, nunca me falhou!! o que nao esta na PATH, tipo o /usr/local/lib, o tal sitio onde vai parar por default o que compilas, e tens isso mais simplificado!!...

    Curioso a mim o xrick nao compila!! o binario da RedHat 7.1 é o SDL-1.1.16 penso eu, compilei o 1.2.0 sem problemas, compilei o xrick sem problemas e ele dá um erro do tipo "cannot find video/qualquer_coisa"... :\.... acontece, em redhat 6.2 (StackGuard) nao deu problemas :)...

    Cumps,
    Nelson

    --------------------------------------------
    Hey, don't blame me... I am from Pluto
    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:1)
    por Strange em 20-04-01 11:04 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Eu pensava que o ld.so.conf era apenas para bibliotecas dinamicas, e se assim for nao funciona alterar esse ficheiro para indicar onde se encontram os includes (.h, opcao -Idir) ou as bibliotecas estaticas (.a, opcao -Ldir)

    hugs
    Strange

    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:2)
    por nmarques em 20-04-01 11:47 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Referia-me á SDL :)

    --------------------------------------------
    Hey, don't blame me... I am from Pluto
    Re:E não há binario, mais um desafio! (Pontos:1)
    por higuita em 20-04-01 16:12 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    redhat 7.1...

    nao e' essa versao que vem com o novo gcc que e' mais exigente com os codigos C e C++?! (alem de ter uma data de bugs, entretanto acho que ja' corrigidos 8)

    se for assim, pode ser que precises de uma source "actualizada" para o novo gcc ou fazer um downgrade para o gcc 2.95.3

    e pelo que li muitos binarios compilados com o novo nao sao compativeis com libs compiladas com o velho (e vice-versa), logo se fizeste um upgrade podes ter o sistema uma confusao

    boa sorte 8)

    Higuita
    lindo! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 20-04-01 10:27 GMT (#16)
    Eu jogava a isto no meu Amiga :)))) um dos melhores computadroes de sempre, btw. BuBbA
    Re:lindo! (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 20-04-01 11:00 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Curiosamente, são os mesmos tipos (Core Design), que recentemente fizeram uma versão 3D do mesmo jogo básico, acrescentaram uma personagem com uns "atributos físicos" interessantes, e neste momento já fizeram 5 jogos da série, e até vai sair um filme com a Angelina Jolie...


    "How are you gentlemen !!
    All your base are belong to us." - Cats, "Zero Wing"
    Depois não digam que não há jogos para Linux (Pontos:2)
    por fog em 20-04-01 11:40 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Já agora aqui vai mais uma:

    Para quem quiser jogar (em Linux claro) aos jogos da Sierra pode fazer o download do FreeSCI.

    Aconselho o download de uma snapshot actual.

    Testei com o Leisure Suit Larry 3, e sem problemas de maior.
    Eu até cheguei a fazer mapas para o jogo!! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 21-04-01 18:24 GMT (#25)
    Os ultimos niveis eram completamente impossiveis de passar .. ;D

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]