gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Napster down por ordem judicial
Contribuído por nuno em 27-07-00 1:18
do departamento a-pirataria-estava-na-mente-deles
Notícias Por ordem de um juiz americano, acedendo ao pedido da acusação (RIAA), a Napster tem até a sexta-feira para desligar os seus servidores. Segundo o juiz a Napster é culpada de, através dos seus servidores, permitir que música com copyright seja distríbuida/copiada sem consentimento do "dono". E vai mais longe afirmando que toda arquitectura tem em mente a "pirataria" de música com copyright. (napster motd no desenvolvimento) (slashdot,cnn)

    "A Message to the Napster Community from Hank Barry, CEO and Shawn Fanning, Founder: You have probably heard in the news about the recording industry's lawsuit against Napster. The RIAA has asked a federal judge to shut Napster down, and an important hearing will be held at 2:00 p.m. PDT Wednesday, July 26 at the U.S. District Court in San Francisco. Wednesday at 7:00 p.m. PDT we will give the Napster community a brief update of what happened in the courtroom via a live webcast that you can view at www.napster.com. Thank you again for your continued support."

Chegou a hora de começar a ser PORKITO! | Membros para o ICANN precisam-se  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • CNN
  • slashdot
  • cnn
  • Mais acerca Notícias
  • Também por nuno
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Por este andar... (Pontos:2, Interessante)
    por jpgm em 27-07-00 8:33 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    E daqui a semanas todas as empresas que fabricam fotocopiadoras serão processadas pela industria livreira já que permitem que sejam feitas cópias de livros. Depois os construtores de armas tambem o serão pelas associações de vitimas, já que foram as suas armas que mataram, etc...

    Concordando ou não na razão que os mettalica ou outros tem temos de concordar que quem cometeu o crime foram os utilizadores e não o próprio napster. Quanto mais não seja porque o mesmo napster que será agora fechado tambem era utilizado para divulgação de música pelos próprios criadores. Assim é mais fixe, não há forma de passar para fora mensagens musicais paralelamente ao lobby comercial/politico das editoras.....
    zp

    Re:Por este andar... (Pontos:1)
    por buffer em 27-07-00 9:51 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    " Quanto mais não seja porque o mesmo napster que será agora fechado tambem era utilizado para divulgação de música pelos próprios criadores. "

    Pois.. se virem o http://artist.napster.com e procurarem uma string " qualquer ", os resultados sao obvios.. muito ppl.. ou seja se esse pessoal usasse todo (alguns da lista nao distribuiam pelo napster, so they have told me..) para distribuir as suas produçoes (ainda que amadoras (ou não tao amadoras assim..)), agora, se o napster " fechar as portas " não tem um place para o distribuir.. a não ser que o napster passe a ser so pra cenas sem copyrigths.. or something ..

    eterna batalha..


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    O crime de comprar suportes de gravação (Pontos:3, Interessante)
    por jmce em 27-07-00 9:15 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    Na mente da Sociedade Portuguesa de Edit^H^H^H^HAutores, e nas de muitas congéneres, todos somos piratas até prova em contrário. Aliás, mesmo sem possibilidade de prova em contrário.

    Portanto pagamos uma contribuição para recompensar a indústria (oops, "os autores") pelas suas profundas perdas (incluindo a promoção que apesar de tudo até as cópias piratas conseguem junto de quem nunca compraria o original) por cada suporte de gravação que compramos. O desagradável da coisa foi bem resumido por alguém noutro país mais educado onde a proposta ou o aparecimento de uma medida assim causou escândalo: "tenho que pagar à Disney para poder filmar a minha filha?".

    Depois de assumirem que todos somos piratas ("vocês não podem fazer cópias, mas como não podemos verificar quem se porta mal vamo-vos fazer pagar a todos"), mesmo o público mais escrupuloso pode começar a interrogar-se sobre o fundamento moral contra a realização de cópias: afinal, é-se forçado a pagar uma taxa de pirataria mesmo quando o suporte comprado não tem esse fim. Depois de ter a fama, não me admira que cresça rapidamente o número dos eventualmente bem comportados que finalmente agora aproveitam para ter também o proveito.

    Sem simpatizar muito com a pirataria (embora também não simpatize com a estratégica palavra "pirataria"), cada vez mais espero que estes sobressaltos sejam o último estrebuchar de uma indústria hipertrofiada que, fazendo da protecção aos artistas a máscara de relações públicas, vive sugando tudo o que pode do público e dos próprios artistas e promovendo a homogeneidade (e bastante lixo).

