gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Mais más revistas, não p.f.!
Contribuído por jmce em 08-12-00 16:18
do departamento rica-em-fibra
News bluenote relata: "Hoje de manhã, apercebi-me da existência de um novo título sobre linux nas bancas: a "Tudo Linux". Como gosto de fazer um "test-drive" a estas publicações, lá larguei os 995.00 (uma exploração, o preço destas revistas, anyway...)." [desenvolvimento no desenvolvimento...]

"Na segunda página, a ficha técnica... comecei a desconfiar de algo quando vi predominantemente nomes espanhóis. Enfim, devia ser impressão minha... avante para a leitura... uma maravilha: erros de português até dar com um pau, "traduções" mais do que discutíveis ('threads' "traduzido" por... 'fibras'!!!!!!!) frases que não fazem sentido algum e outras pérolas do género.

Ou seja, agora que começaram a chegar ao mercado revistas sobre linux, todo o grupo editor começa a querer uma. Quando não tem o know-how nem quer investir para o conseguir, toca a arranjar uma revista espanhola e lançar uma versão "traduzida" para o português. Enfim, até poderia ser + ou - aceitável... agora produtos com esta "qualidade" é que se dispensa... só contribuem para dar má fama ao linux!!!

Não caio noutra. Guardo mais 995.00 todos os meses... "

Processadores -- cada vez mais pequenos... | Mandrake regista maior crescimento nos EUA  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca News
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Mas tinha o SUSE 7 (Pontos:1)
    por MavicX em 08-12-00 18:07 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Só dei uma vista de olhos na papelaria, mas como me pareceu uma tradução fatela duma espanhola não comprei mas até comprava se não tive-se já o suse . O que é bom nestas revistas é as vezes trazerem distribuições para o pessoal inexpriente, comprar e instalar e a partir dai tornar-se num devoto seguidor do linux. Foi assim que eu começei comprei uma revista á ums anos espanhola acho eu que trazia o Redhat 5.2 exprimentei e curti agora já não quero outra coisa ( até ter descoberto o freeBSD mas isso é outra história).

    Em conclusão essas revistas embora enfadonhas e sem nada de novo para um user experiente constituem uma boa base de lançamento para os beginers.

    Re:Mas tinha o SUSE 7 (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 09-12-00 4:02 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Pois... Até tinha o SUSE... Não fosse esse "SUSE" o Live Eval... Ou seja, é uma versão de demonstração! Essa é nova! Uma versão de demonstração de Linux... Corre tudo a partir do CD e guarda um ficheiro no disco com informação essencial! Mais uma revista espanhola traduzida para o português que eu não volto a comprar... HURAHH para a Linux Journal... Pode ser cara, mas ao menos sabemos o que esperar... QUALIDADE!!!
    Re:Mas tinha o SUSE 7 (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-12-00 1:04 GMT (#16)
    Com a quantidade de erros ortográficos que um português como tu dá em apenas algumas frases, não me admira nada que uma tradução do espanhol tenha alguns...deviam meter um botão ortografia ao lado do antever...
    Re:Mas tinha o SUSE 7 (Pontos:1)
    por MavicX em 10-12-00 17:46 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Epa escrevi aquilo á pressa sem verificar a ortografia, mas acho que não tem assim tantos erros como tas a dizer. pelo menos tem menos que a resvista espanhola.
    Falta uma revista para os novatos. (Pontos:1)
    por hashCode em 08-12-00 20:14 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O problema que se coloca, é que falta uma revista para os novatos e público em geral, que não seja tão técnica como está a Linux Manual.

    A Linux Manual foi um marco em Portugal, os seus artigos interessam principalmente aos estudantes de informática, aos técnicos de informática e às pessoas que já utilizam o Linux e se querem aprofundar mais.Mas para as pessoas que vão agora começar é muito técnca.

    Por isso e na minha opinião, a vinda de uma revista de Linux,menos técnica,com exemplos,imagens e mais acessível ao povo em geral seria sempre bem vinda e agradecida.

