Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário. | | | Primeiro: era de prever. A 3dfx foi, de facto, a empresa que mudou o mundo dos jogos 3D, com a Voodoo original. Só fazia 640x480 e não funcionava numa janela, só em "full screen", mas mesmo assim era mais potente que uma Playstation ou uma Nintendo 64. Milhões de pessoas por todo o mundo "babaram-se" ao ver o GLQuake, o Pod, etc.. Infelizmente, de alguma forma eles decidiram que eram tão bons que não precisavam de fazer nada a não ser versões mais e mais rápidas da mesma placa. E decidiram também que, independentemente do que o consumidor pedisse, *eles* é que sabiam o que é que era bom para nós, o que é que nós *realmente* queríamos. Assim, recusaram-se durante muito tempo a incluir coisas como texturas maiores que 256x256, cor de 32 bits, AGP texturing, memória acima de 16 Mb (porque todas as placas deles eram apenas variantes da original, que tinha esse limite), stencil buffers, etc.. Até que uma pequena empresa, chamada nVidia, lançou a TNT, que tinha precisamente isso... mas claro que eles (3dfx) sabiam o que era melhor para nós, e lançaram a Voodoo 3 com exactamente as mesmas limitações que as anteriores. "32 bits? ninguém precisa disso, vocês querem é mais frames por segundo". "Texturas grandes? nah, 256x256 "ought to be enough for everybody"". Etc. etc.. A Voodoo 5, finalmente, incluia certas "novidades radicais", apenas 2 anos depois da concorrência, como 32 bits de cor, texturas grandes... mas, devido a ser uma solução SLI (várias "placas" numa só), as texturas continuavam duplicadas em vários grupos de 16 Mb, e "AGP texturing" nem visto. O FSAA (full screen anti-aliasing) é uma novidade interessante... mas a concorrência (nVidia) não ficou para trás por muito tempo. Apesar disto, é triste isto ter acontecido, porque a concorrência é sempre uma coisa boa. Suponho que a partir de agora as placas vão ter cada vez menos inovação, mas ao mesmo tempo ser mais caras. Basta ver o caso da Creative Labs: desde a Sound Blaster original até à AWE64, é basicamente a mesma placa... packagings diferentes, pequenas inovações, mas nada de especial... até que apareceu a Aureal, que os assustou a sério, obrigando-os a lançar uma placa nova pela primeira vez, a SB Live!. Que foi suficiente para lhes permitir comprar a Aureal... e repararam no que aconteceu depois? Live! Platinum, Live! Gamer, Live! isto, Live! aquilo... sempre a mesma placa, packaging diferente. Neste momento a única concorrência que a nVidia tem é a ATI. A Matrox faz soluções para 2D, com o 3D como um "afterthought", pelo que não é realmente concorrência... o mercado alvo é outro. A situação é, assim, preocupante...
"Nada é tão grande que não possa ser comido." - Garfield |
| | | | | Neste momento a única concorrência que a nVidia tem é a ATI. A Matrox faz soluções para 2D, com o 3D como um "afterthought", pelo que não é realmente concorrência... o mercado alvo é outro ainda sobre concorrencia: quem faz os chips graficos das Playstations, Nintendos e afins? Grumpy B) |
| | | | Infelizmente, a 3dfx está como está. É uma pena, ver a empresa que revolucionou os computadores nestes últimos tempos. No entanto, a NVidia já avançou... Acaba de comer o seu mais directo concorrente, logo... deixa de haver concorrentes à altura. Monopólio, Microsoft... ring a bell? Estaremos a assistir ao crescimento de mais um gigante monopolista? Acho que vamos estar condenado a uma geração "GeForciana". Nada que tenha contra as placas, mas ver que não tenho opção, faz-me... "espécie". |
| | | | | A NVIDIA nao tem nada a ver com a Microsoft. A NVIDIA ganhou a guerra pq simplesmente tem melhores productos. E melhores APIs, sim pq a NVIDIA sempre suportou OpenGL enquanto que a 3dfx andou a promover a glide. APIs propriatarias. Ate me fazia "especie" ver o pessoal do linux a defende-los. |
| | | | Hum. Interessante. A última vez que vi drivers NVidia eram umas porcarias binary-only com um layer GL por cima que basicamente estourava a correr os modulos GL do xscreensaver (e levava a máquina toda atrás porque a placa de video morria). A API *proprietária* da 3dfx por outro lado tinha documentação e sourcecode em GPL. E OpenGL que até conseguia correr coisas GL e tudo. O Glide é tão proprietário como o GL. Na realidade o GL até é mais proprietário que o Glide, porque o que tu usas não é GL(tm) mas sim OpenGL, uma implementação mais ou menos compativel com o GL da SGI. É tão feio ver gente a defender uma empresa que se recusa a disponibilizar informação e escreve drivers maus aparentemente de proposito (ou será que são mesmo incompetentes ?). |
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