    Re:O crime de comprar suportes de gravação (Pontos:1)
    por Dehumanizer em 27-07-00 9:56 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    homogeneidade e bastante lixo... Britney Spears, anyone? :) É nestas alturas que me sinto bem por quase só comprar música europeia. Pelo menos as editoras cá não são TÃO nojentas...
    "Nada é tão grande que não possa ser comido." - Garfield
    Re:O crime de comprar suportes de gravação (Pontos:1)
    por buffer em 27-07-00 10:21 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    eifell 65 nao é lixo ? pseudo dance music.. argh, vou ouvir bob sinclair e já volto..

    sinceramente ha cada coisa que mais vale nem falar, que nao vale o guito que custa a produzir..
    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:O crime de comprar suportes de gravação (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 27-07-00 10:34 GMT (#7)
    E que tal algol 68 e Clive Sinclar?

    *argh* Este thread vai mal encaminhado...

    Re:O crime de comprar suportes de gravação (Pontos:1)
    por buffer em 27-07-00 10:26 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    " Depois de assumirem que todos somos piratas ("vocês não podem fazer cópias, mas como não podemos verificar quem se porta mal vamo-vos fazer pagar a todos"), "

    " uhm, é assim.. se fizeres copias, isto paga as copias, se nao fizeres.. fica ate fazeres.. "

    caução ? parece..


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:O crime de comprar suportes de gravação (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 27-07-00 12:04 GMT (#8)
    (incluindo a promoção que apesar de tudo até as cópias piratas conseguem junto de quem nunca compraria o original)

    Isso e' particularmente valido para o sucesso (comercial) de um determinado SO, bem como de uma conhecida suite de office...
    Re:O crime de comprar suportes de gravação (Pontos:1)
    por z0mbi3 em 27-07-00 15:33 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    clap clap clap, apoiadissimo...

    <sarcastic>
    A RIAA É UM MONOPOLIO!!!!
    (vamos a ver se esta pega...) ;)
    </sarcastic>
    record companies.. (Pontos:1)
    por buffer em 27-07-00 13:04 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org

    bem.. a maior parte dos lucros que os artistas fazem, não é com os cds, mas sim com as live performances (concertos, etc..), por isso as companies é que tão todas a querer o guitozito.. enfim..

    o mais interessante é que o napster ate´serve para se ficar a conhecer work de artistas que não se conhece muito bem, e eventualmente comprar o cd.. ja aconteceu comigo..

    ainda vao por os servers do napster em cuba..

    ..


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:record companies.. (Pontos:1)
    por sena em 27-07-00 18:51 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://decoy.ath.cx/~sena/

    > ainda vao por os servers do napster em cuba..

    Olha aí está uma bela ideia!! E quem diz Cuba, pode dizer Irão, Bahrein, ou outro país que não se sujeite a essas côsas.

    Resultaria em portugal??


    Re:record companies.. (Pontos:1)
    por buffer em 27-07-00 20:06 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    Cuba and related porque os americanos capitalistas (eles e as record companies..) lá não mandam nada.. kawait (ou lá como se escreve ) também era giro..

    em Portugal .. naaaa, so no meio do casal, la ninguem manda..
    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:record companies.. (Pontos:1)
    por joao em 27-07-00 20:27 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.explicacoes.com
    Principado de Selanda
    Rage Against the machine (Pontos:3, Interessante)
    por NeVErMinD em 27-07-00 13:22 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Este assunto do Napster faz-me lembrar um outro, a Droga.
    Ou sou eu que vivo noutro planeta, ou os nossos politicos, juristas e afins tem umas mentes muito limitadas. Talvez nao tenham é coragem de ir contra a muita populacao que tem um debito mental muito inferior ao permitido por lei! É parar e observar. Droga é ilegar, mas pelo que me parece todos os que quiserem consumir sabem bem a onde ir, mas claro têm é que pagam bem para "financiar" o trafego, dar dinheiro a estes individuos para eles comprarem ilhas! Holanda, tem consumo legal, o consumo aumentou? nao... os roubos diminuiram? sim.., enfim eu diria que as coisas permanecem exactamente como estao pk vai ao encontro dos beneficios de muita gente poderosa.. o mesmo que acontece em relacao á Musica (finalmente), o Napster vai fechar, nao em benificio dos musicos, mas sim dos "majors" que querem continuam a ter 90% do bolo! Desculpem-me os fans dos metalica, mas estes gajos sao quase atrasados mentais por nao ver isto, com o Naspter os musicos ficam muito menos dependentes da discograficas para o pub e distribuicao, e os musicos ficariam com uma parte maior do bolo, é que nao sei se ja reparam, no tempo em que o napster esteve/esta online as vendas dos cds nao diminuiram.Pessoalmente uso o Napster apenas para ver se vale a pena o comprar o cd, ou para ouvir temas raros.Acho que o termo ilegal tem de ser revisto, copiava-se k7s a montes e nunca ouvi falar disso, hoje copia-se cds é o Caos! Os cds de musica têm de mudar os copy right se querem continuar a existir
    Like same g0d said: "it has to start samewhere, it has to start sametime, what better place than here, what better time than NOW
    Acho que temos que distinguir entre um livro e um cd de musica, se fotocopiar-mos um livro o escritor fica quase sem receitas, se copiar-mos um cd de musica, os musicos tem mais gente nos concertos, logo mais receitas. Para nao falar de outro tipo de receitas, o Figo por exemplo recebia 30 mil contos para ter o chapeu da puma(ou seria nike? uma coisa é certa o PUB comigo nao resultou, secalhar tou imune a esse tipo de coisas depois de ver tanto PUB á micro$oft) na cabeça na sala de entrevistas!