    E sobretudo em português e feita por portugueses,por favor!
    And of the sky it was done shines and of the light she made sun. The sun heated up the day and everything that surrounded turned him her life!

    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:1)
    por MavicX em 08-12-00 22:07 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Para novatos tems as secções de Linux da maior parte das revistas portuguesas, algumas já começam a aumentar consideravalmente essas secções, quanto ao linux manual, e a dizer que é demasiado técnica não concordo, pode não ser apelativa(sem imagems e grafismos complexos) mas tem partes para beginers e outros artigos mais complexos que mesmo assim procuram o minimo de conheçimento possivel por parte do leitor. Vale a pena leres mesmo que não percebas algumas coisas sempre te dá alguma cultura sobre linux para mais tarde ires recordar-te que aquilo já não é novo.

    Alem disso as revistas que se editam em portugal são mesmo lames, feitas para users de 98/Me que gostam de jogos e ponto final, não tem interesse pedagogico nenhum. Faz falta revistas em Portugal algo mais especializadas não só em Linux mas em programação, Redes(já existe uma acho eu, mas fraquinha), NT/2000 etc...

    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:1)
    por Dehumanizer em 08-12-00 23:43 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    "Alem disso as revistas que se editam em portugal são mesmo lames, feitas para users de 98/Me que gostam de jogos e ponto final..."

    Permite-me discordar. Se te referes à B-Gamer, Megascore e etc, talvez tenhas razão, mas essas não são revistas de computadores, são revistas de jogos.

    Agora concordo que há revistas (não me estou a lembrar de nenhum exemplo agora, porque já não compro uma revista portuguesa há anos) que são dedicadas a pessoal do Win98 que usa o Office e mais nada... mas não metas os jogos ao barulho, o pessoal para quem o Word não é "um" processador de texto, mas "o" processador de texto (nem se referindo à qualidade, mas apenas ao desconhecimento de que existem outros!) normalmente acha que "jogos são para putos", excepto talvez o Solitaire. :)

    "Nada é tão grande que não possa ser comido." - Garfield
    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Gamito em 08-12-00 23:13 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    "A Linux Manual foi um marco em Portugal, os seus artigos interessam principalmente aos estudantes de informática, aos técnicos de informática e às pessoas que já utilizam o Linux e se querem aprofundar mais."

    Viva!

    Nós temos tentado fazer da Linux Manual uma revista que possa interessar a todos.
    Não temos pejo nenhum em escrever artigos para iniciados e têmo-lo feito.
    Simplesmente não abdicamos (dentro da modéstia dos nossos conhecimentos) do factor qualidade técnica e de um certo espírito pedagógico e construtivista do conhecimento.

    Dou-te um exemplo:
    Escrevi um artigo dividido pelas 1ª e 2ª edições, acerca de como se fazer uma ligação dial-up a um ISP em Linux. A 1ª edição foi só para falar de uns rudimentos de TCP/IP.
    Ou seja, a ideia é a de que por exemplo, não basta dizer às pessoas que editem o resolv.conf e acrescentem umas linhas a dizer search xxx.yyy e nameserver xxx.yyy.zzz.www
    A ideia é a de antes, explicar às pessoas o que é que essas linhas significam.

    Também vamos tentando variar os artigos e posso desde já adiantar que a partir da próxima edição (a sair no final da semana que vem, ou início da seguinte) vai começar a sair em "fascículos" um manual do GIMP, por exemplo.
    Também vamos começar a ter em todas as edições uma "guest star" que escreverá um artigo sobre aquilo que bem entender.
    O primeiro - espero que ele me perdoe a indiscrição - vai ser o "Gildotiano" chbm :)

    Também a partir do número 4, vão entrar para o "corpo redactorial" mais dois elementos de grande valia.

    Só para terminar, gostaria de realçar dois aspectos em que somos pioneiros:
    1. A existência de uma errata online para cada edição que os leitores podem consultar depois de comprada a revista (não sei porquê, mas por muito que se revejam as coisas antes, assim que se pega na revista saída do forno aparece-nos logo um "gato" à primeira leitura).
    2. A colocação online (com o respectivo atraso, claro) do conteúdo integral de cada edição.

