gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Centro de vigilância da Internet
Contribuído por chbm em 01-05-00 12:26
do departamento echlon-puahhh
News Bandit escreve "Li em TekSapo que os britanicos iram criar um centro de vigilancia da internet... o projecto tem um investimento de 13,3 milhoes de contos e já começou a ser contestado por algumas pessoas e organizaçoes que alegam que e´ uma violação aos direitos dos utilizadores britanicos da internet. A estas contestações o portavoz do governo britanico responde dizendo que o centro não se destina a leitura dos emails dos britanicos mas a dar assistência a agências de segurança. "

PerlSex | Oracle supera Microsoft  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Bandit
  • TekSapo
  • Mais acerca News
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    que venham eles... (Pontos:1)
    por shakazulu em 01-05-00 14:51 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    uhm! Vigilância ? Os americanos vieram com o Echellon estes vêm com...deixem-me adivinhar..."Apanha os heróis" se Portugal também entrar no esquema talvez se chame..."Junta-te a Eles". Bem estou só a brincar ;) mas é realmente muito chato tentarem vigiar uma rede que devia ser livre para todos nós!
    Shaka it´s my name and www my swet home
    Re:que venham eles... (Pontos:2, Interessante)
    por js em 01-05-00 18:21 GMT (#3)
    (Utilizador Info)

    "mas é realmente muito chato tentarem vigiar uma rede que devia ser livre para todos nós!"

    Julgo que dizes que é chato se a rede não for livre (estou 150% de acordo!). Mas acho que é confusão sugerir que "vigilância" implica "ausência de liberdade" (mesmo que a implicação inversa seja verdadeira). Por exemplo, o facto de as estradas serem patrulhadas por polícia (vigiadas) não limita a liberdade de circular nelas. Pelo contrário, impede a anarquia e permite que todos possam usar a estrada sem medo de serem abalroados por um camião que, por ser "mais forte", vinha a fazer o que lhe apetecia sem respeitar nada.

    A liberdade tem que ser defendida a todo o custo. A vigilância é uma das ferramentas necessárias para a defesa da liberdade. Claro que se for mal usada, transforma-se numa ferramenta de ataque à liberdade, mas esse é outro problema -- é o eterno problema de usar bem ou mal uma ferramenta... e de vigiar o seu uso!

    Afinal até nem nos podemos queixar muito, pois estas notícias vão-se sabendo e discutindo! Isso permite-nos ir vigiando mais ou menos o uso que "eles" dão às ferramentas. Grave era se não se soubesse nada... né? :-)

    Re:que venham eles... (Pontos:2)
    por chbm em 01-05-00 21:22 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Pelo que percebi os senhores das orelhas grandes podem obter mandatos "genéricos". O problema aqui é mais a simplicidade com que se conseguem as permissões e a simplicadade da própria escuta do que propriamente o facto de ser possível escutar. Os estados policiais constroem-se aos bocadinhos.
    E já agora, quando os polícias estão na estrada não estão escondidos.
    Re:que venham eles... (Pontos:1)
    por mlopes em 02-05-00 10:11 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Se portugal entrar no esquema!!!!! Com o quê Windows NT eles é que acabavam por ser vigiados. Dá uma vista de olhos aos sistemas informáticos que existem em portugal, e diz-me se achas viável quem os criou conseguir vigiar alguém?
    MI5 (Pontos:1)
    por nmarques em 01-05-00 15:54 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    Como todos nos sabemos o MI5 faz parte do Exercito, ao longo dos anos o MI5 tem caido em decadencia, e so ja se ve nos filmes, era bem pior se pusessem os mecos da SAS :), de qualquer maneira ja todos nos estamos habituados a que todo o trafego, pelo menos a maior parte dele ser controlado por alguem, a questao e que desta vez sabemos, ou eles sabem quem e... eu pessoalmente desde que se mantenham certas normas que visem porteger a privacidade nao sou completamente contra, a questao e´ que normas sao estas e como sabemos se as estao a cumprir ou nao, eles controlam mas possivelmente nao teem ninguem a controla-los a eles, e enquanto se restringirem a ser so entre os britanicos, nao e nada de especial, a questao e´ se começam a ver que os britanicos... Bah, de qualquer maneira a guerra e´ deles, so e´ pena que abra antecedentes para futuros projectos deste tipo...


    Nelson Marques

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]