gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Mandrake regista maior crescimento nos EUA
Contribuído por AsHeS em 09-12-00 22:10
do departamento world-domination
Linux michele escreve "A empresa francesa Mandrake Software, desenvolvedora do Linux Mandrake, está em fase de expansão. Em 2000, foi a distribuição mais vendida nos Estados Unidos, superando a omnipresente Red Hat. Além de campeã de vendas, também é campeã de prémios. No ano passado foi eleita "o produto do ano" e a "melhor distribuição para servidores", durante o LinuxWorld Expo/99. No Brasil, a distribuição é uma das mais populares. Leia o artigo completo aqui. "

Mais más revistas, não p.f.! | Sera o Linux a salvação da Microsoft ?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Red Hat
  • Red Hat
  • michele
  • Linux Mandrake
  • Red Hat
  • aqui
  • Mais acerca Linux
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    O filho q sai ao pai... (Pontos:1)
    por BuBbA em 10-12-00 2:24 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Mas o Mandrake não é baseado no RedHat? O típico caso do filho que ultrapassa o pai... ?
    Re:O filho q sai ao pai... (Pontos:1)
    por Dehumanizer em 11-12-00 16:07 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Foi baseado no Red Hat até mais ou menos à versão 6.0. Depois comecou a afastar-se. Continua a usar RPMs, e tem as coisas mais ou menos no mesmo sítio do Red Hat (por outras palavras, podes fazer um "rpm -Uvh rpm-para-redhat.rpm" e funciona perfeitamente), mas é muito diferente, neste momento. São muitas vezes os primeiros a experimentar usar algo novo (XF86 4.x, grub, cups, optimização para pentium, etc.), o que pode às vezes dar uma estabilidade não perfeita, mas eles resolvem isso na versão seguinte.

    Usei várias versões do Mandrake (desde o 6.0 até ao 7.2), mas ultimamente ando um pouco descontente com eles. Primeiro, a estabilidade já não é o que era. Depois, está a ficar muito "microsoftizada", com integração excessiva entre os componentes. Parece que TUDO é customizado por eles, de tal maneira que por vezes se encontram problemas ao compilar algum software para substituir uma versão incluída... porque a versão deles está "diferente", e o resto do sistema está à espera dessa mesma versão.

    Depois, seguem uma filosofia de "incluir TUDO", e dá muito mais trabalho a não instalar coisas do que a deixá-las instaladas.

    Acho que fiquei "mal habituado" pelo FreeBSD. É precisamente o contrário do Mandrake: tão lógico, tão organizado, e sobretudo tão "limpo". Uma pessoa só instala o que quer, e as coisas não estão todas "co-dependentes" de tal maneira que é difícil perceber o que é necessário e não é.

    De qualquer maneira, uma coisa é certa: para impressionar um "newbie", acho que não há melhor que o Mandrake. Tanto pelo "aspecto" como pela facilidade de instalação / utilização.


    "Nada é tão grande que não possa ser comido." - Garfield
    Mandrake (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 11-12-00 9:29 GMT (#2)
    É o que dá trazer o KDE como default... Um dia destes a RedHat ainda vai abrir os olhos.
    Fixe! (Pontos:1)
    por TarHai em 11-12-00 12:01 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    A minha distr. favorita continua a ser a SUSE (nunca gostei da redhat), mas a ultima mudanca de politica de distribuicao da suse (pessoal/proficional) e a ausencia de upgrades economicos forcou-me a reconsiderar e experimentei a mandrake.

    Fiquei muito bem impressionado com a mdk 7.1. Quando instalei as imagems da net (a versao free nao e aleijadinha como a da suse) ficou logo quase tudo a funcionar. De facto, para alem do X4, dos drivers nvidia e do alsa, pouco mais modifiquei no sistema.

    Nao tem os recursos da suse, mas vem suficientemente boa para nao chatear muito e como e compativel RH, tem acesso a um numero impressionante de recursos.

    --

    PS: isto esta mto mal escrito, mas acho q se percebe.
    Mandrake (Pontos:2)
    por Gimp em 11-12-00 22:57 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Nao sei porque carga dagua o meu X no mandrake faz tipo reset. Depois de configurar e fazer reboot da-me sempre erro a dizer que naio sabe onde estao a fonts. O red Hat nunca me deu chatices mas devez em quando e bom dar uma olhada na concurrencia. Umm... Debian ou FreeBSD?
    zZZzzZZ
    Re:Mandrake (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 12-12-00 12:01 GMT (#6)
    debian :) ... freebsd e' coisa de comu..zzZzzZZzz comuni...ZzzzzZZzz daqueles q comem criancinhas ao pequeno-almoço

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]