    No fundo, vamos tentando que cada edição seja melhor do que a anterior.
    Espero que consigamos.

    Cumprimentos,
    Mário Gamito
    Editor e Coordenador da revista Linux Manual
    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 09-12-00 4:08 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Parabéns pelo projecto que é a Linux Manual... Mas permitam-me fazer um pequeno reparo... Sinceramente não sei quanto tempo demoram a montar uma nova edição... Mas tentem manter as notícias e artigos (como por exemplo os numeros de versões dos programas, do kernel, etc.) o mais actualizado possível. Não interpretem isto como um mal dizer, mas antes uma opinião de um leitor interessado... :)
    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:2)
    por Gamito em 09-12-00 8:45 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Viva!

    A revista é bi-mensal.
    Do nº1 para o 2, houve um atraso que se espera não volte a acontecer.

    Quanto aos artigos, claro que tentamos mantê-los o mais actualizados possível. Posso dizer-te que vai sair nesta edição um artigo "Comparativo de Browsers" que era para ter saído na anterior e foi agora completamente revisto para sair nesta.

    Quanto a um espaço de notícias propriamente dito, está para sair, mas não é fácil numa revista bi-mensal falar de grandes novidades.
    Vamos antes tentar falar nelas e dar-lhe enquadramento.

    Quando existirem novidades *mesmo* importantes, não deixaremos de lhe dar a devida atenção.
    Por exemplo, se algum leitor mais newbie estiver a ler estas linhas e quiser aprender a instalar um "brand new KDE2", pode ir poupando 490 pauzitos para a semana :)

    É assim que vamos lidando com as novidades numa revista bi-mensal.

    Cumprimentos,
    Mário Gamito
    Editor e Coordenador da revista Linux Manual.
    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:1)
    por hashCode em 09-12-00 14:13 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    A Linux Manual só pelo facto de ser um projecto pioneiro é um grande "marco" para a história da informática em Portugal.
    Depois reúne dentro do próprio projecto pessoas que oferecem a maior credibilidade e segurança e textos interessantes.

    O que eu queria dizer é que a maioria dos textos são muito técnicos,isto é,um utilizador médio de Linux entra logo no espírito dos textos e os compreende bem,mas um utilizador que pela primeira vez olha para o linux e quer aprender,depois de ler a revista fica sem perceber nada.

    Isto acontece e é o que eu tenho ouvido dizer não por uma mas por várias pessoas.

    Nem todas as pessoas são como nós, que não desistem à primeira e que lutam para aprender!
    Eu aprendi a instalar o linux red hat 5.2 com uma revista espanhola à 3 anos,mas acredito que outras pessoas se tivessem acesso à mesma revista do que eu possívelmente nem pegavam nela com medo de estragar o computador. cumprimentos hashCode
    And of the sky it was done shines and of the light she made sun. The sun heated up the day and everything that surrounded turned him her life!

    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 09-12-00 16:04 GMT (#11)
    Bem, ou se faz uma revista para novatos, ou uma revista para utilizadores de linux :)

    Quanto aos que não querem se esforçar por aprender, problema o deles, o linux definitivamente não é um sistema para eles então, o melhor que fazem é não pegar nele mesmo.

    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:2)
    por Gamito em 09-12-00 16:28 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    "O que eu queria dizer é que a maioria dos textos são muito técnicos,isto é,um utilizador médio de Linux entra logo no espírito dos textos e os compreende bem,mas um utilizador que pela primeira vez olha para o linux e quer aprender,depois de ler a revista fica sem perceber nada."

    Viva!

    Repara.
    A nossa missão é difícil:
    Temos uma revista que sai de 2 em 2 meses, com cerca de 46/48 "páginas úteis", distribuídas por 7/8/9 artigos.

    De que falar então?