    descentralizar (Pontos:1)
    por joao em 27-07-00 14:30 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.explicacoes.com
    Não sei ao certo como funciona o napster mas não será possivel criar uma programa de troca de mp3 sem servidor central. Em que os servidores são os proprios pc dos utilizadores? Cada utilizador partilha uma parte da base de dados. Cada utilizador teria que ser redundante de modo que toda a base de dados estivesse continuamente online .. É possivel ?
    é isso.. (Pontos:2, Esclarecedor)
    por buffer em 27-07-00 15:00 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org

    é assim que funciona.. o napster apenas serve de "ponte" entre os users.. guarda na base de dados os mp3 que sao carregados por cada client.. (loading.... )

    os servidores do napster nao tem la qualquer mp3, estes sao dos users que estao ligados..

    o napster é um meio, para atingir um fim, la porque o fim é ilegal o meio deve ser considerado ilegal ??


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:é isso.. nao é ? (Pontos:1)
    por buffer em 27-07-00 15:05 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    é não é ?
    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..
    Re:descentralizar (Pontos:2, Informativo)
    por z0mbi3 em 27-07-00 15:30 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    E possivel sim....e ja esta feito....e o esse programa chama-se GNUtella, feito pela GNUllsoft que e uma evolucao GNU da Nullsoft (que e a empresa que fez o winamp).

    Digo mesmo mais (mesmo mais ;) ), a GNUllsoft largou o projecto porque a AOL (parece que sao os donos, eu nao percebi bem a historia, mas a AOL fez :) ) fechou ou mandou fechar a GNUllsoft precisamente por causa do GNUtella e o GNUtella, no tipico espirito GNU, alguem agarrou no codigo e continuou a desenvolver....o problema do GNUtella e so um...e que nao havendo bases de dados centralizadas, os pedidos de search passam de cliente em cliente (ou de servidor em servidor, ja que sao o mesmo) o que gera uma quantidade BRUTAL de trafego (e quando eu digo brutal digo BRUTAL! ate a minha netcabo quase que morre....snif snif).

    PAN (Pontos:1)
    por Shadow em 27-07-00 21:21 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Um tanto ou quanto off-topic, mas a SuperPimpSoft, empresa que faz o PAN (Pimp Ass Newsreader), esta' tambem a ser processada pela RIAA. Citando o que esta' na pagina deles: "The RIAA's complaint is that Pan's article attachment decoder could be used to decode copyrighted mp3".

    Mais detalhes em www.superpimp.org

    isso é no gozo (Pontos:1)
    por jobezone em 28-07-00 2:25 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    isso são eles a brincar:)
    Universal Declaration of Human Rights, Article 19: "Everyone has the right to[...] seek, receive and impart information and ideas through any media and regardl
    Alternativas existem:OpenNap, gnutella, freenet, (Pontos:2, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 28-07-00 1:27 GMT (#20)
    Felizmente que, com o tempo, outras pessoas tiveram melhores ideias para facilitar a partilha livre de informação entre pessoas(um perigo, um perigo, como os nossos amigos Salazares diriam).

    O OpenNap, um protocolo de Napster aberto, permitindo também a troca de ficheiros de qualquer tipo.
    http://opennap.sourceforge.net/

    Uma lista exaustiva dos servidores OpenNap, que podem ser acedidos com um cliente Napster, está em
    http://www.napigator.com

    Existe o Gnutella, semelhante ao Napster, mas sem a necessidade de servidores centrais, e que possibilita a partilha de qualquer ficheiro.
    http://gnutella.wego.com

    O Freenet, que ambiciona criar uma internet descentralizada e anonimizante, o mais revolucionário de todos estes programas
    http://freenet.sourceforge.net

    Existe tambem o Jungle monkey,
    http://www.junglemonkey.net/

    O que eu tenho reparado, em algumas pessoas que de um dia para o outro têm qualquer música "pop-corn" ao seu alcançe, é que, depois de um mês de euforia e muitas músicas trocadas, abrandam o consumo desse tipo de música. A partir do momento em que todo a música do mundo está ao nosso alcançe, e o preço é retirado dela (a única verdadeira escala de qualidade que nos tentam impingir), as suas verdadeiras características sobressaem.
    e mp3 legais ? (Pontos:1)
    por buffer em 30-07-00 21:54 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org

    http://www.reboot2k.org .. não vão faltar mp3 legais.. legalize it.. browse it..


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]