    O mais fácil seria fazer uma revista "à lá" windows, com capas tipo "As 100 melhores dicas para o Linux", ou "Como tornar-se um guru Linux em 10 passos".
    Acontece que isso não compensa e não só isso, como o projecto do POLI com a editora da revista, passa por fazer uma revista com qualidade. Assim nós sejamos capazes de o fazer.

    Entendemos dever ter uma postura pedagógica e de divulgação do conhecimento.
    Mas tentamos não fazer que isso torne a revista demasiadamente técnica, nem isso interessa, pois o utilizador avançado de Linux/Unix, não irá apernder nada com a revista.
    Tentamos fazer é com que as pessoas recém-chegadas ao Linux adquiram algumas bases.

    Além do mais há muitas nuances que é necessário ter em conta. Exemplo:
    Quando se explica como instalar um determinado software, o que se deve fazer?

    Explicar como utilizar rpms/RH?
    Porreiro. P'raí 80% dos utilizadores devem utilizar mesmo RH.
    E os outros 20%?
    Não merecem também aprender?

    E vale a pena explicar como instalar os debs, quando há tão pouca gente inexperiente a utilizar Debian?

    E compilar sources?
    Dá problemas com bibliotecas se fôr preciso e nunca mais o leitor dá a volta ao esquema.
    No próximo número, fui eu quem escreveu sobre como compilar a Qt 2.2.1 e o KDE2.
    Optei por explicar como compilar as sources, pois neste caso é um processo very straightforward, mas nem sempre é assim. Imaginem explicar como instalar sources do Gnome. Impossível.
    Além disso há muitas variações de umas distros para as outras e nem sempre é fácil conseguir atingir todo o público.

    Esta é uma discussaão em que temos vivido embrenhados nos últimos tempos e da qual parece já estar a sair alguma luz.

    Tudo isto para verem como não é fácil agradar a gregos e troianos.

    Só mais um exemplo para terminar:
    O nosso colega Paulo Neves (o editor pjn do Gildot), anda a escrever uma série de artigos em sequência acerca de como utilizar o "triângulo" apache-php-MySQL para criar páginas dinâmicas. Claro que é um assunto que não interessa a todos, mas podes ter a certeza de que há muita gente a segui-lo com a maior atenção.
    Sabemos que neste país, infelizmente, o dinheiro não abunda nos bolsos das pessoas e se com este conjunto de artigos do Paulo Neves, se conseguir ensinar umas dezenas de leitores, pelo menos a "equlibararem-se em cima da bicicleta", depois já poderão aprender a pedalar sozinhas e o esforço já valeu a pena.

    Até agora só recebemos elogios pelo nosso trabalho, mas nós próprios sabemos que a revista ainda está longe do ideal. No entanto, se formos fazendo o "campeonato, jogo a jogo", rectificando o que está mal e tentando manter o que está bem, acho que chegaremos lá :)

    Enfim, a gente lá tentar, tenta... mas não é fácil.

    Cumprimentos,
    Mário Gamito
    Editor e Coordenador da revista Linux Manual.
    Só mais um ponto... (Pontos:1)
    por vaf em 09-12-00 16:21 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Viva,

    Só mais um ponto que eu queria acrecentar ao que o Mário disse:

    Nós não queremos que se ensine a fazer sem explicar porquê (como no exemplo que ele deu, do TCP/IP) por duas razões:

    A primeira é a pedagógica. Como é natural e facilmente perceptível, um utilizador de Linux que apenas saiba o que deve pôr em cada linha sem perceber o que isso quer dizer, não irá longe.

    Queremos dar o peixe, mas ensinando a pescar também.

    A segunda, é que nem toda a gente que lê a revista está assim *tão* interessada nos aspectos meramente prácticos do Linux. Um administrador duma empresa que tenha ouvido falar no Linux e esteja curioso, não quer necessariamente saber como configurar a firewall ou qual é o melhor gestor de janelas, mas antes saber o que é que o Linux pode fazer por ele e pela sua empresa. E aí, é preciso que se fale nos aspectos não-técnicos que são muito importantes para quem toma decisões nesta área. Temos também de pensar neste público - os decisores - que é quem decide o rumo a tomar, e pode decidir pelo Linux... se perceber que vale a pena. E este público *lê* a Linux Manual.

    Por isso é que apareceu na Linux Manual 1 um artigo sobre o Linux na Administração Pública, por isso é que na Linux Manual 3 (que está prestes a sair) sai um artigo sobre patentes de software.

    Era só isto.

    Cumprimentos,

    Vasco Figueira
    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:1)
    por MavicX em 09-12-00 18:16 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Gamito e que tal meterem uma secção (ou ums artigos) sobre o BSD(freeBSD ou open), enquadra-se no espirito do linux é open source e free e tambem tem alguns adeptos, mas ainda torna-se mais dificil encontrar informação ou ajuda sobre ele.

    Continuem o bom trabalho e faço votos para que seja um projecto com futuro.

    Já me tava a esqueçer a vossa revista traz-me velhas recordações de uma revista chamada Spooler que tambem foi um dos grandes marcos da informatica em Portugal.

    Re:Falta uma revista para os novatos. (Pontos:1)
    por Net_Phreak em 11-12-00 15:55 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://pwp.netcabo.pt/0157969901
    *BSD != Linux need to say more ? para meter *BSD teria que se chamar *UNIX* Manual... penso eu de que


    'Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens - Nietzsche'
    E preciso ter calma (Pontos:2)
    por Gimp em 09-12-00 9:31 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Nao sei se repararam(pra quem comprou ou deu uma olhadela), ms a revista no indice apontava para a pagina 75 e por mais que procurasse nao encontrei a dita cuja...Quanto a qualidade das traducoes, bem, acho que esta malta precisa de ter um pouco mais de calma e antes de por no prelo e melhor que alguem exterior ao projecto leia a traducao por inteiro. Mas por favor nao usem mais a palavra ofimatica... É SIMPLESMENTE HORRIVEL!!!
    zZZzzZZ
    traduções manhosas e mau português (Pontos:1)
    por André Simões em 09-12-00 22:26 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Ainda não li a revistinha em questão, mas, se a qualidade de tradução for equivalente à da tenebrosa Linux Actual, dispenso. E não, a desculpa de ao menos servir para utilizadores inexperientes não serve. Nem que seja pela pavorosa qualidade da tradução. Em primeiro lugar não se entende que uma editora responsável deixe sair para as bancas uma coisa daquelas, com uma média de 5 erros por linha; em segundo lugar, contribui-se desta forma para a estupidificação da maioria dos leitores portugueses, que já não sabem escrever, e assim ainda ficam a escrever pior. Já tenho protestado várias vezes contra o péssimo domínio do português que se vê um pouco por todo o lado, e também aqui no gildot (basta ver algumas das submissões desta página mesmo), mas não me canso de o fazer. E NÃO, não me venham com o "é de escrever à pressa", que há erros que não se desculpam. Escrever coisas como "se eu escreve-se" não é erro de escrever à pressa, é erro de ignorância. Já sei que me vão cair em cima, mas não me ralo: façam um esforço por escrever português. E não comprem essas revistas da caca, que só pioram o que já de si é grave.
    Re:traduções manhosas e mau português (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 11-12-00 11:27 GMT (#19)
    "comprem essas revistas da caca" - Acho que "escreve-se" cáca
    Re:traduções manhosas e mau português (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 11-12-00 12:29 GMT (#20)
    ?? cáca, boa correção nem uma nem outra vem num dicionário, só se for um daqueles de calão.
    Re:traduções manhosas e mau português (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 12-12-00 19:25 GMT (#22)
    (sou o André a responder no trabalho e não me lembro da password) Segundo as regras de acentuação do português é "caca" mesmo, sem acento. E escreve-se "correcção".
    Um bom exemplo (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-12-00 14:52 GMT (#17)
    Gostaria de indicar uma revista brasileira de qualidade e que faz enorme sucesso: a "Revista do Linux". Bons textos que agradam aos iniciados e novatos e excelente qualidade de impressão. Vejam
    em www.RevistaDoLinux.com.br.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]